sábado, 23 de março de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Com preferência absoluta, Dilma tem potencial de votos de 76%, aponta Ibope


BRASIL! BRASIL!


McDonald´s: A propaganda que encobre a exploração

Posted: 22 Mar 2013 05:59 PM PDT



"Para fugir de uma multa milionária por não oferecer condições básicas de trabalho a seus funcionários, McDonald's firma acordo com o Ministério Público para financiar propaganda contra o trabalho infantil

Michelle Amaral, CartaCapital

"Uma vez eu estava com uma bandeja cheia de lanches prontos para serem entregues e escorreguei. Quando ia caindo no chão, meu coordenador viu, segurou a bandeja, me deixou cair e disse: 'primeiro o rendimento, depois o funcionário'", conta Kelly, que trabalhou na rede de restaurantes fast food McDonald´s por cinco meses.

"Lá você não pode ficar parado, se sentar leva bronca", relata Lúcio, de 16 anos, que há 4 meses trabalha em uma das lojas da rede na cidade de São Paulo. "Você não tem tempo nem para beber água direito", completa José, de 17 anos. "Uma vez eu queimei a mão, falei para a fiscal e ela disse para eu continuar trabalhando", lembra o adolescente. Maria, de 16 anos, ainda afirma que, apesar da intensa jornada de trabalho nos restaurantes, recebe apenas R$ 2,38 por hora trabalhada.

Os relatos acima retratam o dia-a-dia dos funcionários do McDonald´s. Assédio moral, falta de comunicação de acidentes de trabalho, ausência de condições mínimas de conforto para os trabalhadores, extensão da jornada de trabalho além do permitido por lei e fornecimento de alimentação inadequada são algumas das irregularidades apontadas por trabalhadores da maior rede de fast food do mundo.

Somente no Brasil, o McDonald´s tem mais de 600 lojas e emprega 34 mil funcionários, em sua maioria jovens de 16 a 24 anos.
"Quando se é adolescente, você vê as coisas acontecerem, mas não vê como assédio moral, nem nada do tipo. Mas humilhações são constantes. Já fui puxada pela orelha por uma gerente por demorar em um atendimento", completa Kelly."
Matéria Completa, ::AQUI::

Com preferência absoluta, Dilma tem potencial de votos de 76%, aponta Ibope

Posted: 22 Mar 2013 05:15 PM PDT


"Índice da petista é 2 vezes maior que o de Marina, o triplo do de Aécio, e 7 vezes superior ao de Campos

José Roberto de Toledo e Daniel Bramatti, OEstado de S. Paulo

Pesquisa nacional do Ibope em parceria com o Estado mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 76% de potencial de voto, quase o dobro do de sua adversária mais próxima, a ex-senadora Marina Silva (sem partido), que chegou a 40%. O potencial de Dilma é três vezes maior do que o de Aécio Neves (PSDB) e sete vezes maior do que o de Eduardo Campos (PSB).
Mais informações »

Datafolha indica crescimento de Dilma para 2014

Posted: 22 Mar 2013 04:17 PM PDT


"Presidente oscilou quatro pontos para cima em relação  pesquisa sobre a sucessão presidencial realizada em dezembro do ano passado; enquanto isso, seus prováveis concorrentes Marina Silva, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) perderam terreno; na última pesquisa Datafolha, Dilma aparecia com 54% das intenções de voto


A mais recente pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial, divulgada nesta sexta-feira 22, indica que a presidente Dilma Rousseff venceria a disputa de 2014 no primeiro turno, e com mais facilidade do que a última pesquisa indicava. Se a eleição fosse hoje, a petista teria 58% das intenções de votos, seguida de muito longe pela ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, que tenta fundar sua Rede de Sustentabilidade e teria 16%.

O senador tucano Aécio Neves (PSDB-MG) aparece apenas em terceito lugar, com 10%. Enquanto isso, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ocuparia a quarta colocação, com 6% das intenções de voto. Em relação à pesquisa anterior, realizada em dezembro do ano passado, Dilma cresceu (tinha 54% no fim do ano passado), enquanto Marina (18%) e Aécio (12%) e Campos (4%) perderam terreno.

Na pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 6% declararam voto nulo ou em branco, enquanto 3% disseram não saber em quem votar. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de março e ouviu 2.653 pessoas. Ela tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos."

Serra e Eduardo Campos formam novo campo político à direita no país

Posted: 22 Mar 2013 04:11 PM PDT


Campos e Serra buscam aproximação
para gerar um novo campo político
na direita brasileira

Correio do Brasil

"O quadro político nacional ganhou, nesta sexta-feira, um novo realinhamento após as declarações mútuas de entendimento entre o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) e o candidato tucano derrotado nas últimas eleições, José Serra. Após a veiculação de nota, em um dos diários conservadores da capital paulista, acerca de um "encontro secreto", no início da semana, entre expoentes partidários de forças até alí antagônicas, ambos declaram-se, em elogios mútuos, afinados com um projeto de poder distante da atual inquilina do Palácio da Alvorada.

Serra falou, na véspera, a jornalistas e curiosos, que uma eventual candidatura de Campos à Presidência da República, em 2014, seria "boa para o Brasil e boa para a política". Serra confirmou a reunião com o líder pernambucano, na última sexta-feira, em sua casa, na capital paulista. A notícia foi vazada para a colunista do jornal Folha de S. Paulo Eliane Cantanhêde.

De seu lado, horas depois, o governador Campos diz que o encontro foi "uma conversa sobre o Brasil". Afinados, Serra foi na mesma linha e concordou ter sido "uma conversa cordial sobre o Brasil, a política e a economia", na qual a sucessão, assunto que domina as redes sociais há dias, não teria sido tratado. Sem se preocupar se alguém acreditou nisso, Serra também nega que tenham conversado sobre alianças eleitorais."
Matéria Completa, ::AQUI::

Charge do Bessinha

Posted: 22 Mar 2013 09:13 AM PDT


Espada no ventre

Posted: 22 Mar 2013 09:12 AM PDT


"Em mais um artigo da série sobre a relação da imprensa com o poder, o autor pretende contribuir para que se dê um adeus às ilusões e se alcance a consciência de que a mídia hegemônica brasileira não se transformará por dentro.

Emiliano José, Carta Maior

(...) A burguesia fez a apoteose da espada; a espada
a domina. Destruiu a imprensa revolucionária; sua
própria imprensa foi destruída. Colocou as reuniões
populares sob a vigilância da polícia; seus salões
estão sob a vigilância da polícia. Dissolveu a Guarda
Nacional democrática; sua própria Guarda Nacional foi
dissolvida. Impôs o estado de sítio; o estado de sítio
foi-lhe imposto. (...) Desterrou pessoas sem julgamento;
está sendo desterrada sem julgamento. (...) A burguesia
não se cansava de gritar à revolução o que
Santo Arsênio gritou aos cristãos:
"Fuge, tace, quiesce!" (Foge, cala, sossega!). Agora é Bonaparte que grita à burguesia: "Fuge, tace, quiesce!"

MARX, Karl. O 18 Brumário e Cartas a Kugelmann.
Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra,
1974, 2ª edição, pág. 111.

Aquilo que o mundo ocidental entendeu como jornalismo, para além de sua inevitável natureza de classe e de sua também inevitável condição de participante ativo da luta política, cultural e ideológica dos povos, comportou, em seu desenvolvimento a partir do século 19, algum grau de compromisso com a verdade, com a busca da verdade ao menos; com o respeito pelos fatos, por mais que eles sempre invoquem interpretação; alguma preocupação com um olhar múltiplo, que não permita uma única opinião sobre o acontecimento. O que poderia ser chamada de uma visão liberal-capitalista do jornalismo, que raramente se completou no Brasil e é ainda mais rara nos dias de hoje.
Mais informações »

Lei Garotinho perturba os jornalões

Posted: 22 Mar 2013 08:49 AM PDT



Altamiro Borges, Blog do Miro

"O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) apresentou na semana passada o projeto de lei 5061, que elimina a obrigatoriedade da publicação dos balanços de empresas privadas e públicas nos jornais impressos. Em pronunciamento no plenário da Câmara Federal, ele argumentou que "isso gerará uma economia enorme para os cofres das empresas". Caso o projeto seja aprovado, o que é improvável num parlamento que virou refém da mídia comercial, ele representará um duro golpe no caixa dos jornalões.

A obrigatoriedade da publicação dos balanços tornou-se uma aberração em tempos de internet. É um dos expedientes usados pelas corporações midiáticas, que adoram bravatear sobre "livre mercado", para manter os seus lucrativos negócios. A já batizada "Lei Garotinho" fere estes interesses monopolistas e sofrerá dura reação. O próprio deputado, famoso por seu pragmatismo, está ciente de que será alvo de ataques. "Não tenho medo de retaliação", garante o parlamentar, que é pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro.

Seus argumentos em defesa do projeto pelo menos são consistentes. Conforme aponta, a obrigatoriedade da publicação dos balanços corporativos na mídia impressa "já acabou no mundo inteiro. O certo é que as empresas publiquem na internet e comuniquem aos seus acionistas". Em entrevista ao sítio Brasil-247, ele afirmou que não faz sentido garantir um subsídio aos jornais por meio de uma lei que onera o setor produtivo e causa danos ambientais. "O subsídio é tão escandaloso que as empresas hoje publicam os balanços com corpo seis, para não serem ainda mais oneradas".

Dilma e a política

Posted: 22 Mar 2013 08:04 AM PDT


Mudança. Conversas e viagens mais frequentes. Foto: Mastrangelo Reino/ Frame/ Estadão Conteúdo
CartaCapital

"Sensação política do momento, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, profetizou em dezembro de 2012: "Os 90 dias iniciais de 2013 serão decisivos para o governo Dilma". Não se sabe se era só um conselho de um aliado histórico ou sinal dos planos de quem pretende se candidatar à Presidência. Nem se a presidenta ouviu o governador. Fato é que a petista decidiu agir, até contra a fama de não ter apetite pela política. As conversas com líderes da base tornaram-se mais frequentes, as viagens pelo País idem, e a reforma ministerial, iniciada na sexta-feira 17, reforçou a parceria com o PMDB e reaproximou o PDT do Palácio do Planalto.
Mais informações »

Twitter comemora sete anos com 40% de usuários

Posted: 22 Mar 2013 07:57 AM PDT


Correio do Brasil / BBC Brasil

"O microblog Twitter completou sete anos de existência na quinta-feira. Muitas vezes louvado por permitir interações entre usuários de diferentes partes do mundo e até entre pessoas famosas e seus fãs, cerca de 40% dos usuários do Twitter não escrevem mensagens, conhecidas como tuítes. Em vez disso, usam a ferramenta social somente para acompanhar notícias e as novidades das pessoas que seguem.

A rede social conta com 200 milhões de usuários em todo o mundo, que enviam, em média, cerca de 400 milhões de breves mensagens de no máximo 140 caracteres. Entre os usuários mais célebres de Twitter há desde nomes como o cantor Justin Bieber, que possui mais de 36 milhões de seguidores, seguido de perto pela cantora Lady Gaga, com mais de 35 milhões, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com mais de 28 milhões.
Mais informações »

Prévia da inflação oficial diminui para 0,49% em março

Posted: 22 Mar 2013 07:11 AM PDT

Isabela Vieira, Agência Brasil

"A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) ficou em 0,49% na passagem de fevereiro para março, informou hoje (22) o Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE). O aumento dos preços foi menor que o verificado de janeiro para fevereiro, 0,68%. Em março de 2012, a taxa havia sido 0,25%.

O principal responsável por pressionar menos a inflação foi a diluição da alta dos custos do grupo educação, cujo índice passou de 5,49% para 0,5% no período. Os preços dos produtos de despesas pessoais também registraram altas menores. Por outro lado, os gastos com  empregados domésticos, com alta de 1,53%, continuam pressionando a inflação.

No primeiro trimestre do ano, os preços subiram 2,06%, mais do que entre janeiro e março de 2012 (1,44%). Nos últimos 12 meses, a taxa aumentou 6,43%, acima dos 6,18% registrados no período anterior."

Serra fala: candidatura Campos é boa para o País

Posted: 22 Mar 2013 06:05 AM PDT


"Declaração foi feita após confirmar encontro com o governador de Pernambuco, na última sexta-feira, em sua casa, na capital paulista; desde que Aécio Neves (PSDB) assumiu publicamente que está decidido a se tornar presidente da legenda, cargo almejado por Serra para não deixar a sigla, o ex-prefeito de São Paulo não esconde mais sua admiração por Eduardo Campos (PSB)


Após se reunir secretamente com o governador de Pernambuco, na última sexta-feira, em sua casa, na capital paulista, o tucano José Serra declarou à Folha que a candidatura de Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República nas eleições de 2014 seria "boa para o Brasil e boa para a política".
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Via Email: Planeta Universitário: Enem - Redações nota mil serão reavaliadas e deboches poderão ter nota zero


Planeta Universitário (nesta mensagem: 6 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Enem - Redações nota mil serão reavaliadas e deboches poderão ter nota zero

Posted: 22 Mar 2013 01:55 PM PDT

A partir da edição 2013, as redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avaliadas com nota máxima de mil pontos passarão obrigatoriamente pela banca, composta por três professores doutores. Esta é uma das mudanças que o Ministério da Educação, juntamente com a comissão técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), está estudando para incluir no próximo edital do exame.

Concurso cultural da UVA oferece bolsas em MBA de Gerenciamento de Projetos

Posted: 22 Mar 2013 01:05 PM PDT

Já imaginou poder ganhar uma bolsa de estudos de 50% naquele tão sonhado MBA? A Universidade Veiga de Almeida acaba de lançar o concurso cultural no Facebook "Eu Preciso de uma Pós-graduação". Para participar, basta curtir a página da Veiga de Almeida na rede social (facebook.com/veigadealmeida), clicar no link do concurso (http://migre.me/dMqgS) e completar a frase.

UEM - Agronomia é primeiro curso da uem acreditado no Sistema Arcu-Sul

Posted: 22 Mar 2013 01:03 PM PDT

uem logoO curso de Agronomia do câmpus sede da UEM é, dentre todos os seus cursos, o primeiro a ser acreditado (certificado) para participar, a partir de 2013, do Sistema Arcu-Sul. Para adesão ao sistema, feita de forma voluntária, é necessário que o curso seja reconhecido no país e que também atenda alguns outros critérios.

Ministério assina com OAB acordo para aprimorar cursos de direito no país

Posted: 22 Mar 2013 01:01 PM PDT

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, assinaram nesta sexta-feira, 22, acordo de cooperação técnica com objetivo de realizar estudos para subsidiar o estabelecimento de nova política regulatória para o ensino jurídico, visando a melhoria da qualidade dos cursos de direito no país.

PUCRS - Conferência aborda América Latina e 1º Guerra Mundial

Posted: 22 Mar 2013 08:03 AM PDT

O Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS promove na próxima terça-feira, 26 de março, uma conferência sobre a história da América Latina e a 1ª Guerra Mundial, com o professor Stefan Rinke, da Freie Universität, de Berlim. O evento, intitulado A Catastrophe of all makind - Latin America and the first World War, começa às 17h30min, no auditório do prédio 5 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca e a atividade é aberta ao público. Informações pelo telefone (51) 3320-3534.

PUC Minas - ProUni - 1º semestre de 2013: Confira o resultado das vagas remanescentes para veteranos

Posted: 22 Mar 2013 06:03 AM PDT

pucminas-logoConfira a relação dos alunos pré-selecionados para o processo seletivo das bolsas remanescentes do PROUNI – 1º semestre de 2013. O agendamento para as entrevistas com os candidatos pré-selecionados deverá ser feito nos dias 21 e 22 de Março de 2013, pessoalmente ou por telefone, na Divisão de Apoio Comunitário da sua unidade.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida