sábado, 8 de outubro de 2011

Presos piratas acusados da morte de jovem

Diário do Pará :

O nono integrante de uma das principais quadrilhas de “piratas fluviais”, conhecida por “Família Caterpillar”, foi preso na manhã de ontem, por policiais civis da Delegacia de Crimes Fluviais (DPFLU), ligada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Drco). Segundo a Polícia Civil, Elielson de Souza Marques, de 21 anos, conhecido como “Lourinho”, integrou o bando que assaltou a embarcação “Arca da Aliança de Anajá”, em Muaná, que resultou na morte da estudante universitária Rafaelen de Souza Cavalcante, de 20 anos.

Além dele, foi preso Odileno Martins Rodrigues, de 28 anos, o “Calu”, que também teria participação em pelo menos cinco roubos a embarcações. As prisões ocorreram em uma residência na passagem Duas Estrelas, bairro da Prainha II, em Belém.

Com as autuações, segundo o delegado Samuelson Igaki, titular da Deflu, foram desvendados todos os assaltos a embarcações registrados durante o ano de 2011. “Entre os crimes solucionados, de acordo com análise dos depoimentos dos outros integrantes da quadrilha, foi revelado o autor do assassinato da estudante universitária Rafaelen”, afirmou o delegado.

Com a prisão de “Lourinho”, o delegado concluiu que o autor do disparo que atingiu a jovem na nuca partiu da arma de Sirval de Jesus Fereira, conhecido por “Sniff” ou “Japonês”, preso no último dia 28 de setembro. Em depoimento, “Sniff” acusou “Lourinho” de ser o autor do disparo. “Mas, na verdade, a princípio ele usou uma estratégia de defesa e passou a culpar ‘Lourinho’, já que era o mais inexperiente da quadrilha e ainda estava foragido”, explicou Igaki.

Ainda segundo o delegado, o disparo que atingiu a estudante na nuca foi acidental. “Segundo os assaltantes, no momento em que “Sniff” puxou da mochila um revólver, a arma de fogo disparou de dentro da bolsa e atingiu Rafaelen. No momento, os criminosos fugiram do barco e apenas souberam da morte da jovem através da imprensa”, disse o delegado.

Apenas neste ano, Elielson confessou ao delegado que participou de cinco assaltos a embarcações, entre eles o “Arca da Aliança de Anajás”, em 22 de julho, em Muaná, no Marajó, e aos barcos “Jubileu II”, “Nossa Senhora da Conceição” e “Denildo Júnior”, ocorridos em forma de “arrastão” em 27 de julho deste ano, na região do Baixo-Tocantins.

O outro preso, Odileno Martins Rodrigues, de 28 anos, o “Calu”, confessou participação nos assaltos aos barcos “Princípe da Paz”, no início de 2011, e navio “Soure”, em 14 de junho passado, na baía do Marajó. “Odileno é foragido da Justiça de Muaná, no Marajó, desde abril do ano passado, e tem mandado de prisão preventiva por roubo em uma embarcação. “Lourinho”, “Calu” e todos os outros que já estão presos respondem pelo crime de formação de quadrilha armada e assalto seguido de morte (latrocínio)”.

LAÇOS DE FAMÍLIA

“Lourinho” é sobrinho de Abelardo Souza Marques, também conhecido por “Luciano”, líder da “Família Caterpillar”, preso em 8 de setembro deste ano. Ainda, segundo ressaltou o delegado Samuelson, o assalto à embarcação “Arca da Aliança de Anajás” foi cometido por duas quadrilhas - uma delas a “Família Caterpillar” e a outra o bando liderado por Sirval.

Os dois grupos criminosos se juntaram por intermédio do Edinogal Pedro Flor, o “Dinoca”, que também está preso. Outros três envolvidos no assalto à embarcação “Arca da Aliança de Anajás” permanecem foragidos, mas já estão com prisão preventiva decretada. (Diário do Pará)

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google

Fwd: Planeta Universitário (neste mensagem: 32 notícias)




Planeta Universitário (neste mensagem: 32 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 07 Oct 2011 10:31 PM PDT


A partir desta sexta-feira (7), está aberto o processo seletivo para admissão da turma de 2012 de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), um programa de pós-graduação gratuito reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) que conduz ao grau de mestre. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP participará do exame, que oferece 20 vagas para a nova turma.
Posted: 07 Oct 2011 10:25 PM PDT


O professor Erik Muxagata do Instituto Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande (IO-FURG) representou o Brasil na criação da Aliança Global para Amostragem Contínua de Plâncton (Global Alliance of CPR Surveys – GACS), formada também por representantes da Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Japão, Canadá e Estados Unidos.
Posted: 07 Oct 2011 10:23 PM PDT


A ULBRA realiza seu Vestibular 2012/1, dia 19 de novembro, em oito campi do Rio Grande do Sul. A prova inicia às 9h, simultaneamente, em Canoas, Cachoeira do Sul, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Santa Maria, São Jerônimo e Torres. São oferecidas 8.065 vagas em 154 cursos de graduação e graduação tecnológica, em todo o Estado. Em Canoas, são 3.900 vagas em 73 cursos. As inscrições podem ser realizadas até as 20h do dia 14/11, pela internet (www.ulbra.br/vestibular); e até as 22h do dia 17/11, nos campi universitários.
Posted: 07 Oct 2011 10:22 PM PDT


fea-usp-logoAcontece na próxima terça-feira (11), às 19h30, palestra sobre Risco é oportunidade? A certificação internacional certa para você, ministrada por David Sommer e Ronald Louis Poon Affat. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo email eventoscertifica@ gmail.com, enviando o nome da palestra, seu nome, número USP e unidade em que estuda.
Posted: 07 Oct 2011 10:15 PM PDT


petrolio-estrazioneA Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás (ABPG) apresenta o 6º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás (PDPETRO), que será realizado de 9 a 13 de outubro, no Costão do Santinho, em Florianópolis. Nesta edição, a Instituição parceira é a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Posted: 07 Oct 2011 10:10 PM PDT


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Petrópolis - RJ) está com inscrições abertas para o MBA em Estratégia Empresarial e Inteligência Competitiva. Com duração de 20 meses, o curso é destinado a formar executivos que demandem conhecimentos de Mercado, Planejamento, Finanças, Marketing e Logística, com início das aulas para abril do próximo ano. Segundo o coordenador do curso, prof. Dr. Claudio Startec, a metodologia foi planejada para todos aqueles interessados em atuar na gestão estratégica da informação focada na Inteligência Competitiva.
Posted: 07 Oct 2011 10:06 PM PDT


Mariana Antunes VieiraA professora do PPGQ da UFPel, Mariana Antunes Vieira, recebeu o Prêmio L'Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência, considerado o Nobel no meio acadêmico, no dia 28 de setembro, com a cerimônia de entrega da premiação, em noite de gala, no Copacabana Palace, Rio de Janeiro.
Posted: 07 Oct 2011 10:01 PM PDT


Universidade de LisboaOs reitores Clélio Campolina, da UFMG, António Sampaio da Nóvoa, da Universidade de Lisboa, formalizaram na tarde desta sexta-feira, dia 7, na Faculdade de Medicina, o Programa de Cooperação na Área das Ciências Médicas e Biomédicas Ega Moniz. A iniciativa tem o objetivo de promover atividades de intercâmbio a partir do desenvolvimento conjunto de projetos, eventos científicos, seminários e publicações.
Posted: 07 Oct 2011 09:59 PM PDT


A Diretoria de Programa e Bolsas (DPB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem a satisfação de informar o resultado da chamada do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) destinado às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O prazo para a implementação das bolsas PNPD inicia-se em 1º de novembro, portanto, as Pró-reitorias necessitam fazer chegar à Capes toda documentação necessária para a implementação das referidas bolsas PNPD.
Posted: 07 Oct 2011 09:57 PM PDT


A partir do ano que vem, as universidades do Centro-Oeste vão poder contar com o auxílio do governo federal no valor de R$ 11 milhões para implementação do Programa Nacional de Extensão (PNEX). Marcelo Dourado, diretor Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), autarquia vinculada ao Ministério da Integração Nacional, apresentou a proposta no IV Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (Serex), realizados nos dias 4 a 7 de outubro, na UnB.
Posted: 07 Oct 2011 09:56 PM PDT


O neurocientista e pesquisador da PUCRS Iván Izquierdo foi o ganhador do Prêmio Educação RS 2011 na categoria Profissional, promovido pelo Sindicato dos Professores do Estado (Sinpro/RS). Referência mundial em memória e responsável pelas descobertas dos mecanismos de formação, evocação, persistência e extinção da memória, Izquierdo receberá o troféu Pena Libertária no dia 14 de outubro, em evento no átrio do Santander Cultural.
Posted: 07 Oct 2011 09:54 PM PDT


Japanese flagDez estudantes brasileiros participarão da 24ª edição do programa de intercâmbio cultural Ship for World Youth (navio para a juventude mundial, em tradução livre) promovido pelo governo japonês. Para esta edição do programa foram selecionados pelo Ministério da Educação estudantes dos cursos de relações internacionais, comunicação social, arquitetura e urbanismo e gastronomia.
Posted: 07 Oct 2011 09:51 PM PDT


Unicamp - Implantada no início de setembro por meio de deliberação do Conselho Universitário (Consu), a nova carreira do Magistério Superior (MS) da Unicamp estabelece o mérito acadêmico como critério para a promoção dos docentes. Resultado de estudos iniciados há cerca de dois anos, a reestruturação segue as diretrizes determinadas pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), que defende a isonomia entre USP,
Posted: 07 Oct 2011 09:50 PM PDT


O 1º Seminário Criminologia Cultural e Humanização do Sistema Penal será realizado pelo Curso de Direito e Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Cruz Alta no dia 04 de novembro, no Salão Nobre do Campus. O evento tem caráter interdisciplinar e objetiva criar um debate atual sobre direitos humanos frente à criminologia, abordando o seu viés antropológico-cultural.
Posted: 07 Oct 2011 09:47 PM PDT


USP logoEstão abertas as inscrições para o curso Temas de Historiografia Contemporânea II - As redes de sociabilidades: Do Antigo Regime à cena revolucionária (objetos e instrumentos de investigação), promovido pela Faculdade de Filosofia, História e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. As inscrições são gratuitas, e devem ser realizadas pelo site da FFLCH, até a próxima quinta-feira (13).
Posted: 07 Oct 2011 12:35 PM PDT


mediciA Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba lançou nesta sexta (7), o Edital de seleção para a turma 2012 do Mestrado em Saúde Pública (MSP). Estão sendo oferecidas 24 vagas, distribuídas entre as seguintes linhas de pesquisa: Condições e determinantes da saúde (7 vagas), Avaliação de programas e serviços de atenção à saúde (10 vagas), Epidemiologia clínica (7 vagas).
Posted: 07 Oct 2011 12:12 PM PDT


Os docentes Fabiano Colauto e Wilson Aires Ortiz, do Departamento de Física da UFSCar, conquistaram o primeiro lugar na categoria "Micro: Lupas, Microscópio, Microscópio Eletrônico - Fotomicrografia" do I Prêmio Fotografia Ciência & Arte. A premiação foi concebida para a criação de um acervo de imagens relativas à produção e à criação técnica e científica brasileira. Esta primeira edição do prêmio contou com 1.200 trabalhos inscritos, sendo que 581 pré-selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concorreram na etapa final.
Posted: 07 Oct 2011 11:41 AM PDT


O Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ–UFRJ) e a Sociedade Brasileira de Química realizam, no dia 17 de outubro, uma conferência internacional com o biólogo estadunidense Martin Chalfie. O palestrante é professor da Universidade de Columbia e também venceu o Prêmio Nobel de Química em 2008.
Posted: 07 Oct 2011 11:38 AM PDT


TVEstão abertas as inscrições para a segunda edição do Simpósio Brasil-Japão sobre Avanços em Televisão Digital, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro no Auditório da Coordenadoria de Tecnologia da Infomação (CTI) da USP. O evento é organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica (Poli) da USP.
Posted: 07 Oct 2011 11:35 AM PDT


unoeste-logo-newAcadêmicos do 8º ao 10º termo e egressos do curso de Direito da Unoeste realizaram na noite desta quinta-feira (6), o simulado da 1ª fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No próximo dia 25 os alunos terão uma nova oportunidade de fazer a prova. Todas estas ações são desenvolvidas com o objetivo de preparar os universitários para o exame da Ordem, que ocorrerá no dia 30 de outubro.
Posted: 07 Oct 2011 11:33 AM PDT


pucminas-logoA Pastoral da PUC Minas, na Unidade São Gabriel, oferece os cursos de informática básica, manutenção de microcomputadores, criação de personagens para jogos digitais e oficina de matemática. As inscrições estão abertas até 21 de outubro. com valor único de R$ 20. As aulas serão de 24 de outubro a 16 de dezembro, abertas também à população em geral.
Posted: 07 Oct 2011 11:31 AM PDT


O Curso de Fonoaudiologia da PUC Minas foi o único curso de Minas Gerais a conquistar 4 estrelas no Guia do Estudante, publicação da Editora Abril. No Brasil, apenas quatro cursos de universidades públicas, três de São Paulo e uma do Rio Grande do Sul receberam 5 estrelas na avaliação deste ano, recentemente divulgada.
Posted: 07 Oct 2011 09:58 AM PDT


Bolsistas do ProUni (Programa Universidade para Todos), que foram beneficiados desde o 2º semestre de 2006 até o 1º semestre de 2011, e que estão devidamente matriculados neste semestre, devem fazer renovação do programa até 20 de outubro. A documentação deverá ser encaminhada à Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no Bloco do Estudante, na Unesc, das 9h30 às 21 horas.
Posted: 07 Oct 2011 09:19 AM PDT


john-rawlsO Programa de Pós Graduação em Filosofia da PUCRS, em conjunto com o Instituto Goethe, promove a palestra John Rawls e a ideia de um perfeccionismo liberal. O palestrante será Christoph Horn, professor da Universidade de Bonn, na Alemanha. O evento será na próxima segunda-feira, 10 de outubro, às 16h30min, no auditório térreo (sala 202) do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Posted: 07 Oct 2011 09:17 AM PDT


pucrsO antropólogo Tim Ingold, da Universidade de Aberdeen (Escócia), faz conferência na próxima quinta-feira, 13 de outubro, às 10h, no teatro do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), abordando o tema Cultura, percepção e ambiente: a constituição de um paradigma ecológico. Com entrada franca, o evento é promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação da PUCRS e de Antropologia Social da UFRGS.
Posted: 07 Oct 2011 09:09 AM PDT


Estão abertas, até 26 de outubro, as inscrições para o processo seletivo para admissão da turma 2012 do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), que devem ser feitas na página do programa. Este ano a rede do Profmat foi ampliada: serão oferecidas 1.525 vagas em mais de 65 polos em todos os estados e no Distrito Federal.
Posted: 07 Oct 2011 09:07 AM PDT


Como parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia, o Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU) promove, entre os dias 17 e 21 deste mês, a IV Semana da Física. O evento tem o objetivo de divulgar a Física para a comunidade de Uberlândia e região, popularizando os conhecimentos científicos produzidos nos centros de pesquisa e, por meio de ações junto às escolas, buscar a melhoria do ensino de Física.
Posted: 07 Oct 2011 09:00 AM PDT


As inscrições para o processo de seleção de 600 bolsas de ensino de idiomas (inglês e espanhol) à distância (on line) serão realizadas nos dias 10 e 11 de outubro de 2011. Destinadas aos alunos e servidores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), as bolsas são resultado da parceria firmada entre a Universidade e o banco Santander. O edital de seleção já está disponível na seção "Editais" do sítio www.ufopa.edu.br
Posted: 07 Oct 2011 08:58 AM PDT


uneb logoOs candidatos terão até o dia 9 de outubro para garantir participação no certame. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular. uneb.br. A taxa é de R$ 90. Por conta da greve nacional dos bancários, o pagamento da taxa de inscrição pode ser realizado também em casas lotéricas, caixas eletrônicos e internet banking.
Posted: 07 Oct 2011 08:56 AM PDT


ufba logoNo ranking das 200 melhores instituições universitárias da América Latina, divulgado na terça-feira (4 de outubro) pela organização britânica Quacquarelli Symonds (QS), a Universidade Federal da Bahia desponta na 42ª posição. É a primeira vez que essa lista é divulgada isoladamente, uma vez que a QS agrupava tradicionalmente as melhores do mundo. De acordo com o pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFBA, Prof. Robert Verhine, o desempenho da Universidade se deve à ênfase na produção científica aliada à titulação dos docentes.
Posted: 07 Oct 2011 08:54 AM PDT


A última etapa da Olimpíada Brasileira de Física (OBF 2011) acontece neste sábado (dia 8 de outubro), em todo o Brasil. Na Bahia, serão 120 estudantes de 18 municípios, do Ensino Médio e 9.º Ano do Ensino Fundamental, que farão as provas teóricas e experimentais nesta terceira fase. A OBF é uma realização da Sociedade Brasileira de Física, com apoio do CNPq. Na Bahia, a olimpíada é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA em parceria com as quatro universidades estaduais, mais a Univasf e a UFRB.
Posted: 07 Oct 2011 08:52 AM PDT


A Universidade de Taubaté (UNITAU), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias, promove no próximo sábado, dia 8 de outubro, às 8h30, uma aula de apresentação do curso Treinamento e Qualificação Profissional em Libras - Língua Brasileira de Sinais. A aula acontece no Departamento de Pedagogia, tendo duração de três horas.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406