quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Simpósio discute a História da População da Amazônia

Planeta Universitário:
Muito se fala sobre a Amazônia em termos de fauna e flora, potencial energético e riqueza biogenética, mas pouco se aborda o processo histórico de sua população. Para preencher esta lacuna, de 18 a 21 de outubro, ocorrerá o IV Simpósio Nacional de História da População, a ser realizado no auditório setorial básico II da UFPA. As inscrições estão abertas e prosseguem o primeiro dia do evento, o qual conta com o apoio da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, que aglutina um grupo de pesquisadores de excelência nos estudos das populações do passado. Temática - Com o objetivo de discutir os rumos da pesquisa na área e trocar experiências com alunos e pesquisadores de outros estados e países, o Simpósio discutirá questões como “Migração nacional e internacional na Amazônia" e "População e família na Amazônia". De acordo com um dos organizadores do evento, o diretor do Centro de Memória da Amazônia (CMA), professor Antônio Otaviano Vieira Junior, o Norte do Brasil é marcado pela intensa movimentação de populações. “Um exemplo disso é o número expressivo de nordestinos que vieram a Belém durante o ciclo da borracha”, recorda.O professor ressalta também que pesquisas sobre a história das populações , além de serem importantes no ambiente acadêmico, são de fundamental importância para que pessoas interessadas no tema conheçam o passado de sua civilização e possam ter condições de buscar respostas para problemas atuais. “Em tempos de mudanças demográficas significativas no Brasil (aumento da chefia feminina, envelhecimento da população, diminuição no número de filhos por casal...), falar da História da População na Amazônia é também falar dos nossos problemas hoje, fazendo do passado uma poderosa ferramenta para se conhecer o presente”.

O Simpósio será oportunidade para que o CMA apresente um estudo inicial e pioneiro sobre um sistema de gerenciamento de indivíduos, feito pelo grupo RUMA (Grupo de Pesquisa, População, Família e Migração na Amazônia). Este estudo ainda está em andamento. Será lançado também um livro sobre “História da Família e do Casamento em Belém” e um Guia de Fontes para a História da População na Amazônia, ambos produzidos por professores da UFPA e membros do RUMA.

As inscrições podem ser feitas no pavilhão B do curso de história da UFPA – Campus Guamá até o primeiro dia do evento. Serão ofertadas apenas 150 vagas.

Serviço

IV Simpósio Nacional de História da População
Local: Auditório setorial básico II da UFPA
Data: 18 a 21 de outubro
Inscrições: no pavilhão B do curso de História até o primeiro dia do evento, dia 18 de outubro.
Custo: R$ 25,00 (estudantes) e R$ 40,00 (profissionais)
Email: snhp2011@gmail.com
Para consultar a programação do Simpósio, clique aqui.

Assessoria de Comunicação da UFPA

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google

Nenhum comentário: