sexta-feira, 27 de julho de 2012

Conhecendo o Marajó

Portal Amazônia.com

Ilha de Marajó

Thumb
MARAJÓ - Acessível apenas de barco ou avião, e distante aproximadamente 90 km de Belém, a ilha é destino obrigatório para quem busca um roteiro exótico. O arquipélago é formado por 13 cidades e aproximadamente 3 mil ilhas, sendo a de Marajó a mais famosa e mais vasta (49.602 m²).  No lado leste da ilha, a planície é coberta de savana; no oeste, densas florestas. É também em Marajó que se pode presenciar a "pororoca", como é chamada a formação de gigantescas ondas causada pelo encontro de águas fluviais e marítimas. 

Entre os meses de janeiro e maio, época de chuvas intensas, dois terços do território ficam submersos. A compensação vem a cavalo, ou melhor, de búfalo, já que este animal se adapta bem a ambiente alagadiços. Além de usados como meio de transporte no campo e nas cidades, a carne de búfalo também é prato típico da região. O folclore é um roteiro à parte. 


Nas duas cidades mais populares do arquipélago, Soure e Salvaterra, todos os anos é realizado o festival de quadrilhas e de boi-bumbá, danças típicas. Igualmente colorida é a Festa de Nossa Senhora de Nazaré, esta apenas em Soure, que enfeita as ruas no mês de novembro e envolve toda a população da cidade.

De frente para Belém,a ilha de Marajó está rodeada pelos rios Amazonas e Tocantins e pelo oceano Atlântico. É a maior ilha fluviomarinha do mundo e desponta no contexto amazônico como um dos cenários mais exóticos e misteriosos. Possui aproximadamente 68 mil quilômetros e 15 municípios, concentrando em grande parte o turismo ecológico, podendo apresentar praias de água doce ou salgada.

As principais atrações  da Ilha do Marajó são as praias do Araruna, Praia do Pesqueiro e Praia Grande, o Museu de Marajó e os eventos como o Festival de Quadrilhas e do boi Bumbá e Nossa Senhora de Nazaré.

 A ilha do Marajó possui centenas de rios habitados por 1.500 espécies de peixes, dezenas de fazendas e pequenas cidades,um rebanho de gado de um milhão de cabeças, das quais metade são de búfalos. 

Marajó tem uma parte recoberta pela floresta tropical e outra coberta de campos. A ilha abriga centenas de espécies de pássaros, entre elas o guará, a colhereira, o tuiuiú, papagaios, patos selvagens, marrecas, periquitos, gaviões, socós, tetéus e muitas outras, além de jacarés e incontáveis espécies animais e vegetais. 

Do lado leste da ilha, de frente para o oceano Atlântico, o cenário é composto por belas praias de areias brancas de fácil acesso aos turistas, cheia de palmeiras e barracas, distante do turismo predatório. 

A principal cidade da ilha é Soure, também do lado leste, é considerada uma espécie de capital de Marajó, possui hotéis, restaurantes e táxis e fica à meia hora de Belém por avião. A viagem de barco demora quatro horas. 

Na região da mata,a principal cidade é Breves, com intensa atividade de extração de produtos vegetais. Pecuária, pesca e extrativismo vegetal são as principais atividades de Marajó. 

Um dos principais alvos de atividades extrativas é o açaizeiro, que produz o concorrido palmito. O açaizeiro cresce naturalmente, em meio à mata, em grupo de até dez troncos e dá uma bebida bastante apreciada. Uma grande variedade de plantas medicinais, madeira de lei, resinas e inclusive a borracha, esta extraída da seringueira,é encontrada nas matas de Marajó. 

A melhor época para se visitar a Ilha é o verão, entre julho e dezembro, quando se tem acesso mais fácil às regiões. Durante o inverno, partes inteiras da ilha ficam totalmente alagadas. O carimbó,dança típica do Estado, é exibido em apresentações para turistas. A comida oferecida na ilha é exótica e farta, variando do prato ao tucupi aos peixes, caranguejo, queijos e churrasco de búfalo.


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Via Email: Brasil: Projeto incentiva formação de lideranças no combate ao racismo e à desigualdade de gênero

Via Email: Atividades de defesa e conscientização marcarão Dia Internacional dos ManguezaisAtividades de defesa e conscientização marcarão Dia Internacional dos Manguezais



Leonardo Boff
Quarta-Feira, 25 de julho de 2012
Gestor Público - Dengue 2

Brasil
Fatos novos podem reabrir caso Dorothy

(Diário do Pará)
Brasil
Viabilizar a missão

(Dom Demétrio Valentini)
América Latina e Caribe
Síntesis Informativa de los Movimientos 23-07-2012

(Minga/Mutirão)
Brasil
Sociedade em transformação

(Manfredo Araújo de Oliveira)
Peru
Primeiro ano de Ollanta Humala

(Wilfredo Ardito Vega)
Brasil
Carajás faz a diferença

(Lúcio Flávio Pinto)
Cancelar



--
Francisco Almeida / (91)81003406