sábado, 31 de agosto de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: A médica da Folha e a semana de 128 horas


BRASIL! BRASIL!


Charge do Bessinha

Posted: 30 Aug 2013 05:05 PM PDT


A médica da Folha e a semana de 128 horas

Posted: 30 Aug 2013 04:59 PM PDT


Profissionais estrangeiros do Mais Médicos que participam do curso de preparação (Elza Fiuza/ABr)

"É difícil saber se essa polêmica do Mais Médicos está fazendo mais estragos na reputação dos médicos ou na dos jornalões brasileiros.

André Borges Lopes (*), na Carta Maior / Revista Fórum

Hoje (30) – não por coincidência – dois jornalões (Folha e O Globo) dão destaque à triste história da Dra. Junice Maria Moreira, médica do programa Saúde da Família, que estaria sendo sumariamente demitida para "dar lugar a um cubano" em Murici, povoado da cidade de Sapeaçu, BA. A denúncia foi plantada na imprensa pelo CRM da Bahia.

Os links:

Folha: "Disseram que eu tinha que dar lugar a um cubano"

O Globo: Prefeituras substituem médicos por profissionais do programa do governo.

Muito bem. Aí a gente acessa o serviço CNESNet da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e pede uma busca pelo nome da doutora Junice Maria Moreira .
Mais informações »

Anúncio do PIB é um cala-boca nos pessimistas

Posted: 30 Aug 2013 04:28 PM PDT


Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho

"Esta não é apenas uma boa notícia, como há tempos vinha procurando, é ótima: para calar a boca dos pessimistas (eu mesmo às vezes sou acometido por esta síndrome), o IBGE anunciou nesta sexta-feira que a economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano, bem acima da taxa registrada nos Estados Unidos, que ficou em 0,6%, e em outros países (ver outras informações aqui mesmo no R7). 

Escrevo apenas para registrar uma consequência importante: este número pode animar os investidores daqui e de fora, o principal entrave da economia brasileira no momento, que afeta todos os outros índices. Criou-se um clima de fim de feira que desanimou muita gente, como se o Brasil não tivesse condições de recuperar os níveis de crescimento registrados até 2010 que chamaram a atenção do mundo e atraíram novos investidores.

A economia não é feita só de números, eu sei, mas também do humor de quem decide como e onde aplicar o seu dinheiro. Por aqui, este humor andava péssimo. Após a leitura do noticiário da nova e da velha mídia dava até vontade de desistir e nem sair de casa. Agora, nem parece tão utópica a previsão de um crescimento de 4% no próximo ano feita nesta semana pelo ministro da Fazenda Guido Mantega.

Depois de tantas más notícias e trapalhadas em diferentes áreas, a semana não poderia terminar melhor para o governo porque, depois de nove trimestres consecutivos de crescimento abaixo de 1%, o Brasil inverte os sinais, o que certamente refletirá também no campo político, tornando menos indócil a tal da base aliada.

Para se ter uma ideia do que mudou, surpreendendo todos os analistas e comentaristas econômicos, em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 3,3%. Claro que não faltarão abutres para prever que estes números não representam uma nova tendência e podem não ser confirmados no próximo trimestre. Afinal, toda notícia boa por aqui sempre vem acompanhada de um inevitável "mas...".

Uma coisa é certa: o nosso País sempre nos surpreende, para o bem ou para o mal. O Brasil, positivamente, não obedece às regras dos velhos manuais.

Medalhões do quanto pior, melhor, perdem apostas

Posted: 30 Aug 2013 03:54 PM PDT


"Economistas, comentaristas, agentes financeiros e formadores de opinião aninhados na mídia tradicional não emplacam suas projeções; inflação não disparou, emprego não desabou e PIB não parou de crescer às portas do sétimo mês do ano; palpites na debacle recrudescem, vindos de nomes como Alexandre Schwatsmann, Miriam Leitão, Ilan Goldfajn, Roberto Setúbal, Merval Pereira, Arminio Fraga, Maílson da Nóbrega e outros; mas resultados oficiais, números objetivos e calibragens na política econômica mostram que Brasil resiste em aceitar a tese da profecia auto-realizável; crescimento do PIB em 1,5% no segundo trimestre deixou pessimistas sem munição para suas críticas; artigos

Brasil 247

Diante do resultado da economia no segundo trimestre do ano, com crescimento de 1,5% no período e alta anualizada de 6% - percentuais apurados pelo IBGE e aceitos até pelos mais céticos -, considerar pessimistas os economistas, articulistas e agentes financeiros e políticos que vêm fazendo seguidas profecias de debacle passou a ser simplório. O que se quer, na verdade, neste campo em que se enxergam apenas sombras no ambiente econômico e projetam-se chuvas e trovoadas para cada alvorecer, é praticar o antigo jogo do quanto pior, melhor. Ganha nesta parada quem contribuir mais efetivamente para a não reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014.

Em outras palavras, as análises econômicas veiculadas nas mais variadas plataformas da mídia tradicional estão se revelando contaminadas pelo interesses político. Se fosse diferente, os números realizados pela economia brasileira coincidiriam com as sinistroses espalhadas diariamente em todos os jornais, revistas e tevês do País. No entanto, o que se vê é uma persistente resistência do Brasil real contra esse Brasil imaginado pelos arautos do caos."
Matéria Completa, ::AQUI::

PIB do 2º tri confirma rota de recuperação

Posted: 30 Aug 2013 09:03 AM PDT



"De forma inesperada, a política econômica adotada no início de 2011 foi agressivamente contracionista. O superávit primário foi aumentado, houve uma sequência de elevações da taxa de juros, gastos públicos foram contidos, medidas macroprudenciais foram adotadas e até o investimento das estatais foi mitigado. O resultado era óbvio: a economia desacelerou por seis trimestres consecutivos - de janeiro de 2011 até junho de 2012. A trajetória do crescimento do investimento foi pior que a do PIB (ver gráfico).
Mais informações »

Médico brasileiro pego na mentira perde chance de ficar calado

Posted: 30 Aug 2013 08:38 AM PDT


Farsa de jaleco. (Reprodução / Facebook)

"Desmontando uma farsa apelativa de jaleco. Médico brasileiro que espalhou nas redes sociais ter sido demitido "para dar lugar a um médico cubano" é desmascarado


Está rodando na internet uma farsa apelativa.

O Dr. Rogério Augusto Perillo postou uma foto segurando um cartaz dizendo que "não faltam médicos" e denunciando ter sido demitido pelo prefeito da cidade de Trindade, próxima a Goiânia, "para dar lugar a um médico cubano".

Com a repercussão nas redes, o prefeito teria "reconsiderado" a decisão e mandado readmitir Rogério.

Conversa.
Mais informações »

Presidenta do TSE defende fim do financiamento privado de campanhas

Posted: 30 Aug 2013 07:27 AM PDT


Carmen Lúcia, presidenta do Tribunal Superior
Eleitoral: 'garantir a confiança das instituições
pelo povo' / tjam.jus.br

"Carmem Lúcia diz que é preciso priorizar o debate de ideias entre os candidatos, e não o de suas contas bancárias

Hylda Cavalcanti, RBA

Ao participar ontem (29) de audiência pública no Senado para discutir a reforma política, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmen Lúcia Antunes Rocha, afirmou enfaticamente que é contra o financiamento privado de campanhas país e pediu ao Congresso para correr no sentido de aprovar uma legislação que possa entrar em vigor em 2014.

A fala da ministra soou educada e cheia de entrelinhas, mas mostrou um novo lado por parte da Justiça Eleitoral. Até a semana passada, alguns ministros do TSE se esquivavam de dar declarações sobre pontos da reformas.
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 30 Aug 2013 06:44 AM PDT


Serra prepara seu "Independência ou morte" para o 7/9

Posted: 30 Aug 2013 06:35 AM PDT


"Ex-governador de São Paulo avisou que anunciará no feriado da Independência sua decisão de permanecer no PSDB ou migrar para o PPS para disputar a Presidência em 2014. Recentes críticas de tucanos teriam pesado na decisão


O dia D de José Serra foi marcado. O ex-governador de São Paulo tem dito nos bastidores que anunciará no feriado da Independência sua decisão de permanecer no PSDB ou migrar para o PPS para disputar a Presidência em 2014. Na última semana, caciques do PSDB, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, disseram que Serra deveria ser realista e desistir das prévias porque existia uma coesão tucana em torno da candidatura do mineiro Aécio Neves. Ao menos ele ainda conta com a fidelidade de Roberto Freire, do PPS.

Leia a informação de Vera Magalhães, do Painel, da Folha:

Independência... Em encontro recente, José Serra avisou a interlocutores que deve anunciar até 7 de setembro sua decisão de permanecer no PSDB ou migrar para o PPS. Assim, o ex-governador teria tempo para articular adesões a seu projeto: disputar prévias ou construir uma base em um novo partido.

... ou morte Aliados relatam que Serra se sentiu "agredido" pelas críticas feitas por tucanos a sua movimentação, nos últimos dias."

PIB brasileiro cresce 1,5% no segundo trimestre e supera expectativas

Posted: 30 Aug 2013 06:27 AM PDT


Vitor Abdala, Agência Brasil

"A economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, totalizou R$ 1,2 trilhão no período de abril a junho, segundo dados divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No primeiro trimestre, o PIB havia crescido 0,6% em relação ao trimestre anterior. Pelo lado da produção, o principal destaque foi a agropecuária, que teve alta de 3,9% no trimestre em relação ao trimestre anterior. Também registraram crescimento os setores da indústria (2%) e serviços (0,8%)

Pelo lado da demanda, houve crescimento na formação bruta de capital fixo - que representa os investimentos, de 3,6%, no consumo do governo (0,5%) e no consumo das famílias (0,3%). As exportações tiveram alta de 6,9%, enquanto as importações subiram apenas 0,6% no período.

Na comparação com o segundo trimestre de 2012, o PIB teve crescimento de 3,3%. A economia também cresceu 2,6% no acumulado do ano e 1,9% no acumulado de 12 meses."
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Via Email: Planeta Universitário: Igualdade racial - Programas e ações educacionais incluirão relações étnico-raciais



Link to PlanetaUniversitário.com

Igualdade racial - Programas e ações educacionais incluirão relações étnico-raciais

Posted: 30 Aug 2013 01:49 PM PDT

O Ministério da Educação instituiu nesta sexta-feira, 30, em portaria normativa, que os programas e ações da pasta devem incluir a educação para as relações étnico-raciais, o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. No mesmo documento, o ministério dá prazo de 90 dias para que as instituições federais vinculadas, secretarias e autarquias proponham as medidas necessárias à incorporação dos requisitos agora definidos.

HUSFP recebe aparelho de Doppler Transcraniano

Posted: 30 Aug 2013 01:39 PM PDT

O HUSFP recebeu na terça-feira (27), o aparelho Doppler Transcraniano, entregue pela Coordenadora da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, Rosana Nothen. "Com este aparelho visamos diminuir o tempo para o diagnóstico de morte encefálica e, conseqüentemente, aumentar o número de doações de órgãos". Para que se entenda melhor, a constatação da morte encefálica se dá por meio de um protocolo que consta de dois exames clínicos e um exame de imagem e, neste caso, será utilizado o doppler transcraniano.

Guia do Estudante estrela 31 cursos da Unisul

Posted: 30 Aug 2013 01:30 PM PDT

O Guia do Estudante 2013 (GE) da Editora Abril qualificou 31 cursos da Unisul. O ranking utiliza estrelas para indicar a qualidade dos cursos, numa escala que vai de 1 a 5. Na Universidade, nove cursos foram considerados 4 estrelas. Outros 22 também foram bem qualificados, obtendo a avaliação 3 estrelas. Esses cursos serão listados na edição GE Profissões Vestibular 2014, que começa a circular nas bancas de todo o país a partir de 11/10 e serve como referência aos vestibulandos.

Univates abre processo seletivo de docentes

Posted: 30 Aug 2013 01:29 PM PDT

univates logoEstão abertas, até 13 de setembro, as inscrições para mais um processo seletivo de docentes na Univates. São 25 vagas, além de cadastro reserva, nas mais diversas áreas do conhecimento. As inscrições são realizadas pela internet – www.univates.br, no link Oportunidades, Processos Seletivos Univates, Processo Seletivo de Docentes – Edital 04/2013.

Unisc - HSC realiza capacitação para pessoas com deficiência

Posted: 30 Aug 2013 01:27 PM PDT

O Hospital Santa Cruz (HSC) realizou nos dias 27, 28 e 29 de agosto mais uma edição do Acolher PCD, curso preparatório promovido para Pessoas com Deficiência (PCDs). Onze pessoas interessadas em atuar na área hospitalar participaram da capacitação gratuita realizada no turno da manhã, nas dependências da Instituição. A programação do evento contou com atividades de integração e visitação, ministradas por colaboradores do HSC nas áreas de nutrição, segurança do trabalho, psicologia e higienização.

UFSC tem 23 cursos com cinco estrelas no Guia do Estudante 2014

Posted: 30 Aug 2013 01:25 PM PDT

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve 23 cursos do Campus Florianópolis classificados com nota máxima pelo Guia do Estudante 2014 (GE), da Editora Abril, dos 40 avaliados. A divulgação foi feita para os coordenadores dos cursos de graduação estrelados, já que o Guia só chegará às bancas dias 11 de outubro. O GE é uma referência para estudantes do ensino médio ao escolher a instituição de ensino, e realiza o ranking das melhores universidades públicas e particulares desde 2006.

93 cursos da Anhanguera são estrelados pelo Guia do Estudante

Posted: 30 Aug 2013 10:55 AM PDT

anhanguera logoA qualidade dos cursos oferecidos pelo Grupo Anhanguera Educacional foi reconhecida na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) de 2013, da Editora Abril, publicado no GE Profissões Vestibular 2014, que passa a circular nas bancas a partir do dia 11 de outubro de 2013. Ao total foram 93 cursos. O levantamento envolveu as principais instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil.

British Council apresenta série de seminários de educação profissional e tecnológica

Posted: 30 Aug 2013 10:15 AM PDT

british-council-logoO British Council apresenta uma série de seminários chamada: "Skills Seminar Series", com objetivo de formar de especialistas em educação profissional e técnica. Cada encontro tem duração de uma semana, e acontece na sede do British Council, em Londres. Os seminários são destinados a altos funcionários do governo, políticos, empregadores e especialistas em educação e têm como objetivo apoiar os participantes a desenvolver soluções para questões locais, visitar instituições renomadas do Reino Unido e promover o networking entre líderes de diversos países.

IFRJ abre concurso para 102 vagas de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Posted: 30 Aug 2013 06:01 AM PDT

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) estará com inscrições abertas de 02 de setembro a 16 de outubro para 102 vagas no cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de seu Quadro Permanente nos campi Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Nilópolis, Paracambi, Pinheiral – Nilo Peçanha, Realengo, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Volta Redonda.

UFPA lança edital para o Programa Top Espanha 2013

Posted: 30 Aug 2013 05:27 AM PDT

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) divulga o edital de seleção para o Programa Top Espanha Santander Universidades 2013. O programa selecionará quatro estudantes de graduação e um professor da Universidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de outubro e o resultado final será divulgado em novembro. Intercâmbio - O Top Espanha objetiva contribuir, por meio das relações acadêmicas entre Brasil e Espanha, para o incremento da qualidade da formação dos alunos e professores das instituições de ensino participantes.

Univali lança formação executiva para empresas

Posted: 30 Aug 2013 05:23 AM PDT

univali-logoA Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está com uma nova proposta de educação executiva para empresas da região. A universidade está com um laboratório de simulação gerencial, equipado por um softwere específico para exercitar a tomada de decisão. A tecnologia de ponta pode ser utilizada por organizações interessadas em proporcionar treinamentos aos seus funcionários.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida