quinta-feira, 4 de julho de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Programa reduz em 20% consumo de álcool entre adolescentes



Link to PlanetaUniversitário.com

Programa reduz em 20% consumo de álcool entre adolescentes

Posted: 04 Jul 2013 02:57 AM PDT

alcolistaPesquisadores australianos conseguiram reduzir em 20% o consumo de álcool entre adolescentes por meio de um programa que busca conscientizar os jovens, de forma lúdica e sintonizada com a sua realidade, sobre os riscos associados ao excesso de bebida. A metodologia está sendo adaptada para as escolas brasileiras por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

9º Congresso Internacional de Educação Superior – Universidad 2014

Posted: 04 Jul 2013 02:55 AM PDT

O 9º Congresso Internacional de Educação Superior – Universidad 2014 será realizado entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2014 em Havana, Cuba. Com o tema "Por uma universidade socialmente responsável", o evento busca dialogar sobre assuntos contemporâneos relacionados à educação superior. O encontro é voltado aos profissionais ligados ao ensino superior e a estudantes. Entre outros métodos, no programa estão previstos a apresentação de palestras e oficinas de debates.

USP sedia 11 dos 17 novos centros de pesquisa e inovação da Fapesp

Posted: 04 Jul 2013 02:51 AM PDT

Com o objetivo de estimular a produção de ciência aplicada, e otimizar o relacionamento entre a academia e a sociedade, foram apresentados em junho deste ano os 17 novos centros do programa Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Desses 17 novos centros, 11 têm como instituição-sede a USP. Os Centros reúnem – na condição de pesquisadores principais ou associados – aproximadamente 500 cientistas do estado de São Paulo e 70 de outros países.

Parceiros do Sirius

Posted: 04 Jul 2013 02:48 AM PDT

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) convida empresas brasileiras inovadoras para participar da construção do Sirius, fonte de luz síncrotron de terceira geração que deverá substituir a atual, em operação desde 1997. O custo do projeto é de R$ 650 milhões, que serão financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e outros parceiros. No dia 28 de junho, o LNLS promoveu o workshop "Parcerias Sirius", em que apresentou a cerca de 50 representantes de empresas um conjunto de desafios tecnológicos envolvidos na construção da nova fonte.

UNIB lança Programa de Bolsas e oferece descontos de até 50%

Posted: 03 Jul 2013 02:39 PM PDT

unib-logoA Universidade Ibirapuera lança o Programa de Bolsas. São condições especiais para ingresso no segundo semestre de 2013 em todos os cursos de graduação tradicional e tecnológica. Há oportunidades para quem estudou em escola pública, para quem está há alguns anos longe dos estudos e para quem faz parte das redes sociais. São 25 cursos nas áreas de Educação, Saúde, Negócios e Tecnologia.

Reitor da Federal do Pará é reconduzido por mais 4 anos

Posted: 03 Jul 2013 12:20 PM PDT

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reconduziu, na manhã desta quarta-feira, 3, Carlos Edílson Maneschy ao cargo de reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA). Também presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Maneschy comandará a universidade até 2017. De acordo com Mercadante, não é possível pensar em desenvolvimento sustentável e preservação da biodiversidade sem o apoio das universidades da região Norte do país.

Senado aprova destinação de 75% dos royalties do petróleo; saúde leva 25%

Posted: 03 Jul 2013 12:18 PM PDT

O Plenário do Senado Federal aprovou na terça-feira, 2, substitutivo do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) ao Projeto de Lei nº 41/2013, da Câmara dos Deputados, que destina 75% dos royalties da exploração do petróleo à educação e 25% à saúde. O projeto volta agora à reapreciação dos deputados. "Foi mais um passo a caminho da prioridade que precisamos para a educação no Brasil", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que acompanhou a votação. "Vamos seguir trabalhando para aprovar o texto na Câmara."

UEPB sedia 13º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada

Posted: 03 Jul 2013 11:50 AM PDT

uepb logoA Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sedia, entre os dias 8 e 12 de julho, o 13º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. O contará com a participação de pesquisadores de todo o país, além de convidados do Arizona (EUA), Canadá e Bologna (ITA). A abertura do congresso será no Teatro Municipal Severino Cabral, às 19h.

Hospitais universitários - Mutirão de cirurgia de catarata mobiliza 10 unidades federais

Posted: 03 Jul 2013 11:10 AM PDT

A partir desta quinta-feira, 4, até domingo, 7, hospitais universitários federais de todas as regiões do país realizam mutirões de cirurgias eletivas em oftalmologia, principalmente, de catarata, que é a perda da transparência do cristalino, lente natural dos olhos. A meta é chegar a 820 procedimentos em dez hospitais. Cirurgias eletivas são aquelas sem caráter de emergência.

PUCRS - Cultura e identidade da Literatura Brasileira em curso de especialização

Posted: 03 Jul 2013 07:50 AM PDT

pucrsA Faculdade de Letras da PUCRS recebe inscrições para o curso de especialização em Literatura Brasileira. As aulas são voltadas a profissionais graduados em Letras e professores que atuam no ensino fundamental, médio e superior. Os encontros buscam incentivar a pesquisa sobre o tema para a compreensão da realidade cultural brasileira.

Equívocos de redação prejudicam trabalhos científicos brasileiros

Posted: 03 Jul 2013 07:46 AM PDT

Os pesquisadores brasileiros têm se esforçado para melhorar suas habilidades em redação, mas ainda cometem erros ao escrever uma tese ou artigo, segundo Gilson Volpato, especialista em redação e publicação científica. Para Volpato, professor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), isso ocorre porque muitos pesquisadores não dominam ainda conceitos básicos da redação científica.

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil recebe inscrições

Posted: 03 Jul 2013 07:43 AM PDT

Até 9 de agosto, estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, poderão se inscrever na 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), uma iniciativa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também poderão participar. A primeira fase iniciará em 19 de agosto, Dia do Historiador.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: