Histórico de Salvaterra

Salvaterra Pará - PA

Histórico

O município de Salvaterra, foi colonizado por volta do século XVIII, pelos frades jeusuítas que se instalaram na vila de Monsarás, sede do município. Entre os povos que habitavam essa região, predominavam os índios da tribo Sacaca descendente dos Aruans, grupo lingüistico indígena dos mais importantes no Brasil, que deixaram uma herança de grandes obras de arte em cerâmica que se desenvolveu ao longo dos anos em toda a ilha do Marajó.

Quanto a vegetação, predominam as palmeiras (coqueiros, najazeiros e açaizeiros), em muitas áreas da zona rural se conservam as matas de igapó, as matas de várzeas, além de uma grande extensão de campos naturais.

Localizada à margem da Baia do Marajó, com o Rio Paracauarí, Salvaterra limita-se ao norte, com o município de Soure, separando os dois municípios, o rio Paracauarí. Ao nordeste e leste pela Baia do Marajó. Ao sul, sudeste e oeste, pelo município de Cachoeira do Arari, separando os dois municípios, o Rio Camará e Rio São Miguel.

Durante muitos anos a economia concentrava-se em três produtos: o gado, a pesca e o coco-da-bahia. Hoje com o desenvolvimento da agricultura, mais especificamente na cultura do abacaxi, o município passou a incluir esta produção como uma das principais fontes da economia local, atualmente o município conta com 443 h, plantadas com uma produtividade equivalente a 30.000 frutos/h, já tendo sido considerado o principal exportador do Estado do Pará. Em segundo lugar, vem a mandioca com uma área de 14 h plantado com uma produtividade de 600 kg/h. O milho, o arroz e o feijão também são cultivados, com freqüência, mas apenas para subsistência.

Gentílico: salvaterrense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Soure o distrito de Salvaterra.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevada à categoria de município com a denominação de Salvaterra, pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, desmembrado de Soure. Sede no antigo distrito de Salvaterra. Constituído de 5 distritos: Salvaterra, Condeixa e Joanes. Desmembrado do município de Soure, Jubim e Monsarás criados pela mesma lei do município de Salvaterra. Instalado em 13-02-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 5 distritos: Salvaterra, Condeixa, Joanes, Jubim e Monsarás.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE