quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Via Email: Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)



Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 27 Sep 2012 01:02 AM PDT
A FAPESP renovou nesta quarta-feira (26/09) o acordo de cooperação com os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RCUK, na sigla em inglês), mantido desde 2009. A Fundação também firmou um acordo com a Universidade de East Anglia, de Norwich (Inglaterra), e estendeu o acordo existente com o Economic and Social Research Council (ESRC), que passará a incluir colaboração com pesquisadores em nível de pós-doutorado.


Posted: 26 Sep 2012 12:37 PM PDT
O Núcleo de Bibliotecas está divulgando trial para o periódico ASN Journals http://www.asn-online.org/publications/kidneynews/. Trata-se das revistas e dos livros eletrônicos do editor American Society of Nephrology, que estarão disponíveis para trial por 60 dias para a UFPel. É interessante que os usuários façam um feedback a respeito e enviem para o Núcleo de Bibliotecas. Participe e envie sua avaliação do conteúdo para ppborba@ufpel.edu.br.


Posted: 26 Sep 2012 11:54 AM PDT
A Universidade Veiga de Almeida (UVA) está com inscrições abertas, até o dia 05 de outubro, para o vestibular. Os exames serão aplicados no dia 06 de outubro, às 9h, nos campi Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio. Os novos alunos concorrerão a bolsas de até 100%. Os interessados devem preencher um formulário de inscrição no site ou na Central de Atendimento da UVA.


Posted: 26 Sep 2012 11:39 AM PDT
O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com matrículas abertas para mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica. O curso alcançou nota seis na Capes, sendo que apenas oito das 59 pós-graduações avaliadas em todo país no triênio 2007-2009 conquistaram notas seis e sete (nota máxima). A pós-graduação do Departamento de Engenharia Elétrica oferece seis áreas de concentração, que somam 19 linhas de pesquisa.


Posted: 26 Sep 2012 10:08 AM PDT
A flora brasileira é imensa e muito diversa. Este tem sido um dos objetos de estudo do Grupo de Estudos Walter Accorsi (Gewa), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. Para divulgar esse trabalho e aprofundar conhecimentos na área, dois alunos do curso de Gestão Ambiental, Jorge Luiz Cambui Melli, atualmente cursando o 6º semestre, e Guilherme Aleoni, aluno do 4º semestre, participaram de congresso internacional realizado na Áustria, entre os dias 2 e 6 de setembro, onde foram apresentados resultados de trabalhos desse grupo.


Posted: 26 Sep 2012 07:53 AM PDT
uniabc-logo"O Homem Contemporâneo", este é o tema central da 14ª Semana da Biologia e 8ª Semana da Gestão Ambiental, que serão realizadas em conjunto pela coordenação das graduações em Ciências Biológicas e Gestão Ambiental da Anhanguera UniABC, entre os dias 01 e 05 de outubro, das 19h30 às 22h, no Auditório I,Bloco B, 3º andar. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail mariana.chistofi@aedu.com.


Posted: 26 Sep 2012 05:36 AM PDT
Em junho deste ano a Unesp criou o projeto Unesp Aberta, que tem por objetivo oferecer on-line e gratuitamente os conteúdos e materiais didáticos em formato digital dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão da Universidade, elaborados em parceria com o NEaD (Núcleo de Educação a Distância). Por meio de um simples cadastro, qualquer pessoa do Brasil e do mundo passa a ter acesso ao conhecimento produzido pela Unesp.


Posted: 25 Sep 2012 11:41 PM PDT
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza, em parceria com a Polimate - Analytik Jena, o Seminário "Espectroscopia de Absorção Atômica de Alta Resolução e Fonte Contínua, Análise de Carbono Orgânico Total", nesta quinta-feira (27), das 14h às 17h, no Auditório da Ciência do Bosque da Ciência. O seminário tem por objetivo divulgar as novas tecnologias existentes na instrumentação científica usadas para as áreas de espectroscopia de absorção atômica e da análise de carbono orgânico total.


Posted: 25 Sep 2012 11:40 PM PDT
O Instituto Federal de Mato Grosso lançou nesta segunda-feira, dia 24 de setembro, o edital nº 103/2012 do Programa Institucional de Iniciação Científica do IFMT (PROIC/IFMT) que se destina a proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, através do apoio a participação de discentes de nível médio/técnico e superior da Instituição.


Posted: 25 Sep 2012 11:33 PM PDT
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lança nesta quarta-feira, 26, em parceria com as fundações de amparo à pesquisa dos estados da região Amazônica, o programa Pró-Amazônia: Biodiversidade e Sustentabilidade. O evento acontece em Manaus, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), durante reunião do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da região Norte (Foprop/Norte).


Posted: 25 Sep 2012 11:31 PM PDT
"A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma referência para o país quando se fala de expansão", disse o ministro da Educação em exercício, José Henrique Paim Fernandes, ao reconduzir na tarde desta terça-feira, 25, Carlos Alexandre Netto ao cargo de reitor. À frente da UFRGS desde 2008, Netto assume o segundo mandato, que vai até 2016.


Posted: 25 Sep 2012 11:29 PM PDT
Aloizio MercadanteO ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participa nesta quarta-feira, 26, em Nova York, do lançamento da iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) denominada Education First, destinada a promover a educação como direito universal. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, coordenará os trabalhos da proposta, que se insere no âmbito da Global Initiative on Education, uma das prioridades do atual mandato do secretário-geral.


Posted: 25 Sep 2012 11:27 PM PDT
O Ministério da Educação reafirmou nesta terça-feira, 25, a posição absolutamente contrária a qualquer tipo de censura à obra do escritor Monteiro Lobato (1882-1948). Ações propostas no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara) e pelo técnico em gestão educacional Antônio Gomes da Costa Neto argumentam que a obra As caçadas de Pedrinho tem conteúdo racista.


Posted: 25 Sep 2012 11:25 PM PDT
A FAPESP recebeu, no dia 25 de setembro, a visita de uma delegação da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos. Na ocasião, as duas instituições assinaram um acordo de cooperação científica e acadêmica com o objetivo de estimular a colaboração entre pesquisadores do Estado de São Paulo com os da universidade norte-americana a partir do desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa que poderão incluir o intercâmbio de pesquisadores e de estudantes de pós-graduação.


Posted: 25 Sep 2012 11:24 PM PDT
Além das conhecidas sinapses químicas – que permitem a interação entre as células nervosas, envolvendo neurotransmissores e receptores –, os neurônios também se comunicam com sinapses elétricas. Nesse tipo de sinapse, correntes de íons passam diretamente de uma célula a outra por meio de canais conhecidos como "junções comunicantes", produzindo um acoplamento entre os neurônios.


Posted: 25 Sep 2012 11:21 PM PDT
Uma comissão composta por dois coordenadores, um engenheiro químico e um químico da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, visitou a UnB para conhecer a Fábrica Escola de Química e tentar estabelecer um termo de cooperação com a UnB. Fundada em 1999, a escola produz mensalmente oito toneladas de produtos de higiene e limpeza consumidos pela Universidade.


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: