sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Inhame é testado para tratar diabetes tipo II


Link to PlanetaUniversitário.com

USP de São Carlos tem três vagas para professor de Matemática

Posted: 30 Aug 2013 03:37 AM PDT

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP) em São Carlos está com inscrições abertas – até 6 de setembro – para o concurso que busca preencher três vagas de professor doutor para o departamento de Matemática. Os docentes aprovados no concurso receberão salário de R$ 9.184,94, deverão atuar nas áreas de análise, geometria e topologia e álgebra, em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP).

FAPESP e Finep lançam chamada para seleção pública de projetos

Posted: 30 Aug 2013 03:35 AM PDT

A FAPESP e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), fizeram nesta semana uma reunião com micro e pequenos empresários para esclarecimentos sobre a chamada para seleção pública de propostas do Programa PIPE/PAPPE Subvenção Econômica à Pesquisa para Inovação. O objetivo da chamada é desenvolver áreas estratégicas em políticas públicas e estimular a atividades de pesquisa para inovação em empresas sediadas no Estado de São Paulo.

Inhame é testado para tratar diabetes tipo II

Posted: 30 Aug 2013 02:52 AM PDT

InhameConsiderada uma epidemia global, que atinge inclusive crianças, o diabetes tipo II está muito associado à obesidade, já que o aumento da gordura corporal dificulta que a insulina – hormônio necessário para levar o açúcar do sangue às células – seja utilizada de forma correta pelo organismo. Esse processo é chamado de resistência à insulina.

As Dificuldades de Colonizar Marte

Posted: 30 Aug 2013 02:47 AM PDT

O Centro de Divulgação da Astronomia - Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos promove, no dia 31 de agosto, uma palestra com o tema "As Dificuldades de Colonizar Marte". O palestrante será Diego Scanavachi Custódio, da equipe do observatório. Ele falará sobre as dificuldades que podem surgir em uma viagem a Marte e sobre o ambiente inóspito oferecido pelo planeta a futuros colonizadores.

Sisutec 2013 - Inscrições para vagas restantes vão até o dia 16 de setembro

Posted: 30 Aug 2013 02:45 AM PDT

Estão abertas até as 23h59 de 16 de setembro próximo as inscrições para as vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação. O requisito para a inscrição nesta etapa, concluídas as duas convocações previstas pelo sistema, é a conclusão do ensino médio. As vagas serão ocupadas em livre concorrência, por meio de inscrições on-line no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Docente da Unesp é nomeado professor associado do Smithsonian

Posted: 30 Aug 2013 02:43 AM PDT

Cláudio de OliveiraO professor Cláudio de Oliveira, do Instituto de Biociências (IB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, foi nomeado pesquisador associado do Museu Nacional de História Natural do Smithsonian Institution, importante centro de pesquisas mantido e administrado pelo governo dos Estados Unidos.

Físicos brasileiros devem aumentar participação nas colaborações no Cern

Posted: 30 Aug 2013 02:38 AM PDT

A participação dos pesquisadores brasileiros nas colaborações internacionais em Física de Altas Energias em andamento no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern), na Suíça, tem contribuído muito para o impacto científico dos experimentos. É preciso, no entanto, que expandam a atuação para se beneficiar tanto das oportunidades científicas como das tecnológicas proporcionadas pela participação nos projetos.

Pesquisa da FMP tem apoio da Faperj

Posted: 29 Aug 2013 02:54 PM PDT

fmp/fase-logoA Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase foi uma das selecionadas por um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para o financiamento de projetos com a realização de ensaios clínicos em seres humanos. Além da instituição, outros sete trabalhos foram contemplados, todos de instituições públicas.  O título do projeto da FMP/Fase é "Estudo clínico para avaliação da segurança e eficácia de condrócitos autólogos para o tratamento de lesões degenerativas da articulação temporomandibular".

Educação básica - Concurso premiará professores por experiências pedagógicas

Posted: 29 Aug 2013 02:54 PM PDT

Estão abertas, até 30 de outubro, as inscrições para a sétima edição do Prêmio Professores do Brasil. Criado em 2005, o concurso busca reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino que contribuem para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras. Os professores poderão participar com projetos em oito categorias: educação infantil; anos iniciais do ensino fundamental; anos finais do ensino fundamental; ensino médio; educação integral e integrada; ciências para os anos iniciais; alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, e educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo.

Dilma participa de cerimônia de formatura do Pronatec em Campinas

Posted: 29 Aug 2013 02:52 PM PDT

A presidenta Dilma Rousseff participou, na tarde desta quinta-feira, 29, em Campinas (SP), da cerimônia de formatura de 1,7 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltado para alunos beneficiários do Brasil Sem Miséria. "O Brasil precisa imensamente de profissionais com capacidade de trabalho que tenham uma especialização", afirmou Dilma. "Porque somos um país que está se desenvolvendo rapidamente. Os trabalhos menos especializados perderão importância, e aqueles que pareciam menos especializados vão mudar, com a chegada do computador."

Semana Acadêmica de Biologia da UFSCar ocorre entre os dias 23 e 27 de setembro

Posted: 29 Aug 2013 12:50 PM PDT

ufscar logoEntre os dias 23 e 27 de setembro, ocorre a VIII Semana Acadêmica de Biologia, no Campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento conta com palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, exposição de trabalhos acadêmicos, espaços culturais e um concurso de fotografia. As atividades são direcionadas a todos os interessados e tem como objetivo proporcionar a troca de conhecimentos entre estudantes e pesquisadores.

PUCRS realiza Feira das Profissões 2013

Posted: 29 Aug 2013 12:45 PM PDT

pucrsEstudantes interessados em conhecer a realidade de diferentes carreiras podem visitar a Feira das Profissões 2013 da PUCRS, nos dias 26 e 27 de setembro. O evento tem entrada franca e ocorre no Centro de Eventos, prédio 41 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), das 9h às 22h. Os visitantes poderão conhecer os cursos de graduação da Universidade, por meio de bate-papos com professores e alunos em estandes atrativos, que mostram a teoria e a prática de cada profissão.

Universidades Holandesas oferecem vagas em 1750 cursos ministrados em inglês

Posted: 29 Aug 2013 12:40 PM PDT

Eleito o terceiro melhor ensino superior do mundo pelo "Times Higher Education ranking", a Holanda oferece mais de 1750 cursos de nível superior disponíveis para estudantes internacionais, entre opções de graduação, pós-graduação e cursos de curta duração. Para candidatar-se a uma vaga, o estudante deve buscar o curso desejado através do link www.nesobrazil.org/encontreseucurso e entrar em contato diretamente com a universidade do seu interesse. Se aprovado, a própria instituição se responsabiliza pelos trâmites do visto estudantil.

Formação de negros e indígenas prevê oferta de bolsas nos EUA

Posted: 29 Aug 2013 10:50 AM PDT

A cooperação internacional destinada a implementar o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento foi tema de debates nesta quinta-feira, 29, no Ministério da Educação, em Brasília. Parte das bolsas de estudo previstas no acordo de cooperação será oferecida pelo programa Ciência sem Fronteiras. Participaram do encontro representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, das Universidades e Instituições Comunitárias de Ensino Superior Historicamente Negras (HBCUs) dos Estados Unidos e do Movimento Negro brasileiro.

UnG conquista 42 estrelas no Guia do Estudante 2014

Posted: 29 Aug 2013 10:46 AM PDT

ung logoA Universidade Guarulhos ganhará amplo destaque no Guia do Estudante 2014 – Melhores Universidades, que chegará às bancas em outubro. Quatorze cursos da Instituição irão figurar entre os melhores do País, com três estrelas cada um. São eles: Biomedicina, Ciências Contábeis (Guarulhos-Centro e Itaquá), Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Química, Serviço Social, Turismo e Administração (Guarulhos-Centro). No total, são 42 estrelas conquistadas.

GE Profissões Vestibular 2014: maioria dos cursos da PUC Minas tem avaliação "muito bom" e "excelente"

Posted: 29 Aug 2013 10:03 AM PDT

Quatro cursos da Universidade, em Belo Horizonte, receberam cinco estrelas, conceito máximo (excelente), na avaliação de cursos superiores realizada neste ano pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. São eles: Direito, História, Jornalismo e Relações Internacionais. Outros 32 cursos receberam quatro estrelas (muito bom) e outros 25 três estrelas (bom). Os dados integrarão a publicação GE Profissões Vestibular 2014, que circulará a partir de 11 de outubro.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: