quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Via Email: BRASIL! BRASIL!



BRASIL! BRASIL!


Posted: 20 Nov 2012 05:00 AM PST
"Em editorial, jornal de João Roberto Marinho desfaz a crítica velada da presidente Dilma Rousseff ao STF e enxerga uma declaração que, ao contrário, exalta o papel das instituições



O que a presidente Dilma Rousseff quis dizer quando afirmou que decisões do Supremo Tribunal Federal devem ser acatadas, mas "que ninguém está acima dos erros e das paixões humanas"?Parece evidente que está dito ali que ministros do STF não são infalíveis. O jornal O Globo, no entanto, enxergou nas palavras de Dilma um outro sentido, mais ajustado às suas próprias conveniências. Leia, abaixo, editorial de hoje:

Dando um limite às paixões

Entrevistada pelo jornal espanhol "El País", a presidente Dilma Rousseff afirmou que acata e não discute as decisões do Supremo Tribunal Federal, mas acrescentou que "ninguém está acima dos erros e das paixões humanas", sobretudo as relacionadas com a política.
Mais informações »


Posted: 19 Nov 2012 04:21 PM PST
'Dizer que existem "excessos" na mídia e nada fazer para ao menos discuti-los é omissão


Paulo Nogueira, Diário do Centro do Mundo

"Costumo dizer que a imprensa brasileira comete excessos com frequência, mas prefiro isso ao silêncio da ditadura."

A frase é da presidenta Dilma, e foi dita ao jornal espanhol El País, numa reportagem publicada hoje em seu site.

Não é uma frase brilhante esta, definitivamente. Equivale a você dizer, pela obviedade, que é contra o câncer. O silêncio da ditadura é universalmente rejeitado.

Mas por que você deve ficar entre dois extremos? A declaração de Dilma é um esforço diplomático, é certo, mas ela é essencialmente infeliz.

Se ela reconhece "os excessos da mídia", o que ela pensa fazer para enfrentar o problema, em nome do interesse público? Ou será que ela pretende apenas constatar o caso?

O Diário se bate por uma imprensa livre, vibrante e independente – mas se existem "excessos", como diz Dilma, eles devem ser encarados, para o bem da sociedade. Admiti-los e não fazer nada tem um nome: omissão. Ou, numa visão um pouco mais severa, covardia."
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 19 Nov 2012 04:09 PM PST
Mauro Santayana, Blog: Mauro Santayana


"Alguns juizes do STF – felizmente nem todos eles - estão vivendo dias de soberbo deslumbramento, com a condenação dos réus da Ação 470. Sentem-se os senhores da República. Para  tal, não se ativeram apenas à letra dos códigos, à jurisprudência conhecida, ou ao saber da experiência feito. Diante do clamor de   comentaristas de alguns jornais e emissoras de televisão,   decidiram que decepariam a cabeça de alguns acusados de corromper membros do poder legislativo. O objetivo, segundo a denúncia do MP, seria o da aprovação de medidas consideradas necessárias à governabilidade. Dosadas as penas, conforme a linguagem que usaram, os intransigentes defensores da moralidade pública flutuam - sobre as alvas e brandas nuvens da popularidade.

Um dos alvos preferenciais dos justiceiros foi o ex-chefe da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu. Não nos alinhamos ao maniqueísmo ideológico, e, portanto, não vemos em Dirceu o esquerdista incendiário do passado, mas tampouco o grande estadista dos últimos anos. Quando de sua cassação, lembramos que  fizera desafetos, por não ter atuado com a necessária cortesia política, mais exigida ainda quando lhe cabia negociar com o parlamento, em nome do Chefe de Governo. Até mesmo os ministros ditatoriais, quando civis, atuam com essa atenção. Delfim Neto ficava em  seu gabinete até a madrugada, a fim de dar uma palavra amável a todos os que aguardassem ser chamados. Mas esse comportamento, incomum a alguém que nasceu em Minas, foi punido com exagerado rigor com a decisão de seus pares.
Mais informações »


Posted: 19 Nov 2012 03:58 PM PST
Márion Strecker, Observatório da Imprensa

"Podem me chamar de Cassandra. Eu não ligo. Essa figura mítica grega, a quem Apolo ensinou os segredos da profecia, passou a ser tida por louca quando tentou comunicar aos troianos suas previsões de catástrofe e desgraças, todas realizadas. Depois que Cassandra se negou a dormir com Apolo, o deus vingativo lançou-lhe a maldição de que ninguém jamais viesse a acreditar na profetisa.

O nome de Cassandra surgiu na semana passada no debate promovido pelo jornalista Alberto Dines durante o programa Observatório da Imprensa, na TV Brasil. A discussão era a morte dos jornais, assunto que voltou à baila com a recente extinção do paulistano Jornal da Tarde e com a decisão da revista norte-americana Newsweek de prosseguir atividades apenas online, não mais em papel.

Escrevi que podem me chamar de Cassandra, pois minha previsão é que os jornais vão, sim, acabar. Aliás, já estão acabando. Centenas sumiram nos últimos anos. Sinto muito, pois eu adoro jornais. Além disso, eles têm uma função política fundamental na defesa do interesse público e na sustentação da democracia, frequentemente superior ao desempenho de outros meios de comunicação especializados em notícias ligeiras, com pouca investigação.
Mais informações »



Posted: 19 Nov 2012 02:36 PM PST
"Presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos será candidato à Presidência da República em 2014 desde que sejam observadas algumas condicionantes. "Ele vem sendo bastante pressionado para isto. Mas a sua candidatura será feita em alinhamento com as forças de esquerda. O PSB não vai aderir a oposição de forma alguma", diz integrante do alto escalão da legenda; com isto, ficam praticamente sepultadas as possibilidades do PSDB ter o socialista ao lado de Aécio Neves em uma chapa majoritária


Paulo Emílio_PE247 / Brasil 247

O Presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, será como candidato à Presidência da República em 2014 desde que sejam observadas algumas condcionantes. "Ele vem sendo bastante pressionado para isto. Mas a sua candidatura será feita em alinhamento com as forças de esquerda. O PSB não vai aderir a oposição de forma alguma", diz um integrante do alto escalão da legenda. Segundo a fonte escutada pelo PE 247, podem até ocorrer discussões junto a alguns partidos que também desejam que o governador se lance candidato, como o PPS e o PSDB, mas uma aliança com estas siglas visando o Palácio do Planalto já estaria previamente descartada.
Mais informações »



Posted: 19 Nov 2012 02:19 PM PST



Posted: 19 Nov 2012 02:18 PM PST
"Marco Aurélio concedeu liminar para que governador de Goiás não seja obrigado a comparecer à comissão

Agência Estado / Estadão.com.br



O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta segunda-feira uma liminar para que o governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, não seja obrigado a comparecer a uma convocação da CPI do Cachoeira. A defesa do governador goiano quer usar a mesma decisão também para livrá-lo de um eventual indiciamento no relatório final da comissão parlamentar, que será apresentado na quarta-feira pelo deputado federal Odair Cunha (PT-MG).
A confusão em torno do futuro de Perillo, suspeito de ter favorecido o contraventor Carlinhos Cachoeira, se dá em relação ao alcance do recurso. No mandado de segurança impetrado no STF, os advogados pedem a concessão da liminar para determinar à CPI que "se abstenha de o convocar, conduzir, investigar ou indiciar". No mérito do recurso, a defesa pede a confirmação da decisão liminar.
Mais informações »



Posted: 19 Nov 2012 07:28 AM PST
Saul Leblon, Carta Maior / Blog das Frases


"O macartismo excretado pelo dispositivo midiático está corroendo os alicerces de uma cultura petista sedimentada desde os tempos de gestação e nascimento do partido. A inércia de uma tradição acomodatícia em relação à chamada grande imprensa chegou a um ponto de exaustão.

Marmorizada de ódio conservador e desrespeito pedestre no caso de alguns veículos e expoentes do colunismo demotucano, a guerra fria cabocla impõe uma experiência de acuamento até certo ponto nova na existência do partido - ainda que virulenta para saturar um ciclo.

Círculos dirigentes e militantes mais antigos não experimentaram nada parecido nem mesmo na sua origem, nos anos 70/80, quando operários do ABC se colocaram frontalmente contra o regime militar, em desafio aberto ao poder armado e empresarial.

Sedimentou-se então a suposição de que haveria da parte da imprensa se não apoio, ao menos respeito com o avanço da luta dos trabalhadores. E tolerância na criação de um partido próprio, de recorte socialista ecumênico.

Mais informações »


Posted: 19 Nov 2012 07:15 AM PST
Agência Estado / Estadão.com.br


"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra nesta segunda-feira (19) com o presidente de Moçambique, Armando Guebuza, no país africano, onde chegou domingo (18). De acordo com nota divulgada pela assessoria do Instituto Lula, a visita a Moçambique prevê ainda nesta segunda uma conferência do ex-presidente no Centro de Documentação Samora Machel sobre a luta contra a desigualdade social.

Na terça-feira, o ex-presidente visita a unidade da Universidade Aberta do Brasil em Maputo, capital do país, e também uma fábrica de medicamentos antirretrovirais - parceria com o governo brasileiro para produzir em Moçambique remédios para o tratamento de portadores de HIV. A agenda de terça prevê ainda palestra para empresários.

Na quarta-feira, o ex-presidente visita a Etiópia e vai à sede da União Africana. Lula deve tratar do encontro organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em parceria com a União Africana para discutir a coordenação das ações de combate à fome no continente africano. O evento está programado para março do próximo ano e é apoiado pelo Instituto Lula.

O ex-presidente deixou o Brasil na manhã da última quinta-feira (15) e, depois de passar por África do Sul, Moçambique e Etiópia, seguirá para a Índia, onde receberá o prêmio Indira Gandhi para a Paz. Lula retorna ao País no Sábado."


Posted: 19 Nov 2012 06:44 AM PST
Marcos Coimbra, Correio Braziliense

"Com sua costumeira despreocupação com os fatos, os analistas mais engajados no combate ao "lulopetismo" têm se dedicado, nos últimos dias, a traçar paralelos entre o Brasil e outros países no tocante à corrupção e às estratégias para combatê-la.

Semana passada, a moda foi falar da China, onde é notório que o problema assume imensa proporção.

Discutir o "mensalão" como se fosse a manifestação brasileira do fenômeno que preocupa o resto do mundo é, no entanto, um equívoco. Salvo um ou outro caso, quando falam em corrupção, pensam em outras coisas.

Vê-se isso com clareza exatamente na China, agora que acontece a troca de guarda na liderança do Partido Comunista Chinês (que implica a sucessão na chefia do governo).
Mais informações »



Posted: 19 Nov 2012 06:25 AM PST
Altamiro Borges, Blog do Miro


"O "imortal" Merval Pereira está incomodado com seus demônios. Na sexta-feira, ele escreveu no jornal O Globo um artigo raivoso contra o PT. Acusou a legenda de possuir uma "visão autoritária" simplesmente porque sua executiva nacional criticou o julgamento "partidarizado" da Ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal (STF). Hoje, no mesmo diário da famiglia Marinho, ele volta à carga fuzilando jornalistas e blogueiros que o questionam. No texto "Deuses e demônios", ele explicita o seu instituto autoritário!

"A condenação do ex-ministro José Dirceu a uma pena que implica regime de prisão fechada desencadeou uma onda de protestos por parte dos seus seguidores que revela os instintos mais perversos de um grupo político radicalizado, que se vê de repente atingido por uma mancha moral de que dificilmente se livrará na História", afirma logo na abertura. Quem é Merval para falar em "mancha moral"? Ele já esqueceu o que escreveu em apoio aos golpistas de Honduras e do Paraguai ou seus elogios ao demo Demóstenes Torres?
Mais informações »


Posted: 19 Nov 2012 06:04 AM PST


Cartoon fez Twitter censurar e
encerrar a conta de usuário
Redação, PortalIMPRENSA


"O Twitter suspendeu as três contas de um judeu ultraortodoxo de Nova York após ele tuitar em uma das contas um cartum do presidente dos EUA, Barack Obama, esfaqueando Israel.

De acordo com O Estado de S. Paulo, desta segunda-feira (19/11), o judeu enviou um e-mail ao Twitter exigindo liberdade de expressão.

O Daily Caller afirmou que o Twitter já havia tomado medida igual contra o grupo Hamas e seus seguidores que tuitaram mensagens como "Morte aos judeus" e outras ameaças de violência."



Posted: 19 Nov 2012 05:37 AM PST
"Durante encontro com o primeiro-ministro Mariano Rajoy, pela manhã, e no seminário "Brasil na trilha do crescimento", à tarde, a presidente apresenta concessões gigantescas carentes de capital e tecnologia estrangeiros; é o caso do trem-bala, que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro; em Cádiz, ela prometeu um "ambiente econômico favorável" aos interessados



Atrair investidores espanhóis para projetos bilionários no Brasil é um dos objetivos da presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira 19, durante sua visita a Madri. Na capital, ela se reúne com o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, na parte da manhã, e abre à tarde o seminário "Brasil na trilha do crescimento", organizado pelo jornal brasileiro Valor Econômico, em parceria com o espanhol El País.

Nas reuniões e encontros com empresários, serão destacados os detalhes e o potencial de grandes projetos a serem realizados no País: há R$ 91 bilhões em concessões para ferrovias e R$ 42 bilhões para a reforma de rodovias, inclusive o mais recente projeto que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, o trem-bala, que em discussão desde 2007, deve finalmente ser colocado em prática.
Mais informações »



You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406
Postar um comentário