sábado, 1 de junho de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: O esquema Globo de publicidade e o uso da Bonificação por Volume



BRASIL! BRASIL!


Posted: 31 May 2013 05:59 PM PDT

Posted: 31 May 2013 05:58 PM PDT


Gurgel, ídolo da mídia?


"Às vésperas da aposentadoria, Roberto Gurgel, em parceria com a mulher, altera de forma inexplicável um parecer e aceita acusações falsas contra o deputado Protógenes Queiroz


Em boa medida, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, caminhava para uma aposentadoria tranquila. Desde a sua recondução ao cargo, em 2011, havia se tornado símbolo de um moralismo seletivo e, por consequência, ídolo da mídia. O desempenho no julgamento do "mensalão" petista o blindou de variados lapsos e tropeços, digamos assim, entre eles o arquivamento das denúncias contra o senador goiano Demóstenes Torres, dileto serviçal do bicheiro Carlos Cachoeira, como viria a demonstrar a Operação Monte Carlo.

A três meses de se aposentar, Gurgel decidiu, porém, unir-se à frente de apoio ao banqueiro Daniel Dantas. E corre o risco de se dar muito mal. Em uma decisão inusual no Ministério Público Federal, ele e sua mulher, a subprocuradora-geral da República Claudia Sampaio, alteraram totalmente um parecer redigido por eles mesmos um ano e três meses antes. Não é só a simples mudança de posição a despertar dúvidas no episódio. Há uma diferença considerável entre os estilos do primeiro e do segundo texto. E são totalmente distintas a primeira e a segunda assinatura da subprocuradora-geral nos pareceres.
Mais informações »

Posted: 31 May 2013 05:50 PM PDT


Liberdade de expressão na internet brasileira: ainda não há legislação específica sobre a questão (Foto: Divulgação)


"Internauta não pode fazer críticas no Facebook, decide Justiça. Construtora conseguiu que cidadão fosse proibido de se manifestar sobre sua obra


Na quarta-feira, 15, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu manter a proibição do engenheiro agrônomo Ricardo Fraga Oliveira, de 49 anos, de se manifestar nas redes sociais contra um empreendimento imobiliário na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Oliveira foi proibido de mencionar o assunto em suas páginas online e de circular no quarteirão da obra. Seu perfil no Facebook segue fora do ar. A determinação levanta, mais uma vez, a discussão sobre liberdade de expressão na internet no Brasil.

Em junho de 2011, Oliveira iniciou o movimento O Outro Lado do Muro para questionar o uso de uma área de 10 mil metros quadrados para a construção do Ibirapuera Boulevard. No muro do terreno, ele colocou uma escada para que as pessoas olhassem por cima e opinassem sobre o uso do espaço. "Nossa ideia não era parar obra nenhuma, era fazer uma reflexão sobre a ocupação do espaço urbano", diz Oliveira.
Mais informações »

Posted: 31 May 2013 05:37 PM PDT
Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania


"Todos têm direito a ter qualquer opinião sobre qualquer coisa. E se o que pensamos sobre qualquer assunto não for injurioso, difamatório, calunioso ou preconceituoso contra pessoas ou instituições, temos o direito de difundir publicamente. Só não temos o direito de apresentar nossas convicções como fatos. Fazer isso é trapaça, pura e simplesmente.

Este Blog, por exemplo, julga que difundir um boato sobre extinção do Bolsa Família não poderia interessar ao governo federal, mas interessaria à oposição. E pensa, também, que a antecipação do pagamento do benefício pela Caixa Econômica Federal não poderia fazer os beneficiários concluírem, autonomamente, que isso significaria a extinção do programa social.

Os beneficiários do Bolsa Família somam 13 milhões de famílias, ou cerca de 50 milhões de pessoas. Estima-se que metade desse contingente – pais e mães dessas famílias beneficiadas –, vota. A mera suspeita de que o governo Dilma iria extinguir o programa por certo causaria revolta contra si em cerca de 1/5 do eleitorado brasileiro.

A oposição, no entanto, teria muito a ganhar caso fosse instilada tal dúvida nesse expressivo naco do eleitorado. Se cerca de 25 milhões de pessoas se indispusessem de forma tão veemente contra o governo, desapareceria, do dia para a noite, a vantagem que elegeu Dilma Rousseff em 2010."
Matéria Completa, ::AQUI::
Posted: 31 May 2013 05:30 PM PDT

"Mesmo quando não terminam em animados rega-bofes, nas palestras sobre agropecuária muitos convidados costumam levar esposas e filhos.

Na semana passada, numa dessas conversas, em Cascavel (PR), notei a presença de muitas mulheres e crianças e, ao descrever as perspectivas do Brasil naquele setor e seu protagonismo no planeta, falei que o futuro daqueles meninos e meninas estava garantido.

Seria uma geração muito mais próspera e feliz do que a de seus pais, a minha ou a de meus ancestrais.

Espanto! Afinal, todos ali vinham há alguns meses sendo massacrados pelas folhas e telas cotidianas com notícias desastrosas sobre o País.
Mais informações »

Posted: 31 May 2013 05:21 PM PDT


"Edição especial da revista dedicada ao empresário Roberto Civita destaca um editor equilibrado, que "abominava os extremos na política" e pregava a "busca honesta da verdade"; obituário feito pela revista Forbes, no entanto, aponta a Abril como uma das casas editoriais mais odiadas do Brasil, em razão da opção pela direita radical e de sua oposição clara ao Partido dos Trabalhadores


Dificilmente, seria diferente. Mas já que Veja decidiu dedicar uma edição especial ao seu criador Roberto Civita, faltou aplicar critérios jornalísticos à apuração. Das dezenas de páginas escritas sobre ex-presidente da Editora Abril, falecido há uma semana, emerge um editor equilibrado, apaixonado pela verdade e sem inclinações políticas ou partidárias.
Mais informações »
Posted: 31 May 2013 08:40 AM PDT

Posted: 31 May 2013 08:34 AM PDT


"Dando sequência às costuras que vem fazendo no continente, ex-presidente Lula se encontra com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, na próxima terça-feira; recentemente, movimentações da Aliança do Pacífico (Colômbia, Chile, México e Peru), geraram receios sobre possível divisão na América Latina; Lula, que, nas últimas semanas, se reuniu com os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Argentina, Cristina Kirchner, também passa por Peru e Equador, onde se encontra com chefes de estado e recebe mais títulos

Brasil 247

A Aliança do Pacífico, formada há pouco mais de um ano por Colômbia, Chile, Peru e México, anunciou na semana passada uma rodada de reduções tarifárias entre seus membros. A movimentação "não tira o sono" do governo brasileiro, segundo o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, mas as primeiras medidas práticas do bloco levaram a análises sobre uma possível divisão do continente, por meio de uma polarização com o Mercosul. Coincidência ou não, o ex-presidente Lula, que tem tirado os últimos meses para articular com líderes regionais como Nicolás Maduro e Cristina Kirchner, vai à Colômbia, onde ocorreu a última cúpula da Aliança do Pacífico, falar exatamente sobre "integração da América Latina". Ele também passa por Peru e Equador. Nos três países, Lula tem encontros marcados com os presidentes."
Matéria Completa, ::AQUI::
Posted: 31 May 2013 08:26 AM PDT
"O Grupo Abril e o Grupo Globo se sentem intocáveis e assumem sem complexo o controle absoluto de quase todos os veículos de comunicação"





Patrícia Benvenuti, Brasil de Fato / Correio do Brasil
 
"Mais de 16 milhões de comerciais por ano e um relacionamento com 6 mil agências. Esse é um resumo do desempenho da Rede Globo junto ao mercado publicitário brasileiro, orgulhosamente exibido na página de internet da emissora.

Líder na arrecadação de verbas publicitárias entre todos os meios de comunicação, a Globo também mostra sua força em cifrões. Somente em 2012, os canais de TV (abertos e por assinatura) das Organizações Globo arrecadaram R$ 20,8 bilhões de reais em anúncios, segundo informe divulgado pela corporação.

Por trás dos números, porém, se esconde uma prática que os grandes grupos de mídia preferem ocultar: o pagamento das Bonificações por Volume (BV), apontado por especialistas como um dos responsáveis pelo monopólio da mídia no país.

Monopólio


Desconhecidas pela grande maioria da população, as Bonificações por Volume são comissões repassadas pelos veículos de comunicação às agências de publicidade, que variam conforme o volume de propaganda negociado entre eles."
Matéria Completa, ::AQUI::
Posted: 31 May 2013 08:09 AM PDT


Mesa sobre democratização dos meios de comunicação contou com a presença do jornalista Luiz Carlos Azenha


UNE

"Grande parte dos países democráticos do mundo já aprovaram, há muito tempo, leis para definir a melhor forma de organização dos seu meios de comunicação. Esse atraso secular que o Brasil ainda vive em relação aos outros foi consenso geral de uma mesa de debate do 53ª Congresso da UNE, nesta quinta-feira (30), na PUC-GO. O tema "A luta pela ampliação a liberdade de expressão" ficou a cargo dos jornalistas Altamiro Borges, Luiz Carlos Azenha do site Viomundo, e do deputado federal (PT-GO) Rubens Otoni.

Conhecido pelos trabalhadores na luta contra a ditadura midiática, Borges começou sua exposição falando sobre o fato de o movimento social dar pouco crédito a questões estratégicas e fundamentais como a comunicação. "Esse é um tema transversal porque tem a ver com a luta de ideias. Por isso, não haverá, por exemplo, nenhum avanço estudantil se não for enfrentado o debate sobre a democratização dos meios", argumentou. Segundo ele, apesar dos grandes veículos dizerem defender a liberdade de expressão, a verdadeira liberdade seria o fim do controle absoluto de poucos."
Matéria Completa, ::AQUI::
Posted: 31 May 2013 06:55 AM PDT


Danilo Macedo e Renata Giraldi, Agência Brasil
 
"O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou hoje (31), por volta das 10h, ao Palácio do Planalto, onde tem reuniões com a presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer. Ao chegar ao Planalto, ele cumprimentou os jornalistas. Nos últimos dois dias, o norte-americano esteve no Rio de Janeiro, onde visitou a comunidade Santa Marta, na zona sul da cidade, onde foi instalada a primeira Unidade da Polícia Pacificadora (UPP), há quatro anos e meio.

Biden vem ao Brasil a menos de cinco meses da primeira visita de Estado de Dilma aos Estados Unidos, em outubro. O vice-presidente também deve conversar com Dilma e Temer sobre os programas sociais brasileiros, os projetos de desenvolvimento nas áreas de energia, ciência e tecnologia, assim como de segurança internacional, inclusive o combate ao narcotráfico, e a política externa.
Mais informações »

Posted: 31 May 2013 05:35 AM PDT


"É... a Justiça tem mesmo sua parcela de culpa nesse mundo injusto em que vivemos. Faz-se necessário que reformemos, urgentemente, também a nossa Justiça. Antes que testemunhemos impávidos a sua completa ruína


Leio no Brasil 247 que o impagável Paulo Henrique Amorim será obrigado a pagar R$100 mil em multas pecuniárias por ter sido condenado por "ofensa a honra e dano moral" em processo movido por ministro do Supremo, quando, em verdade, apenas exercia ad libitum o seu papel de jornalista e blogueiro. A blogosfera seria outra (mais pobre) sem a argúcia, o desassombro e a irreverência de PHA. Certamente por isso desejem calá-lo e à blogosfera progressista. Para esmorecer e intimidar seus principais agentes, e assim arrefecer a força da palavra na internet. Mas não conseguirão. Nossa rede é envolvente; é libertária e libertadora.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 





Via Email: Planeta Universitário: PUC Minas abre inscrições para mais de cem cursos de pós-graduação


Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 31 May 2013 11:31 AM PDT
O Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, foi homenageado pela Cruz Vermelha Brasileira com a Medalha de Jubileu de Brilhante no dia 29 de maio. Na oportunidade, também foi entregue a Clotet uma medalha in memorian ao Irmão Marista Avelino Madalozzo, falecido em 2006, e que presidiu a entidade no RS. O evento foi realizado no Memorial do Legislativo, com a presença do presidente da filial da Cruz Vermelha Brasileira no Estado, Manoel Ernani Garcia Júnior.
Posted: 31 May 2013 11:27 AM PDT
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 31, o edital nº 28/2013, referente ao Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) para instituições federais de ensino superior (Ifes) criadas a partir do ano 2000 ou com campi fora de sede. O objetivo é apoiar a realização de estudos ou pesquisas de alto nível por professor visitante nacional sênior nessas instituições, em particular em seus campi fora de sede.
Posted: 31 May 2013 11:25 AM PDT
A Univates recebe inscrições, até 17 de junho, para o seu Vestibular de Inverno. Entre as 35 opções de cursos, estão duas novas graduações: Tecnologia em Comércio Exterior e Tecnologia em Gestão Pública. A prova ocorre dia 23 de junho, das 13h30min às 18h30min, nos câmpus de Lajeado e de Encantado, e consiste de 45 questões objetivas e uma redação.
Posted: 31 May 2013 11:23 AM PDT
ucp-logoA mais antiga instituição de ensino superior da cidade, a Universidade Católica de Petrópolis, completa 60 anos de existência nesta sexta (31/05). Segundo a instituição, comemorar o jubileu de diamante em 2013 remete ao esforço de muitos para que Petrópolis pudesse ganhar um ensino universitário de qualidade e assim contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Petrópolis.
Posted: 31 May 2013 11:21 AM PDT
A PUC Minas abre inscrições para mais de cem cursos de pós-graduação lato sensu a partir da próxima semana. São oferecidas especializações nos formatos presencial e a distância, em diversas áreas do conhecimento. Para cursos presenciais, as inscrições podem ser feitas a partir desta segunda, 3 de junho, até 9 de agosto, pelo site www.iec.pucminas.br.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida