segunda-feira, 15 de julho de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Instituto Butantan condecora cientistas


Link to PlanetaUniversitário.com

Instituto Butantan condecora cientistas

Posted: 15 Jul 2013 02:55 AM PDT

butantan logoO Instituto Butantan condecorou 12 cientistas e profissionais da área da ciência e da saúde que se destacaram no progresso das ciências biomédicas e no desenvolvimento do próprio instituto. "As medalhas são uma maneira singela de o Instituto Butantan retribuir e agradecer essas pessoas que ajudaram no desenvolvimento da instituição. Alguns dos pesquisadores homenageados dedicaram toda a vida ao instituto, trazendo grandes contribuições para a ciência e para a produção", disse Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan, durante a cerimônia de premiação no Palácio dos Bandeirantes, na semana passada.

Grandes ganhos com pequena perda de peso

Posted: 15 Jul 2013 02:53 AM PDT

Em adolescentes, perder apenas 8% do excesso de peso, o equivalente a uma redução de 6 a 11 quilogramas (kg) da massa corporal, pode ser o bastante para desfazer as alterações metabólicas causadas pela obesidade, manter a fome sob controle e sair da faixa de risco para diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, que normalmente acompanham a obesidade. "Não é preciso perder 20 kg em pouco tempo, como normalmente se procura fazer, para evitar os problemas de saúde que se agravam com o excesso de peso", diz Ana Dâmaso, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do estudo interdisciplinar que levou a essas conclusões.

MicroRNAs agem como moduladores do comportamento das abelhas

Posted: 15 Jul 2013 02:43 AM PDT

Há muitas décadas, sabe-se que diversas características das abelhas são influenciadas pela vitelogenina. Trata-se de uma proteína produzida no corpo gorduroso (tecido abaixo da epiderme), cujas funções estão associadas à nutrição dos embriões, bem como à regulação hormonal, imunidade e longevidade das operárias. Os níveis de vitelogenina no corpo gorduroso sinalizam a mudança de atividade pela qual as operárias passam ao longo da vida: enquanto trabalham na colônia, como nutridoras das larvas, a expressão do gene é alta; conforme a idade avança, os níveis diminuem e as abelhas se tornam forrageiras, buscando pólen, néctar, água e resinas no ambiente externo.

Unimep - Seminário Internacional é evento oficial do ano da Alemanha no Brasil

Posted: 15 Jul 2013 02:40 AM PDT

Klaus SchutzerNa primeira quinzena de junho, o Seminário Internacional de Alta Tecnologia, evento organizado pelo Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM) da Unimep, foi oficialmente incluído nas comemorações do Ano da Alemanha no Brasil pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e Ministério de Ensino e Pesquisa do mesmo país.

34º Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos

Posted: 15 Jul 2013 02:33 AM PDT

Pesquisadores e estudantes brasileiros das áreas de cosmologia e gravitação (CG), fenomenologia das partículas elementares (FPE), física experimental de altas energias (Feae) e teoria de campos (TC) vão se reunir entre 26 e 30 de agosto em Passa Quatro, Minas Gerais, para o 34º Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos. Entre os palestrantes convidados estão William Unruh, da British Columbia University, do Canadá, e Alex Pomarol, da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), da Espanha, que falará sobre as implicações da descoberta do bóson de Higgs.

Inscrições abertas para os Prêmios Santander Universidades 2013

Posted: 15 Jul 2013 02:30 AM PDT

Estão abertas, até 17 de setembro, as inscrições para a 9ª edição dos Prêmios Santander Universidades. Há quatro premiações: Prêmio Santander Ciência e Inovação, Prêmio Santander Empreendedorismo, Prêmio Santander Universidade Solidária e Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano. Os vencedores de todas as categorias receberão R$ 100 mil, com exceção dos ganhadores do Prêmio Guia do Estudante, que receberão um troféu e menção nas principais revistas da Editora Abril, além do direito de fazer um curso on-line de empreendedorismo, certificado pelo Babson College, nos Estados Unidos.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: