sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Fwd: Planeta Universitário (nesta mensagem: 22 notícias)





Planeta Universitário (nesta mensagem: 22 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 13 Oct 2011 11:27 PM PDT


A fragilidade das propriedades quânticas, que desaparecem em contato com o meio ambiente, em altas temperaturas ou em corpos macroscópicos, representa um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento dos desejados computadores quânticos, máquinas ultravelozes que seriam capazes de realizar simultaneamente e, em questão de segundos, operações que os computadores convencionais demorariam bilhões de anos para efetuar.
Posted: 13 Oct 2011 11:26 PM PDT


Professores e estudantes de física do Brasil e dos Estados Unidos que desejam realizar intercâmbio de curta duração têm oportunidades oferecidas em conjunto pelas sociedades de física dos dois países. Iniciado em 2010 pela American Physical Society (APS) e pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), o Brazil-U.S. Physics Professorship/Lectureship Program apoia o intercâmbio de professores entre o Brasil e os Estados Unidos.
Posted: 13 Oct 2011 11:24 PM PDT


brasilReunir dois pensadores sobre o Brasil. Foi assim que nasceu a ideia de um dos eventos que mais estão movimentando a programação especial de 40 anos do UniRitter Laureate International. O evento será no dia 17 de outubro, 19h30, no Campus Porto Alegre (Rua Orfanotrofio 555), e terá as presenças do crítico e comentarista da Rede Globo, Arnaldo Jabor, e do jornalista e autor dos best sellers nacionais, 1889 e 1822, Laurentino Gomes.
Posted: 13 Oct 2011 11:21 PM PDT


Acontece neste sábado e domingo (15 e 16), a fase final da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências - Unicamp. A Universidade Estadual de Campinas receberá cerca de 1,2 mil estudantes de todo país, classificados entre os 65 mil inscritos na competição. No sábado pela manhã, enquanto os estudantes se empenham em resolver as questões da última etapa da Olimpíada, os professores, pais e demais torcedores participarão de uma palestra.
Posted: 13 Oct 2011 11:18 PM PDT


Mais de 9 mil estudantes no ensino fundamental e médio do Sertão paraibano já se inscreveram para participar da 2ª Olimpíada de Química da região, promovida pela Universidade Estadual da Paraíba e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O evento acontece nesta sexta-feira, 14 de outubro, quando os concorrentes irão buscar desvendar os mistérios da Química.
Posted: 13 Oct 2011 11:14 PM PDT


unicid-logoA Universidade Cidade de São Paulo – UNICID está com dois processos seletivos abertos: o de Medicina, que recebe inscrições até 28 de outubro, e o vestibular tradicional, com inscrições até 31 de outubro para mais de 60 cursos de graduação e tecnológicos, todos com ingresso no primeiro semestre de 2012. O curso de Medicina da UNICID, que neste ano recebeu reconhecimento máximo do Ministério da Educação, a nota cinco, terá sua prova realizada no dia 20 de novembro.
Posted: 13 Oct 2011 11:12 PM PDT


O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de Avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para alunos ingressantes e concluintes. O objetivo do Enade é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.
Posted: 13 Oct 2011 11:08 PM PDT


enade-logoOs estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que participarão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2011 podem preencher o Questionário Socioeconômico até o dia 6 de novembro, dia da prova, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Questionário traça o perfil dos universitários que participam da prova e as respostas a algumas de suas perguntas correspondem a 10% do conceito preliminar atribuído pelo Instituto aos cursos de graduação (Conceito Preliminar do Curso - CPC).
Posted: 13 Oct 2011 11:05 PM PDT


fase-logoO evento compõe a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tratará de desastres naturais e prevenção de riscos. O médico Marcos Moraes, presidente da Academia Nacional de Medicina e do Conselho de Curadores da Fundação do Câncer, realizará a palestra de abertura da XVII Semana Científica FMP/FASE, promovida pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, entre os dias 18 e 21 de outubro.
Posted: 13 Oct 2011 11:02 PM PDT


No ranking que aponta as 200 melhores universidades da América Latina, somente 13 instituições de natureza privada são brasileiras, entre elas a Unaerp. A constatação é da organização internacional de pesquisa educacional QS (Quacquarelli Symonds), do Reino Unido, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.
Posted: 13 Oct 2011 11:02 PM PDT


O volume de recursos a ser investido em educação no ano que vem representará entre 7% e 10% do total do Produto Interno Bruto (PIB) do País. A afirmação, divulgada pelo site da Andifes, é do ministro Fernando Haddad, que participou, na manhã de segunda-feira (10 de outubro), de palestra promovida pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas.
Posted: 13 Oct 2011 10:59 PM PDT


unisanta-logoA Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresenta, na 5ª edição do Santos Offshore Oil & Gas Expo, uma bancada experimental inédita, construída nas dependências do Laboratório de Operações Unitárias do Curso de Engenharia. O evento será realizado no Mendes Convention Center entre os dias 18 e 20/10.
Posted: 13 Oct 2011 10:54 PM PDT


Com o objetivo de estreitar as relações com a Universidade e conhecer alguns aspectos econômicos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a Unicamp recebeu na manhã desta quinta-feira (13), o vice-cônsul para assuntos econômicos do Consulado Americano em São Paulo, Michael Reffett. Ele foi recepcionado pelo coordenador de Relações Institucionais e Internacionais da Unicamp, professor Leandro Russovski Tessler, e por seu assessor, Fábio Costa. O encontro com o vice-cônsul ocorreu na sala de reuniões da Pró-reitoria de Pós-Graduação.
Posted: 13 Oct 2011 11:32 AM PDT


ingegnereEstão abertas, até o dia 4 de novembro, as inscrições para a segunda edição do Prêmio Brasil de Engenharia. A iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal e do Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento visa reconhecer e destacar a contribuição da engenharia e de seus profissionais para o desenvolvimento do país. O prêmio é aberto a estudantes de mestrado e doutorado, profissionais e instituições e traz, neste ano, o tema-macro "Engenharia para Todos".
Posted: 13 Oct 2011 10:27 AM PDT


Na próxima semana, dias 17 e 18 de outubro, a Universidade de Sorocaba (Uniso) promove a II Jornada de Economia, a partir das 19h, no Auditório A, na Cidade Universitária (Rod. Raposo Tavares, km 92.5). Na segunda-feira (17), os temas "A Inovação Tecnológica em Sorocaba e Região: desafios e oportunidades" e "A Inovação nas Organizações: desafios e oportunidades" serão ministrados, respectivamente, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Kajuhico Tanigawa, da Prefeitura Municipal de Sorocaba, e Josias Souza, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Flextronics.
Posted: 13 Oct 2011 08:57 AM PDT


O Ibmec/RJ encerra inscrições para o vestibular 2012 na próxima segunda-feira (17/10). Os interessados em fazer Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Relações Internacionais e o novo curso de Engenharia de Produção podem efetuar a sua inscrição no site www.ibmec.br. Aqueles que optarem por realizar sua inscrição no estande do Ibmec montado no shopping New York City Center, na Barra da Tijuca, terão isenção da taxa de inscrição, que custa R$ 120. O Ibmec reserva até 20% das vagas para os candidatos que desejarem concorrer com o uso da nota do Enem de 2010 e 2011.
Posted: 13 Oct 2011 07:51 AM PDT


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) estará com inscrições abertas de 13 a 18 de outubro para vagas de Professores Substitutos no campus Paracambi. A oportunidade é para atuação na área de Eletrotécnica. Para se candidatar é necessário ser graduado em Engenharia Eletrotécnica ou Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica. A remuneração de R$2.130,33, para o regime de trabalho de 40h, acrescida do valor correspondente à titulação ou a que possuir no momento da celebração do contrato.
Posted: 13 Oct 2011 07:49 AM PDT


As pré-inscrições para o Seminário Internacional de Indicadores Urbanos Planejamento Municipal: tendências e desafios estão abertas até este domingo, 16 de outubro. O evento será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, no auditório da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1.212, Centro). São objetivos do evento reunir experiências e metodologias de elaboração e aplicação de indicadores sociais e ambientais, no planejamento público municipal e proporcionar um espaço de conhecimento e troca entre os gestores públicos municipais e estaduais, profissionais da área, professores e estudantes de graduação e pós-graduação.
Posted: 13 Oct 2011 07:47 AM PDT


IED-sao-pauloO IED (Istituto Europeo di Design) realizará nos dias 27 de outubro, 17 de novembro, 6 e 13 de dezembro de 2011 as provas para o processo seletivo dos cursos de graduação em Moda, Design e Artes Visuais 2012. O candidato pode se inscrever através do formulário eletrônico obrigatório disponível no site http://www.ied.edu.br/sao_paulo/.
Posted: 13 Oct 2011 07:44 AM PDT


ufopa-logoA Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) iniciou as inscrições do processo seletivo 2012 para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PGRNA). As inscrições serão realizadas até o dia 11 de novembro de 2011, na Secretaria do PGRNA, situada no Campus Tapajós, bairro do Salé, em Santarém (PA). Também serão aceitas inscrições pelos Correios (via Sedex).
Posted: 13 Oct 2011 07:34 AM PDT


Agência FAPESP – Uma pequena parte de um receptor cerebral acaba de ser anunciado por um grupo de cientistas nos Estados Unidos como um alvo promissor para o desenvolvimento de novos medicamentos contra Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. A pesquisa sobre o receptor, um aminoácido denominado NMDA (N-metil-D-aspartato), foi feita na Universidade de Buffalo e teve seus resultados descritos em artigo publicado na terça-feira (11/10) na Nature Communications.
Posted: 13 Oct 2011 07:33 AM PDT


O programa Partnerships for Enhanced Engagement in Research (PEER) recebe, até 30 de novembro de 2011, propostas de pesquisadores de países em desenvolvimento interessados em desenvolver projetos em colaboração com cientistas dos Estados Unidos. O programa piloto é fruto de uma parceria entre a United States Agency for International Development (USAID) e a National Science Foundation (NSF), cujo objetivo é proporcionar a cientistas de 79 países em desenvolvimento – incluindo o Brasil – o apoio em projetos realizados em parceria com pesquisadores filiados à NSF e em áreas relevantes para a USAID.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: