sábado, 15 de outubro de 2011

A imprensa brasileira é hipocondríaca

Opinião:
Não é preciso analisar com cuidado, refletir demoradamente ou ser um observador vigilante para se chegar à conclusão de que a imprensa brasileira é hipocondríaca. Certamente, não é difícil também encontrar bons argumentos para justificar esta afirmativa.


Em primeiro lugar, é absolutamente verdade que a mídia privilegia sempre, em sua cobertura, a doença, relegando a saúde a um plano inferior. Na prática, o que interessa (o que aumenta a audiência, dá Ibope ou vende jornais e revistas) é revelar as novas moléstias que assolam o mundo, muitas vezes valendo-se do sensacionalismo midiático para chamar a atenção da audiência e de quebra aumentar exponencialmente o lucro de laboratórios inescrupulosos. Foi isso exatamente o que aconteceu durante a divulgação da chamada gripe suína e de que resultou, por parte de Governos, inclusive o nosso, uma aquisição descontrolada de medicamentos (nem sempre eficazes) para a alegria de farmacêuticas que, ao que parece, estavam esperando esse momento para incrementar as suas vendas. É isso que acontece todo ano, quando se anuncia uma nova epidemia de dengue (vem outra por aí?), quando a indústria da saúde avança sobre a mídia para vender analgésicos para cidadãos alarmados e pouco esclarecidos, mesmo sabendo dos efeitos colaterais terríveis (e até mortais) que eles podem causar.


O aviso chega por todos os veículos, inclusive agora pelas redes sociais: cuidado, você vai ficar impotente, entrará em depressão e poderá ser a próxima vítima da hepatite C. Desconfortos normais (os velhos tendem a ficar cansados ou a enxergar menos, quem trabalha muito tem mesmo estresse e todo mundo algum dia terá uma dor de cabeça) são vistos como sintomas de terríveis patologias e, o que é pior, a impressão que fica é que a culpa é sempre de quem está doente. Se você tivesse ido ao médico, se tivesse tomado um remedinho...


Em segundo lugar, não é raro perceber que a imprensa tem uma fórmula pronta (absolutamente inadequada) para resolver os problemas de saúde: a prática da medicalização e o uso de equipamentos sofisticados para diagnóstico e tratamento.


Para crianças hiperativas ou para perda do namorado, Prozac; para aumentar o poder de fogo dos "machos": Viagra. De quebra, um analgésico e um antibiótico (se possível, de primeira geração) para afastar dores de cabeça e possíveis infecções. Chega-se ao cúmulo de incentivar o uso de medicamentos para evitar doenças potenciais e aí entra toda a propaganda das vitaminas e complementos minerais. A idéia é tomar remédio antes, para não ter que tomar remédio depois. Baseada nesta perspectiva equivocada, os meios de comunicação também fazem a apologia da tecnologia médica, como se a cura estivesse associada, necessariamente, à tomografia computadorizada ou aos exames laboratoriais. As revistas de prestígio abrem capas para soluções mágicas, incorporando novos estímulos à automedicação, certamente pautadas por fontes externas (laboratórios em particular) que desejam vender mais (muito mais) e não esclarecer adequadamente a população.


Em terceiro lugar, assistimos a uma ação agressiva de profissionais de saúde, que buscam a todo custo promover-se na mídia, com o objetivo explícito de angariar novos pacientes. Neste sentido, são competentes os programas dedicados à mulher e que povoam a televisão brasileira, notadamente os exibidos nos períodos matutino e vespertino, com entrevistas cordiais de médicos e terapeutas, ávidos por divulgarem novos produtos e novos processos. As madrinhas da TV e alguns padrinhos com imensos narizes e bigodes introduzem ou incluem em seus programas anúncios de remédios ou equipamentos milagrosos, como as cintas eletrônicas que reduzem as gordurinhas da barriga, as barbatanas de tubarão e até as famosas dietas da USP (que necessariamente não as indica ou mesmo sabe da sua existência).


Em quarto lugar, a imprensa destaca os novos gurus, responsáveis por terapias alternativas e que, apoiados em teorias estapafúrdias, atraem milhares de incautos aos seus consultórios.


Sob este aspecto, multiplicam-se as notícias sobre o poder de determinadas plantas (é lógico que algumas têm mesmo, comprovadamente, efeito positivo em determinadas patologias), a eficácia (piada sem graça) do cogumelo do sol contra o câncer (a imprensa continua ignorando que há muitas formas de câncer e que elas requerem tratamentos distintos), além das intermináveis apologias à cromoterapia, ao magnetismo, às mandalas de todo tipo etc.


Finalmente, a imprensa não consegue enxergar além da notícia e por isso não consegue perceber os lobbies poderosos que constrangem a produção e a divulgação da ciência e as relações espúrias entre entidades, profissionais de saúde e interesses empresariais.


Ela apologiza as experiências clínicas e não percebe a utilização condenável do ser humano como cobaia médica, ela divulga resultados de pesquisa sem atentar para a interferência abusiva daqueles que a promovem ou patrocinam. Sob este aspecto, a imprensa é hipondríaca e cega e, como diz o ditado, o pior cego é aquele que não quer enxergar.


A imprensa ignora a cumplicidade de sociedades ou entidades profissionais ou científicas que sempre cobraram uma grana para imprimir um selinho de qualidade em produtos de todos os tipos (margarinas, equipamentos, remédios etc) e nunca se deu conta de que elas assinam campanhas publicitárias de farmacêuticas para legitimar medicamentos, muitos depois recolhidos do mercado pelos danos enormes causados àqueles que os consumiram.


Evidentemente, ninguém desconhece a necessidade de chamar a atenção das pessoas para as doenças, mas isso deve ser feito de maneira responsável, tendo em vista o interesse público e não a ganância privada. É evidente que não estamos propondo jogar fora todos os medicamentos, mas seria inteligente promover apenas aqueles que servem para alguma coisa. A controvérsia sobre os emagrecedores (meus cumprimentos à ANVISA que tem batido de frente contra a indústria da saúde), sobre a reposição hormonal, sobre as vantagens dos suplementos vitamínicos (quer dizer que a vitamina E pode prejudicar e não favorecer a prevenção do câncer de próstata, como farmacêuticas e especialistas andavam dizendo por aí?) mostram que o terreno é nebuloso e que é perigoso ir com muita sede ao pote.


Socialmente, é injusto imaginar e divulgar que apenas os recursos sofisticados permitem resolver os problemas da saúde no Brasil. O número de doenças provocadas pela falta de higiene e saneamento (que tal cuidarmos da qualidade da água que bebemos e damos aos nossos filhos?), pela conservação indevida dos alimentos, pela armazenagem imprópria e manuseio sem proteção de produtos tóxicos (as vítimas dos agrotóxicos neste país de vocação agrícola se contam aos milhares) , pela alimentação inadequada (quantas crianças obesas e, ao mesmo tempo, desnutridas) indicam que há muito a se fazer. Sobretudo, apontam para um papel fundamental dos meios de comunicação: a educação para a saúde.


A imprensa precisa, definitivamente, como dizia a campanha de TV de uma montadora, rever os seus conceitos. Está na hora de apostar na saúde, na prevenção, no esclarecimento.


Se o sistema de produção jornalística torna veículos e programas hipocondríacos, a saída, para os jornalistas, é abrir o olho. Nesse sentido, uma dica essencial: desconfie dos releases, das grandes descobertas, das soluções miraculosas, dos sorrisos dos executivos da indústria da saúde que andam "papagaiando" em coletivas com direito a brindes e almoços fartos. Suspeite de pesquisas encomendadas para ludibriar a opinião pública e que circulam livremente, proclamando as vantagens de medicamentos.


É bom lembrar que os emagrecedores engordam a conta de farmacêuticas, farmácias de manipulação e de clínicas/ profissionais de saúde e podem ser totalmente ineficazes para os pacientes. É importante não esquecer que o tabaco responde por milhões de doentes e mortes em todo o mundo e que o fato de empregar muita gente não o torna menos nefasto para a nossa qualidade de vida.


Se continuarmos acreditando no que a imprensa e os interesses que a financiam andam dizendo sobre a nossa saúde, ficaremos realmente doentes. Para não ter dor de cabeça, depressão ou impotência, o melhor remédio, além de hábitos saudáveis, é suspeitar, desconfiar sempre daqueles, por qualquer motivo, nos indicam xaropes, comprimidos ou cápsulas mágicas. Mesmo que seja a sua mãezinha querida, o seu melhor amigo ou a comadre bem informada. Lembre-se de que talvez a indústria da saúde já tenha feito a cabeça deles.


Você pode não saber, mas acredite: as farmacêuticas são mais competentes para realizar ações de propaganda/marketing do que para produzir remédios que funcionam. Se tiver um tempinho, leia A verdade sobre os laboratórios farmacêuticos, de Márcia Angell. Vai descobrir porque você deve acreditar menos no que eles dizem e (ufa) terá grandes chances de se tornar menos hipocondríaco do que a imprensa nacional.


– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google

Fwd: Planeta Universitário (nesta mensagem: 23 notícias)




Planeta Universitário (nesta mensagem: 23 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 15 Oct 2011 12:04 AM PDT


Cerca de 10000 novos livros se somam ao acervo da Biblioteca Central. Eles chegaram no mês de julho e boa parte, já catalogada, está disponível para consulta e empréstimo. As obras abrangem todas as áreas do conhecimento, atendendo  desde a  bibliografia obrigatória, exigida pelos cursos de graduação e pós- graduação da UFMT, a trabalhos de conclusão de curso, monografias e periódicos para consulta.
Posted: 15 Oct 2011 12:01 AM PDT


ufpa-logoA Universidade Federal do Pará registrou 72.675 candidatos inscritos para o Processo Seletivo 2012. Destes, quase 35 mil são para os cursos ofertados em Belém. Os dados são parciais e foram divulgados nesta sexta-feira, 14, pelo Centro de Processos Seletivos (Cesp). A expectativa é a de que o número total possa chegar a até 75 mil, uma vez que a confirmação do pagamento dos boletos tem sido enviada aos poucos pelas agências bancárias, as quais continuam em greve.
Posted: 14 Oct 2011 11:59 PM PDT


A conferência do Prof. Martin Chalfie, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2008, é um dos grandes acontecimentos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFBA, também comemorando o Ano Internacional da Química. A promoção é da Sociedade Brasileira de Química e do Instituto nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente/UFBA-CNPq e se realizará na próxima quarta-feira (19 de outubro), às 16h, no Salão Nobre da Reitoria.
Posted: 14 Oct 2011 11:56 PM PDT


As matrículas para o processo seletivo inicial pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para o ingresso nos cursos de graduação estarão abertas, a partir de segunda-feira (17/10), na Unesc. Os interessados poderão usar o seu desempenho no exame para ingressar em um dos cursos. As inscrições poderão ser realizadas até 2 de dezembro na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), das 9h30 às 21 horas ou no site da Unesc (Via Expressa).
Posted: 14 Oct 2011 11:52 PM PDT


professorQuem são os sofistas de hoje? Na antiguidade (Grécia, 400 a.C) os sofistas eram os mestres, os professores, que com seus discursos e boa argumentação atraiam os estudantes. Os sofistas ensinavam técnicas de argumentação em que as pessoas aprendiam a defender as suas ideias. Mais tarde os Filósofos perseguiram os Sofistas, questionando tais métodos. O Filósofo Platão em seu livro "A República" ressalta a importância do professor na formação do cidadão.
Posted: 14 Oct 2011 11:50 PM PDT


musicistaO processo seletivo 2011-2012 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) terá neste domingo (16) a prova de habilidade específica para os candidatos aos cursos de música. Foram convocados para a prova os 270 candidatos inscritos para os cursos de licenciatura e bacharelado em música. A avaliação acontece no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, localizado na Rua dos Funcionários, 1.540.
Posted: 14 Oct 2011 11:49 PM PDT


A UFPR oferece duas vagas para professores substitutos, uma no Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, na área de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e outra no Setor de Educação Profissional e Tecnológica, na área de Linguagem de Programação e Desenvolvimento Web. As inscrições para os testes seletivos estão abertas até a próxima segunda-feira (17).
Posted: 14 Oct 2011 11:45 PM PDT


Oitenta e seis médicos formados no exterior farão prova de habilidades clínicas neste sábado, 15, e domingo, 16, em Brasília. Trata-se da segunda etapa do Revalida, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por instituição de educação superior estrangeira. Dos 96 habilitados na prova escrita, 86 confirmaram a participação na prova prática.
Posted: 14 Oct 2011 12:10 PM PDT


Em 1962, centenas de professores foram convidados por Darcy Ribeiro para desbravar a nova capital e construir uma universidade. Quase 50 anos depois, a história se repete. Os novos campi da UnB também atraíram para Brasília docentes de todo o Brasil que aceitaram enfrentar dificuldades em nome de um sonho. "Quem vem de fora consegue sentir o espírito de Darcy na UnB",  diz o professor Sérgio Antônio de Freitas, do curso de Engenharia de Software da UnB Gama.
Posted: 14 Oct 2011 12:02 PM PDT


insper-logoNo próximo dia 20, o Insper encerra as inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2012. São oferecidas 75 vagas para o curso de Economia e 150 para o de Administração. As provas de Análise Verbal, Análise Quantitativa e Lógica e Redação serão no dia 15 de novembro, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, em São Paulo e em Fortaleza. A primeira lista de aprovados será divulgada no dia 6 de dezembro.
Posted: 14 Oct 2011 11:38 AM PDT


Ciência e TecnologiaA partir da próxima terça-feira, 18 de outubro, até o dia 21, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) estará com atrações especiais em comemoração a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na quarta-feira, 19 de outubro, os visitantes vão embarcar na 1ª viagem da Rede de Metrô Energia, uma analogia ao ciclo de energia apresentada pela exposição Energia, aprender hoje para sustentar o amanhã.
Posted: 14 Oct 2011 11:35 AM PDT


A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande (Propesp/FURG) informa que estão abertas até o dia 26 de outubro as inscrições para curso de Mestrado Profissional, gratuito, destinado à qualificação de professores de Matemática. São oferecidas 1.525 vagas, em todo país, em 65 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Posted: 14 Oct 2011 10:37 AM PDT


A revalidação de diplomas de cursos de graduação a distância emitidos por instituições estrangeiras passa a ser de responsabilidade exclusiva das universidades federais credenciadas pelo Ministério da Educação, desde que ofereçam curso equivalente na mesma modalidade. A norma foi estabelecida pela Portaria Normativa nº 21 do MEC, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 14, seção 1, página 15.
Posted: 14 Oct 2011 10:30 AM PDT


fisioterapiaO curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) esteve representado na Holanda pela professora Isabella Martins de Albuquerque, que participou do European Respiratory Society Annual Congress. O congresso, que contou com a participação de 25 mil inscritos, ocorreu na cidade de Amsterdam, no período de 24 a 28 de setembro.
Posted: 14 Oct 2011 10:25 AM PDT


A Universidade, por meio da Coordenação de Estágio Integrado, e a empresa Armazém das Ideias realizam a 1ª Feira de Estágios PUC Minas, de terça a quinta-feira, 18 a 20 de outubro, no pátio entre os prédios 3 e 15 do campus Coração Eucarístico. O objetivo do evento, das 11h às 20h, é reunir oportunidades de estágio e de emprego e programas de trainee das 17 empresas que já estão confirmadas com estandes: Arcelor Mittal, ARG, CIEE, Citibank, Coca-Cola, CSN, Ferrous, GE, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Iveco, JSL, Líder Aviação, Miner Consult, MRV, MRS, Santa Casa Belo Horizonte e Top Oportunidades.
Posted: 14 Oct 2011 09:21 AM PDT


A diretoria de pesquisa do Instituto de Economia (IE) convida para o próximo seminário de pesquisa de 2011, que será realizado dia 18 de outubro, com o tema "Gestão estratégica e composição ótima da dívida pública federal do Brasil". O palestrante é o economista Otávio Ladeira de Medeiros, da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Cogep).
Posted: 14 Oct 2011 09:17 AM PDT


modulo logoO Centro Universitário Módulo realizará nos dias 17 e 24 de outubro dois eventos direcionados aos alunos e profissionais da área de Comunicação. A palestra "A comunicação corporativa da Sabesp no Litoral Norte", do dia 17 de outubro, será ministrada pelo Assessor de Imprensa da Sabesp, Acácio Gomes. Ele falará sobre a rotina de uma assessoria e produtos como newsletter, jornal mural, revistas, entre outros.
Posted: 14 Oct 2011 09:02 AM PDT


A Esade Laureate International Universities terá o maior Vestibular de seus sete anos de história no próximo concurso de verão. As inscrições já estão abertas e serão 2.500 vagas entre os seis cursos de graduação e os seis cursos de graduação tecnológica. Os interessados têm até o dia 03 de novembro para se inscrever no site www.esade.edu.br e efetivar a participação a partir da taxa de R$ 40,00. A prova será realizada em 06 de novembro, domingo, das 10h às 13h, na unidade do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre (Rua Luiz Afonso, 84).
Posted: 14 Oct 2011 07:47 AM PDT


Nos dias 19 e 20 de outubro, a Universidade Anhembi Morumbi realiza o III Simpósio de Comunicação, com a presença de convidados que discutirão as questões sobre a indústria de cinema no Brasil. O evento é aberto ao público e acontece no auditório do Câmpus Vila Olímpia, localizado na Rua Casa do Ator, 275, em São Paulo.
Posted: 14 Oct 2011 06:11 AM PDT


ufpel logoA UFPel foi contemplada com 32 bolsas de pós-doutorado (modalidade PNPD), para os Programas de Pós-Graduação da Universidade. Estas bolsas são fruto de um trabalho articulado entre as Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Graduação, visando captar, por um período de até cinco anos, doutores que atuem em pesquisa, pós-graduação e inovação, além de ter uma interação com as atividades em disciplinas de graduação da UFPel e de suas áreas de formação.
Posted: 14 Oct 2011 06:08 AM PDT


Estresse e falta de tempo para realizar tudo que se deseja são dois exemplos de inquietudes que afetam cada vez mais a vida das pessoas. Com essa pressão sofrida diariamente para "dar conta" vêm a intolerância, a impaciência e a tristeza. Mas esses males têm o seu "outro lado", aquele que ajuda a enfrentar e equilibrar tais angústias: a tranquilidade, a tolerância e a paciência. Estas questões são o tema do curso "Os pares de opostos – Polaridade humana", que acontecerá no dia 22 de outubro, na sede da Fundação Logosófica, em Botafogo (RJ).
Posted: 14 Oct 2011 06:02 AM PDT


As provas do Vestibular de Verão 2012 da PUCPR serão aplicadas neste domingo (16), das 13h às 19h, nos Câmpus Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo, e em Joinville (SC). As portas de acesso às salas serão fechadas às 12h40, 20 minutos antes do início do exame. A Universidade recomenda que o vestibulando chegue aos locais de prova com uma hora de antecedência. O ensalamento está disponível no site da instituição www.pucpr.br. Em Curitiba, também serão realizadas provas no colégio Paranaense.
Posted: 14 Oct 2011 05:03 AM PDT


geologoAntenada às dinâmicas decorrentes da exploração de petróleo e gás na Bacia de Santos e do maior aproveitamento dos recursos minerais por parte do setor corporativo, a Unimonte acaba de criar o curso superior em Geologia. A instituição, que tem como reitor Ozires Silva, fundador da Embraer e ex-presidente da Petrobras, figura agora como a segunda do ensino privado no Brasil a oferecer tal graduação.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406