segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Via Email: BRASIL! BRASIL!



BRASIL! BRASIL!


Posted: 02 Sep 2012 06:38 PM PDT

Leila Cordeiro, Direto da Redação



"Nem em seus filmes Clint Eastwood conseguiu ser tão mau ator quanto na sua apresentação no mínimo bizarra durante a convenção republicana semana passada, quando conversou com uma cadeira vazia que estaria representando o presidente americano Barack Obama.

O ator,  e também premiado diretor,  quis ser criativo, mas descambou para o deboche e a ironia.  Mas acabou se dando mal. Até mesmo o pessoal do partido conservador ficou chocado com tamanho mau gosto e desrespeito com a maior autoridade do país, pois queiram ou não, chorem ou não, destilem seu ódio ou não, os republicanos têm que engolir que o presidente é o democrata Barack Obama e ponto final.  Ele não é apenas o candidato adversário,  ele é soberano à frente do país e tem que ser respeitado acima de qualquer disputa ou rivalidade.

Eastwood enterrou o time quando deu números errados sobre o desemprego e fez chacota sobre o uso do teleprompter por Obama que praticamente não dispensa o mecanismo durante seus discursos. Com sarcasmo, ele disse que não precisa de um desses, bastava a cadeira vazia que ele ia "arrasar" no palco.

E arrasou negativamente, apesar de muitos republicanos estarem tentando salvar a situação dizendo que a apresentação de Eastwood foi brilhante, criativa e que ele conseguiu não só prender a atenção do público mas também diverti-lo. Pois é, tem gosto para tudo e mau gosto também."
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 02 Sep 2012 06:27 PM PDT



Altamiro Borges, Blog do Miro

"Aécio Neves, o cambaleante presidencial tucano, não gostou da visita de Lula a Belo Horizonte na última sexta-feira. Em seu primeiro comício desta campanha eleitoral, em apoio ao petista Patrus Ananias, o ex-presidente criticou o PSDB por ter "quebrado" Minas Gerais - fato que já foi denunciado inúmeras vezes na Assembléia Legislativa do estado. Irritado, o senador retrucou ontem, num evento pela reeleição de Marcio Lacerda, citando o julgamento do chamado "mensalão".  

"O PT se apropria das empresas públicas como fez, agora comprovado pelo Supremo Tribunal Federal, em relação ao Banco do Brasil. Uma vergonha. Uma instituição secular, o símbolo do Brasil que se e desenvolveu que avançou, é utilizada da forma como foi provada agora pelo STF, para atender a interesses do partido. Esse é um problema grave do PT. Ele tem muita dificuldade de separar o que é público do que é privado", atacou Aécio Neves, no maior cinismo."
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 02 Sep 2012 06:12 PM PDT



Wilson Roberto Vieira Ferreira, Blog: Cinegnose

Em debate na Faculdade de Ciências Sociais da USP sobre "A Ascensão Conservadora em São Paulo", a filósofa Marilena Chauí sugeriu em sua fala uma interessante conexão entre os "aparatos neoliberais" oferecidos à classe média, o encolhimento da esfera pública e a expansão da privada e o conservadorismo político. Talvez tenhamos aqui uma novidade: a percepção de uma zona cinza ou desconhecida ainda não plenamente explorada nem pela psicologia ou pelas ciências sociais: seriam possíveis os aspectos sensoriais e cognitivos envolvidos nas diferentes "acoplagens" das pessoas com esses "aparatos" (automóvel, computador, celulares, TV etc.) moldarem visões de mundo e ideologias?

Na história da ciência a psicologia social surgiu como uma tentativa de criar uma ponte entre as ciências sociais (sociologia, antropologia e ciência política) e a psicologia. Na verdade, procurava dar conta de uma urgência muito mais dramática: compreender os movimentos ideológicos de massa do século XX (em particular o nazi-fascismo) baseados no linchamento, racismo, homofobia e fanatismo coletivos. Entender o porquê do surgimento de uma psicologia de massas que, muitas vezes, era diametralmente oposta à individual: indivíduos aparentemente civilizados de repente podem tornar-se violentos e regressivos em ambientes públicos e de interação interpessoal. 

Esforços como os estudos sobre a formação da personalidade autoritária liderados por Theodor Adorno na década de 1950 e a criação da chamada "Escala F" (a aplicação de um questionário para detectar traços protofascistas na personalidade) tentavam compreender a dinâmica desse "encaixe" entre o individual e o coletivo.

A fala da filósofa Marilena Chauí em um debate sobre "A Ascensão Conservadora em São Paulo" na Faculdade de Ciências Sociais da USP no dia 28 (veja vídeo   abaixo) sugeriu um novo enfoque nessa discussão: a conexão entre os "aparatos neoliberais", encolhimento da esfera pública e o conservadorismo da classe média paulistana.

Chauí parte do fenômeno clássico objeto da psicologia social: "a classe média paulistana é um mistério. Convidam você para ir a casa deles, é bem recebido, fazem uma comida especial para você, te levam até a porta, oferecem carona etc. Mas basta dirigir um carro, entrar numa fila ou num espaço que deve ser compartilhado para se transformarem em bestas selvagens".

Em seguida, a filósofa discorreu sobre o autoritarismo da sociedade brasileira que não se resume ao aparelho do Estado (a ditadura, por exemplo): está cristalizado em relações hierárquicas, verticais e oligárquicas onde as desigualdades são "naturalizadas". A violência seria deslocada para o campo da criminalidade e delinquência. Mas em São Paulo teria ocorrido algo "sinistro": ao receber o impulso neoliberal isso teria funcionado para a sociedade paulistana como "a mão e a luva, como a sopa no mel" porque "a característica mais impressionante do neoliberalismo é o encolhimento da esfera pública e o alargamento da privada".
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 02 Sep 2012 05:46 PM PDT



Posted: 02 Sep 2012 05:42 PM PDT



Dassler Marques, Portal Terra

"José Serra, candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, disse neste domingo ser vítima de ataques em ônibus da capital. Sem acusar responsáveis, Serra afirmou que há interessados em espalhar boatos de que ele não iria cumprir os quatro anos de mandato caso fosse eleito, o que fez em 2006 para concorrer à presidência. A acusação, seguida de promessa de que cumpriria os quatro anos desta vez, foi feita no evento "Fala Juventude", promovido por seu partido. Ele também criticou o PT em discurso.

"Tem gente espalhada nos ônibus fazendo isso. Como não tiramos fotografia e não se gravou, não dá para documentar. Então não posso ir além do que dizer isso", acusou Serra. Questionado sobre quem seria responsável, ele evitou: "há outros interessados, não é apenas uma candidatura", afirmou. O tucano demonstrou irritação quando perguntado o porquê de reafirmar, ao público, que irá cumprir o mandato.

"Vocês vivem perguntando isso, a imprensa só pergunta isso desde antes de eu sair", respondeu Serra. Ao ser perguntado se iria levar a promessa aos programas políticos, ele disse: "não discuto estratégia de horário eleitoral com a imprensa, desculpe". Anteriormente, em discurso aos cerca de 300 presentes, José Serra havia falado: "vou pegar a prefeitura e governar por todo o mandato. Se eu for muito bem depois do mandato, quem sabe o que vida vai reservar".
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 02 Sep 2012 04:54 PM PDT
Carolina Gonçalves, Agência Brasil



"Embora os brasileiros tenham vivenciado um ano marcado pela realização da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), pelo debate sobre o uso de sacolas plásticas e por planejamentos municipais voltados a ações sustentáveis como o fim dos lixões e a coleta seletiva de resíduos, ainda não é o atual processo eleitoral, iniciado há cerca de um mês, que posicionará a questão ambiental no centro dos debates políticos.

A despeito do espaço que o tema tem conquistado na agenda do país, nem os programas partidários eleitorais ou os eleitores consideram o meio ambiente uma área prioritária para a definição do voto na opinião de alguns especialistas.

"Dados os altos índices de poluição, devastação florestal, mudança climática etc. [o meio ambiente] somente vai adquirir centralidade para a população quando questões que afetam seu cotidiano estiverem mais bem solucionadas", afirmou Rachel Meneguello, professora do Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Campinas (Unicamp).

Os programas partidários continuam voltados para os temas que estão no topo do ranking de preocupações apontadas pelos eleitores em pesquisas de opinião. "Em um cenário em que o poder público não consegue dar conta de questões básicas, medidas como o fim das sacolas plásticas têm pouca adesão, porque se sabe que é uma medida muito parcial, e sua implantação afeta o cotidiano da maioria das pessoas, que não recebeu alternativa para dar conta, por exemplo, de parte do lixo doméstico", acrescentou."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 02 Sep 2012 10:18 AM PDT



Renato Rovai, Blog do Rovai

"Luciano Ducci, que ganhou de presente a prefeitura de Curitiba por conta da renúncia de Beto Richa que deixou o cargo pra disputar o governo do Estado, está seguindo as pegadas do tucano que lhe deu asas em todas os sentidos.

Beto Richa processou na eleição passada o blogueiro Esamel e o perseguiu durante toda a campanha tentando liquidar a possibilidade de fazer seu blogue . Agora, Ducci faz o mesmo com o blog do Tarso. Leia a matéria a seguir, que pode ser acessada também neste link.

O que  motivou a perseguição é uma multa de R$ 212 mil reais foi uma enquete onde Ducci tem sido escolhido como o pior prefeito da cidade dos últimos tempos

É bizarro como esse tipo de processo ainda sejam bem-sucedido no judicioário brasileiro. Mas é compreensível. Na ditadura também havia legistas que assinavam laudos declarando que uma pessoa barbaramente torturada havia se suicidado. E juízes que consideram aquilo a versão real dos fatos.


Ducci com esta atitude mostra que não tem apreço pela liberdade de expressão. E que prefere os veículos de comunicação tradicionais, com os quais sempre é possível fazer uma "acordinho".
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 02 Sep 2012 10:05 AM PDT
"Segundo petista, senadora disse que participará de atividades externas da campanha do candidato



Daiene Cardoso, Agência Estado / Estadão.com.br

Durante carreata na região de Itaquera, zona leste da Capital, neste sábado, 1, o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, recebeu um telefonema da senadora Marta Suplicy (PT-SP) avisando que participará em breve das atividades externas de sua campanha. "Ela falou que vai estar conosco brevemente", disse Haddad aos militantes, informando que a senadora telefonou da produtora de seu marqueteiro João Santana, onde esteve na tarde deste sábado acertando detalhes de sua entrada definitiva na campanha petista.

Além de Marta, Haddad afirmou que está prevista a entrada da presidente Dilma Rousseff em sua campanha, ainda neste mês. "Nós temos convicção de que ela vai participar, isso está planejado. A partir de quando é que vamos verificar, de acordo com a determinação dela (Dilma) e a conveniência da campanha."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 02 Sep 2012 09:53 AM PDT
"O Ibope Inteligência em parceria com a TV Liberal realizou a segunda rodada de pesquisa sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Belém (PA). O ex-prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), cujo candidato a vice é Jorge Panzera, do PCdoB oscila positivamente 5 pontos percentuais em relação à primeira rodada, realizada em 11 de agosto, e aparece com 47% das menções.



Vermelho

Em seguida aparece o deputado federal José Priante (PMDB) com 16% das citações, com uma oscilação negativa comparado com a rodada anterior, na qual tinha 22% das intenções de voto. O também deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB) mantém o mesmo resultado, com 12% das intenções de voto.

Em um patamar inferior, aparecem o radialista Jeferson Lima (PP) e o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS) ambos com 6% das intenções de voto, índices bem próximos aos levantados na última pesquisa. O deputado estadual Alfredo Costa (PT) e Anivaldo Vale (PR) obtêm 3% das menções. Os nomes dos candidatos Leny Campelo (PPL), Sergio Pimentel (PSL) e Marcos Rêgo (PRTB) constavam no disco apresentado aos entrevistados, porém eles não atingem 1% das menções. O percentual de eleitores que declaram intenção de votar em branco ou anular seu voto é de 4%, enquanto 3% não sabem ou preferem não opinar."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 02 Sep 2012 09:06 AM PDT



Danilo Macedo, Agência Brasil

"A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) enviou telegrama ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e ofício ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) de Mato Grosso do Sul, desembargador Josué de Oliveira, pedindo que seja apurada a "invasão" à sede do jornal Correio do Estado, na noite de quarta-feira (29), por agentes da Polícia Federal. Eles cumpriam determinação judicial para impedir a publicação de uma pesquisa de intenção de voto para a prefeitura da capital, Campo Grande.

Segundo o editor de Política do Correio do Estado, Adilson Paniago, a pesquisa encomendada só seria entregue no dia seguinte, mas um funcionário teve de ligar todos os computadores do setor de paginação para que os agentes verificassem se ela estava na versão que seria impressa. Como não encontraram o que buscavam, os agentes partiram para o parque gráfico. "Tivemos que parar as rotativas para eles conferirem página por página", disse Paniago.


O presidente da ABI, Maurício Azedo, considerou a ação uma "violação grave de disposições constitucionais" e pediu, nas mensagens encaminhadas, que o ministro Cardozo e os membros do TRE-MS intervenham de forma a cessar "violências com precedentes apenas na ditadura militar".
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 02 Sep 2012 08:54 AM PDT
Marcos Coimbra,  Correio Braziliense / Vi o Mundo


"As recentes pesquisas da Vox Populi, do Ibope e do Datafolha, realizadas nas principais capitais nos últimos dias, revelam um quadro que, em seus traços gerais, era previsível.

Incluindo os números de São Paulo, onde os três institutos apontaram cenário muito desfavorável a Serra. Só seus defensores mais extremados terão se surpreendido, pois as dificuldades que o tucano enfrentaria este ano eram óbvias.

As pesquisas confirmam características conhecidas das eleições municipais brasileiras e do funcionamento atual de nosso sistema político. Indicam coisas que sabíamos:

1 — A força da reeleição: em todas as capitais em que os atuais prefeitos buscam a reeleição, eles lideram.

A maior vantagem está no Rio de Janeiro, onde Eduardo Paes (PMDB) tem ampla perspectiva de vitória no primeiro turno, apesar de enfrentar diversos adversários de biografia conhecida e respeitável.

Em Belo Horizonte e Curitiba, estão na dianteira os prefeitos Marcio Lacerda e Luciano Ducci, ambos do PSB. O mineiro tem um só concorrente de peso, Patrus Ananias, do PT. No Paraná, a situação é de empate triplo, entre ele, Ratinho Junior (PSC) e Gustavo Fruet (PDT).

São três casos de prefeitos que investiram pesadamente na propaganda de suas administrações ao longo do mandato. Não têm novidades a informar aos eleitores, mas fazem agora, usando a imensa mídia "gratuita", uma personalização dos resultados de suas gestões.


As obras e programas que o cidadão conhecia como sendo da prefeitura são reapresentadas como de autoria do prefeito. Tudo de bom que aconteceu na cidade é mostrado como resultado de sua ação pessoal (e tudo de mau é suprimido)."
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 02 Sep 2012 07:22 AM PDT



"O mais recente artigo do respeitado economista Luís Gonzaga Belluzzo sobre a educação é na verdade quase um manifesto contra a crise de civilização iniciada há algumas décadas que se aprofundou dramaticamente no início deste terceiro milênio.

Eduardo Bomfim, Vermelho

Ao rebater a máxima que o cidadão precisa "conquistar uma boa educação para não ser um dos derrotados na atual marcha para o progresso" Belluzzo desmistifica tanto o sentido do que venha a ser a educação nos dias atuais quanto a relação inseparável entre essa educação qualificada e a conquista de um status privilegiado no mundo contemporâneo.

Tanto é verdade que nos Estados Unidos e na Europa as filas dos desempregados estão abarrotadas de "empregáveis" com curso superior, mestrado, doutorado e outros títulos.
Na Espanha, por exemplo, as estatísticas mostram que mais de 40% da força de trabalho jovem encontra-se sem emprego o que já pode ser considerada uma catástrofe para toda uma nova geração porque as pesquisas indicam que alguma recuperação econômica por lá, como em todos os Países mergulhados na crise econômica capitalista, dificilmente acontecerá antes de uma década, no mínimo."
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 02 Sep 2012 07:10 AM PDT



"Blogueiro de Veja declara voto no candidato tucano e dá piti em relação à cobertura da imprensa sobre as eleições em São Paulo, que estaria ampliando a sua rejeição


"A rejeição de José Serra em São Paulo é grande (43%, segundo o Datafolha), mas ele tem Reinaldo Azevedo a seu lado – o que talvez explique parte dessa mesma rejeição. Num longo post sobre a cobertura eleitoral em São Paulo, Reinaldo Azevedo declarou seu voto em José Serra – o que não chega a ser surpreendente – e também deu um piti em relação à cobertura da imprensa em relação às eleições. Serra e Reinaldo correm o risco de terminar juntos, numa ilha deserta. Leia, abaixo, um trecho e aqui a íntegra:

"Não! Não estou a cobrar que a imprensa passe a tratar bem o candidato em que vou votar e mal os candidatos que considero piores. Estou a cobrar um mínimo de equilíbrio nas reportagens, quem sabe até um pouco de vergonha na cara. Com que então Haddad pode levar em sua propaganda eleitoral o falso testemunho de um doente de catarata — se o paciente sabia que estava mentindo ou não, isso é irrelevante —, que estaria dois anos à espera de uma cirurgia, e a Secretaria de Saúde não pode nem mesmo contar a verdade do prontuário? Não era catarata! Ele não estava na fila! Tinha sido encaminhado para o atendimento adequado. A imprensa inteira, vejam que espetáculo!, considerou a mentira de Haddad normal e ainda acusou a Prefeitura de quebra do sigilo médico. Norte moral: o sigilo médico deve proteger as mentiras do PT."


You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

2 comentários:

Unknown disse...

VEJAM o Video passa zenalcool ae…

http://www.youtube.com/watch?v=xE7zVIhId9M

Francisco Almeida disse...

Valeu a dica,
Elizabeth!