segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Uma outra imprensa é possível


BRASIL! BRASIL!



Uma outra imprensa é possível

Posted: 04 Aug 2014 05:03 AM PDT


Carlos Castilho, Observatório da Imprensa

"O site G1, a página da Rede Globo de TV na internet, lançou esta semana um blog diário com dicas para economizar água em cidades afetadas pela estiagem de meio de ano. É uma iniciativa importante e oportuna, mas insuficiente para enfrentar situações mais agudas como a de São Paulo.

Os paulistanos vivem uma situação em que medidas administrativas e paliativos só produzirão efeitos duradouros se forem acompanhados por algo mais permanente como a mudança de valores e comportamentos. Só que novos valores que permitem a automatização dos novos comportamentos levam tempo para serem substituídos por outros mais adaptados a novas realidades. É aí que entra a imprensa.

A mudança de valores quase sempre é vista como algo inviável ou utópico, principalmente pelos jornalistas acostumados a buscar resultados imediatos. É uma forma muito comum de jogar o problema para adiante sem resolvê-lo.
Mais informações »

Neoliberalismo e fundos abutre

Posted: 04 Aug 2014 04:52 AM PDT

"Os fundos abutre são o exemplo mais radical do caráter parasitário do capital especulativo, típico da era neoliberal.Os Brics começaram a apontar a alternativa. 

Emir Sader, Blog do Emir

Quando se esgotava o ciclo longo expansivo do capitalismo, se impôs o debate sobre as razões desse esgotamento e as formas de retomada do desenvolvimento econômico. Triunfou a renascida versão do liberalismo, vocalizada, em particular, por Ronald Reagan, que disse que haveria que suspender os limites à livre circulação do capital, haveria que desregulamentar a economia. O capital voltaria a circular haveria investimentos, as economias voltariam a crescer e todos ganhariam.

Promoveu-se a livre circulação do capital em escala global, mediante a abertura dos mercados nacionais, a privatização de patrimônios públicos, a mercantilização do que antes eram direitos, a precarização das relações de trabalho, a retração do Estado, a centralidade do mercado. Mas o que aconteceu foi diferente do previsto.

Mais informações »

Denúncia da Veja é ridícula

Posted: 04 Aug 2014 04:12 AM PDT

Bepe Damasco, Blog do Pepe

"Ora, ora. Todo mundo sabia que a mídia tucana providenciaria um petardo contra o PT e a candidatura à reeleição da presidenta Dilma, com o objetivo de varrer para debaixo do tapete o escabroso caso dos 14 milhões de reais do erário público gastos para construir uma aeroporto nas terras da família de Aécio Neves. Mas, sinceramente, por mais que o Jornal Nacional deste sábado tenha gastado mais de cinco minutos explorando o assunto, o que veio foi um tiro de espingarda de chumbinho. Claro que a mídia partidarizada de tudo fará ao longo desta semana para tentar amplificar a denúncia da Veja, segundo a qual  os depoentes da CPI da Petrobras eram informados de antemão por funcionários do Senado e do governo sobre as perguntas a serem feitas pelos senadores durante as sessões. Mas certamente não resistirá à confrontação com os fatos.
Mais informações »

Veja continua (inacreditavelmente) pautando a mídia

Posted: 03 Aug 2014 04:49 PM PDT


, GGN

"Nos anos 2.000, a Folha cometeu o maior erro estratégico da sua história moderna, indo a reboque da revista Veja. Não apenas ela, mas os demais veículos.

Dias desses cruzei com o diretor de redação de uma grande publicação, ferozmente anti-governo. Sem que o provocasse, comentou comigo que Veja não faz jornalismo.

Ou seja, mesmo na frente-mídia montada em 2005, o jornalismo de Veja é motivo de vergonha, a maneira como ideologizam qualquer besteira, o fato de não ter a menor preocupação em se ater aos fatos.
Mais informações »

“Denúncia” de Veja, repercutida em 4 minutos e 42 segundos do Jornal Nacional, faz lembrar ofensiva midiática de 2006

Posted: 03 Aug 2014 04:37 PM PDT

"De volta ao passado: o objetivo então era levar ao segundo turno. Levaram

 Luiz Carlos Azenha, viomundo

O “novo escândalo” da Veja, sobre suposto vazamento de perguntas — que de qualquer forma seriam públicas — aos que foram ouvidos na CPI da Petrobras me parece uma manobra diversionista para mudar de assunto. Tirar o noticiário de Cláudio e Montezuma e trazer Dilma Rousseff mais uma vez para o domínio absoluto das manchetes.

Quando eu era repórter da TV Globo, em 2005, antecedendo minha primeira cobertura de eleições presidenciais no Brasil — havia morado quase duas décadas nos Estados Unidos –, uma investigação que fizemos sobre caixa 2 em Goiás acabou em uma das CPIs que trabalhavam simultaneamente em Brasília.

Vi com meus próprios olhos uma importante jornalista da Globo, de alta patente, que me ciceroneava em um ambiente desconhecido, visitando gabinetes de deputados e senadores para troca de informações. No do então deputado ACM Neto, que participaria do depoimento do homem investigado por nós, houve até entrega de documentos e sugestão de perguntas. Eu vi isso acontecer e, francamente, não me espantei.
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 03 Aug 2014 04:32 PM PDT


Fazenda do aeroporto de Cláudio (MG) foi flagrada com trabalho escravo

Posted: 03 Aug 2014 04:31 PM PDT

"Inspeção, realizada em outubro de 2009, encontrou 80 cortadores de cana de uma destilaria da região trabalhando em regime análogo ao da escravidão. 

Leonardo Sakamoto, Carta Maior

A construção de um aeroporto em Cláudio (MG) não é o único estorvo envolvendo a propriedade rural da família do senador Aécio Neves, candidato à Presidência. Em outubro de 2009, uma inspeção de auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, com a presença do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal, encontrou 80 cortadores de cana de uma destilaria da região trabalhando em regime análogo ao da escravidão. Destes, 39 cortavam cana na fazenda Santa Izabel, localizada ao lado da área desapropriada para o aeroporto.

Por conta dessa fiscalização, que também encontrou trabalhadores em outra fazenda, a Santo Antônio, a Destilaria Alpha Ltda, foi responsabilizada pela situação e inserida no cadastro de empregadores flagrados com mão de obra análoga à de escravo em junho do ano passado – a chamada “lista suja''. A relação, mantida pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é utilizada por bancos públicos e privados e empresas nacionais e estrangeiras para evitar negócios. Membros da família Tolentino, a mesma da avó materna de Aécio, respondem pela Destilaria Alpha.

Mais informações »

Câmara pode votar projeto que suspende regulamentação dos conselhos populares

Posted: 03 Aug 2014 04:20 PM PDT

Deputados podem derrubar decreto presidencial que amplia participação popular nas instâncias democráticas do país
"Deputados poderão votar nesta semana projeto que susta decreto sobre a Política Nacional de Participação Social

Agência Câmara 

Um dos itens mais polêmicos da pauta do esforço concentrado da Câmara dos Deputados na primeira semana de agosto é o projeto que suspende a regulamentação dos conselhos populares (PDC 1491/14). O tema terá disputa acirrada em Plenário, já que divide até mesmo a base governista.

O projeto em análise suspende o decreto (8.243/14) da presidente Dilma Rousseff que criou a Política Nacional de Participação Social e regulamentou a criação dos conselhos populares que vão influenciar as políticas governamentais.

O autor do projeto é o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE). Ele argumenta que o decreto é autoritário e interfere nas competências do Congresso Nacional. Ele usa termos genéricos, ao gosto da chamada grande mídia, para justificar sua rejeição à iniciativa presidencial. "A sociedade brasileira não aceita este decreto autoritário e ‘bolivariano’".
Mais informações »

Campanha de Aécio pede para Estadão remover vídeo suspeito

Posted: 03 Aug 2014 06:15 AM PDT

Internautas sugeriram que Aécio Neves estaria bêbado em entrevista ao Estadão (reprodução)
"Internautas sugeriram que Aécio Neves parecia embriagado em vídeo divulgado pelo Estadão e assessoria do candidato tucano pediu que o material fosse removido


O Estadão publicou o vídeo abaixo com destaque, mas já escondeu no site a pedido da assessoria do candidato tucano. A preocupação do comitê de Aécio é que pessoas mal-intencionadas confundissem o balançar de Aécio para frente e para trás e o acusassem de estar bêbado. Os assessores garantem que na ocasião havia uma forte ventania no local. E você pode conferir a veracidade da informação pelo balançar das folhas das árvores que estão atrás do candidato.

Aliás, a fala mole do candidato também tem a ver com o vento. O zunido alto atrapalhou a sua concentração, garantem os assessores. O senador já se envolveu em polêmicas anteriores em função do consumo de bebida alcoólica. Em 2011, foi flagrado bêbado em uma blitz da lei seca na noite do Rio de Janeiro e se recusou a fazer o teste do bafômetro. À época, Aécio teve a sua carteira de motorista, que estava vencida, apreendida.

Na entrevista de ontem para o Estadão, Aécio atacou o governo do PT e voltou a se defender sobre as acusações a respeito do aeroporto de Cláudio.

Vídeo:

'Substituíram ditadura militar por ditadura midiática', diz Kucinsky na Flip

Posted: 03 Aug 2014 05:31 AM PDT

Depois de décadas de jornalismo, Kucinski aborda na literatura de ficção as dores da histórias e suas próprias
"Para escritor, que teve irmã e cunhado de Kucinsky presos e mortos pela ditadura, novas gerações têm poucos pontos de contato com as outras. 'Nível de desconhecimento é impressionante'

Flávia Villela, Agência Brasil 

"Substituíram a ditadura militar pela ditadura midiática, a dominação pelo consenso", disse hoje o jornalista e escritor Bernardo Kucinsky, sob aplausos da plateia que participou da segunda mesa da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) neste sábado (2).

A irmã e o cunhado de Kucinsky foram presos e mortos pela ditadura e seus corpos continuam desaparecidos. Segundo ele, a Comissão Nacional da Verdade não terá resultados concretos, pois os poderosos que apoiaram o golpe de 64 continuam no poder.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: