sábado, 6 de julho de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Depois da insônia das ruas, a tramoia da direita e do capital


BRASIL! BRASIL!


Depois da insônia das ruas, a tramoia da direita e do capital

Posted: 05 Jul 2013 06:11 PM PDT


"A história é pródiga professora. Através dela conhecemos as consequências trágicas quando a divisão da esquerda e o sectarismo foram postos acima de exigências históricas e estratégicas. Também é preciso olhar para o que ocorreu em 2005. Agora, o momento pede fortalecimento do governo Dilma a partir da arena pública; fora dela a direita nos devora. Por Jeferson Miola

Jeferson Miola, Carta Maior

Os véus foram removidos; as máscaras que cobriam as reais intenções da mídia e da direita foram sacadas, e o jogo conspirativo finalmente está desnudo. Para a direita, as manifestações multitudinárias que deixaram as ruas brasileiras insones durante o mês de junho já cumpriram seu papel. Doravante, as ruas não precisam e, sobretudo, não devem ser ouvidas, porque atingiram o objetivo de "derreter Dilma".
Mais informações »

Dr. Barbosa não dominou muito bem o fato

Posted: 05 Jul 2013 05:58 PM PDT


Fernando Brito, Tijolaço

"O Ministro Joaquim Barbosa não pode ser crucificado antes que tenha o direito de explicar as informações – que explodiram na rede, mas não nos jornais impressos, hoje.

Sua Excelência talvez não tivesse o domínio do fato, ou das consequências do fato, de usar uma passagem paga com o dinheiro público para um final de semana no Rio. Talvez isso seja legal, afinal de contas.

Igualmente, o Dr. Barbosa pode não ter se dado conta de que assistir o jogo no camarote dos globais Luciano Huck e Angélica -será que era pessoal ou da emissora? – possa ser compreendido como uma intimidade pouco recomendável ao presidente de um Poder da República, ainda mais quando este dá lições – justas – de austeridade a torto e a direito.

O argumento de que seu filho é contratado de Huck é pequeno, perto disso. E aliás, o Dr. Barbosa é habitué do camarote, no qual já assistiu ao amistoso Brasil e Inglaterra, na reabertura do Maracanã, como você vê na foto do UOL.
Afinal, o Dr. Barbosa não é chegado a mordomias, com toda a razão, não é?

Sobretudo, talvez o Dr. Barbosa não tenha previsto que ele próprio pudesse ser vítima de uma acusação lançada assim ao país, como fato indominável, sem direito de uma explicação ou análise ponderada.

Ou que não creia na famosa cítara jurídica de que a honra é como um baú de penas que, aberto ao vento, não há como reparar.

Ou daquela outra, sobre a mulher de César."

Protestos mostram esgotamento da democracia parlamentar liberal, defende Safatle

Posted: 05 Jul 2013 05:45 PM PDT


As manifestações que se espalharam pelo Brasil
nas últimas semanas demonstram um esgotamento
do modelo de democracia parlamentar liberal,
segundo Safatle

"Filósofo e colunista de CartaCapital afirma que partidos não devem deter o monopólio da estrutura de representação social do País

Gabriel Bonis, CartaCapital

As manifestações que se espalharam pelo Brasil nas últimas semanas demonstram um esgotamento do modelo de democracia parlamentar liberal, segundo o filósofo Vladimir Safatle, colunista de CartaCapital e professor da Universidade de São Paulo. "As pessoas não se sentem mais representadas. Isso é algo global. Aparece em vários locais do mundo, até da mesma maneira em relação aos partidos políticos e à imprensa", diz, em entrevista para um documentário sobre os protestos produzido pelo site de CartaCapital, com lançamento previsto para as próximas semanas.
Segundo o filósofo, os movimentos que tomaram às ruas do País estão apenas começando suas ações e as pessoas voltarão às ruas sempre que precisarem defender causas relevantes.
Mais informações »

Protógenes quer CPI para investigar fraude fiscal da Rede Globo

Posted: 05 Jul 2013 05:21 PM PDT


"O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) diz serem graves as informações que recebeu sobre sonegações fiscais cometidas pela Rede Globo. Recentemente, documentos vazados na internet divulgaram que a empresa teria sonegado um total de R$183,14 milhões da Receita Federal. O delegado recebeu os documentos de manifestantes que protestavam contra a emissora no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (4) e disse que fará investigação sobre o assunto no Congresso Nacional.

Vermelho / R7

"Pode-se partir até para uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) como outro tipo de investigação. Do meu conhecimento, já existem alguns procedimentos investigativos. Se eles não estiverem tendo seu tratamento a altura da gravidade do que se apura, é evidente que tem de ter uma investigação maior por parte do Parlamento brasileiro", disse o parlamentar em matéria publicada pelo R7.
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 05 Jul 2013 09:23 AM PDT


Dilma, abre os olhos

Posted: 05 Jul 2013 09:22 AM PDT


Pergunta. Presidenta, o ministro Paulo Bernado
milita mesmo no PT? / AFP

"Convém entender que a maioria dos manifestantes de junho lê e ouve a mídia nativa, grande e infatigável acusadora do governo


A presidenta Dilma cai na preferência popular e, segundo a última pesquisa Datafolha, hoje não se reelegeria no primeiro turno. Consequência da onda de protestos que rolou nas ruas do País? Certo é que a pesquisa em questão foi realizada enquanto os movimentos galopavam.

Na segunda-feira 1º de julho, no decorrer de uma reunião do governo, a presidenta anunciou a decisão de manter contato mais estreito com a mídia por meio de entrevistas coletivas. Reação compreensível, medida acertada. Tal é a forma correta de fazer conhecer realizações e propósitos governistas e de aprofundar a compreensão da personalidade presidencial. Dilma se expõe e se habilita a ganhar com isso.
Mais informações »

Oposição quer democracia sem povo

Posted: 05 Jul 2013 08:58 AM PDT


'Como historicamente acontece desde que o Brasil é Brasil, as elites econômicas sempre tiveram grande desprezo pelo povo. Hoje essas carcomidas elites são defendidas e representadas pela oposição conservadora de direita – PSDB, DEMO e PPS.

Messias Pontes, Vermelho

A velha mídia conservadora, venal e golpista que funciona e até já se declarou como o principal partido de oposição, se encarrega de difundir as ideias mais atrasadas. Ela não aceita, em hipótese alguma, que o povo seja protagonista da sua própria história.

Na manhã de ontem a presidenta Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso Nacional as sugestões de temas para a formulação do plebiscito sobre a reforma política que as forças vivas da Nação estão a exigir: a forma de financiamento das campanhas eleitorais, do sistema eleitoral, a possibilidade do fim da suplência de senador, a manutenção ou não das coligações partidárias e o fim do voto secreto nas votações do Congresso.
Mais informações »

Os corruptores serão punidos?

Posted: 05 Jul 2013 07:57 AM PDT


Altamiro Borges, Blog do Miro

"O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (4) um projeto que impõe multa de até R$ 60 milhões às empresas que praticarem atos de corrupção contra a administração pública – como fraudar licitações ou oferecer propinas aos servidores. A proposta tramitava no Congresso Nacional desde 2010 e só foi desenterrada devido aos protestos populares que agitam o país. O próprio relator do projeto, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), reconheceu que "a voz das ruas" acelerou a sua aprovação. "Que bom ouvir o brado das ruas. É pela vontade do povo que uma sociedade evolui. É isso que temos presenciado nas últimas semanas para o espanto de alguns, mas para o bem da maioria", discursou.
Mais informações »

Eles defendem a vinda de médicos estrangeiros para os rincões do País

Posted: 05 Jul 2013 06:45 AM PDT


"Nossos médicos não são bons clínicos e se baseiam só em exames. Não dá para equipar um hospital no interior com tantos equipamentos", diz doutor em Saúde

Último Segundo

De sua casa em Araguaína, interior de Tocantins, Eduardo Medrado, cirurgião geral aposentado de 67 anos, observa a polêmica da vinda dos médicos estrangeiros ao Brasil com atenção.

Em 1995, então secretário estadual de Saúde, ele firmou um acordo com Cuba para trazer médicos cubanos para o interior do Tocantins.

"A ideia inicial era 'importar' 200 médicos, mas, no fim, vieram 90 médicos distribuídos em várias etapas entre 1995 e 2002", diz.
"Foi uma experiência muito boa. O médico cubano tinha formação socialista. Aqui no Tocantins a maioria das casas era de palha. Qual é o médico brasileiro, de classe média, que vai querer morar numa casa de palha?", questiona Medrado, com uma leve risada.

Marco Aurélio da Rosa, doutor em Educação e Saúde pela Universidade de Sorbonne, na França, e com pós-doutorado na Universidade de Bologna, Itália, também é favorável à vinda de cubanos para os rincões do País. Para ele a questão não se resume apenas à falta de interesse dos profissionais brasileiros em irem para o interior, mas está relacionada principalmente com a má formação do médicos no Brasil."
Matéria Completa, ::AQUI::

IPCA de junho, índice oficial de inflação, diminui em relação a maio: chegou a 0,26%

Posted: 05 Jul 2013 06:06 AM PDT


Vinicius Lisboa, Agência Brasil

"O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, atingiu 0,26% em junho, índice que representa 0,11 ponto percentual abaixo da taxa de maio, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em junho do ano passado, a inflação chegou a 0,08%. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país.

No acumulado do ano, o índice chega a 3,15%. Nos últimos doze meses, a taxa chegou a 6,7%, índice 0,2 ponto percentual maior que o do ano encerrado em maio.'

Barbosa: filho na Globo e viagens pagas pelo STF

Posted: 05 Jul 2013 06:00 AM PDT


"Felipe Barbosa, filho do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, foi contratado pela Globo; ele atua no programa Caldeirão do Huck, do apresentador Luciano Huck; no fim de semana, Barbosa viajou, com recursos do Supremo Tribunal Federal, para assistir a um jogo da seleção brasileira no camarote de Huck e de sua esposa Angélica; cogitado como presidenciável, Barbosa não tem demonstrado o mesmo rigor que cobra dos outros na sua vida pessoal


O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tem um filho, Felipe Barbosa, que acaba de ser contratado pela Rede Globo. É o que informa a jornalista Keila Jimenez, da coluna Outro Canal, da Folha. Leia abaixo:

Reforço O mais novo contratado da produção do "Caldeirão do Huck" (Globo) é Felipe Barbosa, filho do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa.

Reforço 2 A Globo e fontes na produção da atração negaram para a coluna a recente contratação do rapaz. Disseram que ele foi apenas fazer uma visita ao Projac, no Rio.

Reforço 3 Mais tarde, a emissora confirmou que Felipe fora mesmo contratado para um trabalho de pesquisa temporário no programa de Luciano Huck. O jovem é formado em comunicação social.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Via Email: Planeta Universitário : ProUni 2013/2 - Primeira chamada encerra as matrículas nesta segunda-feira


Link to PlanetaUniversitário.com

Abertas as inscrições para a 9ª Edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Posted: 05 Jul 2013 11:29 AM PDT

As inscrições para a nona edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero estão abertas até 30 de setembro, pela internet. Este ano, redações, artigos científicos e projetos pedagógicos escolares devem ser baseados em questões de igualdade de condições entre mulheres e homens. A iniciativa tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão crítica sobre as desigualdades.

ProUni 2013/2 - Primeira chamada encerra as matrículas nesta segunda-feira

Posted: 05 Jul 2013 11:26 AM PDT

Os convocados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação têm somente até segunda-feira, 8, para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição e providenciar a matrícula na respectiva instituição de educação superior. Se for o caso, pode participar de seleção própria da instituição. O resultado da segunda chamada está previsto para o dia 16 próximo. O estudante terá até o dia 22 para comprovar as informações e providenciar a matrícula.

Feevale realiza viagem de estudos para a Alemanha voltada à área do Direito

Posted: 05 Jul 2013 10:33 AM PDT

Para quem busca uma oportunidade de conhecer o ambiente universitário de instituição na Alemanha, além de visitar importantes cidades e ter contato com projetos ambientais desenvolvidos no país, esta é a chance de participar da viagem de estudos, realizada pela Universidade Feevale. A segunda edição da História, direito e meio ambiente, acontecerá entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro, e podem participar acadêmicos de Direito, professores, graduados, pós-graduados, profissionais da área e comunidade externa.

UPF divulga 2ª chamada do Vestibular de Inverno 2013

Posted: 05 Jul 2013 10:28 AM PDT

A Universidade de Passo Fundo (UPF) divulga a segunda chamada do Vestibular de Inverno 2013. Os aprovados podem ser conhecidos no link https://secure.upf.br/apps/vestibular/listao.php. As matrículas dos candidatos aprovados em segunda chamada devem ser realizadas no dia 8 de julho, das 8h30min às 17 horas, no Campus I, na Central de Atendimento ao Aluno, ou no campus onde o candidato prestou vestibular. Confira todos os detalhes em www.vestibular.upf.br.

Unicesumar oferece vestibular agendado inverno 2013

Posted: 05 Jul 2013 06:08 AM PDT

unicesumar logoA Unicesumar oferece às pessoas que têm pressa de começar os estudos a oportunidade de ingressar para a faculdade ainda nesta metade do ano. Para atender a essa demanda, a instituição realiza vestibulares agendados nos próximos dias 7, 9, 11 e 14 de julho. São oferecidas 400 vagas nos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

SiSU 2013/2 - Convocado na 2ª chamada deve fazer inscrição até terça-feira

Posted: 05 Jul 2013 06:01 AM PDT

sisu-logoOs candidatos selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação devem fazer a matrícula até terça-feira, 9. O estudante deve verificar, na instituição de ensino que o convocou, o local, horário e procedimentos para a matrícula. O candidato que venha a ficar fora das duas chamadas pode aderir, até o dia 12 próximo, à lista de espera do sistema. A convocação dos selecionados integrantes da lista, de acordo com o cronograma, ocorrerá no dia 17.

Nobel de Física apresenta dados inéditos em conferência internacional

Posted: 05 Jul 2013 03:48 AM PDT

Samuel TingO Rio de Janeiro sedia a Conferência Internacional sobre Raios Cósmicos (ICRC, na sigla em inglês), que, pela primeira vez que a ICRC acontece na América do Sul. Até o dia 9 de julho, ela estará sendo realizada no Centro de Convenções Sul América (Cidade Nova, Centro). Um dos destaques do evento será a participação do físico americano e Nobel de Física de 1976 Samuel Ting, que apresentará, no domingo, 7 de julho,
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida