quinta-feira, 1 de março de 2012

Fwd: Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)




Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 01 Mar 2012 02:41 AM PST
O tema Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza foi escolhido como o principal tópico de discussão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada de 15 a 21 de outubro de 2012. Durante o evento serão promovidas e estimuladas em todo o país atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao assunto.


Posted: 01 Mar 2012 02:33 AM PST
unesp-logoA revista Unesp Ciência deste mês revela um tipo novo de movimento migratório que está ocorrendo no Brasil, mas ainda não figura nas estatísticas oficiais. Favorecidos por um lado pela alta demanda de mão de obra no Sudeste e, por outro, pelas melhorias nas condições de vida no sertão, uma grande quantidade de nordestinos vive hoje em trânsito.


Posted: 01 Mar 2012 01:56 AM PST
studyinhollandDurante todo ano as universidades da Holanda oferecem, além dos programas tradicionais, cursos e especializações de curta duração, mas é durante o verão europeu que encontramos a maior parte das oportunidades. Os summer courses acontecem nos meses de junho a setembro e existem opções de uma até seis semanas. Assim como todos os outros cursos voltados para estudantes internacionais, as aulas são totalmente em inglês.


Posted: 01 Mar 2012 01:33 AM PST
CuoreA Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) realizará, nos dias 9 e 10 de março, a Jornada de Atualização em Arritmias Cardíacas, na cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista. O objetivo do evento é proporcionar o aprimoramento da aprendizagem e a atualização de cardiologistas e demais profissionais da área da saúde, com foco nas mais recentes novidades associadas às arritmias cardíacas e morte súbita.


Posted: 01 Mar 2012 01:31 AM PST
Calcula-se que até o fim deste século cerca de 7 mil idiomas atualmente em uso no mundo poderão desaparecer definitivamente. Mas a tecnologia digital está sendo utilizada com grande eficácia para salvar diversas línguas ameaçadas de extinção. A importância cultural de preservar o máximo possível dessas línguas é indiscutível. Quanto mais línguas forem bem conhecidas, melhor se compreenderá como o processo de conhecimento humano opera e como ele se codifica em padrões linguísticos. E o êxito de alguns experimentos recentes traz otimismo para essa empreitada.


Posted: 01 Mar 2012 01:29 AM PST
O Centro de Estudos Ambientais (CEA) e o Laboratório de Estudos de Bacias (Lebac), vinculado ao Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), celebraram uma parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e centros internacionais de pesquisas em recursos hídricos para realização de um projeto de monitoramento da qualidade de águas subterrâneas.


Posted: 29 Feb 2012 02:15 PM PST
prouni-logoCandidato a bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), não pré-selecionado nas chamadas regulares, e que manifestou interesse em continuar na lista de espera, agora deve procurar a instituição de ensino superior para verificar se foi convocado. O prazo da primeira convocação da lista de espera vai até esta sexta-feira, 2 de março.


Posted: 29 Feb 2012 01:46 PM PST
Jorge Almeida Guimarães na UFPIEm reconhecimento aos relevantes serviços prestados à pós-graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, foi agraciado, no dia 28 de fevereiro, com o título de Doutor Honoris Causa. Na ocasião, Guimarães proferiu a palestra "Processo de evolução da Pós-graduação: o papel da Capes".


Posted: 29 Feb 2012 12:26 PM PST
O coordenador-geral da Unicamp, Edgar Salvadori De Decca, reitor  em exercício, recepcionou na manhã desta quarta-feira (29) delegação com representantes e docentes da Universidade de Aarhus, da Dinamarca. A Universidade é uma das maiores do país, ficando atrás apenas da Universidade de Copenhague. Visitaram a Unicamp 14 representantes, entre eles, diretores de faculdade de ciência e tecnologia e de centros de agricultura, agroecologia, genética e biologia molecular.


Posted: 29 Feb 2012 12:25 PM PST
aloizio-mercadante"A questão do salário do professor não é apenas trabalhista, mas uma questão de valorização", afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante audiência pública realizada nesta quarta-feira, 29, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Ao defender o piso nacional dos professores, o ministro observou que a docência deve ser uma carreira bem remunerada e valorizada, caso contrário não será possível trazer os melhores profissionais para as escolas.


Posted: 29 Feb 2012 12:14 PM PST
O incêndio ocorrido na (EACF) causou sérios prejuízos aos trabalhos conduzidos pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais. A coordenadora do  INCT-Antártico, Yocie Yoneshigue Valentin, professora do Departamento de Botânica do Instituto de Biologia da UFRJ, comentou em entrevista ao Portal da UFRJ o impacto do acidente, ocorrido na madrugada do último sábado, para a pesquisa brasileira.


Posted: 29 Feb 2012 12:12 PM PST
biotechEm um mundo dinâmico e competitivo, o pensamento estratégico torna-se uma competência essencial aos profissionais das mais diversas áreas. Visão de longo prazo, capacidade de execução via transformação e geração de resultados são requisitos para aqueles que buscam crescimento e sustentabilidade. No ramo de Tecnologia Biomédica essas questões são ainda mais latentes. 


Posted: 29 Feb 2012 12:09 PM PST
Última chance para quem quer garantir uma vaga na Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso - Rio de Janeiro) ainda neste semestre. Os interessados em ingressar nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Radialismo (Audiovisual), Turismo e Direito têm até o dia 02 de março para confirmar a inscrição, que é gratuita, pela internet no site www.facha.edu.br/vestibular.


Posted: 29 Feb 2012 12:05 PM PST
ufsc-logoEstão abertas até 14 de maio na UFSC as inscrições para o processo de seleção e admissão do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências, nível Doutorado, no âmbito do projeto de pesquisa "Interações do Trypanosoma rangeli e Trypanosoma cruzi com seus vetores e hospedeiros: aspectos biológicos e moleculares".


Posted: 29 Feb 2012 12:03 PM PST
unicid-logoA Universidade Cidade de São Paulo - UNICID é a única instituição brasileira a integrar a Global Health Learning Opportunities – GHLO (Oportunidades Globais de Ensino de Saúde), consórcio que integra 22 faculdades de medicina em todo o mundo com o objetivo de promover o intercâmbio de estudantes da área. Essa rede foi criada para atender os desafios do século XXI, quando a globalização será um fator chave no gerenciamento da saúde.


Posted: 29 Feb 2012 12:01 PM PST
A partir de segunda-feira (5) a 14 de março, a Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM), estará com uma exposição sobre Michel Butor, escritor francês nascido em 1926 e ainda vivo. Butor é muito conhecido, principalmente como autor do livro La modification. Seus primeiros livros revelam tanto a preocupação de experimentar um certo desligamento da forma tradicional do romance quanto a preocupação em representar o mundo contemporâneo.


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610





--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: