sábado, 31 de agosto de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: A médica da Folha e a semana de 128 horas


BRASIL! BRASIL!


Charge do Bessinha

Posted: 30 Aug 2013 05:05 PM PDT


A médica da Folha e a semana de 128 horas

Posted: 30 Aug 2013 04:59 PM PDT


Profissionais estrangeiros do Mais Médicos que participam do curso de preparação (Elza Fiuza/ABr)

"É difícil saber se essa polêmica do Mais Médicos está fazendo mais estragos na reputação dos médicos ou na dos jornalões brasileiros.

André Borges Lopes (*), na Carta Maior / Revista Fórum

Hoje (30) – não por coincidência – dois jornalões (Folha e O Globo) dão destaque à triste história da Dra. Junice Maria Moreira, médica do programa Saúde da Família, que estaria sendo sumariamente demitida para "dar lugar a um cubano" em Murici, povoado da cidade de Sapeaçu, BA. A denúncia foi plantada na imprensa pelo CRM da Bahia.

Os links:

Folha: "Disseram que eu tinha que dar lugar a um cubano"

O Globo: Prefeituras substituem médicos por profissionais do programa do governo.

Muito bem. Aí a gente acessa o serviço CNESNet da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e pede uma busca pelo nome da doutora Junice Maria Moreira .
Mais informações »

Anúncio do PIB é um cala-boca nos pessimistas

Posted: 30 Aug 2013 04:28 PM PDT


Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho

"Esta não é apenas uma boa notícia, como há tempos vinha procurando, é ótima: para calar a boca dos pessimistas (eu mesmo às vezes sou acometido por esta síndrome), o IBGE anunciou nesta sexta-feira que a economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano, bem acima da taxa registrada nos Estados Unidos, que ficou em 0,6%, e em outros países (ver outras informações aqui mesmo no R7). 

Escrevo apenas para registrar uma consequência importante: este número pode animar os investidores daqui e de fora, o principal entrave da economia brasileira no momento, que afeta todos os outros índices. Criou-se um clima de fim de feira que desanimou muita gente, como se o Brasil não tivesse condições de recuperar os níveis de crescimento registrados até 2010 que chamaram a atenção do mundo e atraíram novos investidores.

A economia não é feita só de números, eu sei, mas também do humor de quem decide como e onde aplicar o seu dinheiro. Por aqui, este humor andava péssimo. Após a leitura do noticiário da nova e da velha mídia dava até vontade de desistir e nem sair de casa. Agora, nem parece tão utópica a previsão de um crescimento de 4% no próximo ano feita nesta semana pelo ministro da Fazenda Guido Mantega.

Depois de tantas más notícias e trapalhadas em diferentes áreas, a semana não poderia terminar melhor para o governo porque, depois de nove trimestres consecutivos de crescimento abaixo de 1%, o Brasil inverte os sinais, o que certamente refletirá também no campo político, tornando menos indócil a tal da base aliada.

Para se ter uma ideia do que mudou, surpreendendo todos os analistas e comentaristas econômicos, em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 3,3%. Claro que não faltarão abutres para prever que estes números não representam uma nova tendência e podem não ser confirmados no próximo trimestre. Afinal, toda notícia boa por aqui sempre vem acompanhada de um inevitável "mas...".

Uma coisa é certa: o nosso País sempre nos surpreende, para o bem ou para o mal. O Brasil, positivamente, não obedece às regras dos velhos manuais.

Medalhões do quanto pior, melhor, perdem apostas

Posted: 30 Aug 2013 03:54 PM PDT


"Economistas, comentaristas, agentes financeiros e formadores de opinião aninhados na mídia tradicional não emplacam suas projeções; inflação não disparou, emprego não desabou e PIB não parou de crescer às portas do sétimo mês do ano; palpites na debacle recrudescem, vindos de nomes como Alexandre Schwatsmann, Miriam Leitão, Ilan Goldfajn, Roberto Setúbal, Merval Pereira, Arminio Fraga, Maílson da Nóbrega e outros; mas resultados oficiais, números objetivos e calibragens na política econômica mostram que Brasil resiste em aceitar a tese da profecia auto-realizável; crescimento do PIB em 1,5% no segundo trimestre deixou pessimistas sem munição para suas críticas; artigos

Brasil 247

Diante do resultado da economia no segundo trimestre do ano, com crescimento de 1,5% no período e alta anualizada de 6% - percentuais apurados pelo IBGE e aceitos até pelos mais céticos -, considerar pessimistas os economistas, articulistas e agentes financeiros e políticos que vêm fazendo seguidas profecias de debacle passou a ser simplório. O que se quer, na verdade, neste campo em que se enxergam apenas sombras no ambiente econômico e projetam-se chuvas e trovoadas para cada alvorecer, é praticar o antigo jogo do quanto pior, melhor. Ganha nesta parada quem contribuir mais efetivamente para a não reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014.

Em outras palavras, as análises econômicas veiculadas nas mais variadas plataformas da mídia tradicional estão se revelando contaminadas pelo interesses político. Se fosse diferente, os números realizados pela economia brasileira coincidiriam com as sinistroses espalhadas diariamente em todos os jornais, revistas e tevês do País. No entanto, o que se vê é uma persistente resistência do Brasil real contra esse Brasil imaginado pelos arautos do caos."
Matéria Completa, ::AQUI::

PIB do 2º tri confirma rota de recuperação

Posted: 30 Aug 2013 09:03 AM PDT



"De forma inesperada, a política econômica adotada no início de 2011 foi agressivamente contracionista. O superávit primário foi aumentado, houve uma sequência de elevações da taxa de juros, gastos públicos foram contidos, medidas macroprudenciais foram adotadas e até o investimento das estatais foi mitigado. O resultado era óbvio: a economia desacelerou por seis trimestres consecutivos - de janeiro de 2011 até junho de 2012. A trajetória do crescimento do investimento foi pior que a do PIB (ver gráfico).
Mais informações »

Médico brasileiro pego na mentira perde chance de ficar calado

Posted: 30 Aug 2013 08:38 AM PDT


Farsa de jaleco. (Reprodução / Facebook)

"Desmontando uma farsa apelativa de jaleco. Médico brasileiro que espalhou nas redes sociais ter sido demitido "para dar lugar a um médico cubano" é desmascarado


Está rodando na internet uma farsa apelativa.

O Dr. Rogério Augusto Perillo postou uma foto segurando um cartaz dizendo que "não faltam médicos" e denunciando ter sido demitido pelo prefeito da cidade de Trindade, próxima a Goiânia, "para dar lugar a um médico cubano".

Com a repercussão nas redes, o prefeito teria "reconsiderado" a decisão e mandado readmitir Rogério.

Conversa.
Mais informações »

Presidenta do TSE defende fim do financiamento privado de campanhas

Posted: 30 Aug 2013 07:27 AM PDT


Carmen Lúcia, presidenta do Tribunal Superior
Eleitoral: 'garantir a confiança das instituições
pelo povo' / tjam.jus.br

"Carmem Lúcia diz que é preciso priorizar o debate de ideias entre os candidatos, e não o de suas contas bancárias

Hylda Cavalcanti, RBA

Ao participar ontem (29) de audiência pública no Senado para discutir a reforma política, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmen Lúcia Antunes Rocha, afirmou enfaticamente que é contra o financiamento privado de campanhas país e pediu ao Congresso para correr no sentido de aprovar uma legislação que possa entrar em vigor em 2014.

A fala da ministra soou educada e cheia de entrelinhas, mas mostrou um novo lado por parte da Justiça Eleitoral. Até a semana passada, alguns ministros do TSE se esquivavam de dar declarações sobre pontos da reformas.
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 30 Aug 2013 06:44 AM PDT


Serra prepara seu "Independência ou morte" para o 7/9

Posted: 30 Aug 2013 06:35 AM PDT


"Ex-governador de São Paulo avisou que anunciará no feriado da Independência sua decisão de permanecer no PSDB ou migrar para o PPS para disputar a Presidência em 2014. Recentes críticas de tucanos teriam pesado na decisão


O dia D de José Serra foi marcado. O ex-governador de São Paulo tem dito nos bastidores que anunciará no feriado da Independência sua decisão de permanecer no PSDB ou migrar para o PPS para disputar a Presidência em 2014. Na última semana, caciques do PSDB, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, disseram que Serra deveria ser realista e desistir das prévias porque existia uma coesão tucana em torno da candidatura do mineiro Aécio Neves. Ao menos ele ainda conta com a fidelidade de Roberto Freire, do PPS.

Leia a informação de Vera Magalhães, do Painel, da Folha:

Independência... Em encontro recente, José Serra avisou a interlocutores que deve anunciar até 7 de setembro sua decisão de permanecer no PSDB ou migrar para o PPS. Assim, o ex-governador teria tempo para articular adesões a seu projeto: disputar prévias ou construir uma base em um novo partido.

... ou morte Aliados relatam que Serra se sentiu "agredido" pelas críticas feitas por tucanos a sua movimentação, nos últimos dias."

PIB brasileiro cresce 1,5% no segundo trimestre e supera expectativas

Posted: 30 Aug 2013 06:27 AM PDT


Vitor Abdala, Agência Brasil

"A economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, totalizou R$ 1,2 trilhão no período de abril a junho, segundo dados divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No primeiro trimestre, o PIB havia crescido 0,6% em relação ao trimestre anterior. Pelo lado da produção, o principal destaque foi a agropecuária, que teve alta de 3,9% no trimestre em relação ao trimestre anterior. Também registraram crescimento os setores da indústria (2%) e serviços (0,8%)

Pelo lado da demanda, houve crescimento na formação bruta de capital fixo - que representa os investimentos, de 3,6%, no consumo do governo (0,5%) e no consumo das famílias (0,3%). As exportações tiveram alta de 6,9%, enquanto as importações subiram apenas 0,6% no período.

Na comparação com o segundo trimestre de 2012, o PIB teve crescimento de 3,3%. A economia também cresceu 2,6% no acumulado do ano e 1,9% no acumulado de 12 meses."
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Postar um comentário