quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Enem 2013 - Capacitação de chefes de sala envolve 50 mil profissionais


Link to PlanetaUniversitário.com

Censura e liberdade de expressão são temas de curso a distância

Posted: 11 Sep 2013 11:26 PM PDT

O Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da Universidade de São Paulo (Obcom/USP) e o Centro de Investigação Media e Jornalismo da Universidade Nova de Lisboa (Cimj/Nova), de Portugal, estão com as inscrições abertas, até o dia 13 de setembro, para o curso de atualização universitária "Censura e Liberdade de Expressão em Debate".

Projeto em 3D do MAE traz Roma antiga de volta à vida

Posted: 11 Sep 2013 11:23 PM PDT

O Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP) do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP colocou no ar o projeto Roma 360, um aplicativo que traz o mapa da cidade de Roma, aproximadamente no ano 360 a. C., utilizando a tecnologia 3D. A proposta é ampliar o conhecimento do público em geral sobre essa que é uma das cidades mais importantes da história. O mapa foi desenhado a partir de modelos do atlas histórico de Willian Shepherd, de 1923.

Educação profissional - Parceria entre instituições abre mercados no sul

Posted: 11 Sep 2013 11:18 PM PDT

studentsA vocação para o desenvolvimento de energia eólica, produção de biomassa, cultivo de vinhedos e turismo definiram a ampliação dos cursos técnicos de fronteira no campus Santana do Livramento do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul), que fica na divisa das cidades de Santana do Livramento (RS) com Rivera, no Uruguai.

Simpósio reúne brasileiros que pesquisam nos Estados Unidos

Posted: 11 Sep 2013 11:15 PM PDT

Estão abertas as inscrições para participação e apresentação de trabalhos no "Primeiro Simpósio da Comunidade Científica Brasileira na Nova Inglaterra", evento que ocorrerá no dia 5 de outubro de 2013 no campus do Massachusetts Institute of Techonology (MIT), em Cambridge, Estados Unidos. Com o objetivo de aproximar acadêmicos brasileiros vinculados às áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, professores e pesquisadores atuando em instituições na Nova Inglaterra apresentarão as linhas de pesquisa que desenvolvem em quatro painéis temáticos.

Enem 2013 - Capacitação de chefes de sala envolve 50 mil profissionais

Posted: 11 Sep 2013 12:57 PM PDT

Acontece, até 15 de setembro, a fase inicial de capacitação da primeira turma de chefes de sala que participarão da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013. Com 50.125 profissionais, as aulas de conteúdo teórico acontecem na modalidade a distância. É o primeiro ano em que os chefes de sala do exame participam deste tipo de formação.

Unisul - Pesquisa conclui que ostras protegem a região costeira

Posted: 11 Sep 2013 11:53 AM PDT

Juliana Spohr, formanda em Engenharia Civil na Unisul, pesquisou recifes de ostras para fins de proteção das encostas. Sua pesquisa foi realizada na Holanda, através do programa Ciências sem Fronteiras. No seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ela confirmou que os recifes naturais e artificiais de ostras reduzem a energia das ondas, promovendo a proteção do litoral e também de obras de infraestrutura, tais como diques e pontes.

Pesquisadora do Canadá ministra palestra na Universidade Anhanguera

Posted: 11 Sep 2013 11:52 AM PDT

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera UNIBAN, recebe nesta semana a pesquisadora da University of British Columbia, Canadá, Profa. Dra. Susan Gerofsky. Nesta quinta-feira (dia 12), às 14h, a pesquisadora vai ministrar a palestra "Multimodal, multisensory mathematics: The Graphs & Gestures Project" (Multimodais, multissensoriais matemáticos: os gráficos e Projeto Gestos).

Salário dos professores é uma das prioridades na aplicação dos royalties

Posted: 11 Sep 2013 11:50 AM PDT

professorO ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou nesta quarta-feira, 11, do programa de rádio Bom Dia Ministro. Ele falou sobre o impacto da lei que destina 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação, sancionada na segunda-feira, 9, pela presidenta da República, Dilma Rousseff. Mercadante afirmou que a educação infantil e a melhoria do salário dos professores estão entre as prioridades para a aplicação dos recursos dos royalties do petróleo.

Cambridge English Language Assessment financia pesquisas sobre proficiência em inglês

Posted: 11 Sep 2013 10:03 AM PDT

Cambridge English Language Assessment, departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge, abriu inscrições para o financiamento de projetos de pesquisa a serem realizados em 2014. Instituições de ensino e pesquisadores brasileiros qualificados da área de educação e língua inglesa podem inscrever-se e pleitear o financiamento para pesquisas relacionadas aos exames Cambridge English, reconhecidos internacionalmente por mais de 13.500 instituições, empresas e órgãos governamentais no mundo todo.

Workshop reúne, em outubro, especialistas em Polimorfismo e Nanofármacos

Posted: 11 Sep 2013 10:01 AM PDT

Representantes dos setores farmoquímico e farmacêutico são esperados no "II Workshop Polimorfismo e Nanofármacos: oportunidades, tendências e desafios na indústria farmacêutica", que vai acontecer nos dias 03 e 04 de outubro, no Parque Tecnológico São José dos Campos, São Paulo. O evento vai abordar temas de fundamental importância para essas indústrias, como soluções técnicas e questões regulatórias, e acontece em parceria entre o laboratório e-Diffraction Pharma (NanoBusiness), empresa incubada no Instituto Gênesis da PUC-Rio,

UERJ abre inscrição para Mestrado e Doutorado em Geografia

Posted: 11 Sep 2013 09:59 AM PDT

uerj logoO Instituto de Geografia (IGEOG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro abre inscrição no próximo dia 16 de setembro para cursos de mestrado e doutorado (área de concentração em Gestão e Estruturação do Espaço Geográfico), cujas atividades estão previstas para o 1º semestre de 2014. O programa de pós-graduação tem por objetivo promover o aperfeiçoamento e a qualificação de graduados em Geografia e em áreas afins.

UFPR abre inscrições para seleção de Mestrado e Doutorado em Filosofia

Posted: 11 Sep 2013 09:57 AM PDT

Serão abertas nesta quinta-feira, dia 12, as inscrições para a seleção do Mestrado e Doutorado em Filosofia da UFPR. São ofertadas 20 vagas para mestrado, na área de concentração Filosofia. No doutorado, são cinco vagas, também em três linhas de pesquisa: Ética e Política; História da Filosofia, e Metafísica e Epistemologia. As habilitações podem ser feitas de 12 de setembro a 14 de outubro e o início das aulas está previsto para março de 2014.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: