quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Santa Casa previne contra a perda de audição




A prevenção da perda de audição e de distúrbios decorrentes do ruído foi o tema da programação da Santa Casa no Dia Nacional da Audição, quarta-feira (11). Funcionários e usuários do hospital receberam exames auditivos e ações educativas sobre os efeitos da poluição sonora.

Leia Mais

MST se compromete em evitar atos violentos




Em encontro promovido pelo Governo do Estado ontem (11), representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) comprometeram-se a lutar pela reforma agrária sem a prática de atos violentos e ilegais. Em contrapartida, o Governo garantiu a continuidade do diálogo com os movimentos sociais rurais sobre suas pautas específicas.

Leia Mais

Acordo trará gás natural e desenvolvimento ao Pará

Um dos principais resultados da visita da governadora Ana Júlia Carepa à Venezuela foi a formalização de um acordo para fornecimento de gás natural ao Pará, na noite de terça-feira (10). O produto tem o potencial de atrair para o Estado a construção de usinas termelétricas e indústrias que dependem dessa fonte de energia.

Leia Mais

Governo descarta possibilidade de intervenção federal




A decisão do Tribunal de Justiça do Estado (TJE) de transferir o julgamento do pedido de intervenção federal no Pará para o Superior Tribunal Federal (STF), foi recebida com serenidade pelo Governo do Estado. Em entrevista coletiva realizada ontem (11), o chefe da Casa Civil Cláudio Puty afirmou que não vê motivos para intervenção, já que o Estado vem cumprindo suas obrigações.

Leia Mais

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Rede Bandeirantes divulga o NavegaPará

Da Redação
Agência Pará

O jornalista Fábio Pannúnzio e o cinegrafista Nivaldo Lima, da Rede Bandeirantes, estiveram em Belém nesta semana para falar, especialmente, sobre o NavegaPará, que será um dos assuntos de uma série de reportagem sobre telefonia e banda larga no Brasil. A série vai ao ar a partir da próxima segunda-feira (16), às 18h30, no Jornal da Band.

O NavegaPará chamou a atenção do jornalista, que pesquisando sobre banda larga na web, teve acesso sobre o programa que oferece capacitação e internet gratuita aos cidadãos paraenses.

"Fiquei impressionado. Nunca imaginei que existisse um programa como esse no Brasil, ainda mais no Pará, que é um estado com condições geográficas bem complexas. Estou maravilhado e parabenizo a iniciativa do governo estadual", ressaltou Fábio.

A equipe entrevistou a governadora Ana Júlia Carepa, e o secretário, Maurílio Monteiro, no estande do Navegapará, durante a XIII Feira Panamazônica do Livro, que acontece até domingo (15), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Em seguida, participou de uma videoconferência para Santarém, ao lado do presidente da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), Renato Francês.

E para entender melhor os projetos do NavegaPará, Fábio, Nivaldo e a equipe da Prodepa foram até Abaetetuba, a 100 quilômetros de Belém, visitar os infocentros implantados no local, onde ainda acessaram livremente a internet da praça da Bandeira. Eles também foram até a subestação das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), no bairro do Guamá, em Belém, onde compreenderam melhor a implantação da fibra ótica no Estado.

Camila Parente - Prodepa

Reunião expõe ações do Governo para pacificar o campo

Autoridades estaduais e federais reuniram-se nesta terça-feira (10), para discutir as medidas tomadas pelo Governo do Estado para conter os conflitos agrários. O diretor de Polícia do Interior, delegado Miguel Cunha, expôs que as responsabilidades por depredações em fazendas estão sendo investigadas.

Leia Mais

Pará e Venezuela discutem rota de navios cargueiros

Uma rota regular de navios cargueiros entre Pará e Venezuela é um dos pontos dos acordos de cooperação que a governadora Ana Júlia Carepa discutiu com o presidente Hugo Chávez, em Caracas. A ampliação do Porto de Vila do Conde garante a viabilidade do intercâmbio comercial.

Leia Mais

Presos homossexuais têm direito à visita íntima

Marcelo Larrat considera um avanço para a comunidade LGBT a autorização para visitas íntimas a presos homossexuais


Leia Mais

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Governadora abre XIII Feira Pan-amazônica do Livro



A Feira Pan-amazônica do Livro, considerada a quarta maior do Brasil, abriu a sua 13ª edição na sexta-feira (6), com a presença da governadora Ana Júlia Carepa. A estimativa é que 500 mil pessoas visitem a Feira durante os dez dias de evento, e cerca de R$ 25 milhões sejam movimentados.

Leia Mais

Encontro discute conferência de comunicação



Da Redação
Agência Pará

© Fotos Tamara Saré / Ag. Pará
O presidente da Comissão Organizadora Estadual, Sérgio Santos, abriu o debate em Santarém, que reuniu cerca de 100 pessoas


Miguel Oliveira (à esquerda), Everaldo Cordeiro e Erika Morhy: pluralidade na discussão entre classe empresarial, igreja e governo

Representantes de dez municípios do Baixo Amazonas participaram da etapa regional da Conferência Estadual de Comunicação, em Santarém


Cena comum na praça do mirante de Santarém: estudantes utilizam internet grátis, por meio do Navegapará, para fazer trabalhos e pesquisas


Representantes de segmentos sociais, do poder público e do setor privado da região do Baixo Amazonas estiveram juntos neste sábado (7), em Santarém, na terceira etapa regional preparatória à 1ª Conferência Estadual de Comunicação. O encontro ocorreu no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Cerca de 100 pessoas de dez municípios participaram do processo de construção de propostas de políticas públicas para a democratização da comunicação no país e elegeram seus delegados para a etapa estadual.

Coordenada pela Comissão Organizadora Estadual (COE), a conferência elegeu os 27 delegados do pólo Santarém que irão à etapa estadual, sendo 19 dos movimentos sociais, cinco do setor empresarial e outros cinco do poder público, respeitando a proporcionalidade de 60%, 20% e 20%, respectivamente.

Fizeram parte da mesa de abertura Antônia Salgado, membro do Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense, representando os movimentos sociais; o cientista político Sérgio Santos, presidente da Coe; o vice-prefeito de Santarém, José Antônio Rocha; e a jornalista Erika Morhy, representando o governo do Pará.

As atividades tiveram início com o painel "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital", tema central da conferência nacional. Erika Morhy apresentou um panorama dos avanços no processo de democratização da comunicação na América Latina com a iniciativa de governos democráticos, como ocorre na Argentina, na Venezuela, na Bolívia e no Equador, e destacou que os governos do presidente Luis Inácio Lula da Silva e da governadora Ana Júlia Carepa também acompanham esse momento histórico.

"A conferência é uma demonstração que o poder público dá de compromisso com a democracia e com a garantia de controle social sobre suas políticas. E com a participação de todos os segmentos sociais, o processo se torna legítimo e sinaliza para concretização das propostas apresentadas", argumentou a jornalista.

Erika Morhy também destacou iniciativas do governo estadual, como a retomada das torres de transmissão da Funtelpa/TV Cultura, que estavam ilegalmente cedidas para empresa privada, e a chegada da programação educativa a mais de 50 municípios; a criação da Secretaria de Comunicação, que tem descentralizado as verbas publicitárias, abarcando também as rádios comunitárias outorgadas, e tem promovido capacitação em mídias populares; a retomada da transmissão da Rádio Ondas Tropicais, há 11 anos desativada; e especialmente os investimentos na inclusão digital, com o programa Navegapará, que já beneficia mais de 2 milhões de paraenses com internet livre e de alta velocidade em mais de 500 escolas, entidades comunitárias e áreas públicas com livre acesso em 15 cidades. Santarém é uma delas.

No mirante do Tapajós, pode-se encontrar diariamente jovens e adultos "navegando", como o grupo de estudantes da Escola Estadual Rodrigues dos Santos. "Estamos pesquisando para um trabalho e, como o tema é escasso nas bibliografias disponíveis em bibliotecas tradicionais, viemos pra cá, que o uso é gratuito e permite acesso a muitas literaturas", justifica Edijane Marinho de Andrade.

Pluralidade - O pedagogo Everaldo Cordeiro, membro do Conselho Municipal de Educação e coordenador regional da Renovação Carismática Católica, destacou a importância do diálogo entre os diferentes segmentos sociais. "As entidades sentem faltam de espaços para se expressar e ouvir as necessidades dos demais segmentos. E o debate descentralizado, como está sendo feito, também é extremamente importante para a valorização das populações locais. Acredito que a conferência é a síntese do espírito dos governos Lula e Ana Júlia, que conseguem compor alianças para a construção de um país melhor para todos", defendeu.

O jornalista Miguel Oliveira, representante do setor empresarial, acredita que "o espaço que se tem hoje no Brasil para discussões do gênero é fruto do esforço de profissionais da comunicação ao longo de décadas; não começou com o advento da internet" e destaca que o debate da sociedade deve abarcar, por princípio, o direito à informação.

Miguel Oliveira criticou as entidades do setor empresarial e as definiu como "cartoriais, focadas no lobby junto aos governos", mas também não poupou restrições a setores populares. "As rádios comunitárias não podem se preocupar só com a possibilidade da Polícia Federal fechar sua sede. Têm que se preocupar com seus formatos e conteúdos, com a ingerência de políticos na sua programação. Redes católicas e evangélicas também usam seus canais para promover comércios. Então por que apenas o setor empresarial é vidraça?", provocou.

Para Miguel Oliveira, as mídias digitais, apesar de abrirem novas possibilidades de uso e a perspectiva da pluralidade de informações, ainda precisam avançar em suas experiências, "ao invés de serem meras reprodutoras do modelo e das informações veiculadas na grande imprensa".

Os participantes sistematizaram, em grupos específicos, as propostas do pólo Santarém para a etapa estadual, incluindo questões relacionadas à produção de conteúdo, meios de distribuição de informação e cidadania.

Etapas - A primeira e a segunda etapas regionais foram realizadas em Marabá - com representantes das regiões do Lago de Tucuruí, Araguaia e Carajás - e em Altamira - reunindo as regiões do Tapajós e Xingu. A quarta e última etapa antes da conferência estadual será em Belém, abrangendo representantes das regiões Metropolitana, Marajó, Guamá, Rio Caeté, Rio Capim e Tocantins, nos próximos dias 20 e 21.

A conferência estadual foi convocada pela governadora Ana Júlia Carepa no último dia 3 de agosto, acompanhando a convocação da conferência nacional feita pelo presidente Lula, no início do ano, e que será realizada em dezembro.

Ascom - Casa Civil