sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Via Email: Planeta Universitário (nesta mensagem: 11 notícias)


Planeta Universitário (nesta mensagem: 11 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Ex-ministro Fernando Lyra morre em São Paulo, aos 74 anos

Posted: 15 Feb 2013 02:18 AM PST

O Ministério da Educação lamenta a morte nesta quinta-feira, 14, em São Paulo, do ex-ministro da Justiça e ex-parlamentar Fernando Lyra, aos 74 anos. Lyra estava internado no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) há mais de 20 dias. De acordo com o boletim do hospital, ele morreu às 16h50, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele sofria de grave cardiopatia.

Picmet premiará artigos de pós sobre gestão da tecnologia

Posted: 15 Feb 2013 01:14 AM PST

A fim de estimular os jovens pesquisadores da área de Gestão da Tecnologia, a Portland International Conference on Management of Engineering and Technology (Picmet) anunciou que os autores dos três melhores artigos inscritos para a conferência internacional receberão um prêmio na Picmet 2013, em San Jose, na Califórnia. Os artigos precisam ter como base uma pesquisa de um curso de pós-graduação e devem ser indicados pelo orientador.

Raios cósmicos são criados em supernovas

Posted: 15 Feb 2013 01:02 AM PST

raggi-cosmiciRaios cósmicos soam como itens típicos de filmes ou de livros de ficção científica, mas são ocorrências bem triviais. Estão em toda a galáxia e chegam à Terra de todos os lados, acertando a superfície do planeta e tudo o que nela se encontra. Agora, uma nova pesquisa acaba de confirmar a origem desse fenômeno. Os raios cósmicos nascem como resultado das violentas explosões de estrelas gigantes conhecidas como supernovas.

A era dos genomas comparáveis

Posted: 15 Feb 2013 01:00 AM PST

Há pouco mais de uma década quase não havia genomas completos para serem analisados. Hoje faltam programas e mão de obra especializada para dar conta da quantidade de sequências de DNA já depositadas em bases públicas de dados e que saem diariamente de uma nova geração de sequenciadores. Extremamente velozes, essas máquinas determinam os pares de bases do material genético, as chamadas letras químicas, a um preço milhares de vezes menor do que no início dos anos 2000, quando chegou ao fim a epopeia de sequenciar o primeiro genoma humano.

Simpósio Brasileiro de Ciências Fisiológicas

Posted: 15 Feb 2013 12:57 AM PST

Estão abertas as inscrições para a participação na primeira edição do Simpósio Brasileiro de Ciências Fisiológicas, que ocorrerá entre 2 e 4 de março em Manaus. Promovido pelo Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o encontro tem como objetivo criar oportunidades de diálogo entre a ciência, a tecnologia e a comunidade e é voltado a alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores das áreas da saúde e ciências biológicas.

FAPESP e Organização Holandesa para a Pesquisa Científica abrem chamada

Posted: 15 Feb 2013 12:55 AM PST

A FAPESP e a Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO) abrem a primeira chamada para seleção de propostas de pesquisas no âmbito do acordo de cooperação assinado pelas instituições em novembro de 2012. Publicada simultaneamente pela FAPESP e pela NWO, a chamada tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa que envolvam o intercâmbio de pesquisadores da Holanda e de instituições de ensino e de pesquisa no Estado de São Paulo.

Centro Universitário de Belo Horizonte utiliza solução de geotecnologia para suportar plano de expansão

Posted: 14 Feb 2013 09:33 AM PST

Com planos de expansão de seus campi, o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) tinha o desafio de tomar decisões complexas a partir de uma análise detalhada do perfil socioeconômico e da distribuição dos estudantes na região metropolitana de Belo Horizonte. Dentro deste contexto, surgiu a decisão de iniciar um projeto de geomarketing por meio de uma parceria com a Imagem, líder no mercado latino-americano de Sistemas de Informações Geográficas (GIS).

Fuvest divulga lista dos aprovados para a segunda chamada 2013

Posted: 14 Feb 2013 09:30 AM PST

Nesta quinta-feira (14), a Fuvest divulgou a lista da segunda chamada de ingressantes para 2013. No total, foram convocados 2.079 nomes. A lista está disponível em arquivo PDF e formato txt, ou no site da Fuvest. O convocado nesta segunda chamada, assim como os candidato da primeira chamada que já realizou a matrícula não presencial, deve fazer a matrícula presencial nos dias 18 e 19 de fevereiro, no Serviço de Graduação responsável pelo curso para o qual foi chamado.

Engenharia Ambiental é tema de workshop gratuito no IETEC

Posted: 14 Feb 2013 09:27 AM PST

ietec-logoJá estão abertas as inscrições para o workshop gratuito sobre Engenharia Ambiental, realizado pelo IETEC, no dia 21 de fevereiro, quinta-feira, às 19h. O evento é destinado aos profissionais de nível superior, vinculados ao setor industrial, que atuam ou desejam se especializar na área ambiental.

Unicamp divulga lista dos aprovados em primeira chamada no Vestibular 2013

Posted: 14 Feb 2013 07:21 AM PST

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a primeira chamada para matrícula presencial do Vestibular Unicamp 2013, em sua página eletrônica na internet (www.comvest.unicamp.br), e no Ciclo Básico II – campus de Campinas. A primeira chamada é composta por todos os candidatos que fizeram Matrícula Virtual na Unicamp (inclusive remanejados) nos dias 5 e 6 de fevereiro, e demais candidatos aprovados, respeitando a ordem de classificação nos cursos.

EaD UNIARP - Apresentação do método de ensino acontece nesta sexta-feira

Posted: 14 Feb 2013 04:57 AM PST

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) iniciou a oferta de até 20% das disciplinas de graduação no regime Ensino a Distância. Para o primeiro semestre de 2013, a UNIARP está disponibilizando para seus acadêmicos as disciplinas de Metodologia Científica e da Pesquisa, Sociologia e Filosofia através do EaD. A metodologia aplicada na educação a distância da UNIARP prima pela excelência educacional.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: