sábado, 24 de novembro de 2012

Via Email: BRASIL! BRASIL!



BRASIL! BRASIL!


Posted: 24 Nov 2012 05:03 AM PST
Luis Nassif, Luis Nassif Online

Coluna Econômica

"No final dos anos 90 escrevi um conjunto de colunas na Folha, sobre os desvios e abusos da cobertura jornalística.

Na Abril, Roberto Civita xerocou e enviou para diretores de redação de diversas publicaçòes. No Estadão, Ruy Mesquita encaminhou cópias para o diretor de Redação Aluizio Maranhão. 

Na RBS ocorreu o mesmo processo. Na Folha, além do espaço que me davam, havia a figura do ombudsman e do Painel do Leitor permitindo algum contraponto.
Mais informações »



Posted: 23 Nov 2012 04:37 PM PST
"Na primeira entrevista em sete anos a um veículo de comunicação que não lhe pertence, bispo da Igreja Universal critica Globo e revela teor da conversa de seu último encontro com a presidente Dilma Rousseff: "Alertei a presidenta Dilma que o monopólio nas comunicações é um caminho perigoso para o País". Segundo ele, "a Igreja Universal é um pronto-socorro espiritual"



Após sete anos falando apenas com veículos da Rede Record, o bispo Edir Macedo concedeu entrevista à revista Istoé, que estampou o líder da Igreja Universal na capa de sua edição desta semana. Na entrevista, o bispo dispara contra a Globo, que, incusive, foi o tema de sua última conversa com a presidente Dilma Rousseff, durante a Olimpíada de Londres, que a Record transmitiu com exclusividade na tevê aberta. "Procuramos mostrar a ela e aos demais ministros que a democracia nos meios de comunicação, principalmente na televisão, é o melhor caminho para o Brasil. Alertei a presidenta Dilma que o monopólio nas comunicações é um caminho perigoso para o País", disse.
Mais informações »



Posted: 23 Nov 2012 03:50 PM PST
Isabela Vieira, Agência Brasil


"Consideradas as regiões mais pobres do país, o Norte o Nordeste aumentaram a contribuição no Produto Interno Bruto (PIB, que é a soma de todos os bens e serviços do país ), entre 2002 e 2010. No Norte, a participação subiu de 4,7% para 5,3% (aumento de 0,6 ponto percentual) e, no Nordeste, de 13% para 13,5% (alta de 0,5 ponto percentual).

Os dados fazem parte da pesquisa Contas Regionais do Brasil 2010, divulgada hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo, no Centro-Oeste, também houve aumento da contribuição, de 8,8%, em 2002, para 9,3%, em 2010 (elevação de 0,5 ponto percentual).

No mesmo período, diminuíram a participação no Produto Interno Bruto o Sul (de 16,9% para 16,5%, queda de 0,4 ponto percentual) e o Sudeste (56,7% para 55,4%, redução de 1,3 ponto percentual).
Mais informações »


Posted: 23 Nov 2012 03:41 PM PST


O Ginásio do Ibirapuera é um dos
imóveis colocados como garantia
aos investidores privados
"Governo de São Paulo vai 'vender' para a Companhia Paulista de Parceria o Ginásio do Ibirapuera e a Cadeia de Pinheiros, na capital, e o Parque Ecológico em Campinas



No maior projeto de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) já feito pelo governo do Estado de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai transferir para a Companhia Paulista de Parcerias (CPP) a posse de 689 imóveis públicos. Entre eles, o Ginásio do Ibirapuera e o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, em São Paulo, o Batalhão da Polícia Militar e o Parque Ecológico Emílio José Salin, em Campinas, dois institutos penais agrícolas de Bauru, o aeroporto de São Pedro, a Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Carmelino Correia, em Franca, e as sedes da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), as três em Ribeirão Preto. 
Mais informações »


Posted: 23 Nov 2012 03:23 PM PST
"O fenômeno não é fruto apenas da obsolescência tecnológica, mas, e principalmente, do anacronismo do seu modo de fazer jornalismo: "denuncismo" seletivo, perda de credibilidade, falta de agilidade, associação ao crime etc


Lula Miranda, Brasil 247

Milito na imprensa alternativa desde o começo da década de 1980, portanto lá se vão alguns bons anos – uma vida. Mas nunca imaginei, nem em meus mais delirantes sonhos típicos de um autêntico "utopista militante", que estaria vivo para ver o dia em que nós, os "do lado de cá",  experimentaríamos tamanha  pujança e iminente supremacia, como a que vislumbramos nos dias de hoje. 

Esse dia chegou. E, ainda bem,  estou vivo, atento e forte para saborear essa vitória. Mas, advirto já de saída, a fraqueza e arcaísmo da grande mídia não é condição suficiente para alicerçar e manter o êxito dos meios alternativos – até porque muitos destes ainda se deixam pautar quase que exclusivamente pelo oligopólio da mídia grande. Portanto, essa conquista só será completa quando todos os principais veículos da blogosfera tiverem competência, autonomia financeira e completa liberdade para deslanchar seus próprios projetos – sem que incorramos, mais uma vez, nos já conhecidos ciclos de pujança e penúria. 

Já somos hoje mais relevantes e atuantes que a ultrapassada grande imprensa. Os mais talentosos e valorosos estão do nosso lado.  Mas ainda falta dar mais alguns derradeiros passos. O que importa é que consolidemos essa nossa utopia – e em sua busca sigamos adiante. Sem apostar a nossa sorte na improvisação, na precariedade e no acaso. Sem descurar do profissionalismo."
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 23 Nov 2012 03:09 PM PST



Posted: 23 Nov 2012 02:33 PM PST
Altamiro Borges, Blog do Miro


"As empresas de energia elétrica, muitas delas multinacionais, declararam guerra à medida provisória do governo que reduz o preço das contas de luz no bojo da renovação das concessões públicas. Nesta campanha terrorista, elas contam com dois aliado de peso: a mídia privada e o PSDB, tendo à frente o senador Aécio Neves. Há quase um mês, o braço político-midiático destas corporações investe contra a medida, que visa baratear os custos da energia elétrica e incentivar o crescimento econômico do país.

Ontem, a presidenta Dilma Rousseff sinalizou que não pretende recuar diante da pressão. O governo reafirmou que manterá os prazos e as regras fixadas para a renovação das concessões no setor. Segundo a Folha, "num informe verbal, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República descartou qualquer negociação com o Congresso e com o setor elétrico sobre a possibilidade de abrir uma 'janela' para que as empresas que deixaram de aderir ao programa de renovação o façam depois de aprovada a MP".
Mais informações »


Posted: 23 Nov 2012 02:09 PM PST



"A presidente Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira o ato de promoção de Dalva Maria Carvalho Mendes, a primeira mulher a ser nomeada uma oficial general da Marinha, alcançando a patente de contra-almirante duas estrelas.

Nascida no Rio de Janeiro, em março de 1956, Dalva ingressou na Marinha em 1981, na primeira turma do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva. A oficial trabalhou de 1981 até 2009 no hospital Marcílio Dias, chegando ao cargo de vice-diretora.

Atualmente, ela exerce a função de diretora da policlínica Naval Nossa Senhora da Glória. Dalva ainda possui o Título Superior de Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, e as condecorações Ordem do Mérito Naval, Medalha Mérito Tamandaré e Medalha Militar com Passador de Ouro."


Posted: 23 Nov 2012 08:13 AM PST
"O setor rural brasileiro, no período entre 2003 e 2009, cresceu mais economicamente se comparado ao restante do pais. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a chamada "nova classe média", que atingia 20,6% da população rural em 2003, chegou a 35,4% dessa população em 2009 e deverá atingir a casa dos 50% em 2014, mantida a tendência atual. A renda cresceu mais nas áreas pobres rurais do que nas cidades. Os dados são do livro ˜Superação da pobreza e a nova classe média no campo˜, lançado na VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária.


Marco Aurélio Weissheimer, Carta Maior

O setor rural brasileiro, no período entre 2003 e 2009, cresceu mais economicamente se comparado ao restante do pais. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE), a chamada "nova classe média", que atingia 20,6% da população rural em 2003, chegou a 35,4% dessa população em 2009 e deverá atingir a casa dos 50% em 2014, mantida a tendência atual. A renda cresceu mais nas áreas pobres rurais do que nas cidades, assim como a renda na região Nordeste cresceu mais do que no Sudeste. Um novo estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, revela que a pobreza no campo, em comparação com as grandes cidades, caiu 16,2% entre 2009 e 2010.
Mais informações »


Posted: 23 Nov 2012 08:01 AM PST
"Devido a irregularidades trabalhistas e excesso de terceirizações, Ministério Público impede renovações e novos contratos  



A prefeitura de São Paulo está proibida de firmar novos contratos com instituições sociais que funcionam como creches conveniadas e oferecem educação infantil de forma terceirizada. Uma ação do Ministério Público do Trabalho e acatada pela justiça trabalhista de São Paulo constatou atraso de pagamento e desvio de funções dos trabalhadores das instituições e julgou que o poder público paulistano faz terceirizações em excesso.
Mais informações »


Posted: 23 Nov 2012 07:29 AM PST
Altamiro Borges, Blog do Miro


"Em sua midiática posse ontem como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) – a Globo News transmitiu toda a cerimônia e o JN deu um baita destaque –, o ministro Joaquim Barbosa afirmou que há "um grande déficit de Justiça" no Brasil e que ele aspira um Judiciário "sem firulas, floreios e rapapés" e sem "tratamento privilegiado". Seu discurso foi curto, de quinze minutos, e ele tentou aparentar mais calma, nada comparável à badalada figura do "Batman". A questão é: ele cumprirá as suas promessas da posse?
Mais informações »


Posted: 23 Nov 2012 07:19 AM PST
"Um dos mais experientes jornalistas brasileiros, Paulo Nogueira, que dirigiu Exame e Época, defende a posição do relator da CPI, Odair Cunha (PT), e prega o indiciamento de Policarpo Júnior, da revista Veja, for formação de quadrilha; ao menos uma voz se levanta contra o corporativismo na mídia



Uma voz se levanta, finalmente, contra o corporativismo na mídia. Num artigo publicada em seu blog nesta quinta-feira 22, Paulo Nogueira, um dos mais experientes jornalistas brasileiros, coloca os motivos pelos quais Policarpo Júnior, apontado como o jornalista mais próximo do contraventor Carlos Cachoeira, deveria ser indiciado pela CPI do Congresso.
Mais informações »



Posted: 23 Nov 2012 06:15 AM PST
"Imprensa e oposição atacam, em uníssono, o parecer do relator da CPMI do Cachoeira que pede o indiciamento de cinco jornalistas e sugere ao Ministério Público Federal que prossiga com as investições sobre outros sete. As alegações centrais são que a medida fere a liberdade de imprensa ou refletem o desejo de vingança do PT com seus algozes no mensalão. Uma leitura do relatório revela uma outra realidade. E uma realidade estarrecedora sobre os meandros da imprensa brasileira. A reportagem é de Najla Passos.


Najla Passos, CartaCapital

Desde que o relator da CPMI do Cachoeira, deputado Odair Costa (PT-MG), confirmou, nesta quarta (21), que irá pedir o indiciamento de cinco jornalistas no seu relatório final, imprensa e oposição passaram a atacar a medida, em uníssono, alegando ora afronto à liberdade de expressão, ora o desejo de vingança do PT contra seus algozes no "mensalão". Uma leitura do relatório revela uma outra realidade. E uma realidade estarrecedora sobre os meandros da imprensa brasileira. Os documentos falam de jornalistas vendendo sua força de trabalho ou o espaço dos veículos em que trabalham para beneficiarem uma reconhecida organização criminosa na prática de crimes. Ou então, associando-se a ela para destruir desafetos comuns dos criminosos e dos seus veículos.

O diretor da sucursal de Veja em Brasília, Policarpo Junior, é a face mais conhecida deste time. Mas o grupo é muito maior. O relatório da CPMI cita nominalmente doze jornalistas que teriam contribuído periodicamente com o esquema criminoso, e acabaram flagrados em atitudes, no mínimo, suspeitas, por meio das quebras de sigilos telefônicos, ficais e bancários dos membros da quadrilha e das empresas, de fachada ou não, que operavam em nome dela. Desses doze, pede o indiciamento de cinco, contra os quais as provas são robustas. Sugere ao Ministério Público Federal (MPF) o prosseguimento das investigações contra os outros sete, com base nos indícios já levantados pela Comissão.

Mais informações »


You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406