quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Oposição cobra ética de maneira hipócrita, diz ministro das Comunicações

BRASIL! BRASIL!



Charge do Bessinha

Posted: 05 Aug 2014 05:36 PM PDT


Oposição cobra ética de maneira hipócrita, diz ministro das Comunicações

Posted: 05 Aug 2014 05:35 PM PDT


Jornal GGN

"Em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar (SBT), o ministro das Comunicações Paulo Bernardo disse que a oposição ao governo Dilma Rousseff e ao PT, majoritariamente encabeçada pelo PSDB, promove uma campanha de cobrança de ética classificável como "forte e hipócrita", deixando de lado os crimes cometidos nas administrações tucanas.

Ministro do Planejamento de Lula, Paulo Bernardo afirmou que duvida "que algum governo tenha feito tantas ações para combater a corrupção [como os governos do PT no plano federal]. Criamos a CGU (Corregedoria-Geral da União)e a polícia federal foi aparelhada e teve independência que nunca teve", apontou.
Mais informações »

O mercado contra Dilma

Posted: 05 Aug 2014 05:26 PM PDT

As mudanças na Petrobras promovidas por Lula e Dilma estão na base da insatisfação
"O sistema financeiro não economiza fichas para derrotar a candidata do PT 

Carlos Drummond, CartaCapital

O ex-ministro Delfim Netto vale-se de uma comparação para explicar a democracia moderna. Ela seria resultado, diz ele, de um equilíbrio entre “as urnas e os mercados”. Um existe para corrigir o outro e formar um equilíbrio. Nas últimas duas eleições presidenciais, em 2006 e 2010, o deus “mercado” parecia resignado em aceitar o desejo soberano do voto. Embora nunca tenham gostado e provavelmente nunca venham a gostar do PT ou de qualquer outra alternativa à “esquerda”, os representantes do sistema financeiro atuaram de forma discreta naquelas disputas.

Em 2014, o cenário é bem diferente. A exemplo de 2002, quando o terrorismo financeiro virou uma arma contra Lula, os “mercados” reavivaram o apetite pela atuação política mais incisiva. Ainda não apareceu um dilmômetro, o equivalente ao lulômetro, criado para medir riscos associados à eleição do petista. Mas, se verá adiante, os analistas financeiros formularam uma equação para “precificar” as possibilidades de vitória ou derrota da atual presidenta. Composta de maneira até certo ponto pueril, a equação virou no mínimo uma diversão nas horas vagas de quem nutre obsessão por números. Ganhe Aécio Neves, vença Eduardo Campos, o importante é derrotar o PT, parece sugerir o índice da BM&FBovespa, na correlação estabelecida com as pesquisas de intenção de voto. A cada sondagem favorável à oposição, ele sobe e o inverso ocorre quando há uma recuperação de Dilma. Ou, ao menos, assim justificam as mesas de operação."
Matéria Completa, ::AQUI::

Cientistas políticos minimizam importância de programas de governo

Posted: 05 Aug 2014 05:20 PM PDT

Dilma, Aécio e Campos ainda não apresentaram os seus programas de governo, apenas diretrizes básicas (Foto: Terra)

Sérgio Rodas Oliveira, Terra Magazine


"Faltando 60 dias para o primeiro turno das eleições, nenhum dos três principais candidatos à presidência da República – Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) – apresentou o seu programa de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todos eles protocoloram junto à Corte apenas diretrizes que orientarão os planos.
No entanto, cientistas políticos ouvidos pelo Terra Magazine minimizam a importância da entrega desses documentos. De acordo com o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fábio Wanderley Reis, poucos eleitores escolhem candidatos com base nas ideias deles.
“A suposição envolvida nessa posição [de que não entregar o programa de governo prejudica o processo de escolha dos eleitores] é meio irrealista, utópica. Idealiza um eleitor, imaginando que ele decide de uma maneira racional, com base em informações que ele vai buscar e que ele sistematiza, que ele adota posições diferenciadas a respeito de diversos assuntos, e avalia até que pontos as posições dos candidatos são correspondentes às dele… isso praticamente não existe. Inclusive, muitos estudos mostram que, quando você tem identificação partidária, o que predomina é o irracionalismo total”, analisa Reis.
Mais informações »

Gilberto Carvalho: 'Democracia veio para ficar, é bom que todos entendam'

Posted: 05 Aug 2014 05:08 PM PDT

Gilberto Carvalho, em debate na Comissão de Direitos Humanos do Senado: ideia é melhorar o que já existe
"Ministro sugere a opositores que leiam decreto da Política Nacional de Participação Social (PNSP). E afirma que Interpretação ideológica do texto só interessa a quem não quer melhorar a participação

Hylda Cavalcanti, RBA

O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, tentou colocar um pingo nos is depois de todos os depoimentos que deu, nas últimas semanas, sobre a Política Nacional de Participação Social (PNPS). Carvalho repetiu, sempre no seu estilo polido, tudo o que já tinha afirmado anteriormente.

A diferença é que, desta vez, deu tom mais enfático ao pedir que os opositores à política leiam, de fato, o que diz o decreto que a institui. E, também, ao assegurar que os que se posicionam de forma contrária ao decreto querem, na verdade, reduzir a participação da sociedade na formulação de políticas públicas.
Mais informações »

Oposição quer investigar fraude em CPI que boicotou

Posted: 05 Aug 2014 04:07 PM PDT


"PSDB e DEM se negaram, em maio, a indicar representantes para preencher três vagas na CPI da Petrobras aberta no Senado; "Não vamos gastar energia com isso", disse líder do DEM, José Agripino Maia (RN); líder do PSDB, Aloysio Nunes (SP), disse que recusa era decisão política; sessões, esvaziadas, não tiveram perguntas da oposição; ontem, porém, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) entrou com ação contra oito políticos governistas e executivos da estatal após denúncia sobre fraude na CPI; hoje, presidente da CPI, Vital do Rego, deu entrada em pedido à PF para investigar se gabarito foi negociado

Brasil 247

O presidente da CPI da Petrobras do Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), pediu nesta terça-feira 5 uma investigação à Polícia Federal sobre a suspeita de que representantes da Petrobras receberam com antecedência o "gabarito" com perguntas que seriam feitas na comissão de inquérito. "Eu entreguei ofício para o diretor-geral da Polícia Federal pedindo providências. Precisamos saber se a prova (um vídeo que teria sido mostrado à revista Veja) envolve pessoas do Senado. A PF vai analisar o caso", afirmou Vital.

Em abril e maio, em meio a um impasse sobre a criação de duas CPIs da Petrobras no Congresso, os parlamentares da oposição se recusaram a indicar representantes para as três vagas reservadas ao DEM e ao PSDB na comissão formada para investigar a estatal no Senado. Diante do boicote, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), indicou os últimos nomes que faltavam, membros da oposição, para compor o colegiado, e no dia 14 de maio a CPI foi instalada na Casa.
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 05 Aug 2014 06:56 AM PDT


As “previsões” do mercado

Posted: 05 Aug 2014 06:55 AM PDT


"As análises eleitorais do setor financeiro são hoje pouco mais que exercícios do wishful thinking, quando não armações para lucrar 

Marcos Coimbra, CartaCapital

Uma das peculiaridades do momento atual é a intensa e despropositada divulgação das especulações do mercado financeiro a respeito da eleição presidencial. Quase todo dia, a mídia oposicionista faz circular prognósticos eleitorais de bancos e consultorias. E trata-os como se merecessem crédito especial. Talvez considere que nessas empresas existam especialistas notáveis da vida política brasileira, cujas opiniões e pontos de vista precisariam ser conhecidos por todos.

Sem subestimar a competência dos profissionais do mercado financeiro, é fantasia imaginar que possuam grande habilidade analítica em assuntos políticos e eleitorais. Ao contrário, a regra é que estejam improvisados circunstancialmente no papel de “analistas políticos”, o que deixarão de ser tão logo passe a eleição. Em três meses, lá estarão de volta aos afazeres que conhecem, na interpretação de cenários do agronegócio no Piauí, da indústria de calçados ou do comércio de bebidas.
Mais informações »

Bombardeios em Gaza deixaram 392 crianças mortas e 2.502 feridas, segundo Unicef

Posted: 05 Aug 2014 06:32 AM PDT

A Unicef calcula que 370 mil crianças necessitarão de ajuda psicológica para superar o trauma dos ataques
"Para chefe da entidade, o futuro das crianças em Gaza é 'desalentador'. 'Ninguém deve se surpreender se algumas crianças palestinas tomarem um caminho mais extremo', diz

Redação, RBA

Os bombardeios do exército de Israel em Gaza deixaram 392 crianças mortas e 2.502 feridas, segundo a Unicef, que calcula em 370 mil o número de menores que necessitam urgentemente de ajuda psicológica.

"A ofensiva teve um impacto catastrófico e trágico nas crianças. Se levarmos em conta o que esses números representam para a população de Gaza, é como se tivessem morrido 200 mil crianças nos Estados Unidos", afirmou Pernille Ironside, chefe da Unicef em Gaza.
Mais informações »

Petrobras desmonta a “fraude da Veja”

Posted: 05 Aug 2014 06:25 AM PDT

Altamiro Borges, Blog do Miro

"Amestrados pela revista Veja, que obrou a capa “A fraude da CPI da Petrobras”, os demotucanos seguem batendo bumbo. Eles exigem a apuração da “grave denúncia” sobre a ingerência no governo nos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito. Desta forma, tentam sair da defensiva imposta pela descoberta do “aecioporto” – o aeroporto de R$ 14 milhões construído na fazenda do titio de Aécio Neves quando ele era governador de Minas Gerais. Neste jogo de cena, de puro diversionismo, a oposição conta com a ajuda do restante da mídia, que repercute e amplifica o novo factoide da Veja. A TV Globo, que escondeu ao máximo o “aecioporto”, agora volta à ofensiva contra a presidenta Dilma Rousseff.

Como já apontou o jornalista Janio de Freitas, uma das poucas vozes críticas da Folha, “as lideranças do PSDB e do DEM ficam à espera do que a imprensa publique, para então quatro ou cinco oposicionistas palavrosos saírem com suas declarações de sempre e com os processos judiciais imaginados pelo deputado-promotor Carlos Sampaio... Não pesquisam nada, não estudam, apenas ciscam pedações de publicações para fazer escândalo”. Nesta terça-feira (5), a própria direção da Petrobras divulgou uma nota que desmonta a “fraude da Veja”.

Veja mentiu sobre a Petrobras. De novo ?

Posted: 05 Aug 2014 06:19 AM PDT

"Janio: é “o escândalo da banalidade”

Paulo Henrique Amorim, Conversa Afiada

Leia a nota oficial da Petrobras sobre a mentira do detrito sólido de maré baixa:
NOTA A IMPRENSA

Sobre a matéria intitulada “A Grande Farsa”, publicada pela revista Veja, esta semana, a Petrobras esclarece que tomou conhecimento das perguntas centrais que norteiam os trabalhos das CPI e CPMI da Petrobras, através do site do Senado Federal, nos dias 14 de maio e 02 de junho, respectivamente, onde foram publicados os planos de trabalho das referidas comissões. Nestes, além das perguntas centrais, constam também os nomes de possíveis convocados, e a relação dos documentos que servem de base para as investigações.
Mais informações »

PML: "provas fictícias ferem a democracia"

Posted: 05 Aug 2014 05:22 AM PDT


"Em novo artigo, o jornalista Paulo Moreira Leite comenta o fato de dois ativistas, Fábio Hideki Harano e Rafael Marques Lusvargh, tenham ficado 42 dias presos, acusados por um crime que não cometeram; "Para a polícia, em 2014, resta explicar uma acusação para a qual não exibe provas consistentes. Para os ativistas, cabe responder o motivo de protestos violentos". diz ele

Brasil 247

A revelação de que dois ativistas presos em São Paulo (leia aqui) não portavam explosivos motivou uma análise do jornalista Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília, sobre o impacto de prisões ilegais, à margem da lei, no processo democrático.

Leia abaixo o artigo publicado em seu blog:

Provas fictícias prejudicam democracia. Violência também


O reporter Giba Bergamim Jr revela na Folha de hoje que dois militantes políticos passaram 43 dias na prisão, em São Paulo, sem que se tenha provas de que portavam explosivos para produzir atentados violentos. A descoberta confirma aquilo que se suspeitava: a polícia do governador Geraldo Alckmin investe pesado na criminalização dos movimentos sociais, em ações que foram do Pinheirinho aos protestos de junho de 2013, quando a brutalidade da PM paulista ajudou a transfomar uma luta legítima pela redução da passagem de ônibus numa semi-insurreição popular em escala nacional.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Via Email: Planeta Universitário: Brasil conquista 24 medalhas em mundial de Matemática


Planeta Universitário

Link to PlanetaUniversitário.com

Pesquisa demonstra efeito de campo magnético efetivo para a luz

Posted: 05 Aug 2014 11:28 PM PDT

Um experimento recentemente conduzido na Cornell University, nos Estados Unidos, mostrou que, a despeito de serem eletricamente neutros, os fótons podem se comportar como elétrons em presença de um campo magnético. O resultado da pesquisa, da qual participou o brasileiro Paulo Alberto Nussenzveig, acaba de ser comunicado em artigo na edição on-line da revista Nature Photonics. Nussenzveig é professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e participou do experimento em Cornell com apoio de uma bolsa de pesquisa no exterior da FAPESP.

Centro inglês reúne interessados em pesquisas sobre o Brasil

Posted: 05 Aug 2014 11:24 PM PDT

Anthony PereiraCriado em 2008 no King’s College London, no Reino Unido, o King's Brazil Institute é um centro que reúne interessados em realizar pesquisas sobre diversos aspectos do Brasil contemporâneo, como economia, política, cultura e relações internacionais. O instituto conta com cinco professores e é dirigido pelo cientista político inglês Anthony Pereira.

Brasil conquista 24 medalhas em mundial de Matemática

Posted: 05 Aug 2014 11:15 PM PDT

O Brasil conquistou 24 medalhas – duas de ouro, 12 de prata e 10 de bronze – na 21ª edição da Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC, na sigla em inglês), realizada de 29 de julho a 4 de agosto, em Blagoevgrad, na Bulgária. O evento, organizado pelo University College London em parceria com a American University in Bulgaria, é uma das maiores competições de estudantes universitários do mundo. A edição deste ano teve 324 participantes de 73 universidades de vários países.

Feira das Profissões da USP será realizada no Parque CienTec, no bairro da Água Funda

Posted: 05 Aug 2014 12:05 PM PDT

A Feira de Profissões da USP será realizada no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec), ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, de 7 a 9 de agosto de 2014. O Parque, área tradicional da Universidade, localizado no bairro da Água Funda, na zona sul de São Paulo, oferece tranquilidade e segurança aos participantes, tanto expositores como visitantes. Os estandes já estão prontos à espera das exposições programadas pelas Unidades, Institutos, Museus e demais Órgãos da USP. 

USC Officials Advance Artist Fellowships in Latin America

Posted: 05 Aug 2014 12:03 PM PDT

A new USC fellowship program that provides an opportunity for emerging artists to work in the creative capital of Los Angeles is getting a boost from a series of planned visits with top USC arts leaders, ministry of education officials and education leaders in Mexico City, São Paulo and Rio de Janeiro. USC Thornton School of Music Dean Robert A. Cutietta and USC Associate Provost Robin Romans will head to Mexico and Brazil in mid-September to promote the USC International Artist Fellowships, now in their second year,

Parceria entre UFSCar e pesquisadores alemães desenvolve nanossensores para comunicação com fibra ótica

Posted: 05 Aug 2014 12:00 PM PDT

Parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade de Würzburg, na Alemanha, aprimora a utilização de nanossensores para transmissão de dados em fibra ótica. O dispositivo possibilita o fluxo de informações com menor consumo de energia, a partir da utilização da luz e disparo de pulso elétrico. Como explica o professor Victor Lopez, do Departamento de Física (DF) da UFSCar, esses sensores são dispositivos com dimensões na escala nanométrica e propriedades mensuráveis e moduláveis, como temperatura, campos eletro-magnéticos e tensões.

Inscrições abertas para a Prova Desafios 2014 do CTC/PUC-Rio

Posted: 05 Aug 2014 07:28 AM PDT

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), por meio dos Departamentos de Física, Química e Matemática, acaba de abrir inscrições gratuitas para a prova “Desafios 2014”. A iniciativa acontece pelo sétimo ano consecutivo com o objetivo de oferecer bolsa integral aos dois melhores candidatos de cada uma das três carreiras. As três provas serão realizadas na PUC-Rio, nos dias 04 (Física e Química) e 05 (Matemática) de outubro, e as inscrições se encerram no dia 03 do mesmo mês.

Curso de Oceanografia promove viagem de estudo à estrada que liga Guaraqueçaba a Antonina

Posted: 05 Aug 2014 07:23 AM PDT

Nos próximos dias 7 e 8 de agosto, alunos do curso de Oceanografia da UFPR participam de uma saída de campo à PR 405, conhecida como Estrada da Banana, que liga Guaraqueçaba a Antonina. A viagem faz parte da optativa "Turismo e Natureza", ministrada pelo biólogo do Centro de Estudos do Mar José Claro da Fonseca Neto e pelo professor de Biologia Carlos Eduardo Belz.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida