quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Via Email: Planeta Universitário (neste mensagem: 16 notícias)



Planeta Universitário (neste mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 25 Sep 2012 11:41 PM PDT
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza, em parceria com a Polimate - Analytik Jena, o Seminário "Espectroscopia de Absorção Atômica de Alta Resolução e Fonte Contínua, Análise de Carbono Orgânico Total", nesta quinta-feira (27), das 14h às 17h, no Auditório da Ciência do Bosque da Ciência. O seminário tem por objetivo divulgar as novas tecnologias existentes na instrumentação científica usadas para as áreas de espectroscopia de absorção atômica e da análise de carbono orgânico total.


Posted: 25 Sep 2012 11:40 PM PDT
O Instituto Federal de Mato Grosso lançou nesta segunda-feira, dia 24 de setembro, o edital nº 103/2012 do Programa Institucional de Iniciação Científica do IFMT (PROIC/IFMT) que se destina a proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, através do apoio a participação de discentes de nível médio/técnico e superior da Instituição.


Posted: 25 Sep 2012 11:33 PM PDT
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lança nesta quarta-feira, 26, em parceria com as fundações de amparo à pesquisa dos estados da região Amazônica, o programa Pró-Amazônia: Biodiversidade e Sustentabilidade. O evento acontece em Manaus, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), durante reunião do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da região Norte (Foprop/Norte).


Posted: 25 Sep 2012 11:31 PM PDT
"A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma referência para o país quando se fala de expansão", disse o ministro da Educação em exercício, José Henrique Paim Fernandes, ao reconduzir na tarde desta terça-feira, 25, Carlos Alexandre Netto ao cargo de reitor. À frente da UFRGS desde 2008, Netto assume o segundo mandato, que vai até 2016.


Posted: 25 Sep 2012 11:29 PM PDT
Aloizio MercadanteO ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participa nesta quarta-feira, 26, em Nova York, do lançamento da iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) denominada Education First, destinada a promover a educação como direito universal. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, coordenará os trabalhos da proposta, que se insere no âmbito da Global Initiative on Education, uma das prioridades do atual mandato do secretário-geral.


Posted: 25 Sep 2012 11:27 PM PDT
O Ministério da Educação reafirmou nesta terça-feira, 25, a posição absolutamente contrária a qualquer tipo de censura à obra do escritor Monteiro Lobato (1882-1948). Ações propostas no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara) e pelo técnico em gestão educacional Antônio Gomes da Costa Neto argumentam que a obra As caçadas de Pedrinho tem conteúdo racista.


Posted: 25 Sep 2012 11:25 PM PDT
A FAPESP recebeu, no dia 25 de setembro, a visita de uma delegação da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos. Na ocasião, as duas instituições assinaram um acordo de cooperação científica e acadêmica com o objetivo de estimular a colaboração entre pesquisadores do Estado de São Paulo com os da universidade norte-americana a partir do desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa que poderão incluir o intercâmbio de pesquisadores e de estudantes de pós-graduação.


Posted: 25 Sep 2012 11:24 PM PDT
Além das conhecidas sinapses químicas – que permitem a interação entre as células nervosas, envolvendo neurotransmissores e receptores –, os neurônios também se comunicam com sinapses elétricas. Nesse tipo de sinapse, correntes de íons passam diretamente de uma célula a outra por meio de canais conhecidos como "junções comunicantes", produzindo um acoplamento entre os neurônios.


Posted: 25 Sep 2012 11:21 PM PDT
Uma comissão composta por dois coordenadores, um engenheiro químico e um químico da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, visitou a UnB para conhecer a Fábrica Escola de Química e tentar estabelecer um termo de cooperação com a UnB. Fundada em 1999, a escola produz mensalmente oito toneladas de produtos de higiene e limpeza consumidos pela Universidade.


Posted: 25 Sep 2012 11:20 PM PDT
george eitenO professor emérito da Universidade de Brasília e aposentado do Departamento de Botânica, George Eiten, faleceu na manhã dessa terça-feira, 25. Taxonomista de renome, no início dos anos 1990 George foi um dos fundadores do antigo Departamento de Biologia Vegetal – que logo seria conhecido como Botânica. O docente foi responsável pela identificação de inúmeras plantas do Cerrado. A causa da morte foram complicações em decorrência de sucessivos acidentes vaculares cerebrais sofridos nos últimos anos.


Posted: 25 Sep 2012 01:23 PM PDT
enade-logoA pouco mais de dois meses da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), os trabalhos de preparação dos cursos de Direito da Unisul se intensificam. Acadêmicos de seis deles passam pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) no dia 25/11: Direito de Tubarão, Araranguá, Içara, Pedra Branca, Norte da Ilha e Trajano.


Posted: 25 Sep 2012 01:17 PM PDT
O Consulado da França do Rio de Janeiro e a UFRJ, representada pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) e pelo Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS), com a colaboração do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS), realizam atividades da Cátedra Claude Bernard, ocupada por Philippe Descola, professor do Collège de France.


Posted: 25 Sep 2012 09:21 AM PDT
A partir de hoje (25/9) até dia 26 de novembro, estão abertas as inscrições para o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, que vai premiar teses de doutorado e dissertações de mestrado. Serão avaliados ideias, soluções e processos inovadores para questões como redução do consumo de água e energia, redução de gases do efeito estufa (GEE), aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos e tecnologia socioambiental com ênfase no combate à pobreza.


Posted: 25 Sep 2012 08:35 AM PDT
A PUCRS realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28 de setembro, sua tradicional Feira das Profissões - Para onde o conhecimento te leva. A atividade, coordenada pelo Programa Futuros Calouros, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac), está em sua 8ª edição e apresentará os cursos oferecidos pela Universidade, por meio de ações que esclarecerão as características de cada um deles, proporcionando um bate-papo com os professores e estudantes da Instituição.


Posted: 25 Sep 2012 08:19 AM PDT
A Unicid - Universidade Cidade de São Paulo promove, no dia 19 de outubro, o XIV Encontro de Fisioterapia Leste - Enfil. O evento tem como tema Fisioterapia no Esporte e contará com mesas redondas e palestras com profissionais convidados e professores da universidade. Entre os temas abordados estão princípios e cuidados da prática esportiva, paraesporte e pesquisas em fisioterapia esportiva.


Posted: 25 Sep 2012 08:06 AM PDT
A Universidade Positivo (UP) já definiu o calendário para o vestibular de verão 2013. As inscrições estarão abertas até 10 de outubro e podem ser feitas pelo site www.up.com.br ou presencialmente, nas sedes do Curso Positivo (Batel e Vicente Machado), no Centro Tecnológico da Universidade Positivo (CTUP) ou na própria UP, mediante pagamento de R$ 50. A prova será aplicada no dia 14 de outubro, domingo. O edital do concurso está disponível para consulta no site da universidade.


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: