sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Boia brasileira monitora variáveis atmosféricas e oceânicas no Atlântico Sul


Link to PlanetaUniversitário.com

Atividade física antes dos 40 ajuda a prevenir hipertensão na menopausa

Posted: 13 Sep 2013 01:05 AM PDT

Especialistas em cardiologia estimam que até 80% das mulheres podem se tornar hipertensas após a menopausa. Para prevenir o problema, a prática de exercícios físicos precisa ser incluída na rotina por volta dos 40 anos de idade, muito antes da última menstruação acontecer. O alerta foi feito pela pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Angelina Zanesco, que coordena uma pesquisa cujo objetivo é desvendar os mecanismos biológicos responsáveis pelo aumento da pressão arterial feminina nessa faixa etária.

Rio de Janeiro tem quatro das 25 melhores universidades do País

Posted: 13 Sep 2013 12:58 AM PDT

De acordo com o ranking universitário, realizado pelo jornal Folha de São Paulo, as regiões Sul e Sudeste concentram 19 das 25 melhores universidades do País. São Paulo aparece à frente, com cinco instituições; seguido por Rio de Janeiro, com quatro; Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, com três cada uma; e Santa Catarina, com uma. USP, UFRJ e UFMG encabeçam o ranking. A UFRJ aparece em segundo lugar, depois da USP; a Uerj foi colocada em 13º; a PUC-Rio, em 15º e a UFF em 18º.

UFJF - Fisioterapia e Química estão entre as 10 mais bem avaliadas pelo mercado, diz ranking

Posted: 13 Sep 2013 12:52 AM PDT

ufjf-logoSegundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado na última segunda-feira, 9, as graduações de Fisioterapia e Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ficaram na 5ª e na 9ª colocação, respectivamente, na categoria inserção no mercado de trabalho. O RUF mede a qualidade das instituições do país, avaliando pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado de trabalho.

Semana de Segurança e Privacidade na Internet no Brasil

Posted: 13 Sep 2013 12:50 AM PDT

webO Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) promovem, entre os dias 17 e 19 de setembro, a Semana de Segurança e Privacidade na Internet no Brasil.

Boia brasileira monitora variáveis atmosféricas e oceânicas no Atlântico Sul

Posted: 12 Sep 2013 11:50 PM PDT

Uma boia com sensores para monitoramento atmosférico e oceânico, totalmente construída no Brasil, está ancorada a 3,7 mil metros de profundidade no sudoeste do Atlântico Sul desde abril deste ano. O objetivo é coletar dados essenciais para prever melhor o tempo e a ocorrência de eventos extremos, como as fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro em 2011 e o furacão Catarina, que golpeou a região Sul do Brasil em 2004.

Universidade de Bergen divulga vaga para docente de Estudos Brasileiros

Posted: 12 Sep 2013 11:47 PM PDT

norvegia bandieraA Universidade de Bergen, Noruega, está divulgando vaga para o cargo de Professor Associado para lecionar Estudos Brasileiros no Departamento de Línguas Estrangeiras. O prazo final para o envio dos documentos relativos à candidatura é  1° de outubro de 2013. Confira mais informações no arquivo Job announcement.

Lançado o Museu Virtual da UERN

Posted: 12 Sep 2013 11:44 PM PDT

uern-logoCom objetivo de manter viva a memória histórica da UERN, além de servir de testemunho para as gerações futuras, o novo site do Museu Virtual vem recheado de fatos e fotos marcantes. Nesse ambiente você descobrirá curiosidades como o fato de 2 presidentes da república terem se hospedado no prédio que funciona hoje a Reitoria da UERN.

Pesquisadores desvendam mecanismo que pode tornar as células cancerosas

Posted: 12 Sep 2013 11:42 PM PDT

O caminho para a produção de novos fármacos para tratamento ou prevenção de doenças passa pelo conhecimento das características das células humanas. Partindo dessa premissa, pesquisadores do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM/UFRJ) desvendaram um novo mecanismo molecular relacionado ao câncer, especificamente à leucemia mieloide crônica – a falta de uma proteína na membrana celular pode tornar as células malignas.

Pearson - Novo índice avalia inovações digitais na educação

Posted: 12 Sep 2013 11:37 PM PDT

Um novo Índice de Inovação foi divulgado recentemente e coloca o ensino e a aprendizagem à frente de "tecnologia e entusiasmo" quando se trata de inovações digitais para a sala de aula. O Índice de Inovação, desenvolvido por Michael Fullan e Katelyn Donnelly da Pearson, é descrito no relatório, "Alive in the Swamp", que analisa a forma como é avaliado o impacto da tecnologia na aprendizagem. "Alive in the Swamp" foi publicado pela Nesta (britânica) e pela New Schools Venture Fund (norte-americana).

Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia recebe inscrições até dia 30

Posted: 12 Sep 2013 11:33 PM PDT

O Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), recebe, até 30 de setembro, inscrições de projetos de inovação tecnológica na área química. Empresas e pesquisadores – as duas categorias de premiação – podem inscrever trabalhos que demonstrem inventividade e criatividade nas áreas de pesquisa e inovação do setor químico.

Vestibular da UFPR já tem 20 mil inscritos

Posted: 12 Sep 2013 12:31 PM PDT

ufpr logoTerminam segunda-feira-feira (16) as inscrições para o vestibular da Universidade Federal do Paraná. Os vestibulandos encontram a ficha de inscrição, o guia do candidato e o edital completo no site: www.nc.ufpr.br. Para o ingresso em 2014, a UFPR oferece 4.500 vagas, além de 1.596 para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que leva em conta as notas do Enem.

Mais Educação - Recursos repassados às escolas garantem a jornada integral

Posted: 12 Sep 2013 11:58 AM PDT

Resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publicada na segunda-feira, 9, no Diário Oficial da União destina recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para três tipos de ações das escolas públicas que aderiram ao programa Mais Educação. A jornada da educação integral deve ser, no mínimo, de sete horas diárias ou 35 horas semanais. Um dos repasses é para cobertura de despesas de custeio e capital destinado a todas as escolas do programa.

IFSC USP - Programa "Ciência às 19 horas" realiza nova palestra na próxima semana

Posted: 12 Sep 2013 07:28 AM PDT

mareNa próxima terça-feira, 17 de setembro, o programa Ciência às 19 horas realiza mais uma edição, com a palestra gratuita "Projeto 'Mar sem fim': redescobrindo a costa brasileira", que será ministrada pelo coordenador do projeto, João Lara Mesquita. A palestra consistirá na apresentação de algumas viagens realizadas por João Mesquita pelas costas brasileira, argentina, chilena e antártica, com a apresentação de alguns dados a respeito das descobertas que estas viagens proporcionaram.

Vestibular PUC Minas 1º Semestre de 2014

Posted: 12 Sep 2013 06:33 AM PDT

pucminas-logoA PUC Minas oferecerá o novo curso de graduação em Cinema e Audiovisual, no campus Coração Eucarístico, no turno da tarde, para o Vestibular PUC Minas 1º Semestre de 2014. O processo seletivo estará com inscrições abertas a partir desta segunda-feira, 16 de setembro, até 21 de outubro, somente pela internet no www.pucminas.br. Outra novidade é o oferecimento do curso a distância em Sistemas de Informação, pela PUC Minas Virtual.

Em ranking da Folha, UEMS permanece como a universidade estadual melhor colocada do Centro Oeste

Posted: 12 Sep 2013 05:53 AM PDT

Esta semana a Folha de São Paulo publicou a nova edição de seu ranking de universidades brasileiras e, mais uma vez, a UEMS permanece como a universidade estadual melhor ranqueada na região Centro Oeste. O melhor desempenho se deu no campo da pesquisa, em que a UEMS figura entre as 100 melhores instituições de todo o Brasil. O resultado, especialmente no campo da pesquisa, chama a atenção pelo fato da UEMS ter aberto seu primeiro programa de mestrado em 2009.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: