terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL! : Na arte de Latuff, Jesus celebra queda do papa


BRASIL! BRASIL!


Na arte de Latuff, Jesus celebra queda do papa

Posted: 12 Feb 2013 04:36 AM PST



 "Segundo o chargista brasileiro, o cardeal alemão Joseph Ratzinger fazia mal à reputação do cristianismo; queda de Ratzinger foi comemorada por vítimas de abusos sexuais na Irlanda; em seu curto pontificado, ele perdeu várias batalhas e entrará para a história como um dos mais conservadores líderes religiosos de todos os tempos; charge de Latuff foi uma das mais compartilhadas nas redes sociais


Joseph Raztinger se afasta do trono da Igreja Católica e um Jesus no crucifixo solta o seguinte pensamento: "Ufa, finalmente! Esse cara só queimava meu filme". Essa charge, do brasileiro Carlos Latuff, foi uma das imagens mais compartilhadas nas redes sociais depois do anúncio da renúncia de Bento XVI.
De certa maneira, a arte de Latuff expressa uma visão geral sobre aquele que foi um dos mais conservadores líderes religiosos em todo os tempos. Antes de ser papa, o cardeal Ratzinger comandou, no Vaticano, um processo de inquisição que expulsou teólogos como Leonardo Boff. Como pontífice, se opôs frontalmente ao casamento gay, ao aborto e até mesmo ao uso de preservativos.
Mais informações »

Como se Matam os poetas

Posted: 12 Feb 2013 04:18 AM PST


Mauro Santayana, Blog do MauroSantayana

"A justiça chilena determinou a exumação dos restos mortais do cidadão chileno Neftaly Ricardo Reyes, o poeta Pablo Neruda. Suspeita-se que Neruda tenha sido envenenado pelos esbirros de Pinochet, dias depois da morte de Allende, no golpe de 11 de setembro de 1973 – há quase 40 anos. Neruda, que se preparava para asilar-se no México - em uma concessão dos golpistas, sob pressão internacional - foi internado em uma clínica, com uma crise prostática. Ali, segundo denúncia de seu motorista, recebeu a falsa medicação que o matou.

Os poetas – e poucos que redigem poemas conseguem ser realmente poetas – pertencem a outra espécie de seres humanos. Encontram-se na vanguarda das emoções e dos sentimentos. Isso leva a maioria deles a desfazer-se dos escolhos das circunstâncias e exilar-se em geografia e tempo alheios, mas sem perder a bússola da realidade, sem perder sua paisagem e sem perder o seu povo.
Mais informações »

"Cansei" da Ivete Sangalo

Posted: 11 Feb 2013 04:03 PM PST


Altamiro Borges, Blog do Miro

"Em agosto de 2007, aproveitando-se oportunisticamente do trágico acidente com um voo da TAM em São Paulo, Ivete Sangalo participou do lançamento do movimento "Cansei", organizado por forças direitistas contra o governo Lula. Junto com a falecida Hebe Camargo, a global Ana Maria Braga e a medrosa Regina Duarte, a cantora baiana dispensou o cachê para o outdoor do movimento. Mas o mundo dá voltas e hoje é Ivete Sangalo que gera "cansaço" em alguns setores da sociedade. De pedra, ela agora virou vidraça.

No final de janeiro último, a sua contratação milionária para o show de inauguração de um hospital no município de Sobral, no Ceará, resultou numa ação do Ministério Público Federal. O cachê da cantora foi de R$ 650 mil e o procurador da República, Oscar Costa Filho, solicitou que o governador do estado, Cid Gomes, restituísse os recursos aos cofres públicos. Segundo denunciou, a grana para pagar Ivete Sangalo foi retirada do Fundo Municipal de Saúde (FMS), o que é ilegal e imoral. A pendenga segue na Justiça.

Já hoje, na Folha, o presidente do grupo afro Olodum, João Jorge Rodrigues – que é advogado, mestre em direito público pela Universidade de Brasília (UnB) e membro do conselho curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) –, afirmou que a Bahia virou "terra de uma artista só: Ivete Sangalo". Em entrevista ao repórter Nelson Barros Neto, ele criticou a elitização do carnaval. Ivete Sangalo, a "ex-cansada" da direita nativa, não deve ter gostado muito das críticas. Reproduzo alguns trechos da entrevista:

*****

Enquanto cresce a participação popular em blocos de rua no Sudeste, o Carnaval é criticado na academia e por referências do samba e do próprio axé.

O Carnaval do país é um retrato do Brasil atual. Ele é um Carnaval discriminatório, segregado, com mecanismos que reproduzem o capitalismo brasileiro: a grande exclusão da maioria em beneficio de uma minoria.

Seria ingenuidade esperar que no Carnaval de Salvador, de São Paulo, do Recife ou do Rio nós tivéssemos democracia, oportunidade, igualdade. Você passa 359 dias no ano praticando toda forma de violência institucional, de racismo institucional, e você quer que em seis dias o Carnaval seja democrático?"
Matéria Completa, ::AQUI::

A renúncia do Papa e o dano que religiões causam à humanidade

Posted: 11 Feb 2013 03:51 PM PST


Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania

'Pareceu-me contraditório escrever sobre o que não deveria ser objeto de reflexão importante alguma, sobre um não-assunto. Todavia, decidi escrever devido à importância inexplicável que o objeto deste texto está recebendo na mídia e que, assim, torna-o passível de apreciação.

Chega-me aos olhos a notícia de que o Papa Bento XVI prometeu renunciar. Alguns dirão que é uma benção – perdoe-me o trocadilho, leitor – por seu conservadorismo mais radical e por sua biografia, a qual, justa ou injustamente, flerta até com o nazismo.

Aliás, por desimportante que seja, alguns cogitam que o "pedido de demissão" papal tem a ver com escândalos financeiros no Vaticano…

Dou a esse fato (a renúncia) a importância, por exemplo, de renúncia do presidente do Corinthians ou de alguma escola de samba.  Ou seja: importância zero, a não ser para os torcedores de times de futebol, de escolas de samba ou de religiões.

Apesar de ter sido criado na fé católica, de ter feito o estudo fundamental e médio em escolas católicas de São Paulo, de ter sido batizado, de ter feito "primeira comunhão", de ter me casado e de ter batizado meus filhos no catolicismo, hoje sou um homem de espírito liberto.

Não que tenha perdido a fé – acredito, sim, em Deus."
Artigo Completo, ::AQUI::

Oportunidade de emprego motiva estudantes estrangeiros a virem ao Brasil

Posted: 11 Feb 2013 03:08 PM PST


Renata Giraldi, Agência Brasil
 
"A curiosidade sobre o Brasil, as possibilidades de oportunidades de emprego e estudo, assim como a qualidade do ensino no país estimularam a chegada de um maior número de estudantes estrangeiros no país em 2012. Os colombianos, portugueses, franceses e angolanos lideram a lista dos que mais procuram as cidades brasileiras para estudar, segundo o Ministério das Relações Exteriores – responsável pela emissão dos vistos. Só no ano passado, 1.333 estudantes colombianos vieram para o Brasil, 944 portugueses, 934 franceses e 745 angolanos.  
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 11 Feb 2013 07:14 AM PST


Metralha frauda tradução e publica gibi contra o PT

Posted: 11 Feb 2013 07:08 AM PST


"Grupo Abril, comandado por Roberto Civita, lança em grande estilo o gibi "O país dos metralhas", com as melhores histórias sobre os bandidos trapalhões da Disney; tradutor protesta contra a transformação da palavra "nasty" (sórdido), que está no original, em petralha; quem são, afinal, os metralhas?


Dono do grupo Abril, da revista Veja e de vários outros títulos, o empresário Roberto Civita possui seus canhões e metralhadoras. Nesse sentido, pode ser chamado de metralha. Seu ódio ao PT e a qualquer projeto político de corte trabalhista e nacionalista é público e notório.
Mais informações »

Se não está fácil para o papa…

Posted: 11 Feb 2013 06:59 AM PST

Foto: ©AFP / Vincenzo Pinto
Matheus Pichonelli, CartaCapital

"Vamos combinar: não deve ser fácil ser papa hoje em dia. Quando foi escolhido para comandar a Santa Sé, em 2005, as ferramentas que mudariam os canais de interlocução entre o público e as autoridades eram ainda uma novidade. Havia internet, havia uma cobertura intensa do conclave, havia todo tipo de análise de todos os calibres sobre o futuro da Igreja Católica.

Quase oito anos depois, Bento 16, sem o carisma do antecessor João Paulo II, tinha nas costas não apenas a missão de estancar a hemorragia de fiéis num tempo de convicções seculares, mas também a de atrair um público jovem cada vez mais conectado, cada vez mais ativo, cada vez menos interessado em verdades inabaláveis. Não foi por outro motivo que o papa aderiu ao Twitter, um púlpito bem diferente daquele a que todos os antecessores, a começar por São Pedro apóstolo, haviam reinado.
Mais informações »

A imprensa brasileira não é democrática

Posted: 11 Feb 2013 05:32 AM PST


Emir Sader, Carta Maior / Blog do Emir

"A imprensa tradicional brasileira, a velha mídia, não é democrática, de qualquer ponto de vista que seja analisada.

Antes de tudo, porque não é pluralista. Do editorial à ultima página, a visão dos donos da publicação permeia tudo, tudo é editorializado. Não podem, assim, ter espaço para várias interpretações da realidade, deformada, esta, pela própria interpretação dominante na publicação, do começo ao fim.

Não é democrática porque não contém espaços para distintos pontos de vista nas páginas de debate, com pequenas exceções, que servem para confirmar a regra.

Não é democrática porque expressa o ponto de vista da minoria do país, que tem sido sistematicamente derrotada desde 2002, e provavelmente seguirá sendo derrotada. Não expressa a nova maioria de opinião política que elegeu e reelegeu Lula, elegeu e provavelmente reelegerá a Dilma. A imprensa brasileira expressa a opinião e os interesses da minoria do país.

Não é democrática, porque não se ancora em empresas públicas, mas em empresas privadas, que vivem do lucro. Assim, busca retorno econômico, o que faz com que dependa, essencialmente, não dos eventuais leitores, ouvintes ou telespectadores, mas das agências de publicidade e das grandes empresas que ocupam os enormes espaços publicitários.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: