quarta-feira, 5 de maio de 2010

Lula e Ana Júlia lançam no Pará o maior polo de produção de biodiesel do mundo




Da Redação Agência Pará
Secretaria de Comunicação

As regiões Tocantins, Capim e Guamá, no Pará, serão o maior polo produtor de óleo de palma do mundo. Tomé-Açu é o epicentro desse polo. É a capital da bioenergia sustentável. É lá que nesta quinta-feira, 6, o presidente Lula e a governadora Ana Júlia Carepa lançarão o Programa Nacional de Óleo de Palma, que prevê a produção de biocombustível pela Petrobrás a partir do óleo de palma ou dendê (Elaeis guineensis).

Baseado na agricultura familiar, o Programa vai garantir energia sustentável para a Amazônia e o País. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Governo Popular, para incentivar a produção de biodiesel a partir de diferentes fontes oleaginosas e em regiões diversas, com garantia de preços competitivos, qualidade e suprimento, promovendo a inclusão social.

Quarenta e quatro municípios das duas regiões serão beneficiados, somando uma população total de mais de 1,8 milhão de habitantes. A estimativa é de um investimento de R$ 1,1 bilhão em cinco anos. Hoje o Pará tem 80 mil hectares de área plantada e até 2014 a intenção é atingir 210 mil hectares. São nove plantas industriais e o objetivo é ampliar para 12 em cinco anos, com 4.700 empregos diretos hoje e meta de 15 mil em quatro anos. São 900 parceiros na agricultura familiar e 300 médios e grandes produtores, com meta de se chegar a 13 mil e 14.500, respectivamente, até 2014.

O programa já abriu linha de crédito para o dendê, pelo Pronaf-Dendê, capacitará 120 técnicos para dar assistência aos produtores; investiu em melhoramento genético e produção de sementes, garantindo R$ 60 milhões para instalar uma unidade da Embrapa voltada ao cultivo do dendê; instalou câmara setorial como espaço permanente de diálogo e construção da cadeia de dendê; promoveu seminário internacional para debater boas práticas, gargalos e potencialidades e criou o ZEE Agroecológico, para garantir crédito e seguro rural.

Princípios - O programa estadual quer consolidar a cadeia produtiva de óleos de palma no Pará, com princípios, diretrizes e estratégias para atender a demanda da indústria química, alimentícia e de bioenergia, políticas de fomento e instrumentos de ordenamento territorial, desenvolvimento sustentável e inclusão social.

Um Plano Multisetorial Integrado apoiará a construção de infraestrutura como estradas, pontes e portos, além dos instrumentos legais e mercadológicos de pesquisa, produção, beneficiamento e certificação da cadeia do dendê; um Protocolo Sociambiental garantirá também o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do dendê e criará mecanismos de incentivos financeiros e fiscais.

Fomento à pesquisa, ao desenvolvimento científico e à inovação tecnológica; Comitê Técnico de Risco; assistência técnica rural à cultura do dendê; formação técnico-científica e qualificação de recursos humanos; obras necessárias à cadeia socioprodutiva do dendê, através do Projeto PMI/BNDES; ações de ordenamento fundiário e ambiental, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e CHRF, Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE) zona leste; integração dos pequenos produtores rurais à cadeia do dendê em condições de competitividade e segurança; e ações intersetoriais para o desenvolvimento socioeconômico da cultura no Estado são outras metas do programa estadual.

Dentre as ações previstas destacam-se o Protocolo Socioambiental, o CAR e CHRF, que criam instrumentos legais de cadastro e certificação de habilitação, regularização fundiária, ordenamento ambiental e a inserção no Programa; o Projeto Multisetorial Integrado, que garante a execução de obras necessárias ao desenvolvimento da cadeia sócio-produtiva do dendê e da região; o Zoneamento Ecológico-Econômico, que ordena as áreas do Estado quanto ao uso e ocupação do solo; apoio à Petrobrás Biocombustível, para fomentar a produção de biocombustível e a inserção dos agricultores familiares; e o lançamento do Projeto ParáBiodiesel, que vai desenvolver de forma sustentável a cultura do dendê para produção de biodiesel.

Secom

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Internet sem fio no Pará

Conexão à internet sem fio e de baixo custo será realidade no Pará


Da Redação
Agência Pará

O sonho de um mundo conectado está cada vez mais ao alcance de todos. E no que depender dos esforços da Rede TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), em breve o Pará poderá viver esta realidade.

Está em andamento um treinamento que capacitará os técnicos da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) para a implantação de redes do tipo mesh, sem fios - uma tecnologia que permite conectar com facilidade e efetividade cidades inteiras usando uma tecnologia mais barata, baseada em software livre.

As redes tradicionais contam com uma pequena quantidade de pontos de acesso com fio ou hotspots sem fios para conectar usuários. Em uma rede mesh sem fio, a conexão da rede é espalhada entre dezenas, ou até centenas, de pontos mesh wireless que "conversam" entre si para compartilhar a conexão da rede através de uma grande área.

O treinamento começou no início de abril e irá até a próxima semana, dia 5 de maio, e vem sendo executado pelas equipes do Grupo de Pesquisa em Redes de Computadores e Comunicação Multimidia (Gercom) e Grupo de Pesquisa em Computação e Redes Ubíquas, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A atividade faz parte do Acordo de Cooperação Técnico-Científico entre a Prodepa e a UFPA, com a interveniência da Sedect e com apoio da Rede Paraense de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação, apoiada através de edital da Fapespa.

A tecnologia mesh (malha) sem fio é uma solução de conectividade auto-configurável, auto-reparável, que permite estender a cobertura de uma rede cabeada ou sem fio por meio de múltiplos saltos. No início do curso foram abordadas questões teóricas de redes em malha sem fio, discutindo suas arquiteturas, componentes e algoritmos utilizados.

E também foram estudados os equipamentos que são utilizados na solução adotada, no caso, roteadores, antenas, caixas herméticas, além de questões teóricas ligadas a propagação de sinais. Nesta última fase, está ocorrendo a parte prática do curso, quando os alunos irão aprender a criar firmwares novos com o openwrt, como gravar estes firmwares nos roteadores e como configurar estes para criar uma rede mesh.

Antes do final do treinamento, todos aprenderão a etapa de instalação, configuração e uso do portal captura, utilizado para realizar a autenticação, entrega de conteúdo e monitoramento da rede. No final do curso, serão montados laboratórios de testes, englobando todos os itens que foram ensinados nos dias anteriores e para resolução de problemas que comumente ocorrem em uma rede mesh.

Redes do tipo mesh possuem a vantagem de serem redes de baixo custo, de fácil implantação e bastante tolerantes a falhas. O treinamento habilitará a equipe da Prodepa a implantar e gerenciar redes de acesso baseadas nessa tecnologia, permitindo expandir a cobertura da rede do programa NavegaPará em localidades onde a infraestrutura de comunicações ainda é precária ou inexistente, com custo reduzido e baseado em plataforma livre, permitindo ampliar ainda mais a ação de inclusão digital e social realizada pelo Governo do Estado.

Ascom - Fapespa, com informações da Rede TIC

Belém e Santarém podem receber seleções na Copa de 2014

As cidades de Belém e Santarém foram indicadas pelo Governo do Estado para recepcionar seleções na Copa do Mundo de 2014, após convite do comitê local do torneio. Cada equipe irá escolher seu Campo Base dentre um leque de opções oferecido pela Fifa, e os investimentos em infraestrutura e equipamentos turísticos deverão somar pontos a favor das cidades paraenses.

Leia Mais

Governadora vai a municípios entregar maquinário





Os municípios de Santo Antônio do Tauá e São Caetano de Odivelas, nordeste paraense, receberam das mãos da governadora Ana Júlia Carepa maquinário para a recuperação de vicinais nos municípios, no último domingo (2). Os seis equipamentos fazem parte do conjunto de 503 máquinas que o Governo do Estado adquiriu para os 143 municípios paraenses, e que já estão sendo entregues a outros municípios. Na ocasião, os prefeitos dos dois municípios lembraram que o Governo Popular investe em diversos setores naquela região.

Leia Mais