sábado, 29 de setembro de 2012

Via Email: BRASIL! BRASIL!



BRASIL! BRASIL!


Posted: 28 Sep 2012 05:55 PM PDT


Lula e outros petistas disseram que
Dilma pode 'resgatar' Haddad na
disputa em São Paulo
"Presidente acompanhará candidato petista à Prefeitura em ato na zona leste da capital paulista



A presidente Dilma Rousseff avisou o PT que vai participar de um comício do candidato petista à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, na noite de segunda-feira, dia 1º de outubro, a seis dias da eleição. A vinda de Dilma e o próprio comício, na Cohab José Bonifácio, em Guaianases, zona leste, estão sendo mantidos em sigilo pela equipe de campanha de Haddad.

Dilma gravou mensagens de apoio para o candidato do PT, que foi ministro da Educação até janeiro, mas não tinha intenção de participar de comícios. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a cúpula do PT, porém, pressionaram Dilma a socorrer Haddad, sob a alegação de que sua presença na capital paulista ajuda a desempatar o jogo com o candidato do PSDB, José Serra.

As últimas pesquisas mostram Serra e Haddad em empate técnico, no segundo lugar. O candidato do PRB, Celso Russomanno, lidera todos os levantamentos de intenção de voto. Guaianases é um dos tradicionais redutos do PT onde Russomanno aparece na frente. Lula também estará no comício da segunda. Amanhã, ele subirá no palanque de Haddad em São Miguel Paulista e Cidade Tiradentes, também na zona leste. O ex-presidente tem pedido a militantes do PT que ajudem Haddad a fazer "o milagre da multiplicação dos votos".
Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação


Posted: 28 Sep 2012 05:44 PM PDT


Posted: 28 Sep 2012 05:33 PM PDT


Segundo o PT, o partido pode sair
vencedor em 20 de 98 cidades,
como São Bernardo, onde mora Lula
Correio do Brasil


"Partidos aliados ao governo da presidenta Dilma Rousseff caminham para vencer as eleições municipais deste ano em cerca de dois terços das cidades com mais de 150 mil eleitores, segundo levantamento feito pelo PT e obtido pela agência Rede Brasil Atual. Os números têm por base balanços atualizados de pesquisas públicas e internas.

Ao todo, há 119 municípios nessa faixa, mas em 21 deles não havia pesquisas recentes até o fechamento do relatório. Os candidatos de legendas aliadas ao Planalto despontam em primeiro lugar em 65% das demais 98 cidades – sendo 20 do PT, 15 do PMDB, 13 do PSB, 7 do PDT e 3 do PP, entre outros.

O PT também aparece bem posicionado em 15 das 83 cidades em que pode haver segundo turno (mais de 200 mil eleitores), incluindo oito capitais: Salvador, Fortaleza, João Pessoa, Porto Velho, Cuiabá, Rio Branco, São Paulo e Goiânia.

Nesse recorte, a disputa mais embolada ocorre em Porto Velho (RO). Pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira (26) mostra Lindomar Garçon (PV) liderando com 29% das intenções de voto. Como a margem de erro é de 4 pontos percentuais, quatro candidatos aparecem tecnicamente empatados em segundo lugar: Mário Português (PPS) com 17%, Mauro Nazif (PSB) com 16%, Mariana Carvalho (PSDB) com 15% e Fatima Cleide (PT) com 12%.


Em Salvador (BA), segundo Ibope de ontem (27), a situação está mais bem definida: o petista Nelson Pelegrino tem 34%, seguido por ACM Neto (DEM), com 31%."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 28 Sep 2012 04:26 PM PDT



Posted: 28 Sep 2012 04:21 PM PDT
'Não, eu não respondo pergunta de sem vergonha", retrucou o candidato do PSDB


Renan Truffi, Portal Terra

O candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, se irritou nesta sexta-feira com uma questão de um repórter sobre seu programa de governo. Durante visita ao bairro da Mooca, onde passou a infância, Serra se desentendeu com um repórter da Rede Brasil Atual, veículo ligado a Central Única dos Trabalhadores (CUT), e chegou a chamá-lo de "sem vergonha".

Durante coletiva de imprensa, o candidato do PSDB anunciou que pretendia criar "o sistema municipal de ensino técnico" para dar uma "chance" a crianças de "famílias humildes". Mas admitiu que esta era uma ideia que lhe veio à cabeça no momento da entrevista. "Como administrador público (...) nós vamos criar o sistema municipal de ensino técnico e profissionalizante. Para aumentar em dezenas de milhares os alunos de ensino técnico e profissionalizante. Esta é uma chance imensa para crianças de famílias mais humildes. Essa é a minha ideia. É o que me veio agora há cabeça vindo aqui à Mooca, me lembrando a minha infância e a juventude", disse.

Após o comentário do candidato, o repórter da Rede Brasil Atual questionou Serra sobre a proposta: "Veio a cabeça agora ou está no seu plano de governo?", perguntou. O candidato, então, quis saber o veículo no qual o jornalista trabalha. "De qual veículo você é?", retrucou. Como o repórter não quis se identificar, Serra ameaçou deixar a coletiva. Mas parou para ouvir a pergunta de outros profissionais na sequência, sem ainda responder o primeiro jornalista."
Foto: Carlos Pessuto/Futura Press
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 28 Sep 2012 04:09 PM PDT
"Senador e presidenciável do PSDB está atacado; hoje, em Salvador, fez uma frase torta para colar no candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, a alcunha de "idiota"; vinte e quatro horas antes, no Recife, dissera que Lula é "o chefe de uma facção"; o político conciliador de aliança histórica com o PT ficou para trás ou é apenas mais um passo errático do amigo das madrugadas de Copacabana?


Brasil 247

O senador Aécio Neves virou um leão de entrevistas. Na tarde desta sexta-feira 28, em coletiva no aeroporto de Salvador, onde esteve para apoiar o candidato a prefeito ACM Neto, ele lançou uma frase torta, mas bastante agressiva na direção do candidato a prefeito de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad. "Eu não acho que ele seja um idiota, como às vezes parece ser", disse o ex-governador de Minas. Vinte e quatro horas antes, em Recife, o tucano dissera que o ex-presidente Lula não é o presidente de honra do PT, mas sim "um chefe de facção".

"Eu queria agradecer ao candidato Haddad por ter lançado a minha candidatura à Presidência da República, mas eu vou deixar que o meu partido decida no tempo certo. Como eu não acho que ele é um idiota, como parece ser às vezes, certamente ele quis dar uma estocada no presidente Lula, talvez por estar insatisfeito com a incapacidade que o presidente Lula demonstra até o momento em sua campanha", disparou o tucano.

Aécio criticou ainda a atuação do petista no comando do Ministério da Educação e disse que o ex-ministro não tem humildade. "O Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] talvez seja a moldura maior do desastre e da incompetência que foi a sua gestão. Vai ficando claro, até para ele, neófito em política, de que não basta ainda, para ter sucesso na vida pública, apenas ter um padrinho político. É preciso ter humildade e competência. Vou até sugerir a ele, nas férias forçadas que terá a partir do próximo domingo, que ele inicie essas férias lendo a biografia de São Francisco de Assis. Um pouco de humildade, se não fizer bem para a sua carreira política, se não fizer bem a ele como homem público, fará dele uma pessoa melhor no futuro", disse o senador mineiro."
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 28 Sep 2012 03:43 PM PDT



"Tido como partido de chegada, o PT vinha apanhando feito boi bandido por conta do julgamento da Ação Penal 470, mas, de repente, seus candidatos começam a crescer, com destaque para Nelson Pelegrino, em Salvador, Fernando Haddad, em São Paulo, Patrus Ananias, em Belo Horizonte, Elmano de Freitas, em Fortaleza e Ludio Cabral, em Cuiabá; é o começo de uma virada?


No retrato pintado pelos grandes meios de comunicação, o PT está sentado no banco dos réus e prestes a ir para a cadeia. Já há até certa excitação com os capítulos finais da novela do mensalão, que, na próxima semana, colocará em cena atores como José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares. Coincidência ou não, eles serão julgados às vésperas da eleição municipal de 7 de outubro.

Para a oposição, o julgamento representava a esperança de uma vitória histórica nas eleições municipais, pois o PT, além de condenado no STF, seria também julgado nas urnas. Só faltou combinar com o eleitor.

A última rodada de pesquisas eleitorais mostra o que pode vir a ser o início de uma "onda vermelha", em várias capitais importantes. A começar por Salvador, onde Nelson Pelegrino arrancou e superou ACM Neto, que concorre pelo DEM e contava, até recentemente, com uma vitória em primeiro turno. Pelegrino tem 34% contra 31% de ACM Neto.

No Nordeste, outra capital simbólica é Fortaleza, onde Elmano de Freitas, do PT, passou a liderar, com 24%, deixando para trás Moroni Torgan, também do DEM, que caiu para 18%, segundo uma pesquisa encomendada pelo jornal O Povo.

No Sudeste, as disputas que têm caráter nacional também trouxeram boas notícias para o PT. Em São Paulo, Fernando Haddad aparece empatado com José Serra segundo três institutos: Vox, Ibope e Datafolha – e este é o único que ainda o coloca ligeiramente atrás do tucano. Em Belo Horizonte, a possibilidade de segundo turno entre Márcio Lacerda, do PSB, e Patrus Ananias, do PT, que antes parecia impossível, já não é mais tão improvável. A distância entre ambos diminuiu cinco pontos e há espaço para uma arrancada final."


Posted: 28 Sep 2012 07:13 AM PDT


Burns é brasileiro. E mora (e vota) em São Paulo
Matheus Pichonelli, CartaCapital



"Num seminário sobre a ascensão do conservadorismo em São Paulo realizado na USP no final de agosto, a filósofa Marilena Chauí provocou risos na plateia ao contar o estranhamento de uma amiga sobre o comportamento de parte dos habitantes da maior cidade do País. A amiga dizia custar a entender como pessoas tão hospitaleiras e civilizadas na vida doméstica se transformavam em "feras indomáveis" quando entravam em espaços compartilhados, como o trânsito ou as filas do banco.

É fato. Quem já acompanhou os bate-bocas diários protagonizados em disputas fratricidas pelas faixas preferenciais, barbeiragens no trânsito ou um simples carrinho de supermercado sabe do que a filósofa está falando. Nessas pequenas disputas pelos espaços públicos, brigamos, ofendemos, damos cotoveladas, estacionamos em vagas proibidas, ofendemos os garçons, o manobrista, o vendedor, o atendente, o empregado, o motoboy, a vizinha do terceiro andar…e tudo parece natural, pacífico até segunda ordem.

Como se ganhar no grito fosse esporte popular. Não é. Como explicou Chauí no mesmo evento, essa deterioração das relações interpessoais possui raízes históricas. Tem base numa violência historicamente cristalizada que opera com base na discriminação e preconceito de classe, sexo, religião, profissão e raça. Que naturaliza as diferenças. Que não reconhece a humanidade do outro. Que confunde o exercício da consciência, da liberdade e da responsabilidade com um conjunto de regulamento típico das empresas e suas horas marcadas e regras de comportamento. E se assenta sobre as "características mais alarmantes" do neoliberalismo: o encolhimento do espaço público e o alargamento do espaço da vida privada."
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 28 Sep 2012 06:07 AM PDT
Altamiro Borges, Blog do Miro


"O blogueiro Josias de Souza, da Folha, acaba de revelar os números da nova pesquisa Datafolha. "O líder Celso Russomanno caiu cinco pontos percentuais. Em sondagem divulgada no dia 20, tinha 35%. Agora, amealha 30%. José Serra (PSDB) oscilou um ponto para cima. Foi de 21% para 22%. Aparece à frente de Fernando Haddad (PT), que oscilou três pontos percentuais para o alto, de 15% para 18%... Significa dizer que Serra e Haddad continuam disputando o segundo lugar estatisticamente empatados".

Como ele mesmo aponta, os dados do Datafolha diferem bastante dos números expostos na última pesquisa do Ibope – ele poderia acrescentar que também não batem com a sondagem do Vox Populi. Ambos os institutos apontaram que o candidato petista estaria à frente do tucano. No caso do Ibope, a pesquisa divulgada há dois dias registrou Haddad com 18% das intenções de voto, aparecendo pela primeira vez na campanha pela prefeitura da capital paulista em posição numericamente superior à de Serra, com 17%."
Artigo Completo, ::AQUI::



Posted: 28 Sep 2012 05:46 AM PDT
Urariano Mota, Direto da Redação


"Em plena democracia, nós lemos os jornais e continuamos desinformados, pois as autênticas notícias desaparecem do conhecimento público. O leitor faça um teste, que mais de uma vez sem pretensão de analista, pratiquei. Vá, esteja presente a um grande acontecimento político. Depois compare o que você viu, o mais importante e escandaloso fato que você presenciou, com a notícia que aparecerá nos jornais e na televisão. Verá um absurdo de versões, e de tamanha diferença, que você vai se falar o maior absurdo: se os jornais falam a verdade, então eu nunca estive onde pensei estar.

Na última semana, a manchete que os jornais não deram e se dirá mais adiante, vem deste magnífico momento do depoimento do ex-major Ferreira à Comissão Estadual da Verdade. Depois de um breve histórico, em que os repórteres situariam os antecedentes criminais do ex-major Ferreira, famoso anticomunista, suspeito de envolvimento nos assassinatos do Padre Henrique e do procurador Pedro Jorge, os jornalistas registrariam esta ótimo diálogo entre o cientista político Manoel Moraes , da Comissão Estadual da Verdade, e o ex-major. Que houve e se revela agora nesta coluna:

Ex-major Ferreira – Na ditadura, o Exército brasileiro forjou aquela cena dos mortos da granja São Bento. As pessoas foram presas em locais diferentes e mortas. Juntaram os corpos na Granja pra justificar a ação, pra simular um confronto.

Manoel Moraes – Por quê, senhor Ferreira?

Ex-major – Pra não dizerem que foram eliminados individualmente. Juntando todos, forjaram o confronto. Aí virou troca de tiros em uma célula terrorista."
Matéria Completa, ::AQUI:


You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406