domingo, 20 de outubro de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Estudo estima 16 mil espécies de árvores na Amazônia das quais metade pertence a 227 das espécies



Link to PlanetaUniversitário.com

UPF aprova R$ 2 milhões para investimento em infraestrutura de pesquisa

Posted: 18 Oct 2013 12:46 PM PDT

upf logoA Finep - Agência Brasileira da Inovação - divulgou nesta semana o resultado final da chamada pública destinada a apoiar projetos de implantação de infraestrutura de pesquisa em universidades comunitárias. A Universidade de Passo Fundo (UPF) teve dois projetos aprovados, que juntos somam R$ 1.999.537,12 a serem destinados para a construção de novo espaço de ensino e pesquisa do Biotério e ampliação da Faculdade de Educação para destinação de área ao Programa de Pós-Graduação em Educação, que possui cursos de mestrado e doutorado.

PUCPR promove XXI Seminário de Iniciação Cientítica

Posted: 18 Oct 2013 11:56 AM PDT

Nesta terça-feira (22) começa o XXI Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. No evento, alunos de graduação da Universidade apresentarão o resultado de suas pesquisas do Programa de Iniciação Científica, PIBIC e PIBITI (ligado à área de tecnologia), e alunos do ensino médio irão expor as pesquisas do PIBIC Junior. Além disso, na ocasião acontece a Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação e a apresentação das pesquisas realizadas pelos estudantes que participaram do programa Ciências sem Fronteiras.

Parceria FAPERJ/Peugeot Citroën lança seu primeiro edital conjunto

Posted: 18 Oct 2013 11:54 AM PDT

Para incentivar pesquisas com foco no estudo e soluções de temas na área de motores e biocombustíveis, a FAPERJ e o grupo PSA Peugeot Citroën – a segunda marca de automóveis mais antiga do mundo – lançam seu primeiro edital conjunto nesta sexta-feira, 18 de outubro. Apoio ao desenvolvimento de motores e biocombustíveis mutuamente adaptados no estado do Rio de Janeiro – 2013 é fruto do convênio firmado na última quinta-feira, 10 de outubro, durante a cerimônia de abertura da III Feira FAPERJ de Ciência, Tecnologia e Inovação, que teve lugar no Centro Cultural da Ação da Cidadania, na Zona Portuária.

Estudo estima 16 mil espécies de árvores na Amazônia das quais metade pertence a 227 das espécies

Posted: 18 Oct 2013 11:51 AM PDT

amazonia-river-240Pela primeira vez uma pesquisa realizada em colaboração com especialistas de 125 instituições do mundo consegue responder a duas questões antigas sobre a floresta Amazônica: quantas árvores e espécies arbóreas existem na Amazônia? O estudo publicado na revista Science nesta sexta-feira (18) conta com a coautoria de 15 pesquisadores e estudantes de pós-graduação ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI).

Diplomas médicos - Nota sobre a Operação Esculápio da Polícia Federal

Posted: 18 Oct 2013 10:37 AM PDT

A Operação Esculápio, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira, 18, não tem nenhuma relação com o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) não faz parte das instituições federais que adotam o Revalida.

Boa preparação e orientações ajudam candidatos na redação do ENEM

Posted: 18 Oct 2013 10:36 AM PDT

Com a proximidade da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, cresce entre os inscritos a preocupação de produzir um bom texto. A redação pode efetivamente fazer a diferença no exame. Para elaborar um texto consistente, além de toda a preparação do estudante, é importante conhecer as orientações do Guia do Participante: A Redação no Enem de 2013.

Jorge Audy é eleito presidente da Iasp para América Latina

Posted: 18 Oct 2013 10:33 AM PDT

O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, foi eleito presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (International Association of Science Parks and Areas of Innovation - Iasp) para a América Latina. Audy também é vice-presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

UFPR divulga relação candidato vaga para o vestibular

Posted: 18 Oct 2013 10:31 AM PDT

Medicina é o curso mais concorrido do vestibular 2014 da Universidade Federal do Paraná. São 70,59 candidatos para cada uma das 141 vagas. O segundo mais procurado é Arquitetura e Urbanismo com 30,75 candidatos por vaga e depois Publicidade e Propaganda com 29,29 candidatos. Outros cursos bastante concorridos são Direito (manhã) que tem 28,31 candidatos por vaga; Biomedicina (26,88); jornalismo (26,04); Psicologia (25,34) e Direito noturno (24,73).

UNICURITIBA realiza III Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania

Posted: 18 Oct 2013 10:29 AM PDT

Entre os dias 23 e 25/10/2013, o Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA realiza o III Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania – CONBRADEC com a participação de importantes nomes da área jurídica de diversos estados brasileiros. O CONBRADEC tem como objetivo consolidar a pesquisa e as ações de governança corporativa e gestão pública, consolidando os propósitos de criar novos marcos regulatórios na área da cidadania empresarial.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Via Email: BRASIL! BRASIL!: Por que é bom torcer para que a China ganhe o leilão de Libra


BRASIL! BRASIL!


Ombudsman confirma erro da Folha contra Dilma

Posted: 20 Oct 2013 04:58 AM PDT


'Jornalista Suzana Singer condena duramente a reportagem que acusava o governo federal de entregar residências do Minha Casa, Minha Vida sem água e sem luz na Bahia; só não havia eletricidade porque os novos moradores ainda não haviam pedido a ligação junto à Coelba, empresa de energia do estado; "Bastava ler o "outro lado" para concluir que a acusação não fazia sentido (...) cabia ao beneficiário do programa pedir a ligação dos serviços (...) acontece o mesmo com quem compra um imóvel sem ajuda federal: é a pessoa que, depois de receber as chaves, aciona o fornecimento de água, luz, gás, telefone", disse ela; sobre esse erro, Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, também publicou uma análise demolidora sobre o que chamou de "fraude" cometida pelo jornal de Otávio Frias Filho


Um erro ou uma fraude jornalística? Neste domingo, a jornalista Suzana Singer, ombudsman da Folha, condena duramente uma reportagem da Folha, publicada na semana passada, que acusou o governo federal de entregar casas sem água e sem luz no âmbito do programa "Minha Casa, Minha Vida". Era uma mentira, uma vez que as ligações estavam disponíveis e só podem ser ligadas a pedido dos novos moradores – como, aliás, ocorre também na compra de imóveis de luxo.
Mais informações »

Ibope: Globo fechará 2013 com a menor audiência de sua história

Posted: 20 Oct 2013 04:41 AM PDT


Fernando Brito, Tijolaço

"O site R7, da Record, deita e rola com mais uma notícia de queda dos índices de audiência da Rede Globo.

Segundo os dados do Ibope, a parcela de televisores sintonizados na  Vênus Platinada vai fechar o ano em 14,4%, uma queda mais de 30% em uma década e um desastre comparado aos quase 40% obtidos pela emissora nos anos 90.

E não é só nestes índices, que medem a audiência total, onde se poderia  dizer que o avanço da TV a cabo tira espectadores da Globo. Também no share, que é a parcela da emissora comparada aos concorrentes, a Globo perdeu espaço em quase todos os seus programas, como já revelava a Folha no início do ano."

Charge do Bessinha

Posted: 19 Oct 2013 05:01 PM PDT


"Denunciante" de reportagem da Folha vai processar o jornal

Posted: 19 Oct 2013 05:00 PM PDT


Unidade do Minha Casa Minha Vida em Vitória
da Conquista (Foto Blog do Planalto)

"Personagem de matéria do jornal acusa a repórter de má fé e reclama de ter tido sua imagem exposta sem seu consentimento


Nesta semana, a Folha de S.Paulo publicou uma matéria com o título "Dilma multiplica viagens e entrega casas sem água e luz", na qual apresentava uma moradora de Vitória da Conquista para mostrar que casas do programa Minha Casa Minha Vida estavam sendo entregues sem luz elétrica. A personagem é Fabiana Oliveira Lita, que alega ter sido vítima de má fé e afirma que vai processar o jornal pedindo indenização por danos morais. "Quando eu recebi a chave da casa no dia 9, eu em seguida dei entrada no pedido da luz e da água, eles me disseram que eu tinha o prazo de cinco dias úteis pra efetivar a ligação. Quando o entrevistador apareceu na minha casa, a luz não estava ligada, mas ainda estava no prazo, e ele ( o entrevistador) usou isso de má fé nessa informação", disse ao Blog do Paulo Nunes.
Mais informações »

A volta por cima de Dilma Rousseff

Posted: 19 Oct 2013 04:59 PM PDT


"As chances de ganhar já no primeiro turno aumentaram muito. Se resistir às idiossincrasias do "tripé econômico" reverenciado por Marina Silva.

Maria Inês Nassif, Carta Maior

A presidente Dilma Rousseff deu a volta por cima. Para quem apostava nas suas deficiências de virtude e fortuna – as duas qualidades fundamentais para um governante que se pretenda condutor dos destinos de um povo, segundo Maquiavel – suas respostas às manifestações de junho, e os fatos que se sucederam a elas e antecederam ao prazo legal final para filiação partidária dos políticos com pretensões eleitorais, mostram que a presidenta pode não ser uma Pelé da política, mas é capaz de jogar um bolão quando se dispõe a entrar em campo. E que a sorte que, no passado, a fez emergir de um ministério técnico e ser guindada ao principal gabinete do Palácio do Planalto, não a abandonou.

Comprar a briga pelo Programa Mais Médicos foi uma aposta arriscada, pois foi feita no momento em que as bandeiras empunhadas por milhões de manifestantes eram muito dispersas e existia o risco de que se confundisse a reivindicação de Saúde Pública de qualidade com os vetos corporativos das entidades de classe dos médicos. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a jogada do Ministério Público, que conseguiu contrabandear o veto à PEC 37 na lista de reivindicações populares sem que as pessoas que arriscaram a pele indo às ruas soubessem o que isto vinha a ser efetivamente. Desta vez, ao comprar a briga por um programa com razões mais do que justas – levar médicos estrangeiros para os rincões do país onde os brasileiros não queriam ir –, o governo acabou expondo a avareza das razões corporativistas e da oposição ao programa liderada pelas associações médicas. Dilma ganhou porque insistiu (e devia ter insistido em outras questões), e ganhou marginalmente devido à incompetência política dos conselhos de medicina."
Artigo Completo, ::AQUI::

Coalizão aumenta pressão por reforma política popular e democrática

Posted: 19 Oct 2013 04:34 PM PDT


Ato pela reforma política reuniu representantes
de entidades e do parlamento no mês passado
/ fábio rodrigues pozzebom/abr

"Movimento, que conta com adesão de OAB, CNBB, CUT e UNE, entre outros, quer fim do financiamento privado nas campanhas e a instituição do voto em lista para o parlamento

Hylda Cavalcanti, RBA

Descontentes com as propostas de reforma política até aqui apresentadas pelo Congresso Nacional - com medidas consideradas superficiais - algumas das maiores entidades sociais do país pretendem aumentar a pressão em favor do projeto de iniciativa popular que prevê mudanças profundas no sistema, como o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais e do voto uninominal para o parlamento, pontos considerados fundamentais para o combate à corrupção no país.

Integrantes desse movimento, batizado de "Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas", reúnem-se na próxima quarta-feira (23), em Brasília, para debater as estratégias de mobilização. Fazem parte do grupo a OAB, a CNBB, a UNE, a CUT, o MST e a Contag, entre outras entidades de trabalhadores e movimentos populares. 
Mais informações »

Bons augúrios os ventos e os pássaros nos trazem

Posted: 19 Oct 2013 03:43 PM PDT

"Todos os governantes terão que oferecer Mais Médicos, Mais Professores, Mais Casas, Mais Empregos, Mais PAC etc. A pauta da justiça social encalacrou os políticos – espero que para sempre

Lula Miranda, Brasil 247

Que bons augúrios nos trazem os ventos, os pássaros e os dias que virão?

Os pássaros, com sua insistência de abnegados mensageiros, vêm cantar todas as manhãs à nossa janela.

Porém, quase sempre, não lhes damos a devida atenção; sequer lhes percebemos a presença.

Alheios a nossa indiferença, insensibilidade, "rabugice" ou mera distração, os pássaros inexorável e simplesmente cantam. E voam para além de onde a nossa vista alcança.

De uns tempos para cá dei para prestar mais atenção ao canto dos sabiás, sanhaços, bem-te-vis, canários e até maritacas, com seu alegre alarido. É tocante, pungente o canto dos pássaros."
Artigo Completo, ::AQUI::

Por que é bom torcer para que a China ganhe o leilão de Libra

Posted: 19 Oct 2013 08:45 AM PDT


O campo de Libra
Paulo Nogueira, Diário do Centro do Mundo

Uma questão tem sido virtualmente ignorada — ou deliberadamente distorcida — no controvertido leilão do campo de libra: a presença da China.

É a chamada boa notícia.

Torcemos para que a China ganhe. É o melhor parceiro que se pode ter hoje. Em seu excelente livro "The Winner Take All", que relata a corrida organizada e bem-sucedida chinesa para garantir recursos naturais que garantam seu futuro, a economista Dambisa Moyo mostra como a China rompeu o paradigma ocidental nessa área.

Tradicionalmente, o ocidente promoveu guerras para tomar posse de áreas ricas em recursos naturais. Por meio das bombas, estabeleceu relações que eram absurdamente desfavoráveis para os países ricos em recursos. Veja o que os Estados Unidos fazem há anos no Oriente Médio, por exemplo, para assegurar petróleo.

A China, por ter uma natureza diferente, foi por outro caminho, demonstra Dambisa. Busca recursos naturais tendo por base uma relação em que ambas as partes ganhem."
Artigo Completo, ::AQUI::

"A imprensa precisa evoluir", desafia Lula

Posted: 19 Oct 2013 08:30 AM PDT

Charge do Bessinha

Posted: 19 Oct 2013 08:19 AM PDT


Banksy: no camelô por um dia

Posted: 19 Oct 2013 08:17 AM PDT


Artista oferece obras originais caríssimas por apenas R$ 130, zombando mais uma vez do mercado da arte e da mercantilização da cultura

Cauê Seignemartin Ameni, Outras Palavras

Conhecido por obras carregadas de conteúdo social e expondo, sempre com refinado humor, as injustiças, violências e contradições do capitalismo, o artista de rua Banksy aprontou mais uma neste sábado (12/10). Atualmente em Nova York, ele abriu um banquinha no Central Park, para vender, por algumas horas, obras 100% autênticas e assinadas, cada uma por apenas US$ 60 (R$130).



Vendidos por um senhor de aparência pacata, os quadros foram confundidos, por todos, com cópias dos graffitis famosos. O erro foi exposto pelo próprio autor, num post e vídeo publicados em seu blog, no domingo. Apenas sete peças foram vendidas, por um total de US$ 420 (R$ 915). O mercado de obras de arte, já cotou (e comercializou) trabalhos de Banksy, semelhantes aos expostos sábado, por 249 mil dólares. No post, ele explica seu gesto: "Sei que a arte de rua pode parecer, cada vez mais, o lado de marketing de uma carreira, por isso quis produzir algo sem etiqueta de preço". No final do vídeo, o artista esclareceu: "Por favor, note: este foi um acontecimento único. A barraca não estará lá hoje" o post aqui.'

Serra candidatíssimo a presidente. E a Rede mergulha em profunda divisão

Posted: 19 Oct 2013 08:05 AM PDT

Zé Dirceu, Blog do Zé

"José Serra é candidatíssimo. Vai tentar e brigar para ser. A presidente da República. Em 2014. Esse é o fato político do dia que a mídia esconde, nem sei o porquê, mas não tem outro sentido suas afirmações de ontem, em Brasília, quando Serra avisa: "Eu não me aposentei da política. Muito pelo contrário." E quando reforça: "Estou disponível para o partido para o que ser e vier".

Para ele não existe aquela candidatura presidencial do senador Aécio Neves (PSDB-MG), lançada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso há quase um ano contra a dele (Serra). Há dias José Serra repete este mantra que a definição sobre a corrida presidencial dentro do PSDB será só em 2014. Mantra repetido ontem, em Brasília, quando proclamou: "A questão no PSDB, anunciada pelo Aécio, vai ser decidida em março. Tudo foi exageradamente antecipado".
Mais informações »

Campos e Marina querem aliança com Barbosa

Posted: 19 Oct 2013 05:21 AM PDT


"Presidente do Supremo Tribunal Federal poderá ser convidado pelo PSB para deixar o Supremo Tribunal Federal e disputar o governo do Distrito Federal ou do Rio de Janeiro; como magistrado, Barbosa tem um prazo maior para se filiar a algum partido e poderá tomar sua decisão até o início de abril do ano que vem; ação política de um juiz contraria princípios básicos da magistratura, mas quem se importa?


"A conversão de um juiz num político é algo absolutamente inusitado em países civilizados e coloca sob suspeita não apenas as motivações de um magistrado, como suas próprias decisões. Afinal, um juiz se torna político apenas quando abandona a toga ou usa a magistratura, de forma demagógica, como trampolim para suas pretensões de poder?

No Brasil, o exemplo mais concreto dessa perigosa mistura atinge justamente o chefe do Poder Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que, recentemente, admitiu a hipótese de deixar a corte e iniciar uma  trajetória política (leia mais aqui).

Atentos a essa ambição de Barbosa, Eduardo Campos e Marina Silva, do PSB e da Rede Sustentabilidade, já se movimentam para atraí-lo. É o que informa o jornalista Otávio Cabral, na coluna Holofote, de Veja. Leia abaixo:

Do tribunal às urnas?

Emissários de Eduardo Campos e Marina Silva vão procurar o presidente do Supremo Tribunal Federal para procurar o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, para saber se ele tem disposição de se filiar ao PSB para disputar o governo do Rio de Janeiro ou do Distrito Federal. A motivação para a consulta foi a declaração de Barbosa na semana passada de que não descarta trocar o Judiciário pela política. Como magistrado, ele pode entrar em um partido até o início de abril, seis meses antes do pleito."

You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida