sábado, 22 de agosto de 2009

Ação Metrópole gera emprego e renda no Pará

No mês de agosto, o projeto Ação Metrópole criou em média um emprego formal por dia. Esse número demonstra como as obras de infraestrutura tocadas pelo Governo em todo o Estado vêm contribuindo com o desempenho da economia paraense, que pela terceira vez consecutiva apresentou saldo positivo na geração de empregos.
Leia Mais

Duas Luas no céu

Recebi esta mensagem de uma amiga, não conferi a veracidade nem o horário certo(27/8 - 24:30 = 28/8 - 0:30?), mas não custa ficar atento e testemunhar esse fenômeno se real.


“Vale a pena”


O Planetario Internacional de Vancouver, da British Columbia - Canadá, calculou a precisão em que Marte estará orbitando perto da terra. Será no dia 27 de agosto de 2009.
Todavia, o mais interessante de tudo é que isto estava previsto em um código Maya, encontrado na piramide ao lado do Observatorio Estrelar em Palenque, Chiapas -México.
Com este cálculo matemático Maya, agora os Mayas estão sendo vistos como os gregos da America, e orgulho da Guatemala.
Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltará a ver este fenomeno natural, e poucas pessoas sabem até o momento, embora tenha sido noticiado em 11 de maio de 2009.
No dia 27 de Agosto, a meia noite e meia, olhe para o ceu,
O planeta Marte será a estrela mais brilhante do ceu, e será tao grande quanto a lua cheia, e estará a 55,75 milhões de kilometros da terra.

Não perca!!

Será como se a terra tivesse duas luas, e este acontecimento só se produzirá no ano de 2287.
Divulgue esta informação, pois nem
todos terão a oportunidade de rever.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Pará apresenta saldo positivo na geração de emprego

No mês de julho o Pará voltou a apresentar saldo positivo na geração de empregos, como no mês anterior. Acima da média nacional, o Pará criou em julho 4.450 postos de trabalho com carteira assinada. Nos últimos dois meses já foram recuperados 38% dos empregos perdidos com o início da crise mundial.

Leia mais

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Governo do Pará entrega reprodutores de búfalos para melhorar rebanho no Marajó

Da Redação
Agência Pará

Produtores de bubalinos dos municípios de Soure e Cachoeira do Arari receberam no último fim de semana, o certificado do curso de manejo sanitário de búfalos e um touro reprodutor puro de origem (PO), para incentivar a seleção de animais superiores e promover o incremento da produtividade da espécie e de toda a cadeia produtiva na região.

Os produtores foram capacitados pelo Programa de Melhoramento da Pecuária Bubalina no Marajó, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Participam do projeto 50 famílias de produtores familiares rurais.

Durante 40 horas, os produtores tiveram instrução teórica e prática sobre a ordenha dos animais, manejo sanitário, nutrição, imunização contra doenças como tuberculose, brucelose e verminose. Maria Conceição de Sousa, da comunidade de Cuieiras, em Soure, é uma das produtoras beneficiadas pelo programa.

"Imagina o que é prá nós receber esse animal, meus filhos e eu estamos muito esperançosos de melhorar nosso rebanho", disse a criadora de búfalos.

"Estamos investindo em tecnologias, nutrição e genética, para incrementar a produtividade da espécie bubalina no Marajó", afirmou Cássio Pereira, secretário de Estado de Agricultura.

Os animais distribuídos são das raças Murrah e Mediterrâneo, com um custo de até R$ 15 mil e permanecerão com essas famílias durante 24 meses, depois serão repassados para outros pequenos criadores.

"A expectativa é que os primeiros resultados se concretizem no primeiro ano com a melhor nutrição dos animais e aumento da produtividade, especialmente na pecuária leiteira, que é o maior objetivo do projeto", adiantou Andreos Leite, gerente executivo de modernização e produção leiteira da Sagri.

Outro objetivo do programa é o desenvolvimento da produção de queijo do Marajó que é alvo de um estudo de padronização do pesquisador Almir Vieira, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em parceria com a Sagri e Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). O criador de búfalos Dado Gomes, de Cachoeira do Arari, vive da venda do leite e da fabricação do tradicional queijo do Marajó. Com a tipificação do produto ele espera melhorar a produção e ganhar novos mercados.

Iolanda Lopes- Sagri

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável


O município de Soure oficializou a criação do conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores, contando com a presença do Secretário de Agricultura do Estado Cássio Pereira,e do representante do Dep. estadual Airton Faleiro, sr. João Pena.
A criação do conselho é um dos pré-requesitos para que o município se coloque em condições de receber implementações de políticas públicas do governo, tanto na esfera estadual, como federal.