sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Governo do Pará realiza a 1ª Conferência de Comunicação

A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) está organizando a 1ª Conferência Estadual de Comunicação, de 29 a 31 de outubro deste ano, em Belém. O tema será: "Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital". O público alvo é formado por profissionais da comunicação, comunidade universitária, comunicadores comunitários etc.

Leia Mais

Governo investe em projeto para beneficiar mães e recém-nascidos no Marajó

Da Redação
Agência Pará


Ana Júlia Carepa assina o termo de compromisso com a Amam, ao lado de Danielle Cavalcante, Pedro Rodrigues e Maurício Bezerra.
Maurício Bezerra, da Santa Casa, ressaltou os investimentos do governo para melhorar a assistência a mães e recém-nascidos nos município de origem
Ana Júlia Carepa reiterou que seu governo investe em qualidade de vida e citou obras que beneficiam gestantes e bebês, na área de neonatologia
Baixar Baixar fotos

Um termo de compromisso assinado pelo governo do Pará e a Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), nesta quinta-feira (06), vai viabilizar o Projeto de Educação Continuada em Saúde com Ênfase em Neonatologia e Atendimento à Gestante. O projeto será desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e Amam.

O documento foi assinado pela governadora Ana Julia Carepa, pelo presidente da Amam, Pedro Rodrigues, pela secretária de Estado de Saúde Pública em exercício, Danielle Cavalcante, e pelo presidente da Fundação Santa Casa, Maurício Bezerra, tendo como testemunha o secretário de Estado de Integração Regional, André Farias. A solenidade aconteceu às 15 horas, no auditório do Centro Integrado de Governo (CIG), na presença de autoridades estaduais e convidados.

O objetivo principal do projeto é capacitar profissionais de saúde dos municípios da região do Marajó para o atendimento à gestante e ao recém-nascido, contribuindo para a melhoria da assistência à mulher e à criança no município de origem.

Considerando a carência de profissionais especializados em neonatologia no Estado, o projeto prevê a realização de treinamentos, cursos e outras ações de natureza didático-pedagógicas, para o aprimoramento, qualificação e requalificação dos profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde, agentes comunitários de saúde e parteiras, nos 16 municípios do Arquipélago do Marajó.

A ideia da capacitação partiu da Fundação Santa Casa que, em função de fatos históricos e contemporâneos relacionados à assistência neonatal no Estado, propôs trabalhar em rede com os municípios, para oferecer melhor qualidade de vida à população assistida.

O trabalho deve resultar na formação de equipes municipais de saúde capacitadas a prestar assistência à gestante e aos bebês nos seus locais de atuação, com conhecimento de todo o protocolo de encaminhamento para unidades de alta complexidade, como o hospital Santa Casa.

Pelo protocolo, a Santa Casa coordenará o projeto, formará os grupos de trabalho e gerenciará as ações; a Sespa entrará com financiamento e apoio técnico, e a Amam participará com financiamento, mobilização interna dos municípios, monitoramento de informações e dará suporte logístico ao grupo capacitador.

Investir em vida - A governadora Ana Júlia Carepa destacou que as obras do seu governo têm como principal missão melhorar a vida da população paraense. "Capacitar para a saúde significa investir em vidas humanas". Na ocasião, ela também enumerou uma série de obras na área de neonatologia, como a implantação de Unidades de Cuidados Intermediários no município de Castanhal e, brevemente, no município de Marituba.

A secretária Danielle Cavalcante ressaltou que este governo tem investido na Atenção Básica, o que é fundamental para reduzir a demanda para alta complexidade. A principal mudança é o repasse de recursos diretamente do governo do Estado para os municípios.

Maurício Bezerra destacou os grandes investimentos que vêm sendo feitos na instituição e a importância do projeto para melhorar a assistência a mães e recém-nascidos nos próprios municípios, fazendo com que venham para Belém apenas os casos mais graves e corretamente referenciados.

A importância da parceria entre governo do Estado e municípios para reduzir a mortalidade infantil no Marajó foi ressaltada por Pedro Rodrigues. "Veremos o resultado desse projeto em cinco ou dez anos, quando soubermos quantas crianças deixaram de morrer por falta de assistência", frisou o presidente da Amam.

Roberta Vilanova - Fundação Santa Casa

BELÉM RECEBE SINAL DIGITAL



Agência Pará
Belém é a primeira cidade da Região Norte e a 17ª capital brasileira a receber sinais digitais de alta definição. Nesta terça-feira (4), o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e a presidente da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), Regina Lima, assinaram um protocolo de intenções, com representantes de quatro emissoras de televisão de Belém para a consignação dos canais de TV Digital.

A partir da consignação dos canais, as emissoras têm até 18 meses para preparar o projeto de engenharia que possibilitará as transmissões em caráter definitivo. Mas, no caso da capital paraense, a expectativa é que o cronograma seja antecipado e, já no final deste mês, sejam iniciadas as transmissões digitais definitivas.

Além da Funtelpa, as quatro emissoras privadas que receberam a consignação dos canais digitais em Belém são o Sistema Clube do Pará de Comunicação, o SBT (Canal 5), a Rádio e Televisão Marajoara (TV Record) e a TV Liberal.

Avanços - A presidente da Funtelpa destacou, em seu pronunciamento na solenidade, o avanço representado pela TV Digital. "Imagem de alta definição é apenas um dos aspectos dessa verdadeira revolução, que representa uma gigantesca mudança de paradigma e da forma de fazer TV", observou.

A Funtelpa é a maior rede com retransmissoras próprias no Pará: atinge 51 municípios e vem se preparando para a nova era representada pela TV Digital. "É uma grande mudança. Por isso, a Funtelpa vai investir em treinamento de recursos humanos. Não basta ter os melhores equipamentos se não soubermos usá-los de forma eficiente. Quem não se preparar para essa nova concepção de televisão terá mais dificuldades", ressaltou.

Segundo Regina Lima, além de inovações como portabilidade, registro de audiência em tempo real e maior interação com o telespectador, a TV digital trará uma vantagem significativa para a televisão pública: a multiprogramação, que permitirá a escolha de até quatro programas distintos no mesmo canal.

Leia mais

LULA - um governo para todos

Reajuste do Bolsa Família é justiça com os mais carentes, diz Lula
Da Agência Brasil

Ao comentar o reajuste de 10% dos beneficiários do programa Bolsa Família, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (3) que a medida representa "justiça" com a população carente brasileira. "Foi uma atitude correta", disse."Todas as categorias profissionais tiveram reajuste este ano em todo o Brasil e é justo que a gente dê um reajuste razoável para os que recebem o Bolsa Família, porque isso vai ajudar no aumento de poder de compra deles", afirmou em seu programa semanal Café com o Presidente. "Quanto mais o povo puder comprar, mais certeza nós temos de que a economia brasileira vai continuar crescendo".Lula também comentou a qualificação profissional dos beneficiários do programa. Na semana passada, ele participou da cerimônia de formatura de 457 pessoas, beneficiadas por um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o setor de construção civil. Duas mulheres, segundo o presidente, tiveram a carteira de trabalho assinada."Essa é a melhor forma para a gente ir tirando as pessoas do Bolsa Família. Você vai formando profissionalmente as pessoas, a economia vai crescendo, mais gente vai precisar de empregados e empregadas", disse, ao cobrar que mais empresários colaborem com a qualificação profissional de beneficiários.