quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: A igreja e a reinvenção do Ocidente


BRASIL! BRASIL!


A igreja e a reinvenção do Ocidente

Posted: 14 Feb 2013 04:48 AM PST


Mauro Santayana, Blog do MauroSantayana

"Ao surpreender o mundo – menos alguns íntimos de sua fadiga – com a renúncia ao papado, Bento 16 revela a grande crise por que passa a Igreja Católica. Quando Gregório XII renunciou, em 1415, seu gesto unificou a instituição, então dividida sob três pontífices desde 1378. Ângelo Correr percebeu, com acuidade, que ele serviria melhor à sua própria posteridade ao servir à unidade da Igreja, e abandonar o trono papal.

Ele não era O Papa, mas a terceira parte de um poder que, dividido, enfraquecia-se cada vez mais diante do mundo e, o que é pior, diante da História. Os dois anos de vida que lhe sobraram – morreu em 1417 - lhe devem  ter assegurado esse consolo. Ele tinha 90 anos ao renunciar – uma idade difícil de atingir naquela véspera do Renascimento – mas deu a seu gesto o claro caráter político, ao negociá-lo com o adversário mais forte, e influir na escolha – unânime, do sucessor, Martinho V – da poderosa família Colonna. Não alegou cansaço, mas, sim, responsabilidade política.
Mais informações »

EUA e União Europeia negociam livre comércio para enfrentar China

Posted: 13 Feb 2013 04:14 PM PST


"Em uma declaração conjunta, o presidente do Conselho Europeu Herman Van Rompuy, o dos EUA, Barack Obama, e o da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, assinalaram que estão comprometidos a aprofundar uma relação transatlântica "equivalente à metade da produção global e a quase um trilhão de dólares anuais". Na mira, está a China.

Marcelo Justo, Carta Maior

Londres - Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) anunciaram o início de negociações para a formação da maior zona de livre comércio do mundo. Em uma declaração conjunta, o presidente Barack Obama, o do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, assinalaram que estão comprometidos a aprofundar uma relação transatlântica "equivalente à metade da produção global e a quase um trilhão de dólares anuais".
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 13 Feb 2013 03:58 PM PST


A Outra História do Mensalão é um sucesso

Posted: 13 Feb 2013 03:57 PM PST



Willian Novaes, da Geração Editorial / Vi oMundo
 
"Os 8 mil exemplares da primeira edição do livro A Outra Historia do Mensalão já estão comprometidos com uma parte dos clientes da Geração Editorial. Mesmo em pleno Carnaval, a editora foi obrigada a aumentar a tiragem inicial em mais 10 mil exemplares, necessários para atender a enorme procura. Até as 12h desta Quarta-feira de Cinzas, 30% dos 10 mil extras também foram reservados para mais uma parte dos parceiros comerciais da editora.
Mais informações »

Carvalho sobre 'candidato' Campos: "Nada surpreende"

Posted: 13 Feb 2013 03:46 PM PST


"Ao ser questionado sobre a possibilidade de o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), se candidatar à Presidência em 2014, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, devolveu com outra pergunta: "Por que surpreender se o PSB já lançou candidatos muitas vezes e se o Eduardo Campos é um legítimo representante de um pensamento, de uma corrente política?"


O governo parece resignado diante da possibilidade de o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, se candidatar já em 2014 à Presiência da República. Questionado se ficaria surpreso com um possível rompimento do PSB com o PT no próximo ano, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, respondeu que "nada surpreende".

"Por que surpreender se o PSB já lançou candidatos muitas vezes e se o Eduardo Campos é um legítimo representante de um pensamento, de uma corrente política?", questionou o ministro, após participar do lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, em Brasília. 
Mas Carvalho optou pela prudência ao comentar o assunto. "Não há nenhuma fala do governador ainda sobre esse assunto", lembrou. "Ele é um aliado muito importante nosso, o PSB participa do governo. Vamos esperar um pronunciamento do governador Eduardo Campos. São apenas especulações", concluiu.

Questionado, o ministro também admitiu que é crescente a corrente dentro do PT que defende a substituição de Michel Temer (PMDB) por Campos como vice na chapa com Dilma para 2014. Como destacou o novo líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), os peemedebistas não querem nem ouvir falar nessa possibilidade (relembre)."

Royalties para Educação é prioridade de Dilma

Posted: 13 Feb 2013 06:52 AM PST


Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho

"A presidente Dilma Rousseff volta nesta Quarta-feira de Cinzas para Brasília, depois de passar o Carnaval numa praia isolada da Marinha em Salvador, com uma prioridade na cabeça: votar até abril a destinação dos royalties do pré-sal para a Educação.

O projeto do governo, que já está no Congresso Nacional, caso seja aprovado, pode acabar com a guerra entre os Estados produtores e não-produtores de petróleo e certamente será transformado numa das principais bandeiras de Dilma na campanha pela reeleição. Afinal, investir em Educação de qualidade é a grande prioridade nacional, e não só da presidente.
Mais informações »

Blogueiros na mira

Posted: 13 Feb 2013 06:25 AM PST


John Otis, Observatório da Imprensa

"Em 23 de abril de 2012, Décio Sá, o jornalista e blogueiro mais influente do Maranhão, foi baleado três vezes na cabeça por um atirador que fugiu de motocicleta. Sá foi morto dois meses depois do assassinato de Mário Randolfo Marques Lopes, um combativo blogueiro que era editor de um site de notícias em Barra do Piraí, cidade localizada a 145 quilômetros a noroeste do Rio de Janeiro.

As mortes de Sá e Randolfo, os primeiros blogueiros brasileiros a serem mortos devido ao seu trabalho informativo, fazem parte de um aumento mais amplo no número de assassinatos de jornalistas no país desde 2011. O caso de Randolfo também é emblemático da difícil situação dos repórteres interioranos no Brasil: sem vínculos com os principais meios de comunicação de grandes centros urbanos, esses jornalistas não têm visibilidade e o apoio de colegas em nível nacional.

"Quando ocorre qualquer tipo de violência contra jornalistas, ela ameaça outros repórteres que poderiam querer fazer o mesmo tipo de trabalho", afirmou Marcelo Moreira, editor-chefe da TV Globo no Rio de Janeiro e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo(Abraji). "Isso é especialmente verdadeiro no Brasil, onde o número de ataques está aumentando. É por isso que estamos tão preocupados."

Repórteres e agentes encarregados de manter a lei disseram ao Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), durante visitas realizadas em setembro de 2012 às cidades de São Luís, Barra do Piraí e Rio de Janeiro, que Sá e Rodolfo provavelmente foram visados por suas enérgicas reportagens sobre a corrupção política local e o crime organizado; histórias que foram, em grande parte, ignoradas pela grande mídia estabelecida no Rio de Janeiro e em São Paulo."
Artigo Completo, ::AQUI::

Rádio está presente em 88% das residências e número de emissoras dobra em 10 anos

Posted: 13 Feb 2013 06:01 AM PST


Sabrina Craide, Agência Brasil

"Apesar do avanço de novas mídias e da expansão do acesso à internet, o rádio continua sendo um dos principais veículos de informação dos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert),o rádio - que comemora hoje seu dia mundial - está presente em 88,1% dos domicílios do país, perdendo apenas para a televisão, que tem penetração de cerca de 97%.

O país tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento, incluindo emissoras comerciais AM e FM e rádios comunitárias. O número é mais que o dobro do registrado há dez anos, segundo dados do Ministério das Comunicações. Nos estados de São Paulo e Minas Gerais estão concentrados os maiores números de emissoras, com 1,4 mil e 1,3 mil, respectivamente."
Matéria Completa, ::AQUI::
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: