quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Via Email: Planeta Universitário: Brasil conquista 24 medalhas em mundial de Matemática


Planeta Universitário

Link to PlanetaUniversitário.com

Pesquisa demonstra efeito de campo magnético efetivo para a luz

Posted: 05 Aug 2014 11:28 PM PDT

Um experimento recentemente conduzido na Cornell University, nos Estados Unidos, mostrou que, a despeito de serem eletricamente neutros, os fótons podem se comportar como elétrons em presença de um campo magnético. O resultado da pesquisa, da qual participou o brasileiro Paulo Alberto Nussenzveig, acaba de ser comunicado em artigo na edição on-line da revista Nature Photonics. Nussenzveig é professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e participou do experimento em Cornell com apoio de uma bolsa de pesquisa no exterior da FAPESP.

Centro inglês reúne interessados em pesquisas sobre o Brasil

Posted: 05 Aug 2014 11:24 PM PDT

Anthony PereiraCriado em 2008 no King’s College London, no Reino Unido, o King's Brazil Institute é um centro que reúne interessados em realizar pesquisas sobre diversos aspectos do Brasil contemporâneo, como economia, política, cultura e relações internacionais. O instituto conta com cinco professores e é dirigido pelo cientista político inglês Anthony Pereira.

Brasil conquista 24 medalhas em mundial de Matemática

Posted: 05 Aug 2014 11:15 PM PDT

O Brasil conquistou 24 medalhas – duas de ouro, 12 de prata e 10 de bronze – na 21ª edição da Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC, na sigla em inglês), realizada de 29 de julho a 4 de agosto, em Blagoevgrad, na Bulgária. O evento, organizado pelo University College London em parceria com a American University in Bulgaria, é uma das maiores competições de estudantes universitários do mundo. A edição deste ano teve 324 participantes de 73 universidades de vários países.

Feira das Profissões da USP será realizada no Parque CienTec, no bairro da Água Funda

Posted: 05 Aug 2014 12:05 PM PDT

A Feira de Profissões da USP será realizada no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec), ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, de 7 a 9 de agosto de 2014. O Parque, área tradicional da Universidade, localizado no bairro da Água Funda, na zona sul de São Paulo, oferece tranquilidade e segurança aos participantes, tanto expositores como visitantes. Os estandes já estão prontos à espera das exposições programadas pelas Unidades, Institutos, Museus e demais Órgãos da USP. 

USC Officials Advance Artist Fellowships in Latin America

Posted: 05 Aug 2014 12:03 PM PDT

A new USC fellowship program that provides an opportunity for emerging artists to work in the creative capital of Los Angeles is getting a boost from a series of planned visits with top USC arts leaders, ministry of education officials and education leaders in Mexico City, São Paulo and Rio de Janeiro. USC Thornton School of Music Dean Robert A. Cutietta and USC Associate Provost Robin Romans will head to Mexico and Brazil in mid-September to promote the USC International Artist Fellowships, now in their second year,

Parceria entre UFSCar e pesquisadores alemães desenvolve nanossensores para comunicação com fibra ótica

Posted: 05 Aug 2014 12:00 PM PDT

Parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade de Würzburg, na Alemanha, aprimora a utilização de nanossensores para transmissão de dados em fibra ótica. O dispositivo possibilita o fluxo de informações com menor consumo de energia, a partir da utilização da luz e disparo de pulso elétrico. Como explica o professor Victor Lopez, do Departamento de Física (DF) da UFSCar, esses sensores são dispositivos com dimensões na escala nanométrica e propriedades mensuráveis e moduláveis, como temperatura, campos eletro-magnéticos e tensões.

Inscrições abertas para a Prova Desafios 2014 do CTC/PUC-Rio

Posted: 05 Aug 2014 07:28 AM PDT

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), por meio dos Departamentos de Física, Química e Matemática, acaba de abrir inscrições gratuitas para a prova “Desafios 2014”. A iniciativa acontece pelo sétimo ano consecutivo com o objetivo de oferecer bolsa integral aos dois melhores candidatos de cada uma das três carreiras. As três provas serão realizadas na PUC-Rio, nos dias 04 (Física e Química) e 05 (Matemática) de outubro, e as inscrições se encerram no dia 03 do mesmo mês.

Curso de Oceanografia promove viagem de estudo à estrada que liga Guaraqueçaba a Antonina

Posted: 05 Aug 2014 07:23 AM PDT

Nos próximos dias 7 e 8 de agosto, alunos do curso de Oceanografia da UFPR participam de uma saída de campo à PR 405, conhecida como Estrada da Banana, que liga Guaraqueçaba a Antonina. A viagem faz parte da optativa "Turismo e Natureza", ministrada pelo biólogo do Centro de Estudos do Mar José Claro da Fonseca Neto e pelo professor de Biologia Carlos Eduardo Belz.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: