quarta-feira, 10 de agosto de 2011

+ 18: O Projeto, um exemplo a ser seguido

+ 18: O Projeto: "O que é o projeto?

O projeto “+ 18” é uma realização do Instituto de Juventude Contemporânea (IJC) em parceria com o Fórum de Cearense de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O intuito é que o dia “18 de Maio” (data em que organizações e poder público saem às ruas com o objetivo de mobilizar a sociedade para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil) seja expandido.

Entretanto, ainda que a data motive a mobilização dos diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de crianças e adolescentes, o IJC e o Fórum de Enfrentamento entendem que as ações de combate a exploração sexual devam ser mais permanentes e não tão episódicas. Essa é uma ação para dar visibilidade à questão por todo o ano. É um projeto que incentiva o protagonismo juvenil promovendo o combate à violência sexual contra nossas Crianças e Adolescentes.

O IJC acredita na força das Juventudes, por isso o projeto pretende canalizar esse potencial para enfrentar o problema, já que a violência sexual contra Crianças e Adolescentes é uma das conseqüências mais perversas da violação dos Direitos Humanos. Enfrentar esse problema é dever de toda a sociedade e a juventude não pode ficar fora dessa!

O projeto propõe oficinas, seminários, atividades em grupos de convivência para combater esse fenômeno social classificado como um problema de saúde publica que perpassa por todas as camadas sociais.

Diante dessa situação a sociedade não pode se calar enquanto Crianças e Adolescentes são levadas à situação de vulnerabilidade pessoal e social, perdendo o seu direito de um desenvolvimento físico e emocional saudável. O “+ 18” é mais uma forma que o IJC e o Fórum de Cearense de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes encontraram de mostrar pro mundo que a juventude pode sim transformar a realidade!

Qual é o objetivo?

A partir do fortalecimento do protagonismo juvenil no enfrentamento à violência sexual, o IJC quer dar suporte aos processos de mudança protagonizados pelos jovens. Buscamos a construção da cidadania plena das Crianças, Adolescentes e Jovens, contribuindo para o fortalecimento das organizações juvenis, da mobilização social como ferramenta na construção da dignidade humana e o pluralismo político. Com isso, é possível ampliar a capacidade crítica das/dos jovens, através do compartilhamento de saberes, desafios e aprendizados.

Levantando a bandeira do combate à violência sexual contra Crianças e Adolescentes, estamos junto às/aos adolescentes e jovens, contribuindo na sensibilização da sociedade para essa temática. Com nossas Crianças e Adolescentes protegidas hoje, teremos amanhã uma juventude saudável para usufruir de todos os seus direitos como cidadã. O maior objetivo é que os/as adolescentes e jovens envolvidos sejam multiplicadores de ações de enfrentamento, fortalecendo o Eixo de Protagonismo Juvenil no Fórum.

Quem pode participar?

O trabalho é voltado para adolescentes e jovens de organizações que compõem o Fórum Cearense de Enfrentamento a Violência Sexual. Ao todo 30 participantes, de 15 a 25 anos, residentes em Fortaleza serão escolhidos a partir de um formulário de inscrição disponível no site do IJC (www.ijc.org.br) e no blog do “+ 18” (www.ijcmais18.blogspot.com). No formulário serão levados em conta os trabalhos que os/as adolescentes e jovens desenvolvem em instituições ou grupos sociais. Após o termino das atividades, os/as participantes receberão certificação com 68h/aula de trabalhos desenvolvidos.

Pra que serve o Fórum Cearense de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes?

O Fórum Cearense de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes foi fundado em abril de 2001. É uma articulação da sociedade civil organizada, poder público e agencias de cooperação internacional. O objetivo do Fórum é mobilizar e conscientizar a sociedade sobre as políticas públicas direcionadas às nossas crianças e adolescentes no Ceará, trabalhando pela defesa e promoção dos direitos humanos e sexuais da população infanto-juvenil. Anualmente, o Fórum atua desenvolvendo ações de enfrentamento a violência sexual de Crianças e Adolescentes a partir da análise de situação, prevenção, atendimento, defesa e responsabilização, articulação e mobilização, protagonismo juvenil.

Por que 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes?

Com a intenção de convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra Crianças e Adolescentes, o dia 18 de Maio foi constituído pela Lei Federal Nº. 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu o Brasil em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de oito anos foi assassinada após ter sido violentada sexualmente por um grupo de rapazes em Vitória, no Espírito Santo. O dia é marcado pela mobilização da Sociedade e Governo pelo fim da impunidade, além da sensibilização, e visibilidade para a problemática.

Mais informações

Instituto de Juventude Contemporânea – IJC
Rua Castro e Silva, 121 – Salas 400 e 401, CEP: 60030010
www.ijcmais18.blogspot.com
forumce.violenciasexualnao@gmail.com
www.ijc.org.br
@ijconline
Fone: 32477089

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: