sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mais de 8 mil estudantes da UFPA estão inscritos no Enade


enade-logoOs estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que participarão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2011 podem preencher o Questionário Socioeconômico até o dia 6 de novembro, dia da prova, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Questionário traça o perfil dos universitários que participam da prova e as respostas a algumas de suas perguntas correspondem a 10% do conceito preliminar atribuído pelo Instituto aos cursos de graduação (Conceito Preliminar do Curso - CPC).
A nota do Enade também impacta no Indicador de Diferenças entre o Desempenho Esperado e Observado (IDD), que trata de avaliar o quanto a Universidade contribui na formação dos seus alunos. O IDD corresponde a 30% do CPC.

De acordo com o Inep, o Questionário Socioeconômico permite o conhecimento e a análise do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes ingressantes e concluintes, além de apresentar a percepção dos universitários sobre o ambiente e a estrutura pedagógica de seus cursos, fornecendo importantes dados sobre o que estaria influenciando o desempenho dos estudantes. O sistema de preenchimento do Questionário possibilita também aos estudantes que verifiquem seus locais de prova.

Responder ao Questionário Socioeconômico tem até 40% de peso na nota dos cursos de graduação - As respostas ao Questionário Socioeconômico são tão importantes quanto as do próprio Exame de Desempenho, uma vez que ambos podem influenciar em até 40% o conceito dos cursos de graduação. Isso porque as notas dos estudantes ingressantes e dos estudantes concluintes, cada uma, influenciam o CPC em 15%.

De acordo com Eugenio Bittencourt, coordenador de Avaliação e Currículos da Diretoria de Ensino, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (PROEG), o Sistema de Avaliação da Educação Superior (SINAES) possui três componentes, o Enade, a Avaliação do Curso de Graduação e a Avaliação Institucional. Na UFPA, a condução dos processos internos de avaliação é uma atribuição da Comissão Permanente de Avaliação (CPA). “O Conceito do Enade corresponde apenas ao desempenho dos alunos concluintes na prova, enquanto o CPC, além das notas dos estudantes ingressantes e concluintes no Exame, computa também o regime de trabalho dos professores, os números de docentes (doutores e mestres), o IDD, a infraestrutura e a organização pedagógica do curso. Esses dois últimos aspectos são avaliados por meio de duas questões do Questionário Socioeconômico”, explica.

Perguntas importantes - A pergunta do Questionário que se refere à Infraestrutura é: “Nas aulas práticas, os equipamentos disponíveis são suficientes para todos os alunos?” Das cinco opções de resposta, apenas as duas primeiras pontuam para o curso: “Sim, em todas elas” ou “Sim, na maior parte delas”. As demais não atribuem valor algum. Para responder, os alunos devem levar em conta apenas as atividades curriculares que envolvem os laboratórios ou a parte prática de seus cursos.

Já a pergunta que avalia a Dimensão Pedagógica do curso indaga: “Os planos de ensino contêm todos os seguintes aspectos - objetivos, procedimentos de ensino e de avaliação, conteúdos e bibliografia da disciplina?” Nesse caso, apenas a primeira resposta – “Sim, todos contêm” - pontua de forma positiva a Universidade.

Plano de Ensino - “O Regulamento de Ensino de Graduação da UFPA determina que o professor deve discutir com os estudantes o plano de ensino no primeiro dia de cada período letivo. Os docentes fazem isso, inclusive negociando a forma como realizará o processo de avaliação da aprendizagem e explicitando o cronograma de aulas. No entanto, muitos estudantes desconhecem a importância do documento à avaliação do curso. E, ao serem questionados pelo Enade, não associam o documento àquela pergunta”, conta o Coordenador de Avaliação e Currículos da Universidade.

E para que a avaliação dos estudantes seja justa e satisfatória, a Professora Lúcia Harada, diretora de ensino da PROEG convida: “Convocamos nossos alunos a participarem do exame e a responderem conscientemente às perguntas do Questionário Socioeconômico que também são muito significativas para a UFPA”.

Maior número de alunos - Segundo a Coordenadoria de Avaliação e Currículos da Diretoria de Ensino da PROEG, exatos 8.285 alunos da UFPA do Pará, de cerca de 60 graduações distintas, do Campus de Belém e dos Campi do Interior, estão inscritos para fazer o Enade em 2011. É o maior contingente de participantes que a Instituição já teve no Exame. “O grupo avaliado neste ano é o das engenharias e licenciaturas, áreas em que temos muitos cursos. Além dos concluintes e ingressantes, foram cadastrados também no sistema os estudantes que, por algum motivo, não realizaram a prova no ano previsto. Esses, assim como os ingressantes, estão inscritos, porém, por determinação do MEC não realizará o Exame”, explica a professora Lúcia Harada, Diretora de Ensino da PROEG. A Pró-Reitoria estima que metade dos inscritos faça a prova, o equivalente a quatro mil universitários da UFPA.

Cursos avaliados – No Brasil, serão avaliados 27 cursos de graduação, o que inclui os Bacharelados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; Bacharelados ou Licenciaturas em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; Licenciaturas em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música e os cursos tecnológicos em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

A prova terá quatro horas de duração e será formada por 30 questões de Componente Específico do curso e 10 de Formação Geral. O desempenho discente tem impacto no cálculo do Conceito Enade, no Conceito Preliminar do Curso que, por sua vez, impacta o Índice Geral de Cursos (IGC) da UFPA, conceito que mede o nível de qualidade de seus cursos de graduação e de pós-graduação. O Enade, o CPC e o IGC, assim, influenciam a vida acadêmica da Universidade; subsidiam o processo de renovação de reconhecimento dos cursos e da Universidade, e, em caso de resultados insatisfatórios, implicam sanções previstas em lei, entre elas a redução do número de vagas e mesmo o encerramento da oferta de vagas, até que sejam saneados os problemas diagnosticados pelos procedimentos de avaliação.

Serviço:

Os estudantes podem obter mais informações sobre o Enade no Manual da Prova, disponível no endereço http://portal.inep.gov.br/manual-do-enade.

Alunos da UFPA e coordenadores de faculdades podem obter informações sobre o Enade 2011 no e-mail enade@ufpa.br

Verifique aqui se você está inscrito no Enade (http://www.proeg.ufpa.br/view/inicio/)

Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário: