terça-feira, 19 de março de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL: Rio “respira aliviado” com liminar do STF, diz Lindbergh



BRASIL! BRASIL!



O sopro do Espírito Santo

Posted: 18 Mar 2013 06:26 PM PDT


Luciano Martins Costa, Observatório da Imprenda
 
"A imprensa de modo geral, e os jornais brasileiros em particular, devem deixar esmorecer, nos próximos dias, o noticiário sobre o novo papa. No sábado (16/3), com exceção do Estado de S.Paulo, os principais diários de circulação nacional já dedicavam as manchetes à antecipação da campanha presidencial de 2014, com a esperada louvação de um candidato oposicionista e as habituais críticas ao governo.
Já é um mantra recitado dia sim, dia não, e parte do que os jornais consideram sua missão crítica.


Sobre os eventos de Roma, a imprensa tratava de agasalhar a versão oficial de que o cardeal Jorge Mario Bergoglio nunca teve ligações com a ditadura militar argentina. O papa Francisco estaria, portanto, livre de prestar contas de seu passado.

No domingo (17), os jornais se dividiam entre as tarefas de encaminhar o debate diretamente para o campo religioso, com a Folha de S.Paulo tendo um surpreendente ataque de pieguice, a afirmar em título na primeira página que "papa deseja uma igreja pobre e para os pobres".

O Estado de S. Paulo também deixava para trás as explicações sobre o passado de Bergoglio com uma espécie de justificativa na manchete: "Papa diz que natureza da Igreja é espiritual, não política".

Apenas o Globo, numa manobra que claramente tenta mesclar o campo político ao campo religioso, afirma em grandes letras que "novo papa muda jogo do poder na América do Sul".

Mais do que uma ousadia editorial, trata-se da manifestação de um desejo, aquilo que em inglês se chamaria wishful thinking: a imprensa deseja que o novo papa, por ser argentino e opositor declarado da política econômica que predomina na região, venha a liderar as forças conservadoras que se opõem ao prosseguimento dos projetos de promoção social que vêm mudando o perfil da maioria dos países da América Latina."
Artigo Completo, ::AQUI::

Rio "respira aliviado" com liminar do STF, diz Lindbergh

Posted: 18 Mar 2013 06:06 PM PDT


Senador petista acredita em
"clima de tranquilidade"
para o Rio de Janeiro

"Para senador petista, estado estava com a "corda no pescoço" após a derrubada dos vetos. Presidente do Congresso vai acionar advogados da Casa para analisarem teor da decisão

Mario Coelho e Mariana Haubert, Congresso em Foco

A decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia em suspender a Lei dos Royalties, fazendo valer a legislação anterior, provocou alívio entre integrantes da bancada do Rio de Janeiro, principal perdedor com a nova redação. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), por exemplo, disse na noite desta segunda-feira (18) que o Rio "respira aliviado" com a concessão de liminar. Para deputados fluminenses, a ministra fez "justiça", mesmo sem ter analisado o mérito, que deve ocorrer somente em abril.

No início do mês, durante a votação dos vetos, o petista abandonou a sessão em protesto. Ele contestava a forma que o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), conduziu os trabalhos, como o pouco tempo para debater e sem discutir questões de ordem apresentadas. No dia seguinte, junto com outros parlamentares do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, acionou o Supremo para contestar o processo legislativo que resultou na derrubada das rejeições presidenciais."
Foto: Pedro França/Agência Senado
Matéria Completa, ::AQUI::

Família pede à Comissão de Verdade que investigue morte de João Goulart

Posted: 18 Mar 2013 05:48 PM PDT


Jango (direita) durante encontro em
Brasília com o presidente dos Estados
Unidos, John Kennedy, em 1962
(Foto: Flickr Kemon01)

"Filho de Jango acredita que presidente pode ter sido vítima de programa de 'assassinatos seletivos' promovido pelos Estados Unidos


O Instituto João Goulart entregou hoje (18) à Comissão Nacional da Verdade um pedido formal para que o órgão atue nas investigações sobre as circunstâncias da morte do ex-presidente, em 6 de dezembro de 1976. O diretor do instituto, João Vicente Goulart, filho de Jango, acredita que ele pode ter sido vítima de um programa de "assassinatos seletivos" com participação do governo dos Estados Unidos. Ele também encaminhou à CNV documento "sobre as idas e vindas da investigação que corre desde 2007", com alguns momentos em que "o Ministério Público pareceu até surdo". A desconfiança que paira até hoje, passados mais de 36 anos, é que Jango tenha sido vítima de envenenamento, como parte da Operação Condor, de auxílio entre ditaduras sul-americanas.

Por isso, seus familiares defendem que seja realizada uma autópsia, o que não foi permitido na ocasião da morte de João Goulart, que estava exilado na Argentina. As autoridades brasileiras dificultaram a vinda do corpo para o Brasil e fizeram com que o enterro fosse realizado às pressas em São Borja, terra natal de Jango – e também do ex-presidente Getúlio Vargas, seu padrinho político. "Conseguimos tirar o inquérito do túmulo do descaso", disse João Vicente, durante audiência pública realizada em Porto Alegre. "Não sabemos se a tecnologia hoje pode detectar o envenenamento. Essa perícia não é o único meio de esclarecer a verdade."
Mais informações »

Britânicos chegam a acordo para regular imprensa

Posted: 18 Mar 2013 05:22 PM PDT


"Os três principais partidos políticos da Grã-Bretanha concordaram, nesta segunda-feira, em criar um novo sistema para regular os jornais do país sedentos por escândalos; o sistema será voluntário, mas haverá fortes incentivos financeiros para encorajar os jornais a adotá-lo

Andrew Osborn, Reuters / Brasil 247

Os três principais partidos políticos da Grã-Bretanha concordaram, nesta segunda-feira, em criar um novo sistema para regular os jornais do país sedentos por escândalos, depois de um inquérito público que expôs uma cultura de rastreamento telefônico e outros comportamentos antiéticos disseminados.

O acordo vai estabelecer um novo órgão regulador de imprensa, introduzir multas de até 1 milhão de libras (1,5 milhão de dólares) e obrigar jornais a imprimir desculpas proeminentes quando apropriado.

O sistema será voluntário, mas haverá fortes incentivos financeiros para encorajar os jornais a adotá-lo.

"O que temos hoje, que é uma coisa boa, é um acordo entre os partidos", disse um porta-voz do primeiro-ministro David Cameron, dizendo que o acordo foi fechado nesta segunda-feira.

"Vai colocar em prática um forte sistema de regulação independente da imprensa", acrescentou.

O governo ficou sob pressão para criar um novo sistema de regulamentação depois que um inquérito liderado por juízes e uma série de detenções revelaram uma cultura perturbadora de rastreamento de telefone e imperícia em algumas partes da imprensa."
Matéria Completa, ::AQUI::

O futuro de Dilma, em 3 movimentos

Posted: 18 Mar 2013 08:22 AM PDT


Rodrigo Vianna, Escrevinhador

"Muita gente se mostra (ou se finge?) surpresa com os movimentos recentes na política brasileira, que indicam um quadro muito mais complexo e multipolar do que nas eleições de 2002, 2006 e 2010.

Podemos listar três movimentos simultâneos:

- Eduardo Campos acelera a articulação de uma terceira força, reunindo dissidentes do lulismo e do tucanato;

- José Serra ameaça sair do PSDB, para dar o troco em Aécio Neves (o mineiro, em 2010, não fez campanha pra valer para o paulista);

- Gilberto Kassab avisa que o PSD não entrará no governo Dilma, deixando a porta aberta para um acordo com Eduardo e o PSB.

A decisão de Kassab, diz a mídia velha, teria "surpreendido" Dilma e o PT. Mentira. Kassab, ao criar o novo (?!) partido, tinha já alinhavado com Eduardo a possibilidade de uma aliança e até de uma fusão com o PSB.

Os outros dois movimentos tampouco são surpreeendentes. E indicam o que? Dificuldades para Dilma e o PT? Sem dúvida. Mas muito mais que isso: indicam que a velha oposição PSDB/DEM perde a condição de alternativa única ao petismo."
Artigo Completo, ::AQUI::

Charge do Bessinha

Posted: 18 Mar 2013 07:35 AM PDT


Grande mídia e grande capital enlouqueceram Estado brasileiro

Posted: 18 Mar 2013 07:30 AM PDT


"Sob o ataque de Sistema Globo e Abril, o Estado capitula, apostando numa segunda onda de privatização. Assim como fez com as tarifas públicas a partir dos anos 70, reduzem-se receitas públicas preparando o segundo passo da redução dos gastos.

J. Carlos de Assis, Carta Maior

Diz o provérbio romano que Júpiter enlouquece aqueles a quem quer perder. O Estado brasileiro está se deixando perder desde a segunda metade dos anos 70 quando um incipiente programa de privatização tomou a forma de dilapidação das empresas estatais mediante o sistemático rebaixamento de suas tarifas e preços sob o pretexto de combater a inflação. Entre 1975 e 1987, as tarifas elétricas tiveram queda real de 33%, no setor siderúrgico de 40%, na telefonia de 54%, nos Correios de 37%, no ferroviário de 13%. Não haveria receita que poderia suportar isso.
Mais informações »

"Salve Jorge" faz mal à saúde mental

Posted: 18 Mar 2013 07:07 AM PDT


Claudia Raia, a vilã, como sempre ruim no papel de Claudia Raia


'As novelas pagam o preço de fazer entretenimento de baixa qualidade — e que cada vez menos gente quer ver.

Kiko Nogueira, Diário do Centro do Mundo

Você assiste à novela das 9, Salve Jorge?

Eu também não. Mas eu tentei. Duas vezes. Na primeira, numa zapeada, fiquei 30 segundos. Parei num esgar de Claudia Raia. Na segunda, uma frase idiota de Giovanna Antonelli, que faz uma delegada, bastou.

Qual o sentido de seguir uma telenovela? Não são assunto de boas conversas, não interessam, ninguém se importa. Veja os números. Segundo o Ibope, Salve Jorge é a novela das 9 com pior índice de audiência em todos os tempos, com 31,9 pontos de média. A atração anterior, Avenida Brasil, cravou 39, o que já não era um estouro.

Essas atrações não têm mais o público que tinham. Há algumas razões para isso. As TVs por assinatura e a internet, por exemplo. Se você pode ver um bom seriado, e o que não falta são bons seriados, por que ficaria grudado na tela da Globo? Marta Kauffman, coautora de Friends, está participando de um workshop da Globosat para roteiristas. Resumidamente, Marta disse que: "a telenovela não vai ser o primeiro gênero de entretenimento, não vai funcionar mais"; "as ideias são limitadas"; "as pessoas não veem mais TV como antes"; "tudo está acontecendo nas séries e na internet"; "há outras maneiras de contar histórias".
Artigo Completo, ::AQUI::

Caixa quer ampliar carteira de crédito pessoal em mais de 40% neste ano

Posted: 18 Mar 2013 05:41 AM PDT


Stênio Ribeiro, Agência Brasil

"A Caixa Econômica Federal contratou R$ 17,5 bilhões em empréstimos pessoais no primeiro bimestre deste ano, o que equivale à expansão de 51% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o superintendente nacional de Clientes Pessoa Física da Caixa, Humberto José Magalhães. Sinalização forte, segundo ele, de que o banco oficial poderá alcançar a expansão estimada de 41,2% na carteira de crédito pessoal, que deve chegar ao fim de 2013 com saldo de R$ 78,3 bilhões.

Magalhães diz que a meta é perfeitamente factível considerando-se que a carteira de empréstimos para pessoas físicas tem apresentado crescimento consistente nos últimos cinco anos. Os números da Caixa mostram que a carteira encerrou 2012 com saldo de R$ 55,5 bilhões, ou 51,63% a mais que os R$ 36,6 bilhões de 2011 e os aumentos nos anos anteriores também foram fortes: 36,06% (2011), 25,70% (2010) e 56,20% (2009).
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: