sábado, 11 de maio de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Atenção: não dê dinheiro aos ricos. Isso os torna vagabundos



BRASIL! BRASIL!


Posted: 10 May 2013 06:08 PM PDT

Posted: 10 May 2013 06:07 PM PDT


Leonardo Sakamoto, Blog do Sakamoto

"Vou voltar a um tema que eu adoro. Considerando que a renda do capital segue estratosfericamente maior que a do trabalho e os recursos usados para o pagamento de juros são bem maiores que os aplicados em programas sociais (em todos os governos, de FHC a Dilma), fico extremamente incomodado quando ouço ou leio pessoas reclamando que "dar dinheiro aos pobres os torna vagabundos".

É engraçado que ninguém reclama do dinheiro que vai às classes mais abastadas, que investem em fundos baseados na dívida pública federal. Grosso modo, muito vai para poucos e pouco vai para muitos. E, mesmo assim, sou obrigado a ouvir pérolas quase que diariamente, reclamando dos programas de transferência de renda, não no sentido de melhorá-los, mas de extingui-los. É claro que é importante avançar na construção de "portas de saídas" para programas como o Bolsa-Família, gerando autonomia econômica. Mas a raiva com a qual essas iniciativas ainda vêm sendo tratadas por algumas pessoas me surpreende. Pessoal, supera! Não há partido político que vá se eleger com uma plataforma que cancele esses processos de transferência de renda. Isso já é política de Estado e não de governo."
Artigo Completo, ::AQUI::
Posted: 10 May 2013 05:54 PM PDT


Coronel Carlos Alberto Brilhante
Ustra (Foto: Agência Brasil)


"Ex-agente do DOI-Codi afirma que Ustra era "senhor da vida e da morte". Marival Chagas disse à Comissão Nacional da Verdade que corpos eram exibidos como troféus

Pragmatismo Político

O ex-sargento Marival Chagas, ex-servidor do DOI-Codi de São Paulo, afirmou nesta sexta-feira durante depoimento à Comissão Nacional da Verdade que o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, então capitão, comandava as torturas na repressão e era conhecido como "senhor da vida e da morte" nos porões da ditadura. Ainda segundo Marival, Ustra ordenava que os cadáveres de militantes mortos fosse exibidos como troféus a agentes da repressão dentro do DOI-Codi.


"Um capitão (Ustra) era naquela ocasião senhor da vida e da morte. Não tenho dúvida que ele torturava, porque ele circulava por pela área de interrogatório, especialmente quando tinham presos importantes sendo interrogados. Vi ele lá, por exemplo, na antessala do interrogatório, aguardando o momento de serem chamados o Wladimir Herzog e Paulo Markun", disse Marival no depoimento, que ocorre na sede da Comissão Nacional da Verdade, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília."
Matéria Completa, ::AQUI::
Posted: 10 May 2013 05:47 PM PDT
"Vários advogados dos réus do mensalão levantaram uma questão interessante em seus embargos declaratórios no Supremo. Eles mostram uma contradição de datas para a realização de um crime que teve um impacto considerável na hora de definir a pena de cada um.


Como você poderá acompanhar neste vídeo, o que se debatia em 2012 era a data em que José Dirceu havia "fechado o pacote" de R$ 20 milhões com José Carlos Martinez, presidente do PTB. 
A data correta, como se verá, era outubro de 2003. 

Mas os juízes, após diversas intervenções de Joaquim Barbosa, se convenceram que o encontro havia sido em dezembro de 2003. Não é uma questão de calendário. 

Em outubro de 2003, as leis que puniam a corrupção no país previam penas relativamente leves. A mínima era de 1 ano de prisão. A máxima, 8 anos. 

Mas, por uma iniciativa do governo Lula, em novembro daquele ano se consumou uma mudança no código penal. As penas foram agravadas. A pena mínima tornou-se de 2 anos. A máxima, 12 anos. 

Basta reparar que era um erro muito fácil de ser evitado.
Mais informações »
Posted: 10 May 2013 05:02 PM PDT


O espanto. Barbosa denuncia a falta de
pluralismo da mídia e o racismo reinante
nas redações e fora delas. Acredita mesmo
no que afirma. Foto: Nelson Jr./ SCO/ STF
"Joaquim Barbosa me surpreende, meus irônicos botões pedem que não me apresse



Surpresa. Espanto, até, colheu-me no fim da semana passada. Na sexta 3 de maio, ao participar de um evento sobre liberdade de imprensa, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, herói da mídia nativa, voltou-se contra quem o elevou à glória das páginas impressas. Não se deu por satisfeito: também condenou o racismo reinante no Brasil, de várias formas e maneiras.

Em San José da Costa Rica, onde se realizou o congresso promovido pela Unesco, ao longo de um discurso pronunciado em inglês, o ministro Barbosa disse coisas que melhor caberiam neste meu espaço semanal. Comentaram meus irônicos botões: "O homem roubou-lhe a fala". Segundo Barbosa, os três jornalões brasileiros, Estadão, Folha e Globo, pecam pela "falta de pluralismo" e pela "fraca diversidade política e ideológica".
Mais informações »
Posted: 10 May 2013 04:30 PM PDT


"Marival Chaves, ex-sargento e servidor do centro de tortura, revela à Comissão da Verdade que Ustra era 'permissivo' a atos de violência contra presos políticos; "As pessoas eram trazidas por se tratarem de figuras importantes nas organizações clandestinas, era como um troféu de vitória", declarou o militar reformado

Júlia Rabahie, da Rede Brasil Atual / Brasil 247

Em depoimento prestado nesta sexta-feira (10) à Comissão Nacional da Verdade (CNV) em Brasília, o ex-sargento e servidor do Destacamento de Operações Internas do Centro de Informações de Defesa Interna do II Exército de São Paulo (DOI-Codi/SP), Marival Chaves, afirmou que após presos políticos da ditadura (1964-85) serem mortos e torturados nos chamados centros clandestinos de tortura – aqueles que estavam fora do aparato oficial de repressão – por agentes do Estado, seus corpos eram levados para o DOI-Codi de São Paulo para serem expostos aos oficiais do Exército. Chaves trabalhou do DOI-Codi entre 1973 e 1974.
Mais informações »

Posted: 10 May 2013 09:23 AM PDT

Posted: 10 May 2013 09:22 AM PDT


Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho

'Sem muitas firulas nem grandes novidades em relação aos anteriores produzidos por João Santana, o programa de televisão do PT apresentado na noite de quinta-feira já revelou, com um ano e meio de antecedência, quais vão ser as linhas centrais do discurso da presidente Dilma Rousseff na campanha da sucessão.

No formato "dois em um", Santana celebrou ao mesmo tempo, com números e depoimentos de cidadãos beneficiados pelos programas sociais, as dez principais conquistas dos dez anos do partido no poder, e destacou as prioridades de Dilma para o próximo mandato que deve disputar em 2014.
Mais informações »

Posted: 10 May 2013 09:10 AM PDT
Luciano Martins Costa, Observatório daImprensa

'O deputado e pastor Marco Feliciano, que se tornou uma celebridade ao levar para o Conselho de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados suas ideias arcaicas sobre direitos de minorias, volta ao noticiário por conta de suas relações com outro religioso, Marcos Pereira da Silva, que acaba de ir para a cadeia.

O pastor Marcos Pereira da Silva é presidente da igreja denominada Assembleia de Deus dos Últimos Dias, com sede no Rio de Janeiro. Pesam contra ele denúncias de associação com traficantes de drogas, homicídios e violência sexual contra seguidoras de sua organização. Os jornais divergem quanto ao número de mulheres que teriam sido estupradas pelo sacerdote. Segundo o Estado de S.Paulo, ele teria abusado de seis fiéis, usando a alegação de que elas estariam possuídas pelo diabo e que o ato sexual as libertaria. Na versão da Folha de S. Paulo, foram quatro as vítimas e, segundo o Globo, os depoimentos colhidos em um ano de investigações identificam pelo menos 26 casos.
Mais informações »

Posted: 10 May 2013 07:58 AM PDT


"Durante almoço com a presidente Dilma nesta quinta-feira, ex-presidente muda discurso e começa a trabalhar com a hipótese de que o governador de Pernambuco pode desistir da candidatura à presidência em 2014; tese tem como base a ausência do presidente do PSB depois de meses de exposição com críticas ao governo em discursos e até na TV; Eduardo Campos nega qualquer mudança no comportamento: "Estou fazendo o que sempre fiz"

Brasil 247

O ex-presidente Lula parece estar reavaliando a ideia de que a candidatura de Eduardo Campos não tem volta ou ao menos que seria difícil de ser revertida. Nesta quinta-feira 9, durante conversa com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, o cacique petista afirmou ainda considerar a hipótese de desistência do governador de Pernambuco a uma disputa contra Dilma ao Planalto em 2014."
Matéria Completa, ::AQUI::
Posted: 10 May 2013 06:17 AM PDT


Vitor Abdala, Agência Brasil

"A primeira prévia de maio do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou uma inflação de 0,03%. O resultado aponta para uma queda em relação ao mês de abril, que registrou taxa de 0,42% na primeira prévia. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), em 12 meses, o IGP-M acumula alta de 6,24%.

Os três subíndices que compõem o IGP-M apresentaram decréscimos na primeira prévia de maio. O destaque ficou com os preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, que tiveram uma queda de 0,17% em maio. Em abril, havia sido registrado um aumento de 0,38% nos preços.

Entre os itens que contribuíram para a deflação (queda de preços) do atacado estão os alimentos in natura (-3,8%), combustíveis e lubrificantes (-0,32%) e matérias-primas como laranjas (-16,06%), aves (-7,93%) e cana-de-açúcar (-2,34%).

O Índice de Preços ao Consumidor caiu de 0,43% em abril para 0,31% em maio. A principal contribuição partiu dos alimentos, cuja taxa de inflação passou de 0,84% para 0,07% no período. Mais cinco classes de despesa tiveram queda na taxa: transportes, habitação, comunicação, despesas diversas e educação.

O Índice Nacional de Custo da Construção teve a queda mais moderada entre os três subíndices, ao passar de uma taxa de 0,67% em abril para 0,66% em maio."
Posted: 10 May 2013 06:11 AM PDT


"Jornal comandado por João Roberto Marinho diz que a inflação persiste, que o governo deve fazer escolhas e que manter o mercado de trabalho aquecido é uma "tentação" a ser evitada

Brasil 247

O Globo quer desemprego. E explicitou seu desejo em editorial publicado nesta sexta-feira, em que comenta a "persistência da inflação". Leia abaixo:

A persistência da inflação

Na visão otimista de Brasília, a inflação, depois de ultrapassar o limite superior da meta (6,5%), com 6,59%, recuará. De fato, mas o 0,55% do IPCA de abril veio acima das previsões, subiu em relação a março (0,47%) e, assim, o índice em 12 meses recuou menos que o esperado, estacionando na fronteira dos 6,49%. O centro da meta, de 4,5%, continua distante, e as melhores expectativas apontam para um índice pouco acima de 5% este ano, ainda alto.

O Banco Central saiu da letargia na última reunião do Copom, elevou os juros básicos (Selic) em 0,25 ponto, para 7,5%, por não desconhecer como a persistência de uma inflação elevada, numa economia ainda bastante indexada, pode deteriorar as expectativas e manter os preços sob pressão."
Artigo Completo, ::AQUI::
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 





Via ]Email: Planeta Universitário: Professores atentos à mudança no Enem


Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 11 May 2013 01:46 AM PDT
O Ministério da Educação (MEC) informou que os candidatos que produzirem textos que fogem completamente ao tema da redação 2013 receberão nota zero e que os erros gramaticais serão tolerados apenas em determinados casos. Segundo o MEC, o corretor que der nota máxima em uma redação com algum deslize na escrita terá que se justificar. No entanto, há professores que acreditam que esta não seja a melhor forma de avaliação. Já que, segundo eles, são muitas redações para serem corrigidas e erros não representam, necessariamente, textos ruins.
Posted: 11 May 2013 01:45 AM PDT
A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) produziu um livro que conta sua história desde a ideia de sua concepção, no começo dos anos 1990, em Euclides da Cunha Paulista, no Pontal do Paranapanema. Também apresenta as realizações e a evolução das políticas públicas para o campo. A série de lançamentos começou em São Paulo e teve continuidade nesta sexta-feira (10) na regional do Itesp para o público de servidores e agricultores assentados.
Posted: 11 May 2013 01:43 AM PDT
A quinta edição da feira UniCarreira promete movimentar as cinco unidades da UniCarioca nos próximos dias 16 e 17 de maio. Nestes dias, seus cinco campi abrigarão palestras sobre os mais variados mercados (programação em www.unicarioca.br) e empresas de diferentes setores — como Mercatto, Stefanini, Sescon-RJ, Grupo Seven, entre outras empresas com foco em Recrutamento e Seleção como CIEE e Mudes — estarão representadas em stands, onde universitários e recém-formados poderão se candidatar a vagas de estágios e empregos.
Posted: 11 May 2013 01:40 AM PDT
Estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de São Paulo (USP) desenvolvem tratamentos de controle e redução da obesidade a partir da combinação de exercícios físicos e terapia de luz, conhecido como fototerapia. O projeto "Novas Perspectivas Terapêuticas na Obesidade" é coordenado pelos professores Nivaldo Parizotto do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar e Vanderlei Bagnato do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP).
Posted: 11 May 2013 01:24 AM PDT
Os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação vão criar a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que já deverá estar funcionando no prazo de um mês. O objetivo da entidade será fomentar projetos de cooperação entre empresas nacionais e instituições de pesquisa e desenvolvimento, para a criação de produtos e processos inovadores. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) será parceira do governo na criação da entidade.
Posted: 10 May 2013 11:38 PM PDT
svezia bandieraDivulgado nesta sexta-feira, 10, o resultado do edital n° 52, fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Swedish Foundation for International Cooperation in Research and Higher Education (STINT). Foram selecionados sete projetos de cooperação científica entre Brasil e Suécia.
Posted: 10 May 2013 11:35 PM PDT
norvegia bandieraA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 10, o resultado do edital n° 53/2012, referente ao programa de parceria entre a Capes e o Norwegian Center for International Cooperation in Education (SIU). Foram selecionados oito projetos conjuntos de pesquisa entre o Brasil e a Noruega.
Posted: 10 May 2013 11:30 PM PDT
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou, no dia 9 de maio, 27 exemplos de boas redações produzidas no vestibular para a USP. Elas podem ser conferidas neste link. As melhores redações do exame do ano anterior são divulgadas anualmente pela instituição e serve de base para quem irá prestar o vestibular no próximo ano. Mais informações: (11) 3093-2300, site www.fuvest.br. Da Agência USP de Notícias
Posted: 10 May 2013 11:27 PM PDT
O Programa de Master of Laws (LL.M.) da PUC Minas está com inscrições abertas até 9 de agosto, pela internet no www.pucminas.br/iec/masteroflaws. Neste semestre, são oferecidos os cursos Direito Tributário; e Direito Societário e Empresarial, ofertados pela primeira vez em Belo Horizonte. As aulas acontecerão no novo espaço da PUC, na Savassi (Edifício Soinco – Business Center, Rua dos Inconfidentes, n° 911, Savassi), Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Posted: 10 May 2013 11:25 PM PDT
O Professor Rogério Lemer, do Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia (IP) da USP, é um dos premiados na categoria Profissional do Prêmio César Ades, oferecido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Mais de 150 trabalhos, de todos os estados brasileiros, foram inscritos no concurso, que registrou o maior número de concorrentes na história de premiações do CFP.
Posted: 10 May 2013 12:30 PM PDT
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lança nesta sexta-feira, 10, o novo Programa Capes/CNPEM que irá induzir pesquisas nas áreas de energia e materiais. A iniciativa é fruto da parceria com o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). As inscrições vão até o dia 25 de junho.
Posted: 10 May 2013 12:28 PM PDT
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 10, o edital nº 23/2013, referente ao programa Capes/DFAIT, uma parceria entre a fundação e o Ministério das Relações Exteriores e de Comércio Internacional do Canadá (DFAIT), que tem como objetivo apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e canadenses e a mobilidade acadêmica em nível de doutorado-sanduíche.
Posted: 10 May 2013 10:12 AM PDT
fase-logoA Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) realiza a partir de segunda-feira (13) a quarta turma do curso de extensão em Princípios Básicos de Oncologia. Serão oito aulas até o dia 28 de maio. O curso é destinado a alunos a partir do quarto ano de Medicina e a inscrição custa R$ 20 e 1 kg de alimento não perecível, que será doado para a Associação dos Pacientes Oncológicos de Petrópolis (APPO).
Posted: 10 May 2013 10:10 AM PDT
O Instituto Federal de Mato Grosso, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPES) lançou nesta sexta-feira, dia 10 de maio, o edital nº 034/2013 de seleção de Projetos de Pesquisa para a concessão de bolsas de Iniciação Científica nos programas PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq e IC FAPEMAT. As bolsas de Iniciação Científica tem como principal objetivo despertar a vocação científica e contribuir para a inserção de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
Posted: 10 May 2013 07:41 AM PDT
O Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead−UFRJ) oferece o curso de MBA Executivo, que dá aos alunos a oportunidade de se tornarem aptos a conversar sobre gestão em qualquer nível e com qualquer pessoa. Em 11 meses, os participantes tomam conhecimento de modernas técnicas de administração e têm a oportunidade de aprimorar a capacidade de gerenciar sob pressão, tomar decisões e estabelecer prioridades, confrontar opiniões, pontos de vista e experiências profissionais.
Posted: 10 May 2013 06:34 AM PDT
FAAT-logoDando início a XVII Jornada de Palestras e Estudos Universitários da FAAT, na próxima segunda-feira, dia 13, será realizada a abertura da Semana Jurídica. O evento reunirá renomados palestrantes que irão abordar temas em destaque na atualidade. Dr. Protógenes Queiroz, deputado federal (SP) e delegado licenciado da Polícia Federal é o convidado da palestra inaugural com o tema “Combate ao crack”.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida