terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Fwd: Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)




Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 28 Feb 2012 03:23 AM PST
fiocruzO Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação (PPGICS/Icict) divulgou o calendário de apresentação das defesas de dissertação de mestrado da turma de 2010. Os temas abordam questões que vão desde a avaliação no Programa Saúde da Família, passando pela epidemia de H1N1 na mídia em 2009, até as imagens de advertências impressas nos maços de cigarros.


Posted: 28 Feb 2012 12:39 AM PST
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) recebe até o dia 10 de abril inscrições para um concurso de teses científicas. Os vencedores terão oportunidade de expor sua produção na terceira edição do Congresso Internacional CBL do Livro Digital, que será realizado em São Paulo nos dias 10 e 11 de maio.


Posted: 28 Feb 2012 12:37 AM PST
Características boas e ruins da mente de recém-nascidos, que até pouco tempo atrás eram consideradas como enclausuradas naquela fase da vida sem retorno possível, podem ser retomadas mais tarde, segundo pesquisas apresentadas durante a conferência anual da Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS), que terminou no dia 20 de fevereiro, em Vancouver, Canadá.


Posted: 28 Feb 2012 12:35 AM PST
AmazôniaEdição da revista Nature de janeiro deste ano destaca o experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), projeto que vem sendo desenvolvido há mais de vinte anos pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) em parceria entre diversas instituições, com a coordenação do professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF) da USP.


Posted: 28 Feb 2012 12:31 AM PST
Se o Brasil não investir em diagnóstico e tratamento das infecções assintomáticas pelo parasita da malária, especialmente nos assentamentos agrícolas da região amazônica, o sucesso do país na luta contra a doença permanecerá apenas parcial. A análise é de Marcelo Urbano Ferreira, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), que há mais de dez anos coordena projetos de pesquisa sobre malária financiados pela FAPESP.


Posted: 28 Feb 2012 12:24 AM PST
O Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas (Cepas), em conjunto com o Serviço Geológico Francês (BRGM), em Rennes, e a Universidade Federal de Pernambuco, desenvolve o Projeto Coqueiral (2012-2014), com apoio financeiro da Agence Nationale de la Recherche (ANR), da FAPESP e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).


Posted: 27 Feb 2012 01:27 PM PST
ProfessorO piso salarial do magistério deve ser reajustado em 22,22%, conforme determina o artigo 5º da Lei 11.738, de 16 de junho de 2008, aprovada pelo Congresso Nacional. O novo valor será de R$ 1.451,00. O piso salarial foi criado em cumprimento ao que estabelece o artigo 60, inciso III, alínea "e" do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.


Posted: 27 Feb 2012 01:26 PM PST
Estudantes universitários que receberam medalhas de ouro, prata ou bronze em alguma edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) ou da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), podem concorrer a bolsas de iniciação científica. A bolsa é um incentivo ao estudo avançado em matemática durante a graduação ou em mestrado concomitante. As inscrições podem ser feitas até 29 de abril.


Posted: 27 Feb 2012 01:05 PM PST
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, se reuniu nesta segunda-feira, 27, com delegação Indiana, composta de oito membros. No encontro, foram discutidas possíveis ações para a participação indiana no programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Em sua explanação, Jorge Guimarães apresentou um pequeno histórico sobre a Capes e ressaltou os principais objetivos do CsF, frisando os benefícios que essa parceria pode trazer.


Posted: 27 Feb 2012 12:19 PM PST
Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, cujas provas foram realizadas nos dias 22 e 23 de outubro passado, poderão utilizar as notas obtidas no exame para ingresso em cursos da Universidade de Brasília (UnB). A seleção foi aberta com um total de 624 vagas em 38 cursos dos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia e Planaltina. As vagas são remanescentes do PAS (Subprograma 2009/2011) e do 1º Vestibular de 2012, que não tiveram candidatos selecionados ou inscritos para o número de ofertas.


Posted: 27 Feb 2012 10:06 AM PST
Einstein no Terceiro MilênioPessoas sensíveis à beleza da natureza e apreciadoras da harmonia que interliga todos os elementos do universo. Esse é o público-alvo do curso Einstein no Terceiro Milênio, oferecido pelo Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG. Neste semestre, o curso chega à sua 12ª edição. Podem se inscrever profissionais e estudantes de nível médio ou superior, de qualquer área do conhecimento.


Posted: 27 Feb 2012 08:23 AM PST
Faleceu à meia-hora da tarde desta segunda-feira (27), no hospital da Beneficência Portuguesa - ala Nossa Senhora de Fátima-, onde estava internado devido a complicações em suas condições de saúde, o pró-reitor Administrativo da UFPel, Elio Paulo Zonta. O professor Elio Paulo Zonta deixou a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PRPD), em outubro de 2011, à qual esteve vinculado desde o ano de 1997, para ocupar a Pró-Reitoria Administrativa.


Posted: 27 Feb 2012 07:20 AM PST
Nesta quinta-feira, 1º de março, às 15h, será lançado, no auditório do Espaço Anísio Teixeira, no edifício-sede da Capes, o livro Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Competitivo. A publicação é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com objetivo de contribuir com o avanço tecnológico e inovador do Brasil, por meio de recomendações e propostas factíveis.


Posted: 27 Feb 2012 07:17 AM PST
ufrb logoA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, através de sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), divulga edital 01/2012 para seleção de propostas para concessão de bolsas de pós-doutorado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas Reuni de Assistência ao Ensino. A data limite para submissão da proposta é em 09 de março, com resultado em 15 do mesmo mês.


Posted: 27 Feb 2012 07:15 AM PST
O reitor da Unicamp e médico hematologista do Hemocentro, Fernando Ferreira Costa, profere aula magna aos alunos ingressantes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). O evento acontece no dia 28 de fevereiro, às 10 horas, no auditório 3 do Centro de Convenções da Unicamp. O ProFIS é o novo curso piloto de ensino superior da UNICAMP voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas. Para saber mais sobre o programa, acesse: http://www.prg.unicamp.br/profis/.


Posted: 27 Feb 2012 06:38 AM PST
As Instituições que deixaram de registrar a dispensa de seus estudantes não inscritos no Enade 2011 podem novamente realizar esse procedimento entre 28 de fevereiro e 2 de março. O registro deve ser efetuado no ambiente do coordenador de curso (LINK), por meio da opção "Dispensar Estudantes". Foi também reaberta, durante este mesmo período (28/2 a 2/3), a possibilidade dos estudantes inscritos no Exame, que não tenham comparecido à prova, solicitarem dispensa ao Inep.


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610





--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: