quinta-feira, 28 de maio de 2009

Estudantes do Marajó serão beneficiados com meia-passagem intermunicipal

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa apresentou nesta quarta-feira (27) emenda modificativa ao Projeto de Lei 274/2007, de iniciativa do Executivo, que dispõe sobre a concessão de meia passagem para estudantes do interior do Estado. Pela nova redação, o artigo terceiro dos parágrafos primeiro e segundo, passa de 100 para 250 quilômetros a distância entre a residência e o estabelecimento de ensino.

'Para ter direito ao benefício, os estudantes do ensino básico da rede pública devem residir até cem quilômetros rodoviários/aquaviários do estabelecimento de ensino técnico e educação superior, inclusive pós-graduação, a duzentos e cinquenta quilômetros rodoviários/aquaviários do estabelecimento de ensino onde estão matriculados. Os estudantes da rede de ensino técnico e superior que estejam matriculados em estabelecimentos de ensino em distâncias superiores à estabelecida no parágrafo anterior terão direito ao benefício da meia-passagem para deslocamento aos municípios onde residem suas famílias, quatro vezes ao mês', diz o texto da emenda, subscrita pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Airton Faleiro, e pela deputada Barnadete ten Caten, ambos do PT.

A proposta de emenda foi apresentada pelo deputado Carlos Bordalo, durante reunião extraordinária da Comissão de Finanças da Alepa, que teve a participação da presidente da Comissão e relatora do projeto, Simone Morgado (PMDB), de Suleima Pegado (PSDB), Ana Cunha (PSDB), Bira Barbosa (PSDB) e Manoel Pioneiro (PSDB).

Pressão - A reunião foi o resultado da pressão feita por aproximadamente 300 estudantes, de diversas regiões do Estado, que na noite da última terça-feira (26) fizeram vigília em frente ao prédio da Alepa. 'É um absurdo! Estamos há dois anos e quatro meses esperando o projeto ser votado', disse Sidney Carvalho, de Abaetetuba, coordenador do Movimento Pró-Meia Passagem. O projeto de lei foi enviado pela governadora Ana Júlia Carepa ao Legislativo, em 27 de abril de 2007.

Após interditar a rua do Aveiro, em frente à Alepa, por 30 minutos, os estudantes foram autorizados a entrar na Assembleia. Das galerias, acompanharam parte da sessão. Os estudantes conversaram, na galeria, com o líder do Governo. 'Assumo o compromisso, juntamente com a nossa bancada, de apressar a votação do projeto', afirmou Airton Faleiro aos estudantes, que carregavam um bolo, com uma vela de dois anos. 'É para marcar os dois anos de atraso', disseram.

Empresários - Na reunião entre os deputados da Comissão de Finanças e representantes dos estudantes, os deputados das bancadas do PSDB e PMDB alegaram ser necessário ouvir os poderes Executivo, Legislativo e os empresários, para chegarem a um consenso. 'É preciso que a lei seja cumprida pelos donos de vans, que não concedem passagem gratuita para militares, idosos e nem meia passagem para estudantes. Se o ônus for apenas para os empresários, eles vão acabar indo à falência', disse a deputada e empresária do setor de transportes, Ana Cunha.

'Vocês, deputados, têm que sensibilizar os empresários, porque, do jeito que vocês os defendem, dá até vontade de dar dinheiro para eles', ironizou Sidney Carvalho. 'É sempre assim. Quando um benefício vai chegar para o caboclo marajoara, vem um empecilho', afirmou Otávio Júnior, estudante de Soure, município do Marajó.

No final da reunião, o deputado Carlos Bordalo sugeriu um prazo de 30 dias para que haja consenso entre as partes, visando acelerar a votação do projeto, que conta com o apoio das bancadas do PT, PSDB e PMDB.

Edir Gillet - Secom"

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Aumento para Servidores do Estado

"Servidores recebem salários de maio com aumento

O reajuste proposto pelo Governo, de 12,05% para servidores de nível
fundamental; 9,93% para os de nível médio e 6% para o nível superior,
já será pago no salário de maio, segundo anunciaram, ontem (25), o
secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças, José Júlio
Lima, e o coordenador da Câmara de Gestão da Secretaria de Estado
de Governo, Ângelo Carrascosa.

Leia Mais"

terça-feira, 26 de maio de 2009

Sinal da TV cultura chega em Soure

"Sinal da TV Cultura chega a mais dois municípios

Da Redação
Agência Pará

A TV Cultura do Pará avança o processo de expansão do seu sinal pelos municípios do interior do Estado e chega, neste sábado (23), a mais dois municípios: Oriximiná e Soure. Com essas inaugurações, a Fundação Paraense de Radiodifusão - Funtelpa - alcança a marca de 42 localidades, além da Região Metropolitana de Belém, que já recebem o sinal da TV Cultura, desde o início o processo de expansão do sinal, iniciado em janeiro de 2008.

As inaugurações acontecerão, simultaneamente, às 10h, no prédio das retransmissoras das sedes municipais. Os mais de 57 mil habitantes de Oriximiná, município distante aproximados 820 quilômetros da capital Belém, receberão o sinal da emissora pública e educativa do estado do Pará pelo Canal 11. O técnico de TV da Funtelpa, Sérgio Carlos Oliveira, que já está no município há uma semana ultimando os detalhes para a inauguração, é quem fará a inauguração solene no município do Baixo Amazonas.

Já em Soure, pertencente a insular Região de Integração do Marajó, o Canal 8 garantirá o sinal da TV Cultura para os quase 23 mil moradores do município, distante 80 quilômetros, em linha reta, de Belém. E quem inaugura a 42ª retransmissora da TV Cultura é Dimitri Maracajá, diretor da TV, que já se encontra no município para sensibilização dos munícipes e para organizar os preparativos da inauguração, como a correta instalação da retransmissora, que conta desde a preparação da rede elétrica, regularização do terreno, fundição da torre e colocação da antena, até a ligação de cabos da antena para o aparelho-retransmissor, que em Soure, tem a potência de 500watts.

Desta forma, a TV Cultura do Pará leva a programação da TV Cultura do Pará para mais de 3 milhões de paraenses (capital e interiores), que poderão assistir aos programas produzidos pela TV Cultura do Pará, como os noticiários Jornal Cultura 1ª e 2ª Edições, Jornal Cultura Diretor da Redação, Esporte Cultura, entre outros programas, como o Sem Censura Pará, Cultura Paidégua, Sementes, Brasil da Amazônia, 7 Set Independente, Cinerama, Moviola, Café Cultura, Cena Musical e o infantil Catalendas, além dos programas de grade nacional, vindos pela TV Brasil, como o Cocoricó, Repórter Brasil, Observatório da Imprensa, Conversa Afinada e o Roda Viva, entre outros.

Serviço:

Inauguração da Retransmissora da TV Cultura em Oriximiná, Canal 11.
Data: 23/05/09
Hora: 10h
Local: Rua 7 de Setembro, 1834

Inauguração da Retransmissora da TV Cultura em Soure, Canal 9.
Data: 23/05/09
Hora: 10h
Local: Primeira Rua do Bairro Novo, s/n


Renata Biondi - TV Cultura"

Atletas do GP aprovam Belém para sediar a Copa 2014

da redação
Agência Pará de Notícias
público entusiasmado animou a festa do jubileu de prata do 25º Grande Prêmio Brasil Caixa Governo do Pará de Atletismo, realizado na nublada manhã deste domingo (24), no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão. O calor humano e as condições climáticas ajudaram os brasileiros Fabiana Murer a levar o ouro no salto com vara e Jessé Farias de Lima a ganhar prata no salto em altura.

Fabiana Murer alcançou seu objetivo: vencer a competição. Ela que já havia saído da prova ao queimar suas três chances quando o sarrafo estava na altura de 4m e 40cm foi chamada de volta por causa de um empate com a canadense Kelsie Hendry e a americana Becky Holliday, que também não conseguiram transpor essa marca. Hendry ficou com a prata e Holliday com o bronze. 'Aqui em Belém somos muito prestigiados, é sempre maravilhoso. Esse estádio é perfeito, é um ótimo local para a copa', disse a vencedora.

Jessé Farias de Lima garantiu índice para o mundial de atletismo da Alemanha, em agosto deste ano, com a marca de 2m e 31cm. 'O resultado foi muito bom e ainda fiquei com um gostinho de recorde sul-americano', comentou. Jessé disse que a torcida paraense é reconhecida no mundo esportivo, e Belém sedia 'a melhor competição do Brasil'.

Qualidades - Ao ser perguntado sobre as chances de Belém sediar o mundial de futebol em 2014, Jessé foi enfático: 'Se em competição de atletismo é assim, imagina no futebol. Belém tem tudo para sediar a copa do mundo e, para nós do atletismo, reúne as melhores qualidades: pista de nível 1, reconhecida pela IAAF; clima excelente para quem salta, público sensacional e nível de prova elevado'. Ouro e bronze no salto em altura ficaram com os Estados Unidos - em primeiro, Jesse Williams, e em terceiro, Andra Mason.

A elevada umidade do ar na capital paraense fez muito bem para alguns atletas de alto rendimento e não foi tão favorável aos fundistas, como o brasileiro Marilson Gomes dos Santos, que ficou com a quarta posição na prova dos 10 mil metros para homens, com o tempo de 28 minutos e 41 segundos. Pela primeira vez participando de uma competição em Belém, Marilson gostou do seu resultado, o único senão foi 'a alta umidade do ar que desfavorece o atleta em uma prova de fundo'.

Mesmo com essa colocação na prova, Marilson demonstrou muita satisfação com a competição, elogiando o público, a estrutura do estádio e a qualidade da pista. 'Para ficar perfeito, 100%, só diminuindo um pouco da umidade do ar. Esta é uma das etapas mais importantes do circuito mundial', frisou. Para o atleta, Belém reúne todas as condições para ser escolhida uma das sedes do mundial de futebol em 2014. 'As vagas estão abertas para todas, mas Belém tem muito boas condições', avaliou.

Lázaro Araújo - Secom"