sábado, 8 de dezembro de 2012

Via Email: Curta: Eu Não Quero Voltar Sozinho (e mais 2 artigos)



Curta: Eu Não Quero Voltar Sozinho (e mais 2 artigos)

Link to Sauro

Posted: 09 Jun 2011 03:03 PM PDT
O curta conta a história de Léo, um menino de 15 anos, cego, e que como todo adolescente, está passando por transformações na sua vida sentimental.
Desde 2010, o filme vem sendo exibido e sempre conquistando prêmios em festivais e mostras de cinema no Brasil e no exterior.
Como prova de sua qualidade e de seu cuidado ao lidar com dois temas tão polêmicos, o filme foi incluído no programa Cine Educação, em parceria com a Mostra Latino-Americana de Cinema e Direitos Humanos.
O programa leva pacotes de curtas que englobem os direitos humanos, para que professores das redes de ensino do Brasil escolham os mais adequados, e estes serão exibidos em aula e debatidos com os alunos.
O curta é emocionante e pode ser usado para, ironicamente, abrir os olhos de muita gente cega por aí.
Posted: 09 Apr 2011 04:11 AM PDT
Cecilia
Cecília sempre foi vaidosa, também pudera, o destino e a genética entraram em plena sintonia quando chegou o momento d'ela ser gerada, sua chegada ao mundo foi tão quão triunfal quanto seria sua vida, Cecília nasceu com um futuro pronto. Quando ainda bebê, seus pais já tinham seu futuro planejado. "Será modelo, fará tevê, filmes e novelas. Será famosa, pois é charmosa".
Cecília cresceu, não muito, apenas o suficiente. Sua beleza cresceu em igual escala, cresceu até o tamanho mínimo para ser vista por Jorge. Jorge era seu primo, filho de Irene, eram os parentes distantes, não tinham o mesmo nível de educação nem de moradia, moravam em um terreno perto dos trilhos do metrô. Cecília se destacava em todo lugar que passava. E foi assim também quando passou por Jorge. Jorge se encantou.
Jorge encantado por Cecília não pensou duas vezes quando decidiu ir ao seu encontro sem que ela soubesse, sem que ninguém soubesse. Encontrou Cecília na terceira esquina da Rua Teixeira, logo após Cecília virar a rua. Agarrou-a com a força e fez com ela tudo o que queria. Jorge, durante aqueles minutos, sentiu todo o prazer que a vida lhe privou durante anos. Cecília, sentiu todos os anos de felicidades e alegrias, desaparecerem de sua memória.
Cecília hoje, já não é mais tão bela quanto antes, não fez tevê, nem filme, não foi modelo nem fez novelas. Aquele dia com Jorge lhe rendeu 11 filhotes, entre esses 4 morreram ao nascer e 3 foram doados. Os outros estavam largados, magros, com fome. Seus pais já não davam mais notícia, e quando davam era para relembrar a besteira que fez com sua vida, sua nova família já começou despedaçada, Cecília já não era mais charmosa.
Posted: 07 Apr 2011 07:00 PM PDT

Nelson sempre foi um cara quieto, na 5ª série conheceu uma garotinha que lhe chamou a atenção desde o primeiro dia de aula. Ele se apaixonou. Nelson, um nerd apaixonado.
Durante os 6 anos seguintes, Nelson fez de um tudo para ficar sempre perto de sua amada, subornava o estagiário da secretaria da escola todo santo ano, para que ficasse na mesma classe que ela. Ele diz que não, mas todos dizem que ele até repetiu de ano para ficar na mesma classe dela.
Nelson nunca falou mais que 2 ou 3 palavras com seu amor, que nessa altura já era considerado por ele um amor platônico. O seu recorde de relacionamento com ela aconteceu quando, por um equivoco do destino, Nelson chegou atrasado na aula e a professora Neide o colocou no grupo dela. Foi um pânico só, Nelson suava frio e gaguejava qualquer palavra dissilábicas.
Dias atrás, Nelson acordou com um mal estar, sentia uma coragem estranha – eu sei, coragem não causa mal estar, mas lembrem-se que estamos falando de Nelson, um nerd apaixonado – e tomou o que pra ele era a decisão mais importante da sua vida. Aceitou o convite do seu primo Felipe, para ir a uma festa ali no bairro.
Entrar na festa foi difícil, afinal, seus 16 anos e 3 meses não eram suficientes para convencer o segurança, mas seus 20 reais na carteira eram.
Já dentro da festa, Nelson entendeu o porque do mal estar sentido na manhã daquele dia. Lá do outro lado do salão conseguiu enxergar a resposta. Lá estava ELA! Quase sozinha, dançando, com um sorriso lindo, que só ele poderia cativar…
Tentou se aproximar e trocar algumas palavras, mas a música alta e a tremedeira de sua perna esquerda atrapalharam totalmente a sua investida. Voltou ao bar. – Que Porra!, disse ele em voz alta, Felipe, me dá alguma coisa pra beber! Felipe que já estava mais pra lá do que pra cá, passou-lhe um copo de vodca. Nelson então tomou coragem. Ou melhor, tomou vodca.
Sentiu algo queimando dentro dele, mas como nunca havia bebido nada mais forte do que uma Pepsi com 3 calorias de limão, imaginou que toda aquela nova sensação, aquele calor, aquela vontade de gritar, era mais um sinal de que aquela era a sua noite. Virou já meio cambaleado, para onde estava sua Julietavamos chamá-la assim, por hora – mas não a encontrou.
Nelson não se chateou, nem desanimou. Era pura coragem, em apenas 17,0% de teor alcoólico. Caminhou por todo o salão, se escorando quando podia, era muita gente, música alta, fumaça de cigarros Derby e de maconha. Chegou perto de um aposento que parecia ser uma lavanderia, não deu muita atenção, andou mais 3 passos e chegou ao banheiro.
Empurrou a porta com o ombro esquerdo e o com a cabeça, dasabotoou o botão da calça, e antes que pudesse puxar o ziper para baixo viu a cena que nunca iria esquecer. Julieta, semi nua, meio 'molenga' fazendo sexo com dois outros caras. Não parecia feliz, mas também não esboçava nenhuma reação negativa. Nelson calou-se. Ficou ali por poucos segundos e saiu.
Com o ziper ainda por abrir caminhou até a saída da festa, depois caminhou até a esquina, caminhou até sua quadra, caminhou até a sua casa. Todo o caminho se fez calado, não se ouvia nada além do arrastar dos seus passos. Entrou em casa e foi até a garagem.
Lá Nelson pegou um pé-de-cabra e subiu até o quarto dos seus pais. Começou com 3 golpes em seu pai, seguido de outros 4 em sua mãe. Saindo do quarto cravou a ferramenta em seu cachorro, que dormia ali pelo corredor. Desceu as escadas, caminhou até seu quarto, logou no msn e, em homenagem ao seu cachorro, colocou uma rosa na frente do seu nick.
Foi preso 5 horas depois. Na penitenciária, virou mulherzinha de Nestor, um assassino perigoso, passou 12 anos sendo seu escravo sexual, fizeram-lhe uma tatuagem na nádega esquerda, um golfinho entre as ondas do mar. Mal desenhado, mas uma gracinha. Todos os 137 presos daquela cela conheciam.
Hoje Nelson é pastor da Igreja Evangélica, e todos os dias, no seu sermão, prega contra o uso de preservativos, e deseja que todas as pessoas morram de doenças venéreas. Amém.
Nunca mais pensou em Julieta. Mas lembra-se do golfinho todos os dias.
You are subscribed to email updates from Sauro
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Via Email: Às vésperas do Dia Internacional dos Direitos Humanos, organização pede mais proteção para defensores/as



Doe Adital
Sexta-Feira, 07 de dezembro de 2012
Mundo
Riqueza e Prosperidade

(Antônio Mesquita Galvão)
Brasil
Saúde brasileira e compaixão evangélica

(Pe. Alfredo J. Gonçalves)
América Latina
Semana Mercosulina e Latino-Americana

(Selvino Heck)
América Latina e Caribe
Joelmir e Fidel

(Frei Betto)
Brasil
O dia internacional do Direito à Verdade

(Egon Dionísio Heck)
Brasil
Nota de solidariedade a Dom Pedro Casaldáliga

(Várias organizações)
Cancelar



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Via Email: Professora critica ausência de debates sobre situação escolar de jovens no sistema prisional