quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Via Email: Planeta Universitário: Ciência de Alimentos na Unicamp oferece disciplina de pós


Link to PlanetaUniversitário.com

Ciência de Alimentos na Unicamp oferece disciplina de pós

Posted: 20 Feb 2014 01:39 AM PST

A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe, entre os dias 10 e 12 de março, inscrições de alunos de pós-graduação interessados em cursar a disciplina Tópicos Especiais em Ciência de Alimentos, oferecida pelo Departamento de Ciência de Alimentos. A disciplina será oferecida entre 12 de março e 10 de abril, às segundas e quintas-feiras, das 14h às 18h, e terá como tema “Esporos e Microrganismos Esporulados em Alimentos”.

Laboratório da FMUSP recruta voluntários para pesquisa

Posted: 20 Feb 2014 01:37 AM PST

O Laboratório de Neuroimagem em Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) está recrutando voluntários para participar de um projeto sobre envelhecimento cerebral. O estudo buscará entender melhor os efeitos da idade sobre as funções cognitivas, principalmente a memória, e sobre o funcionamento do cérebro. Os pesquisadores esperam que as conclusões ajudem na prevenção de transtornos relacionados ao envelhecimento.

Região de Manaus torna-se laboratório modelo para pesquisadores

Posted: 20 Feb 2014 01:35 AM PST

Para entender como o processo de urbanização das regiões tropicais do planeta afetará os ecossistemas locais e o clima global, cerca de 100 pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos que integram o projeto Green Ocean Amazon (GOAmazon) transformaram a região de Manaus, no Amazonas, em um laboratório modelo. Diversas pesquisas serão realizadas ao longo de 2014 e de 2015, em quatro diferentes locais, em um raio de 150 quilômetros da capital amazonense, com o objetivo de compreender, por exemplo, como se dá a interação entre as partículas de poluição, os compostos naturalmente emitidos pela floresta tropical e as nuvens.

Instituto Cervantes abre inscrições para convocatórias de obtenção de diploma de espanhol como língua estrangeira

Posted: 19 Feb 2014 12:11 PM PST

Os interessados em conseguir o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), título reconhecido internacionalmente, precisa ficar atento para o prazo das inscrições. O Instituto Cervantes - órgão oficial do Governo da Espanha e única instituição credenciada no Brasil a realizar o exame- está com as inscrições abertas até 7 de março para as convocatórias de abril. A data da prova será no dia 11 de abril.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Via Email: Vieques em foco: exposição homenageia defensores da ilha

.


--
Francisco Almeida 




Via Email: Planeta Universitário: Física dos Sistemas Complexos pode prever impactos das mudanças ambientais


Link to PlanetaUniversitário.com

Física dos Sistemas Complexos pode prever impactos das mudanças ambientais

Posted: 19 Feb 2014 02:06 AM PST

Além da aplicação em áreas como a Engenharia e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a Física dos Sistemas Complexos – nos quais cada elemento contribui individualmente para o surgimento de propriedades somente observadas em conjunto – pode ser útil para avaliar os impactos de mudanças ambientais no planeta, como o desmatamento. A avaliação foi feita por Jan-Michael Rost, pesquisador do Instituto Max-Planck para Física dos Sistemas Complexos, durante uma mesa-redonda sobre sistemas complexos e sustentabilidade, realizada no dia 14 de fevereiro no Hotel Pergamon, em São Paulo.

Hand torna-se órgão oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão

Posted: 19 Feb 2014 01:56 AM PST

HandA partir de dezembro de 2013, o periódico Hand, editado pela American Association for Hand Surgery (AAHS), tornou-se o órgão oficial de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM). “Além da própria American Association, somente a sociedade brasileira tem a Hand como órgão oficial.

Universidade Federal do Oeste do Pará promove evento sobre Novos Talentos na Amazônia

Posted: 19 Feb 2014 01:49 AM PST

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) promove, em março, dois eventos no âmbito do Programa Novos Talentos desenvolvido na instituição, designado "Novos Talentos na Amazônia – espaços e dinâmicas interdisciplinares de produção e aquisição do conhecimento". Nos encontros, o subprojeto "Fortalecendo a Educação em Língua Estrangeira/Inglês na Escola Pública de Santarém-PA" pretende contribuir para a atualização linguística e metodológica de professores de inglês da rede pública e incentivar os alunos a se envolverem em um processo de aprendizagem reflexivo, ampliando a consciência linguística.

Entrepreneurship for Graduate in Chemistry: A Glance for Brazilian Competitiveness, Innovation & Development

Posted: 19 Feb 2014 01:46 AM PST

Estão abertas, até 24 de fevereiro, as inscrições para o workshop de empreendedorismo dos programas de pós-graduação em Química e Biotecnologia do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (IQ/Unesp), que ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro, em Araraquara. Intitulado “Entrepreneurship for Graduate in Chemistry: A Glance for Brazilian Competitiveness, Innovation & Development”, o evento será realizado em comemoração às notas da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) obtidas pelos programas.

FMUSP oferece bolsa de pós-doc na George Washington University

Posted: 19 Feb 2014 01:45 AM PST

O Programa de Pós-Graduação em Alergia e Imunopatologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), oferece uma bolsa de estudos de pós-doutorado na George Washington (GW) University, em Washington, nos Estados Unidos. A oportunidade é para atuar no projeto “NKT Cells in HIV Infection”, coordenado pelo pesquisador Esper Kallas, do Instituto de Investigação em Imunologia – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (iii-INCT), que tem apoio da FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Canadá recebe professores da rede federal para intercâmbio

Posted: 18 Feb 2014 11:38 AM PST

Para ampliar os conhecimentos em gestão e organização na área de pesquisa aplicada articulada com o setor produtivo, um grupo de 43 docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica fará intercâmbio com instituições canadenses. Os servidores viajaram para o Canadá no sábado, 15, e participarão de atividades em 19 instituições daquele país por três meses. Entre os focos do programa estão a construção de conteúdos curriculares articulados às demandas regionais; o processo de atração de empresas; estudos dos papéis entre os atores do desenvolvimento de pesquisa básica, aplicação de pesquisas e os espaços para financiamento, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

Inscrições abertas para cursos de extensão da área de saúde na Uerj

Posted: 18 Feb 2014 10:13 AM PST

uerj logoA Universidade do Estado do Rio de Janeiro abre inscrição para cursos de extensão em diversas áreas da saúde. São eles: Terapia Familiar Psicanalítica: O objetivo do curso é atualizar conhecimentos em termos teóricos e técnicos quanto à escuta psicanalítica à família, com enfoque específico no sofrimento psíquico do bebê e nas especificidades das terapias das relações pais-bebê, de casal e de família.

UNEB convoca para matrícula aprovados na seleção do MEC em lista de espera

Posted: 18 Feb 2014 04:44 AM PST

uneb logoA Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB convoca para matrícula, em primeira chamada, os aprovados na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso neste primeiro semestre nos cursos de graduação presencial oferecidos pela universidade. Os selecionados devem dirigir-se, exclusivamente no dia 20 de fevereiro, à coordenação acadêmica do curso em que foi selecionado para efetivar a matrícula.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida