sábado, 14 de setembro de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Anita não é negra como os cubanos. Médica e brasileira, ela “não serve” para o CFM


BRASIL! BRASIL!


O jogo até 4a. feira

Posted: 13 Sep 2013 05:35 PM PDT

"As pressões contra o Supremo vêm de um circo produzido por veículos que abandonaram os princípios do jornalismo

Paulo Moreira Leite, ISTOÉ

A manobra protelatória que permitiu o encerramento da sessão de quinta-feira sem o voto decisivo de Celso de Mello foi um aperitivo do que virá por aí. Os pronunciamentos chegaram a ser arrogantes. O esforço para ganhar tempo de forma bisonha, teatral, foi ofensivo num tribunal onde a denuncia de chicanas é feita com tanta facilidade.

Confesso que fiquei perplexo ao assistir Marco Aurélio Mello virar-se para Celso de Mello e fazer uma advertência nestes termos:

"Estamos a um voto. Que responsabilidade, hein, ministro Celso de Mello."

É ofensivo. Parece um professor dirigindo-se a um discípulo.

Parece que a responsabilidade de Celso de Mello não é idêntica a de cada um dos onze ministros que tomaram a decisão.
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 13 Sep 2013 05:10 PM PDT


Histerismo com causa

Posted: 13 Sep 2013 04:53 PM PDT

Hélio Doyle, Blog do Hélio Doyle
 
"Quem quiser estudar um caso emblemático de manipulação da opinião pública para fins políticos tem hoje um excelente material para pesquisa: a cobertura do episódio batizado de "mensalão", em especial no capítulo do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal da Ação Penal 470. A manipulação das pessoas pela propaganda e pela imprensa tem sido objeto de inúmeros estudos, mas este case tem características que o fazem bem especial. Até porque deu resultado: pessoas propositalmente desinformadas assumindo com convicção as posições disseminadas pela mídia.

As pressões feitas durante todo o julgamento, para que os réus fossem condenados, e às maiores penas possíveis, caracterizam um comportamento histérico que foge a qualquer racionalidade e rigor do trabalho jornalístico. Estabeleceu-se uma verdade absoluta e seus postulados são disseminados sem a mínima preocupação com padrões éticos e com o compromisso com os fatos. Tal comportamento, a pretexto de ser um combate a práticas corruptas, explica-se apenas como instrumento para disseminar na opinião pública uma postura igualmente histérica para derrotar adversários políticos.

A manipulação chega a ponto de o presidente do Supremo Tribunal Federal suspender o julgamento por duas vezes, sem motivo forte, apenas para colocar sob a pressão da imprensa e da chamada opinião pública, dois ministros que poderiam votar contra seu relatório. E, pior, contou com a conivência de colegas que pareciam jogadores de futebol fazendo cera para acabar o jogo.

A hipocrisia domina, mas assim é a política. Parlamentares cansados de recorrer ao caixa dois em campanhas eleitorais, para dizer o mínimo, na posição de acusadores ferozes. Jornalistas que fizeram e fazem vistas grossas a outros episódios tão ou mais graves posando de defensores da moralidade pública. Articulistas que não escondem suas posições ideológicas fingindo que seu ódio aos acusados é por causa dos crimes que teriam cometido, e não porque os consideram inimigos políticos a serem exterminados. Procuradores e juízes que já deixaram de denunciar, absolveram e livraram da cadeia notórios ladrões e corruptos se fazendo de paladinos da justa luta contra a corrupção."
Artigo Completo, ::AQUI::

Anita não é negra como os cubanos. Médica e brasileira, ela "não serve" para o CFM

Posted: 13 Sep 2013 04:11 PM PDT


Fernando Brito, Tijolaço

"Como a nossa elite é racista e desumana, para mostrar a monstruosidade do corporativismo médico e das dificuldades que impõe aos profissionais que se formam fora do Brasil,  o acaso trouxe uma brasileira, loura, formada em Medicina na Inglaterra, experiente a ponto de ter chegado ao mais alto grau como "consultant" em Ginecologia e Obstetrícia no hospital da Universidade de Oxford, o que significa dirigir e orientar estudantes e médicos nesta área.

Anita Makins Huxley cresceu em São Paulo, mas se formou em Medicina na Universidade de Nottingham e tornou-se Mestre em Saúde Pública em Países em Desenvolvimento, pela London School of Hygiene and Tropical Medicine.

Anita quis voltar ao Brasil e atender pacientes brasileiros.

Mesmo tirando as melhores notas entre todos os que tentaram o "Revalida" na USP, por duas vezes, não conseguiu ser considerada capaz para exercer a medicina no Brasil."
Artigo Completo, ::AQUI::

Globo usa médica Paloma e adere ao Mais Médicos

Posted: 13 Sep 2013 09:39 AM PDT


"Em sua principal novela, emissora dos três Marinho ajusta posição das Organizações Globo sobre programa oficial que alcança 73% de apoio popular; "Eu sei que sendo médica eu posso fazer MAIS, disse Paloma no capítulo da quinta-feira 12; "Quero tratar de crianças carentes, atender planos (de saúde) MAIS baratos, MAIS simples. Eu não vou cobrar, não quero cobrar. Eu quero fazer MAIS pelos outros. Eu posso fazer MAIS"; frases com tantos mais foram escritas pelo autor Walcyr Carrasco, que na revista Época publicara artigo "Escravos cubanos", malhando o Mais Médicos; oportunismo global revela muito do caráter da emissora; assista


Não é só com a ditadura militar que a Rede Globo, dos três irmãos Marinho, está ajustando suas contas. Também em relação ao programa Mais Médicos, que obteve em pesquisa recente apoio de 73% da população, a emissora de maior audiência do País procura uma melhor sintonia com o público. Para tanto, dobrou a pena do autor Walcyr Carrasco e usou sua principal novela, Amor à Vida, que tem na médica Paloma a sua principal personagem, para mostrar essa nova face ao público.
Mais informações »

Mortalidade infantil no Brasil cai 77%, aponta Unicef

Posted: 13 Sep 2013 08:33 AM PDT


Carolina Sarres e Yara Aquino, Agência Brasil
 
"A mortalidade infantil no Brasil caiu 77% entre 1990 e 2012, de acordo com o Relatório de Progresso 2013 sobre o Compromisso com a Sobrevivência Infantil: Uma Promessa Renovada, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Segundo o estudo, em 1990, a taxa de mortalidade infantil no Brasil era 62 para cada mil nascidos vivos. Em 2012, o número caiu para 14,  o que coloca o país em 120º lugar no ranking entre mais de 190 países. A lista é decrescente e quanto mais à frente, maior o índice de mortalidade.

A taxa de mortalidade infantil calcula a probabilidade de morte entre o nascimento e os 5 anos de idade a cada mil nascimentos. Ela compõe a expectativa de vida ao nascer, que faz parte do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e é um dos indicativos mais usados para mensurar o desenvolvimento dos países e nortear a elaboração de políticas púbicas.

O Brasil teve melhora em todos os índices apurados. No ranking do Unicef, o país está atrás de outros desenvolvidos como Finlândia, Japão, Cingapura, Noruega e Islândia – primeira colocada no ranking. Os cinco países com os piores índices de mortalidade infantil estão no continente: Serra Leoa, Angola, Chade, Somália e Congo."

Caneladas no Supremo

Posted: 13 Sep 2013 06:45 AM PDT


Luciano Martins Costa, Observatório da Imprensa

"Nas edições de sexta-feira (13/9), os jornais fazem a crônica do jogo de futebol em que se transformou o julgamento da Ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal. Não faltam ofensas pessoais, ironias de nível mediano, meias verdade e principalmente demonstrações explícitas de partidarismos nos debates que acompanham as declarações de voto. Tudo detalhadamente publicizado pela televisão e pela internet, ao vivo e sem cortes.

Vistos na tela, os nobres ministros se revelam homens e mulheres comuns, quase todos nivelados pelo mesmo conjunto de paradigmas que faz do ambiente político no Brasil uma atmosfera cáustica na qual não cabem sutilezas. 

Da leitura dos jornais pode-se concluir que o que move as decisões da mais elevada corte da Justiça brasileira não é a Justiça: é a política. Portanto, se a própria imprensa deixa claro que os critérios técnicos e o conhecimento jurídico se amoldam às ideologias e preferências partidárias, não há por que se preocupar com eventuais reações da sociedade a esta ou àquela decisão judicial.
Mais informações »

O que o povo não entende é o apoio da Globo ao golpe

Posted: 13 Sep 2013 06:26 AM PDT


"Em editorial, jornal O Globo, de João Roberto Marinho, afirma que o povo não compreenderá a decisão do STF, caso Celso de Mello confirme sua posição pró-embargos, ou seja, em defesa do direito de defesa; o que a sociedade jamais comprendeu, no entanto, foi por que o Globo apoio um regime que matou, torturou e suprimiu garantias individuais, como o habeas corpus


Em editorial publicado nesta sexta-feira, o jornal O Globo, de João Roberto Marinho, faz um apelo a Celso de Mello. Pede que ele reflita mais um pouquinho e mude sua posição em relação aos embargos infringentes. Caso não o faça, diz o Globo, a população não compreenderá a Justiça brasileira.
No entanto, que a sociedade não entende – e não aceita – são os motivos que levaram as Organizações Globo a apoiar o golpe militar de 1964, que implantou uma ditadura sanguinária, que matou, torturou e suprimiu garantias individuais, como o habeas corpus. Naquele tempo, nem se podia falar em justiça. Abaixo, o editorial do Globo:


Possibilidade de condenados no processo do mensalão, onde tem havido amplo direito de defesa, serem rejulgados torna Judiciário mais incompreensível para o povo

Em mais uma sessão histórica no processo do mensalão, o empate, ontem, em cinco votos, em torno da legalidade dos embargos infringentes colocou nas mãos do decano do Pleno do Supremo, Celso de Mello, aceitar ou permitir a prorrogação do julgamento. Se acolher a tese da defesa, tornará os caminhos da Justiça brasileira ainda mais incompreensíveis para a população. Afinal, apesar de seis anos de tramitação do processo no Supremo, mais de 50 sessões, após garantido amplo direito de defesa, poderá ser concedida a benesse de um novo julgamento a 11 dos réus, em condenações nas quais obtiveram pelo menos quatro votos em seu favor.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Via Email: Planeta Universitário: Educação básica - MEC oferece curso para formar 8 mil conselheiros de escolas


Link to PlanetaUniversitário.com

Mais Médicos - Nota sobre o módulo de acolhimento e avaliação

Posted: 14 Sep 2013 12:41 AM PDT

O módulo de acolhimento e avaliação dos médicos estrangeiros teve natureza de avaliação continuada, desde o seu início em 26 de agosto. Além de definir quais profissionais já estão aptos para atender a população, sob supervisão de instituições de ensino e tutoria de médicos brasileiros, esta avaliação servirá como linha de base para melhor desempenho no curso de especialização em Atenção Básica que ocorrerá ao longo dos três anos de participação do profissional no programa Mais Médicos.

Faculdade Alvorada - Instituições do DF podem oferecer transferência

Posted: 14 Sep 2013 12:37 AM PDT

faculdade-alvoradaAs instituições de educação interessadas em receber em seus cursos, por transferência, alunos vinculados à Faculdade Alvorada de Educação Física e Desporto poderão fazer adesão ao edital de chamada pública, que será publicado na segunda-feira, 16, no Diário Oficial da União. O edital faz parte das ações da Política de Transferência Assistida (PTA) do Ministério da Educação.

Educação inclusiva - Proposta de consenso já está fechada e será levada ao Senado

Posted: 13 Sep 2013 11:36 PM PDT

O Ministério da Educação, em conjunto com uma série de entidades e instituições da educação, construiu, nesta semana, uma proposta de consenso sobre a meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata do direito à educação inclusiva. O documento será apresentado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que neste momento examina o PNE.

Educação básica - MEC oferece curso para formar 8 mil conselheiros de escolas

Posted: 13 Sep 2013 11:35 PM PDT

professorComo anda a qualidade da educação das crianças, o que é preciso saber para avaliar a prestação de contas da escola, a educação integral pode atender mais estudantes no próximo ano? Para responder a dezenas de perguntas sobre o cotidiano das redes públicas de educação básica, o Ministério da Educação, em parceria com especialistas de quatro universidades federais, criou um curso de formação de conselheiros de escolas.

Inpa e UniNiltonLins abrem processo seletivo para mestrado

Posted: 13 Sep 2013 11:26 PM PDT

inpa-logoO Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-AQUI), parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a Universidade Nilton Lins (UniNiltonLins), informa a abertura do processo seletivo de mestrado para 15 vagas, para ingresso no semestre letivo que iniciará em março de 2014. As inscrições serão do dia 12 de setembro a 8 de novembro de 2013.

UEPB - Departamento de Comunicação lança edital para contratação de professor substituto

Posted: 13 Sep 2013 11:23 PM PDT

O Departamento de Comunicação Social do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicou edital para seleção de professor substituto, com oferta de uma vaga para a disciplina de "Jornalismo, Linguagem Fotográfica e Cinema". As inscrições do processo seletivo acontecem de 16 a 20 de setembro, das 8h às 12h, na Secretaria do Decom, localizada no Centro de Integração Acadêmica, 3º Andar, Sala 308, em Bodocongó.

Programas de pós-graduação da UFPA abrem inscrições para seleção

Posted: 13 Sep 2013 11:21 PM PDT

Vários programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) estão lançando editais para inscrição em processos seletivos de Mestrado e Doutorado, com turmas para 2014. De acordo com o último relatório anual da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), lançado em 2012, a UFPA possui 61 Programas de Pós-Graduação (PPGs) credenciados na Coordenadoria de Capacitação de Pessoal de Nível Superior (Capes), que ofertam 86 cursos, sendo 47 de Mestrado Acadêmico, 11 de Mestrado Profissional e 28 de Doutorado.

UNIB recebe exposição. Entrada gratuita

Posted: 13 Sep 2013 11:17 PM PDT

unib-logoA Exposição Internacional de Arte "Verdade Benevolência Tolerância", que traz obras de artistas praticantes da meditação Falun DaFa pode ser vista na Universidade Ibirapuera - UNIB. Também conhecida como Falun Gong, a meditação foi criada pelo chinês Li Hongzhi, com base no budismo e no taoísmo. Praticada em mais de 100 países, é proibida na China e seus seguidores teriam sido torturados e mortos por sustentarem essa crença espiritual.

Pronatec será permanente para que o trabalhador tenha formação constante

Posted: 13 Sep 2013 08:06 AM PDT

A presidenta da República, Dilma Rousseff, disse nesta sexta-feira, 13, que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai se tornar permanente. Ela participou, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, da formatura de 2.634 alunos do Pronatec – Brasil sem Miséria. Segundo a presidenta, o Brasil precisa de ensino técnico para ser competitivo e para desenvolver a economia.

Insper abre inscrições para turma de Mestrado Profissional em Economia de 2014

Posted: 13 Sep 2013 07:06 AM PDT

O Insper está com inscrições abertas para a próxima turma do Mestrado Profissional em Economia. As inscrições vão até o dia 22 de novembro e as aulas têm início previsto para 22 de janeiro de 2014. O curso tem como objetivo formar profissionais de alta capacidade analítica com sólida base teórica e quantitativa para atuação na busca por soluções de ponta para resolução de problemas nas áreas de Economia e Finanças através da aplicação de ferramentas de modelagem econométrica e computacional.

Holanda oferece bolsa de estudos de até 32 mil Euros para Brasileiros

Posted: 13 Sep 2013 07:03 AM PDT

studyinhollandO Nuffic Neso Brazil, escritório de representação oficial do ensino superior holandês no Brasil, lançou nessa terça-feira (10/09) o Orange Tulip Scholarship Programme 2014 (OTS), programa que concede bolsas de pós-graduação integrais e parciais em diversas universidades holandesas exclusivamente para estudantes Brasileiros. Existem bolsas de diversos valores e o benefício mais alto chega a 32.500 Euros por ano, valor custeado pelas próprias instituições holandesas.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida