quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Via Email: Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)



Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 05 Sep 2012 11:37 PM PDT
Aloizio Mercadante"Em que medida nossos jovens estão efetivamente preparados para o desafio econômico e global?", questionou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao discursar nesta quarta-feira, 5, na 72ª Reunião do Conselho Diretivo da Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação e Cultura (OEI), na Espanha. Mercadante, que presidiu o encontro, defendeu o redesenho do currículo e das competências do ensino médio para adequá-la à nova realidade global.


Posted: 05 Sep 2012 11:35 PM PDT
Foi aberto um processo seletivo para o novo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP). As inscrições poderão ser feitas até o dia 19 de outubro. O programa oferece até 20 vagas de mestrado e até 10 vagas de doutorado em 2013. A divulgação da classificação dos candidatos aprovados no processo seletivo será realizada a partir do dia 30 de novembro de 2012.


Posted: 05 Sep 2012 11:34 PM PDT
O prazo de utilização do financiamento concedido por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderá ser dilatado por até dois semestres consecutivos. Ou seja, caso o aluno tenha algum impedimento para concluir o curso no prazo regular, ele poderá pedir a extensão do financiamento por até dois semestres. A portaria normativa nº 16, que autoriza a medida, foi publicada nesta quarta-feira, 5, no Diário Oficial da União.


Posted: 05 Sep 2012 11:32 PM PDT
A Universidade de São Paulo (USP) e a Embaixada da França no Brasil lançaram o Centro de Reflexão franco-brasileiro Claude Lévi-Strauss. De acordo com o Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTeC), o objetivo do novo centro é reunir personalidades francesas e brasileiras, de diversas áreas do conhecimento, para organizar encontros, no Brasil e na França, e promover debates sobre temas que interessem diretamente às relações franco-brasileiras.


Posted: 05 Sep 2012 11:30 PM PDT
A UFMG recebe, nesta semana, 27 professores de Angola. O grupo, que pertence ao quadro docente da Universidade Onze de Novembro, sediada na província de Cabinda, frequentará os cursos de mestrado e doutorado da Faculdade de Educação (FAE). "A iniciativa impulsionará nosso programa de cooperação internacional e estreitará as relações com instituições de ensino da África, particularmente com aquelas dos países de língua portuguesa", diz o reitor Clélio Campolina Diniz, que também ocupa a vice-presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).


Posted: 05 Sep 2012 11:28 PM PDT
Os professores das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Pernambuco (UFPE) e do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) decidiram encerrar a greve. As decisões foram tomadas em assembleias realizadas na tarde desta quarta-feira, 5. Na UFMG, o retorno às atividades será imediato e o calendário acadêmico será discutido nesta quinta-feira, 6.


Posted: 05 Sep 2012 11:27 PM PDT
A FAPESP e o Oak Ridge National Laboratory/UT-Battelle, dos Estados Unidos, anunciam chamada de propostas de pesquisa no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições. Podem participar da chamada pesquisadores afiliados ao Oak Ridge National Laboratory e pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.


Posted: 05 Sep 2012 09:48 AM PDT
Com a expectativa de receber cerca de 55 mil pessoas, será realizada de 14 a 16 de setembro a 10ª edição do evento UFPR: Cursos e Profissões. Uma Feira de Ideias para seu Futuro. Este será o maior evento da instituição no ano do seu centenário, a ser comemorado em 19 de dezembro de 2012. Pela primeira vez, a feira será no Centro de Eventos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT), no Jardim das Américas.


Posted: 05 Sep 2012 09:45 AM PDT
A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) lançou o edital para preenchimento de vagas na Pós-graduação na modalidade EAD. São ofertados oito cursos de Especialização (Lato Sensu) para o segundo semestre de 2012. Os interessados devem realizar inscrições somente pela internet, até dia 17.09, por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível no site www.ulbra.br/posead.


Posted: 05 Sep 2012 09:43 AM PDT
Universidade Federal do Pampa (Unipampa)A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu nesta semana a recomendação emitida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a criação do Mestrado Profissional em Tecnologia Mineral, que deve ser oferecido a partir de 2013 no Campus Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul, com conceito inicial 3.


Posted: 05 Sep 2012 09:42 AM PDT
De acordo com o 1º ranking de universidades brasileiras, produzido pelo jornal Folha de São Paulo, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desponta como a melhor universidade estadual da região Centro-Oeste. Mesmo com apenas 18 anos de existência, a UEMS já figura entre as 100 melhores universidades do Brasil de acordo com o ranking publicado nesta semana.


Posted: 05 Sep 2012 09:39 AM PDT
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quarta-feira, 5, o resultado do edital n°15/2012, referente ao programa Cátedra Rio Branco em Relações internacionais da Universidade de Oxford. Um candidato foi selecionado. O selecionado será admitido como membro da Universidade de Oxford e de uma de suas faculdades, assim terá acesso às bibliotecas da universidade e terá disponibilizada sala de trabalho no Centro Latino Americano ou nas proximidades.


Posted: 05 Sep 2012 07:34 AM PDT
As inscrições para a 4ª chamada do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras (CsF) continuam abertas. Para eliminar as dúvidas dos interessados, a Coordenação do CsF na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizará no próximo dia 06 de setembro, a partir das 11h, uma palestra para todos os estudantes. O objetivo da apresentação é o de explicar o funcionamento do CsF e oferecer mais informações sobre o processo seletivo na UFRJ e sobre as universidades conveniadas.


Posted: 05 Sep 2012 07:31 AM PDT
O Centro Universitário Celso Lisboa (UCL) realiza a 1ª Jornada de Psicologia Hospitalar, no dia 12 de setembro. Com entrada gratuita, o evento é voltado para estudantes e profissionais de saúde e acontece no período da manhã e da noite com as palestras Intervenções clínicas no contexto hospitalar: o papel da Psicologia neste universo (8h) e A Criança Hospitalizada (19h).


Posted: 05 Sep 2012 06:21 AM PDT
unifoa-logoSete cursos do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, foram estrelados pela revista Guia do Estudante, da Editora Abril. Direito e Educação Física receberam quatro estrelas; Administração, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Nutrição e Serviço Social receberam três estrelas.


Posted: 05 Sep 2012 05:25 AM PDT
canada bandieraA  maioria das universidades canadenses  que aparecem entre as melhores do mundo, segundo os mais recentes rankings internacionais de educação superior, apostam agora no Brasil. As instituições desembarcam no fim de setembro em Brasília (dia 25), Recife (27) e São Paulo (29 e 30), onde participam da feira Imagine Estudar no Canadá.


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: