sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Via Email: BRASIL! BRASIL!



BRASIL! BRASIL!


Posted: 23 Nov 2012 04:47 AM PST
Renata Giraldi, Agência Brasil


"Em 2012, 119 jornalistas foram mortos, o maior número desde que o Instituto Internacional de Imprensa (cuja sigla em inglês é IPI) começou a pesquisar o assunto, em 1997. O IPI divulgou os dados durante reunião, em Viena, na Áustria, promovida pela associação de editores de imprensa e pelo Serviço de Informações das Nações Unidas.

Na América Latina, foram registradas 22 mortes de jornalistas. O local considerado mais perigoso para o exercício da profissão é o México, onde sete profissionais foram assassinados. O Brasil, Honduras e a Colômbia também aparecem no relatório do IPI. No Brasil, houve quatro mortes, em Honduras, três, e na Colômbia, duas. No Peru, quatro jornalistas morreram em um acidente de carro e no Equador, um foi baleado por um homem em uma motocicleta.
Mais informações »


Posted: 22 Nov 2012 04:37 PM PST



Posted: 22 Nov 2012 04:36 PM PST
"No dia da posse de Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal, tucanos divulgaram nota para celebrar o ministro. Já o senador Aécio Neves classificou como "muito adequada" a decisão de Barbosa de solicitar os interrogatórios sobre o "mensalão mineiro", considerado pela Procuradoria-Geral da República como laboratório para o 'mensalão' do PT. Os tucanos são os próximos...



A expressão fechada da presidente Dilma Rousseff durante a posse de Joaquim Barbosa nesta quinta-feira contrastou com os festejos do PSDB ao relator da Ação Penal 470. O partido divulgou nota parabenizando o ministro "pela sua chegada à presidência do Supremo Tribunal Federal (STF)". Não bastasse, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse nesta quinta-feira que considera adequada a decisão de Barbosa de acelerar a realização do depoimentos de testemunhas do chamado "mensalão mineiro", que foi apontado pela Procuradoria-Geral da República como o laboratório do 'mensalão' do PT.
Mais informações »



Posted: 22 Nov 2012 04:22 PM PST


A foto maior, à esquerda, mostra o quadro que tinha as câmeras ocultas.No alto, à direita, o "furo" na tela que escondia uma câmera. Abaixo, ela instalada
Conceição Lemes, Vi o Mundo


"Há pouco mais de três semanas estudantes, professores e funcionários da USP, na Cidade Universitária, foram surpreendidos com uma denúncia: a reitoria havia instalado, escondidas atrás de quadros no saguão do bandejão central, microcâmeras.

Na hora do jantar desse mesmo dia, as câmeras foram removidas.

A reitoria não deu qualquer explicação nem sobre a colocação nem sobre a retirada dos equipamentos de vigilância. E várias perguntas da comunidade uspiana continua sem respostas, entre as quais estas:

*Por que ela não foi informada previamente da instalação das câmeras?

* Em que outros lugares da Cidade Universitária as pessoas (visitantes e a comunidade da USP) estão sendo vigiadas sem serem informadas?

* O que foi feito com as imagens obtidas durante o tempo em que elas funcionaram sem serem descobertas?

*A instalação das câmeras foi feita por iniciativa da própria reitoria? Se não, quem são os responsáveis?

Assustados com o caso e mais ainda com o silêncio que se seguiu (dentro e fora da USP), um grupo de alunos de graduação em Jornalismo e de pós-graduação em Ciências da Comunicação, resolveu "solicitar informações sobre a instalação das câmeras espiãs dentro do restaurante universitário".


"Em razão da gravidade dos fatos, imaginávamos que seriam investigados por algum dos órgãos internos da Universidade, especialmente por sua Comissão de Ética, para apuração dos responsáveis e esclarecimento do ocorrido", diz o grupo de alunos em e-mail enviado ao Viomundo.  "Como não verificamos qualquer movimento nesse sentido, nós resolvemos agir. Fazendo uso da Lei de Acesso à Informação e do Decreto Estadual nº 58.052/12, encaminhamos três pedidos à Reitoria da USP, por meio do Serviço de Informações ao Cidadão – SIC, do governo do Estado."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 22 Nov 2012 04:07 PM PST
                            Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania


Posted: 22 Nov 2012 03:30 PM PST
Luis Nassif, Luis Nassif Online

"Aparentemente, Joaquim Barbosa delegou o lado bélico para o indescritível Luiz Fux e se reservou o papel de estadista.

No seu discurso, fala em instituições sólidas cada vez mais submetidas ao escrutínio da sociedade, de outras nações e da comunidade jurídica internacional.

Não se pode falar em instituições sólidas sem o elemento humano que as impulsiona, diz ele.  O homem magistrado é o que tem plena e total consciência dos seus limites e das limitações que lhe são impostas por sua condição funcional. Aparentemente quis afastar os temores de intromissão do Judiciário em outros poderes.

Faz uma crítica à politização do Judiciário:

Juiz deve velar para que suas convicções e crenças mais íntimas não contaminem suas atividades, que é das mais relevantes para o convívio social, além de fator fundamental para o bom funcionamento de uma economia moderna e de uma sociedade dinâmica, inclusive e aberta a mudanças que tragam melhoria à vida das pessoas.
Mais informações »



Posted: 22 Nov 2012 02:26 PM PST


Polícia Militar realiza abordagens em
bairros na zona norte de SP durante
a Operação Saturação
Carta Capital


"O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Marcos Carneiro Lima, criou uma saia-justa nesta quinta-feira 22 ao afirmar, durante a posse de Fernando Grella Vieira na Secretaria de Segurança do estado, que moradores da região metropolitana tiveram suas fichas criminais acessadas pelo sistema interno da corporação antes de serem assassinados. Segundo o delegado, as mortes estão acontecendo na periferia porque a sociedade acha que "matar pobre é matar o marginal de amanhã".

A fala de Carneiro Lima acontece após meses de atritos entre a Polícia Civil e a cúpula da Segurança Pública de São Paulo. Durante a gestão de Antonio Ferreira Pinto, que caiu na quarta-feira 21 diante da alta no número de assassinatos ocorrida no estado em 2012, a corporação foi deixada de lado e as investigações sobre o crime organizado passaram a ser concentradas pela Polícia Militar, sobretudo a Rota. A mudança aconteceu depois que policiais civis foram investigados por envolvimento e extorsão a integrantes do Primeiro Comando da Capital.
Mais informações »


Posted: 22 Nov 2012 02:18 PM PST


O presidente indiano, Pranab Mukherjee, entregou
o prêmio Indira Gandhi ao ex-presidente Lula
Redação, Rede Brasil Atual


"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje (22) em Nova Déli, na Índia, o prêmio Indira Gandhi pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento 2010. Embora tenha sido escolhido para receber o prêmio há dois anos, Lula não pode ir à cerimônia por conta da descoberta e início do tratamento de um câncer na laringe em outubro de 2011. A cerimônia ocorreu no palácio presidencial indiano, com a presença do presidente Pranab Mukherjee, do primeiro-ministro Manmohan Singh, e da nora de Indira e presidente do partido Congresso Nacional Indiano, Sonia Gandhi.

O ex-presidente foi escolhido pelo júri do prêmio, de forma unânime, por sua "extraordinária contribuição para a causa da eliminação da pobreza e da promoção do crescimento inclusivo no Brasil, por sua forte defesa dos laços entre as nações em desenvolvimento e por sua contribuição singular para a causa da parceria Brasil-Índia". Em seu discurso, Lula agradeceu o prêmio afirmando se tratar de um reconhecimento ao povo brasileiro, que "soube entender que só com muita paz e democracia, conseguiríamos liderar o país para o patamar que ele alcançou".
Mais informações »


Posted: 22 Nov 2012 07:19 AM PST



Posted: 22 Nov 2012 07:14 AM PST
Altamiro Borges, Blog do Miro


"Após passar 266 dias na cadeia, o mafioso Carlinhos Cachoeira deixou o presídio da Papuda na madrugada desta quarta-feira (21). A decisão de soltá-lo foi tomada pela juíza Ana Claudia de Oliveira Barreto, do Distrito Federal, que julgou que "não subsiste a necessidade de segregação cautelar". Ao mesmo tempo, ela condenou o "empresário" – como insiste em chamá-lo a mídia privada – a cinco anos de prisão em regime aberto. Estas decisões devem ter agradado a direção da Veja, que mantém intimas ligações com o mafioso.
Mais informações »


Posted: 22 Nov 2012 06:57 AM PST
'Em encontro nacional do fim de semana, partido discute possibilidades para o Planalto em 2014


Débora Bergamasco, O Estado de S.Paulo

"Em um ensaio de independência em relação aos tucanos, o PPS começa a indicar que pode não apoiar o PSDB nas eleições presidenciais de 2014 e que está à procura de um candidato ao qual aderir. Por ora, divide a preferência entre nome próprio ou apoio às eventuais candidaturas da ex-ministra Marina Silva (sem partido) ou do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

O assunto, segundo relatou ao Estado o líder do partido na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), será discutido no encontro nacional da legenda, amanhã e depois. O deputado espera sair da reunião "com o planejamento estratégico para uma proposta nacional de candidatura própria". "Não sendo possível, vamos buscar uma alternativa fora do PT e do PSDB."
Mais informações »


Posted: 22 Nov 2012 06:27 AM PST
"Índice caiu para 5,3% no mês passado, ante 5,4% em setembro, atingindo o menor nível para outubro desde 2002, informou o IBGE; ao mesmo tempo, também houve crescimento da renda da população


Rodrigo Viga Gaier, Reuters / Brasil 247

O desemprego brasileiro caiu para 5,3 por cento no mês passado, ante 5,4 por cento em setembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, atingindo o menor nível para outubro desde o início da série histórica em 2002 e dentro do esperado pelo mercado.

Ao mesmo tempo, o crescimento do rendimento médio da população acelerou um pouco no período, também com aumento da população ocupada.

Pesquisa da Reuters mostrou que, pela mediana das previsões de 25 analistas consultados, a taxa recuaria para 5,3 por cento. As estimativas variaram de 5,0 a 5,6 por cento.
Mais informações »


Posted: 22 Nov 2012 05:43 AM PST
Jornalista foi morte na frente de sua cas
Redação, PortalIMPRENSA


"Na madrugada desta quinta-feira (22/11), o dono de um jornal eletrônico Última Hora News, de Campo Grande (MS), o jornalista Eduardo Carvalho, foi executado em frente à sua casa, informou o portal Terra. 

Ele saía da residência em uma moto quando foi baleado por dois homens também em uma motocicleta. O empresário, que é policial militar aposentado, morreu na hora.

Testemunhas disseram que minutos depois dos disparos, os dois assassinos voltaram ao local do crime para conferir se a vítima estava de fato morta. Até o momento não há informações de suspeitos nem a possível motivação do crime.

Em seu site, Carvalho escrevia diversos artigos com denúncias sobre o envolvimento de autoridades políticas e policiais em atividades irregulares. As acusações, geralmente, eram baseadas em informações de bastidores." 
Crédito:Reprodução/Facebook


Posted: 22 Nov 2012 05:21 AM PST
"Em menos de 24 horas, relatório de Odair Cunha (PT-MG) conseguiu provocar uma reação inédita dos grandes meios comunicação brasileiros: editoriais do Estado, de Francisco Mesquita Neto, e da Folha, de Otávio Frias, uma capa do Globo, de João Roberto Marinho, além de artigos de Merval Pereira e Ricardo Noblat. Tudo por conta da proposta de indiciamento do jornalista Policarpo Júnior, de Veja, de Roberto Civita, por formação de quadrilha, em razão de seu estreito vínculo com o bicheiro Carlos Cachoeira


Brasil 247

"O relatório do deputado Odair Cunha (PT-MG), que será lido às 10h30 desta quinta-feira, conseguiu demonstrar o poder de fogo dos grandes meios de comunicação brasileiros. Em menos de 24 horas, os principais jornais do País enfileiraram suas tropas e apontaram os canhões na direção do relator da CPI. O deputado Odair, como se sabe, ultrapassou uma linha perigosa, ao propor o indiciamento de cinco jornalistas e investigações a respeito da conduta de outros seis profissionais de imprensa (leia mais aqui).
Mais informações »


You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: