sexta-feira, 30 de março de 2012

Via Email : BRASIL! BRASIL!




BRASIL! BRASIL!


Posted: 28 Mar 2012 06:34 PM PDT




Posted: 28 Mar 2012 06:30 PM PDT


"Silêncio de Veja, que ainda não se manifestou sobre as duzentas ligações grampeadas pela Polícia Federal entre o editor-chefe Policarpo Jr. e o contraventor Carlinhos Cachoeira, que está preso, desperta dúvidas; o Brasil assiste a um escândalo de tipo semelhante ao que levou ao fechamento do The News of the World, de Rupert Murdoch? Será possível encobri-lo?

Brasil 247

Relações incestuosas e, portanto, desvirtuadas entre jornalistas e fontes já causaram prisões e fecharam uma publicação secular. Na Inglaterra, ano passado. Diretora executiva da News Corp., o conglomerado de mídia do magnata Ruppert Murdoch, a jornalista Rebekah Brooks chegou a ser presa pela polícia inglesa, interrogada por 12 horas e libertada sob fiança somente após contar o que sabia a respeito do trabalho de apuração que incluía escutas ilegais sobre personalidades do país e aquisição de informações com policiais mediante pagamentos em dinheiro.

O jornal The News of the World, que veiculava o material obtido na maior parte das vezes por aqueles métodos, teve de ser fechado por Murdoch, depois de mais de cem anos de publicação, por força dos protestos dos leitores e do público em geral. Eles se sentiram ultrajados com o, digamos, jeitinho que a redação agia para obter seus furos. Os patrões Ruppert e seu filho James precisaram dar explicações formais ao Parlamento Britânico sobre as práticas obscuras. Ali, foram humilhados até mesmo por um banho de espuma a contragosto.

No Brasil, neste exato momento, a revista impressa de maior circulação do país está com seus métodos de apuração igualmente colocados em xeque. Afinal, o caso das duzentas ligações telefônicas grampeadas pela Polícia Federal, nas investigações da Operação Monte Carlo, envolve num circuito fechado, e privilegiado, um contraventor especializado em se infiltrar em grandes estruturas do establishment e o atual número dois da revista. O jornalista Policarpo Jr., que acumula o cargo de diretor da sucursal de Brasília, pode até ser visto como o número três ou quatro na hierarquia interna, à medida em que, em seu último arranjo de poder, o diretor de redação Eurídes Alcântara estabeleceu o singular modelo de ter três editores-chefe na publicação. Mas com pelo menos quinze anos de serviços prestados à revista no coração do poder, Policarpo, reconhece-se, é "o cara". Ele foi repórter especial e seu estilo agressivo de atuar influenciou a atual geração de profissionais de Veja. Eles são temidos por sua capacidade de levantar escândalos, promover julgamentos morais e decretar o destino de reputações. A revista, a cada semana, se coloca como uma espécie de certificadora da moral e dos bons costumes no País, sempre pronta a baixar a marreta sobre o que julga fora dos seus padrões."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 28 Mar 2012 06:20 PM PDT


"O ministro indicado para integrar a corte máxima do país pelo ex-presidente Lula vai avaliar a procedência do pedido de investigação feito pelo Ministério Público sobre as ligações de parlamentares de Goiás com o contraventor Carlinhos Cachoeira. As acusações mais contundentes recaem sobre o senador Demóstenes Torres (DEM). Mas também há suspeitas do envolvimento dos deputados Carlos Leréia (PSDB) e Sandes Júnior (PP).

Najla Passos, Carta Maior

O ministro Ricardo Lewandowsky, indicado para integrar a corte máxima do país em 2006, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será o relator do inquérito instaurado para avaliar a procedência do pedido de investigação sobre as ligações de parlamentares com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de chefiar um esquema de jogos clandestinos em Goiás.

No pedido de abertura de inquérito, encaminhado ao STF na noite desta terça (27), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, propôs o desmembramento das investigações em três frentes. A primeira para tratar exclusivamente das denúncias do envolvimento do bicheiro com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) que, segundo ele, são as mais contundentes.

A segunda, para tratar do envolvimento de outros parlamentares com o contraventor. O procurador-geral não informou quantos seriam, mas deixou claro que, entre eles, constam os deputados Carlos Leréia (PSDB-GO) e Sandes Júnior (PP-GO), já denunciados pela imprensa como pessoas próximas à Cachoeira.

E, a última, para apurar a participação de pessoas sem direito a foro privilegiado no esquema de corrupção. Nesse último caso, as investigações deverão ser conduzidas pela Justiça do Estado de Goiás.

O procurador-geral disse também que não solicitou novas prisões. A Operação Monte Carlo, deflagrada pela Polícia Federal (PF), em fevereiro, para coibir a ação da quadrilha que dominava os jogos clandestinos em Goiás, já havia resultado na detenção de 34 pessoas, além de Cachoeira."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 28 Mar 2012 06:14 PM PDT


"Senador é citado em conversas de empresário preso acusado de jogo ilegal. 'No tocante à questão jurídica, estamos muito tranquilos', disse advogado.

Do G1

O Jornal Nacional teve acesso a novas evidências da relação do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) com o homem preso como chefe de uma quadrilha de jogo ilegal.

O nome do senador aparece em conversas gravadas nas quais o empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, faz referência a quantias milionárias. Ele foi preso pela PF em fevereiro, por suspeita de chefiar a exploração ilegal de jogos em Goiás.

O senador Demóstenes Torres não quis comentar. O advogado dele, Antônio Carlos de Almeida Castro, disse que o senador está apreensivo com as denúncias.

"Ele está preocupado com essas gravações, que são negativas à imagem dele. Mas no tocante à questão juridica , nós estamos muito tranquilos", afirmou Castro.
As gravações foram feitas pela Polícia Federal há um ano, ainda no começo da operação Monte Carlo, que prendeu Cachoeira no mês passado.

Nas gravações, feitas com autorização da Justica, Cachoeira conversa por telefone com o contador Geovani Pereira da Silva - que está foragido - e com Cláudio Abreu, apontado como sócio de Cachoeira em vários negócios suspeitos."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 28 Mar 2012 06:08 PM PDT


"A presidente Dilma Rousseff ficou radiante com a notícia de que os últimos exames realizados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não apresentam mais tumor na laringe.

Vermelho / Agências

Antes de sair para o jantar com os presidentes do Brics, em Nova Délhi (por volta das 18h45, hora local, 10h15 no Brasil), a presidente recebeu um telefonema de Lula que lhe comunicou o resultado.

'Falei com ele, está tudo superado', declarou a presidente, ao retornar ao hotel. 'A notícia é muitíssimo boa. Ele deve estar comemorando até agora', comentou a presidente, que esboçava um largo sorriso e demonstrava até mesmo estar emocionada.

'De uma certa forma, eu já esperava esta notícia. Mas, ter certeza é muito bom, né, gente?', declarou. Indagada se estava muito feliz, respondeu 'É claro. Cá para nós, né?'.

Dilma também foi vitima de um câncer há mais de dois anos, antes da campanha presidencial e se recuperou depois de sessões de quimioterapia."


Posted: 28 Mar 2012 05:53 PM PDT


"Ministro da Secretaria Geral da Presidência diz ter conversado com Lula, que classificou cura de câncer na laringe como "dia mais feliz da vida" e afirmou estar "pronto para a luta"

Suzana Vier, Rede Brasil Atual

O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou hoje (28) considerar "natural" a tensão entre o governo e a base aliada no Congresso e que não vê motivo para preocupação.
  
"Há momentos de maior animosidade e de menor animosidade. A gente considera muito natural, estamos aprendendo a ter muita serenidade para lidar", disse Carvalho, após palestra em São Paulo. Ele evitou comentar sobre uma suposta mudança de postura ética de Dilma Rousseff em relação aos governos anteriores, afirmando apenas que a presidenta pretende elevar o nível da discussão. "A democracia é assim mesmo, um jogo que exige muita paciência, tranquilidade e objetividade. Não é isso que nos incomoda. Nossas preocupações estão em fazer a máquina do governo rodar com cada vez mais velocidade."

Nas últimas semanas, os partidos da coalizão governista aumentaram o grau de acirramento com o Planalto, e chegaram a impor problemas à presidenta ao convocar ministros para falar sobre diversos assuntos em comissões da Câmara. Antes disso, a bancada do PMDB no Legislativo apresentou um manifesto pelo qual se queixava da distribuição de poder dentro do Executivo e do tratamento dispensado por Dilma às siglas da base."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 28 Mar 2012 05:39 PM PDT
"Ao forçar a saída do ex-governador José Roberto Arruda do partido, em 2009, com apoio de Demóstenes, o DEM abriu as portas para o surgimeto do PSD, que só lhe enfraqueceu; agora é Demóstenes que está na berlinda para que o partido possa manter a bandeira da ética; será que vai sobrar alguém?

Brasil 247

O ex-governador José Roberto Arruda deixou o Democratas em dezembro de 2009 depois de ser alvo, entre outros políticos do Distrito Federal, da Operação Caixa de Pandora, que investigou uma rede de pagamentos a parlamentares no DF, celebrizada como "mensalão do DEM". À época, o senador e então líder do DEM no Senado Demóstenes Torres (GO) esteve entre os democratas que exigiram publicamente a expulsão do ex-governador do partido, e prometeu inclusive processar Arruda por tentar envolvê-lo nas denúncias que valeram a cassação do ex-DEM em 2010.

Ironicamente, agora é Demóstenes que pode ser defenestrado em nome da ética democrata. Em seu Twitter, o presidente nacional do partido e, agora, líder do DEM no Senado, Agripino Maia, resumiu o discurso que pode encerrar a história entre Demóstenes e DEM: "Nas denúncias envolvendo o senador Demóstenes Torres, o Democratas tem uma posição que o diferencia dos demais partidos". O link indicado na sequência da frase dá prosseguimento ao posicionamento do partido:

"Existe uma marca fundamental do Democratas em lidar com as denúncias contra seus integrantes que o destaca da maioria absoluta dos demais partidos do Brasil. Ao invés de invocar conspirações políticas, perseguições da imprensa ou qualquer outro tipo de teoria conspiratória, o partido aceita os fatos já revelados e exige explicações do suposto envolvido", destaca o senador em seu site.

Num sistema político como o que se estabeleceu no Brasil, carregar a bandeira da ética parece ter se tornado um fardo muito grande. Seguindo nessa toada, o DEM pode ficar sem parlamentares nos próximos anos – e não apenas porque boa parte deles deixou o barco para se unir ao PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, após o enfraquecimento decorrente da perda de um governador."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 28 Mar 2012 04:19 PM PDT


Jorge Wamburg, Agência Brasil

"A primeira edição da pesquisa trimestral Termômetros da Sociedade Brasileira, em 2012, divulgada hoje (28) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela alto índice de satisfação dos brasileiros com a vida atual, apesar de ter havido queda de 0,5% em março, frente a dezembro – 104,8 neste mês contra 105,3 no último mês de 2011, considerando-se 100 como base para a pesquisa.

A pesquisa também inclui o Índice de Medo do Desemprego, que em março ficou em 73,5, 3,9% abaixo do de dezembro. Isso significa que os brasileiros estão mais otimistas com a manutenção do mercado de trabalho. O indicador ficou apenas 2,6% acima do menor valor da série, registrado em setembro de 2011. Quanto mais baixo o índice, também de base 100, menor o receio dos brasileiros em relação ao desemprego.

Os números da pesquisa, segundo a CNI, indicam que a crise econômica mundial não chegou à população, embora atinja a indústria do país. Isso ocorre porque, apesar da redução do ritmo de crescimento da atividade econômica, a geração de emprego continua aumentando, assim como a renda e o crédito, o que intensifica o consumo. Outro fator é o crescimento da classe média, que também impulsiona a demanda no mercado interno, segundo os pesquisadores.

A população mais satisfeita com a vida é a da Região Sudeste, diz a pesquisa. O índice de 106,6 ficou praticamente estável em relação ao de dezembro do ano passado (106,1). O otimismo também é maior entre os moradores das cidades com mais de 100 mil habitantes, que ficaram com indicador 106,1.

Quanto ao medo do desemprego, o menor índice é o da Região Nordeste, com 71,8. Isso mostra que o nordestino é o menos preocupado com a possibilidade de aumento do desemprego. Foi justamente o indicador da região que puxou para baixo o índice nacional. O Índice de Medo do Desemprego no Nordeste caiu 11,4% em relação ao de dezembro.

O Índice de Satisfação com a Vida, divulgado a partir deste mês, tem série histórica que remonta a 1999, assim como a do Índice de Medo do Desemprego. A primeira edição dos Termômetros da Sociedade Brasileira ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre os dias 16 e 19 de março."


Posted: 28 Mar 2012 04:13 PM PDT



"Depois de exercer a presidência do País por três dias, o deputado Marco Maia (PT-RS) retornou à presidência da Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira e vai conduzir a votação da Lei Geral da Copa. Maia concedeu entrevista coletiva e contou como foi a conversa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Lula estava muito emocionado, alegre e me contou o resultado do exame em clima de euforia".

O ex-presidente Lula telefonou para Marco Maia enquanto ele ainda estava na Presidência da República, hoje ela manhã, no Palácio do Planalto para avisar o sucesso do tratamento contra o câncer. "Lula começou a conversa me chamando de Metalúrgico", narrou o petista. Exames realizados na manhã desta quarta-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, indicam que o tumor na laringe de Lula desapareceu."




Posted: 28 Mar 2012 08:51 AM PDT




Posted: 28 Mar 2012 08:48 AM PDT



"Após se submeter a exames, nesta manhã, no Hospital Sírio-Libanês, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a notícia de que o tumor na laringe desapareceu. Segundo o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o ex-presidente deverá se submeter agora a procedimentos médicos periódicos para acompanhar o quadro de saúde. "Ele venceu essa etapa. É como se ele tivesse ganho na loteria", disse Okamotto.

Assim que soube da notícia, Lula ligou primeiro para a ex-primeira-dama Marisa Letícia e, em seguida, para a presidente Dilma Rousseff, que está em viagem oficial à Índia. De acordo com Okamotto, Lula pretende agora dar a boa notícia a todos os amigos. Apesar da boa notícia, Lula deixou o hospital, por volta das 11h30, sem falar com a imprensa, dirigindo-se ao Instituto Lula.

O presidente Lula detectou, em outubro passado, um tumor na laringe e no dia 31 de outubro iniciou o tratamento. No boletim divulgado nesta quarta-feira, a equipe médica informou que foram realizados exames de ressonância nuclear magnética e laringoscopia, que mostraram a "ausência de tumor visível". Os exames revelaram apenas um leve processo inflamatório nas áreas submetidas à radioterapia. O que, segundo a equipe médica, já era esperado. O hospital afirma que Lula continuará fazendo fonoaudiologia e iniciará uma programação de avaliações periódicas."


Posted: 28 Mar 2012 08:41 AM PDT


Redação, Carta Maior

"...O que começou pequeno, com o Bloco da Mentira, foi ganhando corpo até se transformar na Escola de Samba Unidos da Desfaçatez.(...) De nada adianta se fantasiar de ovelha se, quando abre a boca, mostra as presas de lobo (...)Exige-se apenas a verdade, não precisa mutilar suas ideias, sacrificar-se intimamente (...) Não representa desvio de caráter defender diante das câmeras o que professa entre quatro paredes - o defeito é mentir" . Os trechos são de autoria do ex-líder dos demos no Senado, Demóstenes Torres,  em artigo publicado originalmente no "blog do Noblat", em 22-02--2012. Nessa data, o Savonarola-mór da oposição demotucana, um dos mais aguerridos acusadores do governo no episódio convencionado como 'mensalão',  já havia trocado 298 telefonemas com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, em aparelho blindado presenteado pelo próprio, e cerca de 200 ligações com alta direção da revista Veja. Esta, por razões que o tempo dirá, resolveu fritá-lo por antecipação, como quem frita um arquivo, em consonância com o que tem feito também o jornal 'O Globo'. Contra centurião, agora jogado ao mar por seus pares afoitos, pesa, ademais, a suspeita de abiscoitar 30% dos lucros do bicheiro mencionado, de quem ganhou mimos no casamento e a cuja carteira recorria até para despesas de pequenos deslocamentos aéreos. Em seu blog, Demóstenes apresenta-se como ' presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), " a mais importante do Senado", e da Comissão que está reescrevendo o Código de Processo Penal; e sentencia altaneiro: "Demóstenes participou de diversas CPIs e não deixou acabar em pizza as que foi relator (...) Demóstenes é o parlamentar que mais combate a corrupção no Brasil". No arremate, o carrilhão autobiográfico badala: "No último mês de dezembro, a Revista Época divulgou uma lista em que o senador Demóstenes Torres foi apontado como uma das 100 personalidades mais influentes do país" (Leia mais sobre o assunto nesta pág. e no Blog das Frases: "Demóstenes: o importante é a causa; e a causa é Serra derrotar o PT em SP')."


Posted: 28 Mar 2012 08:01 AM PDT


Correio do Brasil / Abr

"Ao ser homenageada nesta quarta-feira com o título de doutora honoris causa da Universidade de Nova Delhi, na Índia, a presidenta Dilma Rousseff disse ter a "certeza" de que indianos e brasileiros serão "chamados" a colaborar nos esforços internacionais para conter a crise econômica e buscar soluções sobre o tema. Segundo ela, Brasil e Índia têm vários aspectos em comum – dos desafios às conquistas.

— Tenho certeza de que Brasil e Índia serão chamados a desempenhar cada vez mais um papel central na agenda internacional, ressaltou a presidenta, lembrando que serão considerados os pesos das economias de ambos os países e as conquistas feitas nos últimos anos. [Esse conjunto] reforça a credibilidade [no contexto internacional].

A presidenta chegou na terça-feira à Índia, onde fica até o dia 31. Ela participa da 4ª Cúpula do Brics – bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul.

Nas reuniões estarão presentes, além de Dilma, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e os presidentes Jacob Zuma (África do Sul), Hu Jintao (China), e Dmitri Medvedev (Rússia)."
Foto: Abr
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 28 Mar 2012 07:30 AM PDT



"Os cibercriminosos estão tirando vantagem do fato dos internautas passarem grande parte do tempo nas redes sociais, como Facebook, Twitter ou Google+. A lógica é simples: quanto mais popular o serviço, maior a presença de links maliciosos com o objetivo de direcionar os usuários para sites falsos ou infectados. Segundo a Kaspersky Lab, mais de 20% dos links maliciosos estão hospedados em redes sociais atualmente.

Os cibercriminosos usam uma variedade de métodos para convencer as vítimas. Além de manipular resultados de busca, os spams em redes sociais foi uma estratégia comum em 2011 e a tendência se manterá neste ano. A maioria dos links maliciosos descobertos pelo time de analistas da Kaspersky Lab em redes sociais estão no Facebook e em seu clone russo, o VKontakte. As páginas com conteúdo pornográfico sempre foram usadas como iscas, porém estão perdendo popularidade, sobretudo depois do sucesso das redes sociais. Atualmente, estes sites representam 14% dos links maliciosos.

Segundo o ranking Socialbakers.com, os países latino-americanos com o número de usuários no Facebook é o Brasil, em 4º lugar, seguido de México (5º), Argentina (12º), Colômbia (14º), Venezuela (21º), Chile (22º), Peru (24º), Equador (36º), Guatemala (63º), Costa Rica (64º), Bolívia (66º), Uruguai (68º), El Salvador (72º) e Puerto Rico (73).

Em um ranking de métodos mais populares para disseminação de malware, os cibercriminosos preferem o popular serviço de download de vídeos, YouTube, onde estão hospedados quase 1 em cada 3 (31%) dos links maliciosos encontrados pela Kaspersky Lab. Os serviços de busca continuam a ser um canal importante de distribuição de links maliciosos, com 22% dos golpes na internet, realizados por meio da manipulação de resultados no Google e de outros motores de busca."


Posted: 28 Mar 2012 07:15 AM PDT


Silvio Caccia Bava, Le Monde Diplomatique Brasil / Envolverde


"Hoje, no Brasil, não há oposição a este governo. Nem de esquerda nem de direita. Ao contrário, uma grande maioria considera este o melhor governo de todos. O segredo é que Dilma conquistou o apoio da classe média, e Lula e as políticas sociais têm mantido a popularidade da presidente nos setores populares.


O governo parece apostar no desenvolvimento do mercado interno para se defender da queda das exportações e diminuir a vulnerabilidade da economia. E dispõe de instituições como o BNDES, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e a Petrobras, que podem induzir novas estratégias de desenvolvimento.


Fomentar o mercado interno parece ser uma medida acertada. Mas crescimento não é mais sinônimo de desenvolvimento. Se conduzido nos parâmetros de desenvolvimento atuais, esse crescimento deve levar a uma ainda maior concentração da riqueza e à manutenção de níveis de desigualdade que se reproduzem há décadas e permanecem basicamente inalterados. Mas a situação traz outras possibilidades: dinamizar o mercado interno pode também favorecer uma redistribuição mais acelerada da riqueza.


As políticas sociais não têm sido capazes de reverter o quadro de desigualdade de forma estrutural. Nem têm esse propósito. Para superar a desigualdade, é preciso outro modelo de desenvolvimento, outros atores como protagonistas. Nesse campo de disputas quanto aos sentidos do desenvolvimento, o reconhecimento de que cada território é um território único, distinto, singular, abre espaço para a mobilização democrática e produtiva do território, principalmente com a mobilização dos pequenos e médios produtores, o que pode contribuir para a construção de um novo projeto.


Essa lógica que organiza nossa sociedade, levando ao 1% quase toda a riqueza, reproduz-se por força das pressões dos lobbies empresariais, especialmente do setor financeiro. E se converte em políticas de Estado. O Estado, capturado por esse poder, passa então não apenas a financiar o setor privado, mas também a garantir em última instância todas as dívidas que ele venha a contrair."
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 28 Mar 2012 06:34 AM PDT


Cristiane Agostine, Valor Online

"Os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT) e Gabriel Chalita (PMDB) fizeram um pacto de não agressão no primeiro turno das eleições municipais. Os dois firmaram o acordo há 15 dias na casa de Chalita em encontro articulado pela filha do ex-presidente Lula, Lurian. PT e PMDB são aliados no plano nacional.

Haddad reforçou que é amigo "há muito tempo" de Chalita e que no encontro os dois reiteraram a disposição "de qualificar o debate eleitoral".

"Podem haver divergências políticas, mas isso sempre vai se dar com base no respeito e na discussão de ideias", afirmou o pré-candidato petista nesta terça-feira, após reunir-se com vereadores na Câmara Municipal.

Segundo Haddad, caso um dos dois candidatos vá ao segundo turno contará com o apoio do outro. O petista comentou que já havia conversado com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), sobre essa possível união no segundo turno em SP."


Posted: 28 Mar 2012 06:29 AM PDT


Juliano Basile, Valor Online

"- O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que há mais parlamentares envolvidos nas denúncias de exploração ilegal de jogos que levaram ao pedido de abertura de inquérito contra o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) no Supremo Tribunal Federal (STF). Gurgel se negou a revelar os nomes dos parlamentares, alegando que as investigações correm sob segredo de Justiça."
Matéria Completa, ::Aqui::



Posted: 28 Mar 2012 06:16 AM PDT


"Talvez a crise atual do capital material, sempre limitado, nos enseje viver a partir do capital humano e espiritual, sempre ilimitado e aberto a novas expressões"

Leonardo Boff, Congresso em Foco

Há uma ética subjacente à cultura produtivista e consumista, hoje vastamente em crise por causa da pegada ecológica do planeta Terra, cujos limites foram ultrapassados em 30%. Nunca mais vamos ter a abundância de bens e serviços como até há pouco tempo dispúnhamos. A Terra precisa de um ano e meio para repor o que lhe extraímos durante um ano. E não parece que a fúria consumista esteja diminuindo. Pelo contrário, o sistema vigente, para salvar-se, incentiva mais e mais o consumo que, por sua vez, requer mais e mais produção que acaba estressando ainda mais todos os ecossistemas e o planeta como um todo.

A ética que preside a esse modo de viver é a da maximização de tudo o que fazemos: maximizar a construção de fábricas, de estradas, de carros, de combustíveis, de computadores, de celulares; maximizar programas de entretenimento, novelas, cursos, reciclagens, produção intelectual e científica. A roda da produção não pode parar, caso contrário ocorre um colapso no consumo e nos empregos. No fundo, é sempre mais do mesmo e sem o sentido dos limites suportáveis pela natureza.

Imitando Nietzsche, perguntamos: quanto de maximização aguenta o estômago físico e espiritual humano? Chega-se a um ponto de saturação e o efeito direto é o vazio existencial. Descobre-se que a felicidade humana não está em maximizar, nem engordar a conta bancária, nem o número dos bens na cesta de produtos consumíveis. O fato é que o ser humano possui outras fomes: de comunicação, de solidariedade, de amor, de transcendência, entre outras. Estas, por sua natureza, são insaciáveis, pois podem crescer e se diversificar indefinidamente. Nelas se esconde o segredo da felicidade. Mas nas palavras do filósofo Ludwig Wittgenstein citando Santo Agostinho: "Tivemos que construir caminhos tormentosos pelos quais fomos obrigados a caminhar com multiplicadas canseiras e sofrimentos, impostos aos filhos e filhas de Adão e Eva" para chegar a esta tão buscada felicidade."
Artigo Completo, ::Aqui::


You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610





--
Francisco Almeida / (91)81003406