sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Lei da Mídia Democrática é lançada na Câmara


BRASIL! BRASIL!


Alheias a embate ideológico, pequenas cidades comemoram vinda de médicos cubanos

Posted: 22 Aug 2013 06:05 PM PDT


"Entidades representativas da categoria apelam a 'trabalho escravo' e comunismo para se opor a chegada de profissionais, já a partir da próxima semana. Governo diz que questão é humanitária

Nicolau Soares e Rodrigo Gomes, RBA

Secretários municipais de Saúde de cidades do Norte e Nordeste brasileiros estão animados com a possibilidade de a população receber atendimento médico por meio do programa federal Mais Médicos, independente da nacionalidade dos profissionais. Gestores públicos ouvidos pela reportagem da RBA destacam que o importante é a população ter acesso à atenção básica em saúde e apontam preocupações mais cotidianas e menos ideológicas sobre o processo. Os profissionais cubanos começam o atendimento às populações no próximo dia 16.

Segundo o Ministério da Saúde, os 400 médicos cubanos que atuarão na primeira etapa do programa, por meio de acordo firmado ontem (21) entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde, serão direcionados aos 701 municípios que não despertaram o interesse de nenhum profissional inscrito, seja brasileiro, seja estrangeiro. A maioria das cidades (68%) apresenta os piores índices de desenvolvimento humano do país (IDH muito baixo e baixo) e 84% estão no interior do Norte e Nordeste em regiões com 20% ou mais de sua população vivendo em situação de extrema pobreza. Os demais 358 estrangeiros cadastrados no Mais Médicos vão para as cidades escolhidas no processo de inscrição no programa.

A secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes (PE), Geciane Paulino, afirma que já conhece e tem boas referências sobre o trabalho dos médicos cubanos. "Eu trabalhei em Cabo do Santo Agostinho (PE), de 2001 a 2004, e a experiencia lá foi muito positiva. Os médicos atendiam muito bem à população, que tinha um entrosamento muito grande com eles", contou.
 Geciane considera que a reclamação das entidades médicas se pauta pela reserva de mercado. "Quem faz a gestão do SUS não pode ficar restrito à preocupação de uma categoria profissional. Temos que pensar em todos os brasileiros", afirmou. O Conselho Federal de Medicina (CFM) condena o programa avaliando que será uma tragédia."
Matéria Completa, ::AQUI::

Eduardo Campos fala a empresários de SP e ouve pedido de chapa com Aécio

Posted: 22 Aug 2013 05:53 PM PDT


Marina Dias, Terra Magazine

"O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), esteve nesta quinta-feira (22) em São Paulo onde ministrou uma palestra para cerca de 150 empresários, principalmente donos de empreiteiras. Durante o encontro, realizado na sede do Secovi-SP, região sul da capital, Campos falou sobre três momentos que considera fundamentais para o Brasil: a redemocratização, na década de 80; o controle da inflação, na década de 90; e a redistribuição de renda, nos últimos dez anos. 

No entanto, o governador pernambucano não citou nominalmente o ex-presidente Lula, seu padrinho político e de quem foi ministro da Ciência e Tecnologia (2004-2005), nem a presidente Dilma Rousseff, que deve ser sua adversária caso seja candidato ao Planalto pelo PSB nas eleições do próximo ano. "Campos falou como um estadista", disse um dos dirigentes do Secovi-SP. "E não criou polêmicas", completou o empresário.
Mais informações »

Lei da Mídia Democrática é lançada na Câmara

Posted: 22 Aug 2013 05:13 PM PDT


Carolina Sarres e Ivan Richard, Agência Brasil
 
"A proposta de projeto de lei (PL) que regulamenta o funcionamento de meios de comunicação, conhecida como Lei da Mídia Democrática, foi lançada hoje (22), na Câmara dos Deputados pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). O texto, proposto por meio de iniciativa popular, terá de reunir cerca de 1,3 milhão de assinaturas para ser validado e tramitar no Congresso. Os nomes já começaram a ser colhidos.

De acordo com a proposta, caso chegue a entrar em vigor, fica proibida a concessão de meios de comunicação a pessoas com cargo eletivo – como deputados e senadores – e a grupos ligados a igrejas. Também é vedada a manutenção de mais de cinco canais de comunicação a uma mesma empresa.

O objetivo da medida é regulamentar artigos da Constituição que versam sobre comunicação. Caso o texto proposto seja aprovado, as novas normas valem para atuação de meios de comunicação social, não produzidos por usuários, em diversos meios – rádio e TV abertas, rádio e TV digitais e webTV.
Para a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), a proposta de iniciativa popular é o resultado de um amplo debate ao longo dos anos. "Esse PL vêm de encontro à legitimidade e à representatividade das forças mais comprometidas com uma reforma estrutural importante, que é a reforma dos meios de comunicação", explicou a deputada. Para ela, o debate que será lançado à sociedade será o resultado mais importante da medida.
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 22 Aug 2013 05:07 PM PDT


Chanceler nega viés ideológico na contratação de médicos cubanos

Posted: 22 Aug 2013 04:59 PM PDT


Renata Giraldi, Agência Brasil

"O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, negou hoje (22) que o acordo para que médicos cubanos trabalhem em áreas carentes do Brasil tenha um "viés ideológico". Ele disse que a motivação é humanitária para suprir as necessidades do país. Patriota reiterou que o acordo com os profissionais de Cuba avalia a experiência deles e o contato com a saúde da família, mas evitou mencionar o fato de os salários dos médicos cubanos serem administrado pelo governo de Cuba.  

O chanceler participa de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, destinada a discutir temas relativos à política externa brasileira. "[A decisão de contratar médicos cubanos] foi tomada em função de considerações dos melhores serviços possíveis, não tem motivação ideológica, há muitos médicos cubanos dispostos a fazer esse tipo de trabalho, talvez não tenha muitos médicos austríacos, por exemplo, dispostos a fazer esse trabalho", disse.
Mais informações »

A geração bit se assenhora da comunicação, mas a revolta está no ar

Posted: 22 Aug 2013 04:06 PM PDT

"Uma guerra de titãs se processa no campo da comunicação e da tecnologia da informação, envolvendo pelo menos três atores essenciais: os grandes grupos financeiros, as grandes corporações do mundo da informação e da comunicação e os governos. A velha mídia está derretendo sob o sol a pino de novas formas de consumo da informação.

Antonio Lassance, Carta Maior

A Geração Bit

A velha mídia está derretendo sob o sol a pino de novas formas de consumo da informação. Os abalos sofridos por ícones tradicionais do jornalismo se sucedem. O que sobrará dos velhos modelos?

Uma guerra de titãs se processa no campo da comunicação e da tecnologia da informação, envolvendo pelo menos três atores essenciais: os grandes grupos financeiros (bancos e seus financistas), as grandes corporações do mundo da informação e da comunicação e os governos.

Quem agora puxa o ritmo das transformações são o que chamo de barões digitais, ou Geração Bit (de Bill Gates, da Microsoft; do finado Steve Jobs, da Apple; Mark Zuckerberg, do Facebook; Sergey Brin e Larry Page, do Google, Jeff Bezos, da Amazon, e tantos outros que não param de surgir), todos de trajetória meteórica.

Por enquanto, eles agem em conluio com os velhos gigantes das telecomunicações. O problema é que o principal negócio das telecons está se transformando. Dentre em breve, será quase exclusivamente o de entregar os produtos empacotados pelos barões digitais, pura e simplesmente. A sorte das telecons está, literalmente, por um fio. Se houver inovações que tornem a interligação física dispensável ou menos rentável do que o necessário para cobrir os custos de sua infraestrutura, as telefônicas passarão a ser a bola da vez do canibalismo dos barões digitais.
Mais informações »

Cassação em Taubaté atinge Alckmin

Posted: 22 Aug 2013 08:55 AM PDT


Altamiro Borges, Blog do Miro

"A Justiça Eleitoral de São Paulo determinou nesta terça-feira (20) a cassação do mandato do prefeito de Taubaté (SP), José Bernardo Ortiz Júnior, do PSDB. A decisão respinga com força em Geraldo Alckmin, que já andava cabisbaixo com a eclosão do escândalo do propinoduto do metrô. Taubaté é uma das principais bases de apoio do governador e o prefeito cassado sempre foi muito ligado ao grão-tucano. Ele foi acusado de ter usado recursos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) em sua campanha eleitoral. Seu pai, José Bernardo Ortiz, presidiu essa bilionária autarquia do governo estadual nos últimos anos. A Justiça Eleitoral avalia que vingou um negócio de pai para filho!
Mais informações »

Caluda! Os cubanos vêm aí

Posted: 22 Aug 2013 08:23 AM PDT


Luciano Martins Costa, Observatório da Imprensa

"Os jornais foram surpreendidos pela decisão do governo de importar de Cuba 4 mil médicos para ocupar postos em lugares críticos, onde não há serviço público ou particular de saúde. Os primeiros 400 deverão chegar já na próxima semana e serão enviados para cidades ou bairros que não despertaram interesse de profissionais brasileiros ou do exterior na primeira fase das inscrições no programa Mais Médicos, 84% dos quais no Norte e Nordeste.

O noticiário dá conta de que, ao todo, 3.511 municípios se inscreveram no programa, o que revela uma demanda de 15.460 vagas. Apenas 15% desse total haviam sido completados até quarta-feira (21/8). Cada médico contratado custará aos cofres públicos R$ 10 mil de salários mensais, mais os custos da mudança e pagamento de moradia e alimentação.

O convênio que permitirá a contratação de médicos cubanos foi feito pelo governo brasileiro com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), que tem um acordo com governos de vários países, inclusive Cuba, para atender casos de emergência e carência crítica.

Os jornais de quinta-feira (22/8) explicam que 84% dos profissionais que virão de Cuba têm mais de 16 anos de experiência, 30% são pós-graduados, muitos trabalharam em países onde se fala a língua portuguesa, principalmente na África, e todos são especialistas em saúde da família.
Mais informações »

"Prévias são uma armadilha de Aécio para Serra", diz cientista político

Posted: 22 Aug 2013 08:09 AM PDT


O ex-governador de São Paulo José Serra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador Aécio Neves falam com a imprensa após visita ao velório do senador e ex-presidente Itamar Franco / Agência Brasil

"Segundo Celso Roma, o senador mineiro quer forçar a disputa antes da possibilidade de o ex-governador paulista mudar de legenda


José Serra, candidato duas vezes derrotado à Presidência pelo PSDB, já anunciou: será candidato novamente em 2014. A um ano do início oficial da campanha, a declaração atiçou o ninho tucano no momento em que a construção da candidatura do senador mineiro Aécio Neves, atual presidente da legenda, parecia pavimentada.

Após a declaração, Aécio passou a defender publicamente a realização de prévias para ungir o candidato tucano. Serra, ao menos publicamente, disse topar o desafio. E fez um adendo: quer condições iguais para a disputa.

O acirramento da disputa deixou a candidatura em aberto a um ano da eleição. E deixou clara a possibilidade de o PSDB caminhar mais uma vez rachado para a disputa. "É uma sinuca de bico para José Serra", afirma o cientista político Celso Roma, especialista em partidos políticos. "Se Serra aceitar prévias após o dia 5 de outubro, Aécio tem chance de vencê-lo e eliminar um concorrente do mesmo campo político, visto que não haverá tempo para Serra obter a candidatura por outro partido, como o PPS. Se aceitar prévias somente antes de 5 de outubro, Serra perderá credibilidade entre os próprios filiados do PSDB. Não há condições de o PSDB realizar prévias fora do prazo."
Mais informações »

Desemprego fecha julho em 5,6%

Posted: 22 Aug 2013 06:14 AM PDT


Vitor Abdala, Agência Brasil

"A taxa de desemprego fechou julho em 5,6%. O índice é superior aos 5,4% de julho de 2012, mas inferior aos 6% de junho deste ano. O dado foi divulgado hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Mensal de Emprego (PME).

O número de pessoas desocupadas ficou em 1,4 milhão em julho, mantendo-se estável em relação a junho deste ano e a julho de 2012. A população ocupada chegou a 23,1 milhões, ficando estável em relação a junho e 1,5% maior que julho do ano passado.

Os trabalhadores com carteira assinada no setor privado chegaram a 11,6 milhões, estável em relação a junho e 3,5% a mais que em julho de 2012. O rendimento real atual ficou em R$ 1.848,40, ou seja, 0,9% inferior a junho (que havia sido de R$ 1.864,39), mas 1,5% superior a julho (R$ 1.821,04).

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) é feita nas regiões metropolitanas do Recife, de Salvador, de Belo Horizonte, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Porto Alegre."

Charge do Bessinha

Posted: 22 Aug 2013 06:10 AM PDT


Radicais da oposição articulam o 7 de setembro

Posted: 22 Aug 2013 06:08 AM PDT


"Protestos convocados para o feriado da Independência, que já geram a expectativa de quebra-quebra, estão sendo articulados por grupos políticos que alimentam o radicalismo; entre eles, uma ONG ligada à família do deputado Jair Bolsonaro; outro organizador já foi funcionário fantasma do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB-PR); em nota, grupo Anonymous ressalta caráter apartidário do protesto que está convocando 4,6 milhões de brasileiros em 147 cidades no País; será?


Qual é a mão que balança o berço do 7 de setembro? Cercado de expectativa, o próximo feriado da Independência deve marcar a reabertura da temporada de protestos no País. Manifestações convocadas pelas redes sociais projetam que 4,6 milhões de brasileiros poderão ir às ruas, em 147 cidades brasileiras. Grupos mais radicais já falam até, de forma explícita, em promover quebra-quebra.

Mas será que são manifestações autônomas da "cidadania" ou há uma articulação política por trás dessas convocações? Uma reportagem da revista Carta Capital publicada deste fim de semana ("O desfile golpista", de André Barrocal) lança algumas luzes sobre essa movimentação. Segundo o texto, entre os agitadores do 7 de setembro estão a ONG "Brazil No Corrupt", ligada à família do deputado homofóbico Jair Bolsonaro (PP-RJ), que defende abertamente o regime militar de 64, e um militante virtual na internet. Ele se chama Ari Nogueira e já trabalhou no gabinete do deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB-PR), que comanda há anos a Assembleia Legislativa do Paraná – Ari, que usa no Twitter o pseudônimo Ary Kara, estaria sendo investigado por ser um dos funcionários fantasma do Legislativo paranaense, lotado no gabinete de Rossoni."
Matéria Completa, ::AQUI::
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: