sábado, 24 de agosto de 2013

Via Email:BRASIL! BRASIL!: Padilha diz que não aceita preconceito contra médicos estrangeiros: 'Vamos até o fim'


BRASIL! BRASIL!


Charge do Bessinha

Posted: 23 Aug 2013 05:35 PM PDT


Marina Sai de Cena, Serra Entra

Posted: 23 Aug 2013 05:34 PM PDT

"Talvez o ex-governador deixe de ser tucano; já a candidatura da ex-ministra parece impossível

Maurício Dias, CartaCapital / Rosa dos Ventos

 Parece definida a situação de Marina Silva em relação à eleição presidencial de 2014. Como não há mais tempo hábil para cumprir as exigências legais para a Rede Sustentabilidade formalizar o registro junto ao TSE, ela não tem opção. Fica fora da competição ou, até o dia 4 de outubro, põe o pé no estribo do primeiro bonde que passar. No entanto, Marina tornou proibido falar em "plano B".

Não há espaço para ela no PSOL. Não há como retornar ao PV, com o qual rompeu após disputar a eleição de 2010 e "arrancar" quase 20 milhões de votos. Talvez ela seja bem recebida no PPS, que tem como preferência, no entanto, a adesão de José Serra, caso ele decida dar adeus ao PSDB.
Mais informações »

De Marte, os cubanos estão chegando

Posted: 23 Aug 2013 05:14 PM PDT


Urariano Mota, Direto da Redação

'Anuncia toda imprensa nos últimos dias: o governo federal voltou atrás e anunciou a contratação de 4 000 médicos cubanos. Os quatrocentos primeiros profissionais de Cuba chegam ao país no fim de semana. Eles irão suprir as vagas não preenchidas no programa Mais Médicos e virão ao país em um convênio com a Organização Panamericana de Saúde (Opas).

Opas? Opa, porque mal souberam da notícia, os quatrocentos primeiros porta-vozes da extrema-direita, ou classe média raivosa, ou médicos defensores do próprio mercado assim irmanados, chegaram aos sites de notícias com seus comentários à beira dos maiores delírios.  Tremem e temem, como se percebe, opa, nesta breve antologia do pensamento pré-histórico:
Mais informações »

Black Blocs queimam Veja e marcham rumo à Abril

Posted: 23 Aug 2013 04:45 PM PDT



"Aqui não é vandalismo, Aqui é ideologia. Todo mundo veio do trabalho para cá. Vandalismo é a fila do SUS. Vandalismo é dirigir bêbado, dirigir e matar", disse um dos participantes do protesto, que acontece em São Paulo; os manifestantes queimaram o exemplar de "Veja", que estampou em sua capa da semana passada uma reportagem sobre o movimento "black bloc" no mundo


Cerca de 50 manifestantes adeptos da tática "black bloc" ocupam uma faixa da avenida Faria Lima, em protesto rumo à Editora Abril, em São Paulo. A caminhada teve início com aproximadamente 30 pessoas, que se reuniram no Largo da Batata e queimaram um exemplar da revista "Veja". Cerca de 90 policiais militares acompanham a manifestação.

"Aqui não é vandalismo, Aqui é ideologia. Todo mundo veio do trabalho para cá. Vandalismo é a fila do SUS. Vandalismo é dirigir bêbado, dirigir e matar", disse um dos participantes do protesto. Todos estão encapuzados.

Após discutir se iria ou não falar com jornalistas, o grupo deu uma entrevista coletiva. Após a conversa, os manifestantes queimaram o exemplar de "Veja", que estampou em sua capa da semana passada uma reportagem sobre o movimento "black bloc" no mundo."

Padilha diz que não aceita preconceito contra médicos estrangeiros: 'Vamos até o fim'

Posted: 23 Aug 2013 04:41 PM PDT


A espanhola Sonia González, que deixou
Portugal para atender a população indígena
no Amazonas / Valter Campanato/Agência Brasil

"Ministro da Saúde lamenta ameaça de entidades de classe: 'Nós, médicos, quando nos formamos temos um compromisso com a vida e com a ética'. De hoje até domingo, chegam 244 profissionais

Redação, RBA

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou hoje (23) lamentar o preconceito contra médicos estrangeiros, em especial os cubanos, que chegam ao país por meio do programa Mais Médicos. "Não admitimos, e não faz parte da cultura brasileira ter preconceito com relação a qualquer país e a qualquer povo. A medicina de Cuba é reconhecida, sobretudo na atenção básica. Esse contrato do Ministério da Saúde é com a Organização Pan-americana de Saúde, ou seja, um braço da Organização Mundial de Saúde aqui nas Américas", disse, durante entrevista coletiva no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, onde ele recebeu a primeira leva de profissionais estrangeiros que vão atuar em cidades do interior do país.

Na capital chegaram 23 médicos que passarão por três semanas de treinamento para, em seguida, serem encaminhados a municípios da Amazônia. No total, entre hoje e domingo (25) chegarão 244 profissionais formados no exterior, e que se inscreveram para a primeira etapa do programa. A previsão do Ministério da Saúde é de que eles comecem a atuar em 16 de setembro.
Mais informações »

Ibope: Aprovação ao Governo Dilma sobe de 31% para 38%

Posted: 23 Aug 2013 04:34 PM PDT


"Em junho, aprovação era de 31%; opiniões de que o governo é ruim ou péssimo caíram de 31% para 24%; avaliação de que a administração é "regular" permaneceu em 37%; recuperação ocorreu principalmente no Sul e no Sudeste, onde as taxas de aprovação cresceram 12 e 11 pontos porcentuais; "protestos diminuíram de tamanho e de alvo. A presidente não está mais no foco das manifestações", afirma Marcia Cavallari, CEO do Ibope


A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) recuperou parte da aprovação perdida após as manifestações populares de junho. Pesquisa Ibope/Estado divulgada nesta sexta-feira (23), mostra que a taxa de ótimo/bom do governo cresceu de 31% para 38% desde 12 de julho. Ao mesmo tempo, as opiniões de que o governo é ruim ou péssimo caíram de 31% para 24%. A avaliação de que o governo é "regular" permaneceu em 37%. Apenas 1% não soube ou não quis responder.

A recuperação ocorreu principalmente no Sul e no Sudeste, onde as taxas de aprovação cresceram 12 e 11 pontos porcentuais, respectivamente. Para a CEO do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari, a recuperação de parte da popularidade de Dilma está relacionada ao refluxo das manifestações de rua, principalmente no Sudeste. "Os protestos diminuíram de tamanho e de alvo. A presidente não está mais no foco das manifestações", afirma Marcia. Ajudou também a melhoria de alguns indicadores econômicos, como a redução da inflação e do desemprego, e o aumento da confiança do consumidor.

Em comparação com os números divulgados pelo Datafolha há duas semanas, a aprovação ao governo foi de 36% para 38%. A pesquisa Ibope-Estado foi feita entre os dias 15 e 19 de agosto. Foram 2.002 entrevistas face a face, feitas na residência dos entrevistados. A pesquisa foi feita em 143 municípios de todas as regiões do Brasil. Sua margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%."

Índice de Confiança do Consumidor sobe 4,4% em agosto e recupera dois meses de queda

Posted: 23 Aug 2013 08:20 AM PDT


Vinícius Lisboa, Agência Brasil
 
'O índice que mede a confiança do consumidor brasileiro subiu 4,4% em agosto na comparação com julho, segundo dados divulgados hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas. Com o resultado, o ICC recuperou as perdas de junho e julho, influenciadas pelas manifestações nas capitais do país.
A alta foi a primeira desde setembro do ano passado. Neste mês, o ICC chegou a 113,1 pontos, resultado inferior ao obtido em agosto de 2012, quando o indicador registrou 120,4 pontos.

Um dos índices que compõem o ICC, o Índice da Situação Atual (ISA) havia caído 9,7% em julho, na comparação com o mês anterior. Já em agosto, a percepção dos consumidores sobre o presente melhorou 7,3%. Apesar da melhora para 117,2 pontos, o ISA continua abaixo da média dos últimos cinco anos, de 127,8 pontos.
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 23 Aug 2013 08:00 AM PDT


Siemens apontou propinas também em Energia e Saúde

Posted: 23 Aug 2013 07:56 AM PDT


"Esquema de corrupção de agentes públicos do governo de São Paulo não se limitou ao setor de transporte sobre trilhos, de acordo com denúncia da multinacional alemã; "[Esse tipo de prática] também é comum nas áreas de transmissão e distribuição de energia, geração de energia e na divisão de sistema de saúde", denunciou em carta anônima um ex-executivo da empresa, em junho de 2008; informações levaram a investigações sem precedentes no Cade; apesar de a denúncia não citar nomes ou esferas de governo, será que os governantes tucanos continuarão a afirmar que nada sabiam, como fez Geraldo Alckmin?


O esquema de propina a autoridades do governo de São Paulo e do Distrito Federal não se limitava ao setor de transporte sobre trilhos, de acordo com denúncias da Siemens. A multinacional alemã, que revelou práticas de corrupção em licitações do Metrô e trens, também apontou formações de cartel em outras duas áreas pelas quais a empresa trabalhava diretamente com o governo.
Mais informações »

A história dos ativistas Black Bloc no Brasil e no mundo

Posted: 23 Aug 2013 06:41 AM PDT


Black Bloc: "Fazemos o que os outros não têm coragem de fazer" (Foto: Flickr.com/nofutureface)

"Black Bloc: "Fazemos o que os outros não têm coragem de fazer". Ativistas afirmam não temer o confronto com a polícia e defendem a destruição de "alvos capitalistas". Conheça a história e a forma de luta que se popularizou com o movimento antiglobalização e ganha destaque no Brasil

Paulo Cezar Monteiro, Revista Fórum / Pragmatismo Político

"Os ativistas Black Bloc não são manifestantes, eles não estão lá para protestar. Eles estão lá para promover uma intervenção direta contra os mecanismos de opressão, suas ações são concebidas para causar danos às instituições opressivas." É dessa forma que a estratégia de ação do grupo que vem ganhando notoriedade devido às manifestações no País é definida por um vídeo, divulgado pela página do Facebook "Black Bloc Brasil", que explica parte das motivações e forma de pensar dos seus adeptos.

A ação, ou estratégia de luta, pode ser reconhecida em grupos de pessoas vestidas de preto, com máscaras ou faixas cobrindo os rostos. Durante os protestos, eles andam sempre juntos e, usualmente, atacam de maneira agressiva bancos, grandes corporações ou qualquer outro símbolo das instituições Eles afirmam não temer o confronto com a polícia e defendem a destruição de "alvos capitalistas". Conheça a história e a forma de luta que se popularizou com o movimento antiglobalização e ganha destaque no Brasil "capitalistas e opressoras", além de, caso julguem necessário, resistirem ou contra-atacarem intervenções policiais.
Mais informações »

Procurador durão fica manso contra Matarazzo

Posted: 23 Aug 2013 06:05 AM PDT


"Rodrigo de Grandis, que ganhou notoriedade na Operação Satiagraha, não quis indiciar o vereador Andrea Matarazzo, apontado pela Alstom como beneficiário de propinas milionárias, embora até mesmo um ex-tesoureiro tucano tenha confirmado sua participação na arrecadação do caixa dois de FHC em 1998; para o ex-ministro José Dirceu, cautela atual de De Grandis contradiz sua atuação anterior e ele deveria se declarar suspeito no caso


O procurador Rodrigo de Grandis, que se tornou nacionalmente conhecido durante a Operação Satiagraha, que prendeu duas vezes o banqueiro Daniel Dantas, não quis denunciar o vereador tucano Andrea Matarazzo, a despeito do indiciamento proposto pela Polícia Federal.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Via Email: Planeta Universitário: PUCRS cria núcleo de estudos para disseminar cultura afro-brasileira e indígena


Link to PlanetaUniversitário.com

Celso Lisboa organiza semana em homenagem ao profissional de Educação Física

Posted: 23 Aug 2013 02:49 PM PDT

ucl-logoO Centro Universitário Celso Lisboa organizou uma semana cheia de atividades para comemorar o dia do profissional de Educação Física, que será no domingo, dia 1. A semana começa com um torneio de Koferbol entre os alunos de Educação Física na segunda-feira. O esporte é uma mistura de basquetebol, esporte mais masculino, e handebol, esporte feminino. Ele estimula a interação entre jogadores e jogadoras por ser um jogo cooperativo.

PUCRS cria núcleo de estudos para disseminar cultura afro-brasileira e indígena

Posted: 23 Aug 2013 02:46 PM PDT

Com o objetivo de proporcionar instrumentos para a construção de uma sociedade democrática, de qualidade e que combata o racismo e todas as formas de discriminação, a PUCRS criou o Núcleo de Estudos em Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Neabi). A iniciativa foi possível após a união do Grupo de Pesquisa Educomunicação e Produção Cultural Afro-Brasileira e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cultura Indígena, das faculdades de Educação (Faced) e Teologia (Fateo) da PUCRS.

UFPR abriu inscrições para o vestibular 2013/2014

Posted: 23 Aug 2013 11:37 AM PDT

Estudantes interessados em fazer o próximo concurso vestibular da Universidade Federal do Paraná já podem se inscrever no site do Núcleo de Concursos: www.nc.ufpr.br. O prazo vai até o dia 16 de setembro. A UFPR oferece 4.500 vagas para o vestibular e 1.596 pelo processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que leva em conta as notas do Enem. Para 2013, há diversos cursos novos, Fisioterapia em Curitiba; Licenciatura em Ciências Exatas em Pontal do Paraná e ainda Engenharia em Aquicultura, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação para o campus de Palotina.

Sisutec - Convocado na 2ª chamada deve fazer a matrícula até terça-feira

Posted: 23 Aug 2013 08:49 AM PDT

Os candidatos convocados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação devem providenciar a matrícula na respectiva instituição de ensino. Isso deve ser feito nesta sexta-feira, 23, na segunda, 26, ou na terça, 27. As vagas restantes, depois das duas chamadas, serão ocupadas em livre concorrência, por meio de inscrições on-line no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entre os dias 29 próximo e 16 de setembro.

Semana de Psicologia da FAAT reúne palestras e debates sobre temas atuais

Posted: 23 Aug 2013 08:16 AM PDT

FAAT-logoEntre os dias 26, 27 e 28 de agosto, a FAAT realiza a Semana de Psicologia que integra a XVII Jornada de Palestras e Estudos Universitários FAAT. O evento contará com a participação de renomados profissionais e palestrantes que discutirão temas como Psicologia Hospitalar, Psicologia, Educação e drogas. A abertura (26) contará com a mesa redonda sobre o tema "Vamos falar sobre drogas?".

Euraxess Links Brazil: concurso premia novas formas de apresentar ciência

Posted: 23 Aug 2013 05:12 AM PDT

Já imaginou um jovem cientista mostrando sua pesquisa em uma encenação de teatro, produzindo uma música para falar de seu trabalho ou ainda apresentando seu estudo com uma coreografia? Essa é a proposta do Euraxess Science Slam Brazil 2013, promovido pela rede Euraxess. Concurso aberto a jovens pesquisadores – de doutorado ou pós-doutorado em curso ou completado há menos de dois anos –, de todas as nacionalidades e de todas as áreas do conhecimento, em atividade no Brasil,

Redução de mortalidade em doenças cardiovasculares em debate no Hupe

Posted: 23 Aug 2013 05:06 AM PDT

faperj logo"O homem bom, por usar bem as coisas que possui, as torna boas". A frase, de Santo Agostinho, foi dita por Rodolfo Acatauassú Nunes, diretor geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), durante a cerimônia de abertura do 51º Congresso Científico do Hupe, realizada no dia 20 de agosto, no anfiteatro Ney Palmeiro.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida