quinta-feira, 5 de abril de 2012

Via Email: Blog do Planalto




Blog do Planalto

Link to Blog do Planalto

Posted: 05 Apr 2012 07:37 AM PDT
Agenda presidencial
A presidenta Dilma Roussef participa hoje (5) de reunião às 11h30 no Palácio do Planalto com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Posted: 04 Apr 2012 04:32 PM PDT
Posted: 04 Apr 2012 02:58 PM PDT

Presidenta Dilma Rousseff durante reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (4) que o Brasil deve propor na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, um novo paradigma de crescimento que seja realista, e não fantasioso, levando em conta a realidade de outros países que, ao contrário do Brasil, não têm os recursos necessários para implementar uma matriz energética predominantemente renovável e limpa.
"Temos uma missão até mais difícil, que é propor um novo paradigma de crescimento, que não pareça a alguns absurdamente etéreo ou fantasioso. Porque ninguém numa conferência aceita discutir a fantasia, ela não tem espaço para a fantasia, eu não estou falando da utopia, essa aí até pode ter, eu estou falando da fantasia. Eu tenho que explicar para as pessoas como é que elas vão comer, como é que elas vão ter acesso a água e energia. Eu não posso falar que é possível só com energia eólica iluminar o planeta, não é. Só com energia solar, de maneira alguma. Por isso é que tem que ter base científica a nossa discussão"
Segundo a presidenta, que participou no Palácio do Planalto de reunião ordinária do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, a discussão das propostas sobre desenvolvimento sustentável na Rio+20 não pode ignorar o fato de que há milhões de pessoas sem as condições básicas de vida.
"Eu tenho que entender que eu não faço proposta, e essa é responsabilidade do Brasil, só para si mesmo, olhando para o seu próprio umbigo. Nós teremos de fazer propostas encarando o mundo, encarando o fato de que tem milhões e milhões de pessoas sem as condições mínimas de vida".
De acordo com a presidenta, o Brasil tem que ter uma postura de liderança na Rio+20, por ser um exemplo para o mundo na produção de energia renovável. Mas por outro lado, segundo Dilma, o Brasil também deve ter uma postura humilde e entender que outros países terão dificuldades em executar mudanças na sua matriz energética.
"Temos de ter uma dupla atitude em relação a Rio+20, por um lado nós temos que ser a liderança de dizer que pode fazer porque é possível fazer, porque nós fizemos, e falar além disso com humildade, que nós temos de fazer mais, mas de outro lado, temos que entender que alguns países têm grandes problemas para dar saltos".
A reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que tem como função gerenciar a incorporação das questões sobre mudanças climáticas nas diversas etapas das políticas públicas, teve a presença dos ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; e de Relações Exteriores, Antonio Patriota; além de representantes da indústria, dos sindicatos, de organizações não-governamentais e de universidades. O secretário-executivo do fórum, Luiz Pinguelli Rosa, também esteve presente.
You are subscribed to email updates from Blog do Planalto
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610





--
Francisco Almeida / (91)81003406

Via Brasil : Planeta Universitário (nesta mensagem: 15 notícias)




Planeta Universitário (neste mensagem: 15 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 05 Apr 2012 02:45 AM PDT
Estudantes brasileiros têm cada vez mais oportunidades para complementar seus estudos no exterior. Já são 14.676 as bolsas do programa Ciência sem Fronteiras, disponíveis para vários países, parte delas ainda em processo seletivo. Desse total, o programa, lançado em julho do ano passado, já distribuiu 3.697 bolsas para estudantes que já estão no exterior. Outros começam suas aulas no segundo semestre, quando a maior parte das universidades estrangeiras inicia o período letivo.


Posted: 05 Apr 2012 02:41 AM PDT
A área de C&T fluminense recebe nesta quarta-feira, 4 de abril, novos recursos, da ordem de R$ 21,76 milhões. São fruto de três editais, que estão sendo lançados pela FAPERJ: "Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio de Janeiro (PAPDRJ) - 2012", "Treinamento e Capacitação Técnica – 2012" e "Apoio a Projetos de Extensão e Pesquisa – EXTPESQ – 2012". Os dois primeiros estão voltados à formação de recursos humanos, enquanto o terceiro se destina a promover projetos de extensão, em interface com a pesquisa científica ou desenvolvimento tecnológico.


Posted: 04 Apr 2012 03:57 PM PDT
A 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) recebeu a inscrição de 19,2 milhões de estudantes – um recorde desde que foi criada. Na edição passada, o número de inscritos foi de 18,7 milhões. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta quarta-feira, 4, em Brasília. "Essa modalidade das olimpíadas tem gerado grande interesse dos estudantes, além de bom resultado", afirmou o ministro. Serão 46 mil escolas participantes – 1,5 mil a mais do que em 2011 – distribuídas em 5.524 municípios.


Posted: 04 Apr 2012 01:55 PM PDT
Antonio GramsciO Programa de Pós-Graduação em Educação, do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove o curso de extensão Introdução ao Pensamento de Antonio Gramsci, no dia 19 de maio, das 8 às 18 horas, no Bloco I-12.


Posted: 04 Apr 2012 01:52 PM PDT
studentsA concessão de descontos e bolsas pelas instituições de ensino superior participantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deverá ser feita de acordo com as regras definidas na portaria nº 87, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 4.


Posted: 04 Apr 2012 01:31 PM PDT
A Universidade de Campinas recebeu na manhã desta quarta-feira (4) a visita de uma delegação da Alemanha, representando a Fraunhofer Gesellschaft, uma das fundações mais renomadas para o desenvolvimento tecnológico daquele país. O motivo da viagem, que será de dois dias, é vislumbrar futuras colaborações na área de pesquisa. O reitor da Unicamp, professor Fernando Costa, e o pró-reitor de Pesquisa, professor Ronaldo Aloise Pilli, recepcionaram, no Gabinete da Reitoria, o chefe da Fraunhofer Chile Wolfgang Schuch e o professor da Universidade de Talca, do Chile, Leonardo Santos. A expectativa é estreitar as relações até o fim deste ano.


Posted: 04 Apr 2012 11:48 AM PDT
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza no dia 13 de abril (sexta-feira), às 19h, a Aula Magna da Pós-Graduação 2012. O palestrante será o Ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Prof. Dr. Sidnei Agostinho Beneti. Com o título "Por que demoram os processos?", a aula será realizada no anfiteatro da Faculdade, às 19h, apenas para os alunos, sem a necessidade de inscrição. (Vagas reservadas para os novos alunos da Pós-Graduação).


Posted: 04 Apr 2012 11:27 AM PDT
librasDe 16 a 23 de abril a UEMS abrirá inscrições para os interessados em aprender a Língua Brasileira dos Sinais (Libras). O curso é aberto tanto para os servidores da UEMS quanto para comunidade externa que deseje participar, no entanto, há uma chamada especial para as pessoas que tenham em suas famílias, ou círculos de relacionamento, pessoas surdas.


Posted: 04 Apr 2012 08:50 AM PDT
A Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto recebe o professor Jim Parry, da Universidade de Leeds da Inglaterra, na próxima segunda-feira, 9 de abril . O convidado vai ministrar a palestra "Valores olímpicos - valores no esporte", sobre filosofia e ética no esporte. O evento, aberto à comunidade e gratuito, ocorre no auditório do prédio 81 do Campus, das 19h às 21h30min, e terá tradução simultânea. Informações adicionais no telefone (51) 3320-3683.


Posted: 04 Apr 2012 06:53 AM PDT
insegnanteEstão abertas as pré-inscrições para o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor Presencial. Serão oferecidas 14.277 mil vagas em todo o Brasil para cursos que terão início no segundo semestre de 2012. Os professores em exercício na rede pública de educação básica podem realizar as pré-inscrições em cursos de licenciatura presenciais até o dia 8 de abril.


Posted: 04 Apr 2012 06:51 AM PDT
univali-logoO francês Michel Prieur, referência mundial na área do direito ambiental, estará na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí, na próxima segunda-feira, dia 9, para a 1ª Conferência Internacional Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade.  O evento será no auditório de Direito, no Bloco D1, do Campus Itajaí.


Posted: 04 Apr 2012 06:09 AM PDT
Estão abertas inscrições para vários programas de mobilidade estudantil na Universidade Federal do Pará (UFPA). Viajar para China, Estudar em Portugal ou conhecer melhor a própria Amazônia são as opções disponíveis para os universitários da federal paraense. Cada programa tem prazos, regras e documentos específicos para inscrição, mas o prazo final para se candidatar a uma das vagas termina entre o dia 15 e 23 de abril e juntos os programas ofertam 288 oportunidades de intercâmbio.


Posted: 04 Apr 2012 06:06 AM PDT
Com a apresentação de Riverão Sussuarana, único e definitivo romance do cineasta Glauber Rocha, a Editora da UFSC encerra nesta quarta-feira (4), na Praça da Cidadania, sua Feira de Livros de volta às aulas. Em 30 dias de funcionamento, o evento registrou uma passagem de pelo menos 20 mil pessoas. Foram comercializados aproximadamente oito mil livros, entre lançamentos da EdUFSC, da Liga das Editoras Universitárias e de outras editoras comerciais.


Posted: 04 Apr 2012 06:00 AM PDT
O professor Shailendra Vyakarnam, diretor do Centro de Ensino de Empreendedorismo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, está na Unicamp até esta quarta-feira (4), proferindo palestras e workshops sobre empreendedorismo. Nesta quarta-feira Vyakarnam participa do Workshop de Empreendedorismo da Universidade de Cambridge, evento que acontece no escopo do processo de capacitação do Desafio Unicamp 2012, competição de modelo de negócios promovida pela Agência de Inovação Inova Unicamp.


Posted: 04 Apr 2012 05:37 AM PDT
usjt-novoDe 9 a 20 de abril de 2012, a Universidade São Judas realizará o "Imposto de Renda Solidário 2012", que acontece de 2ª a 6ª feira, das 19h30 às 21h, nas Unidades Mooca e Butantã. Durante esse período, professores e alunos do curso de Ciências Contábeis irão auxiliar gratuitamente os contribuintes a preencherem a declaração do IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física.


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610





--
Francisco Almeida / (91)81003406