sexta-feira, 7 de agosto de 2009

BELÉM RECEBE SINAL DIGITAL



Agência Pará
Belém é a primeira cidade da Região Norte e a 17ª capital brasileira a receber sinais digitais de alta definição. Nesta terça-feira (4), o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e a presidente da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), Regina Lima, assinaram um protocolo de intenções, com representantes de quatro emissoras de televisão de Belém para a consignação dos canais de TV Digital.

A partir da consignação dos canais, as emissoras têm até 18 meses para preparar o projeto de engenharia que possibilitará as transmissões em caráter definitivo. Mas, no caso da capital paraense, a expectativa é que o cronograma seja antecipado e, já no final deste mês, sejam iniciadas as transmissões digitais definitivas.

Além da Funtelpa, as quatro emissoras privadas que receberam a consignação dos canais digitais em Belém são o Sistema Clube do Pará de Comunicação, o SBT (Canal 5), a Rádio e Televisão Marajoara (TV Record) e a TV Liberal.

Avanços - A presidente da Funtelpa destacou, em seu pronunciamento na solenidade, o avanço representado pela TV Digital. "Imagem de alta definição é apenas um dos aspectos dessa verdadeira revolução, que representa uma gigantesca mudança de paradigma e da forma de fazer TV", observou.

A Funtelpa é a maior rede com retransmissoras próprias no Pará: atinge 51 municípios e vem se preparando para a nova era representada pela TV Digital. "É uma grande mudança. Por isso, a Funtelpa vai investir em treinamento de recursos humanos. Não basta ter os melhores equipamentos se não soubermos usá-los de forma eficiente. Quem não se preparar para essa nova concepção de televisão terá mais dificuldades", ressaltou.

Segundo Regina Lima, além de inovações como portabilidade, registro de audiência em tempo real e maior interação com o telespectador, a TV digital trará uma vantagem significativa para a televisão pública: a multiprogramação, que permitirá a escolha de até quatro programas distintos no mesmo canal.

Leia mais
Postar um comentário